Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Ciências Humanas

Educação
  • dimensões constitutivas do processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação superior
  • Com o ingresso cada vez maior de estudantes com deficiência na Educação Superior Pública, fruto das políticas de democratização de acesso a esse nível de ensino, se faz necessário intensificar as reflexões sobre o assunto, visto que a academia é um espaço que deve trabalhar a diversidade. Desta forma, esse projeto tem como objetivo compreender como tem se constituído o processo educativo destes estudantes considerando quatro dimensões: 1) a formação dos professores universitários; 2) a prática docente; 3) a oferta de serviços de apoio ao processo educativo; e 4) o planejamento, desenvolvimento e implementação de novas tecnologias educacionais. Para alcançar os objetivos deste projeto, optamos por uma investigação mista. Para tanto, esse projeto se sustenta nos pressupostos teóricos-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica. De uma maneira específica, optou-se pela pesquisa colaborativa. A pesquisa será realizada com a comunidade acadêmica de Instituições de Educação Superior públicas do estado de Alagoas, que serão selecionadas de forma intencional, com base no critério de ter em seu corpo discente estudantes com deficiência. Neste momento, teremos como participantes: estudantes com deficiência, professores, gestores e técnicos-administrativos. Os instrumentos potenciais para produção dessas informações são: questionário, análise documental, observação direta e colaborativa, entrevista semiestruturada e autoconfrontação. O processo analítico irá se basear nas categorias do Materialismo Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-histórica. Complementarmente, poderá lançar mão de autoras do movimento femininista da pessoa com deficiência e/ou dos Disability Studies. Os Núcleos de Significação, a análise temática e a Estatística Descritiva e Inferencial poderão ser utilizadas no processo de análise. Espera-se ao longo do desenvolvimento do projeto contribuir com as discussões e as produções na área da Inclusão na Educação Superior.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeito do treino tarefa específica em contexto de realidade aumentada (protocolo interact) em atividades manuais e sentado para de pé em crianças com paralisia cerebral espástica: ensaio clínico controlado e randomizado
  • Crianças com paralisia cerebral (PC) apresentam deficiências neuromusculoesqueléticas, e limitações em atividades diárias. Assim, intervenções com treino tarefa específica e a combinação de técnicas têm sido recomendadas. Embora estudos tenham identificado efeitos positivos do treinamento com realidade aumentada (RA) devido aos estímulos multissensoriais, influência na motivação, variabilidade e volume de tratamento, são escassos em crianças com PC. Objetivo: Verificar os efeitos de um protocolo de treinamento tarefa específica associado à realidade aumentada (Protocolo INTERACT) em atividades manuais e sentado para de pé (ST-DP) em crianças com PC espástica, comparado com o tratamento fisioterapêutico convencional. Métodos: Participarão 38 crianças com PC espástica, níveis de GMFCS I e II, MACS I, II e III e idades entre 6 e 12 anos, randomizadas em 2 grupos de intervenção. Os desfechos analisados serão alcance manual (cinemática), desempenho em mobilidade (PEDI-CAT), atividades de membros superiores (DASH), oscilação postural durante a atividade ST-DP com dupla tarefa. Serão realizadas 8 semanas consecutivas, com 3 sessões/semana com duração de 60 minutos cada, totalizando 24 sessões e 24 horas de treinamento. Proveniente do acrônimo INTERACT do inglês, será um tratamento individualizado (IN) com treino de tarefas específicas (T), enriquecimento ambiental (E), usando RA e ambiente natural (R) de forma ativa (ACT). As avaliações ocorrerão antes, após 4 e 8 semanas do início do treinamento, com uma avaliação de follow-up 4 meses sem treinamento. Testes estatísticos de comparação dos efeitos entre os grupos (teste t ou Mann-Whitney) e intra- grupos nas três avaliações pré, pós e follow-up (ANOVA medidas repetidas ou Friedman) serão realizados. Relevância: O estudo será benéfico para a evolução de tratamentos para indivíduos com PC com tecnologia de baixo custo associada a uma intervenção fortemente recomendada.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026