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Centro de Tecnologia Mineral
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Centro Universitário CESMAC
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Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
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Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
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Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
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Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
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Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
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Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
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Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
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Instituto Butantan
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Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
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Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
retratos da alfabetização no pós-pandemia: uma pesquisa em rede
Resumo:
Este projeto refere-se à segunda etapa da pesquisa em rede que analisou o impacto do ensino remoto na alfabetização. O foco deste projeto é a alfabetização presencial após a reabertura das escolas. Assim, nossa problemática é identificar e compreender as condições da alfabetização na volta ao presencial, após quase dois anos de ensino remoto. Partimos da hipótese de que a volta ao presencial tem implicado em enormes desafios aos professores alfabetizadores, uma vez que aproximadamente 30% das crianças ficaram desconectadas do ensino remoto ofertado com o uso de tecnologias digitais, comprometendo o processo de alfabetização nas escolas públicas. Nesse sentido, buscamos investigar quais as ferramentas utilizadas pelas docentes no diagnóstico da aprendizagem das crianças, quais propostas pedagógicas estão sendo implementadas, como as redes de ensino se organizaram para esta volta ao presencial, quais os principais desafios enfrentados e quais estratégias estão sendo propostas para o enfrentamento dos desafios apresentados.Os dados serão produzidos e analisados a partir de uma concepção ampla de alfabetização como um processo de apropriação da linguagem escrita por meio da inserção da criança no universo da cultura escrita, que fica a cargo de instituições escolares e não escolares.Optamos por uma abordagem quanti-qualitativa que busca articular resultados de um survey juntos a docentes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental (EF) com dados produzidos em grupos focais com professoras de diferentes Estados. Os resultados têm o potencial de serem utilizados por todos os gestores e professores das redes de ensino do país, uma vez que a pesquisa fará um diagnóstico da situação da alfabetização das crianças no pós-pandemia. Outro potencial está na possibilidade de identificar ações exitosas nas redes pesquisadas, podendo servir de exemplo a ser replicado em outros contextos do país por meio de formações continuadas em rede.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria do Socorro Veloso de Albuquerque
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
racismo, determinação social e saúde mental de mulheres negras: abordagens de cuidado na raps recife/pe
Resumo:
Com base em autores como Fanon (2008), Gonzalez (2016) e Almeida (2019), o racismo é caracterizado como uma construção ideológica a partir de um conjunto sistemático de práticas, falas e situações que colocam as pessoas negras direta ou indiretamente em desvantagens sociais. O reconhecimento do racismo como fator de determinação social da saúde exige inovação ao seu enfrentamento, no campo da saúde pública. Assim, as ações na área da saúde mental, no âmbito do SUS, pressupõe o alargamento de perspectivas, teórica e práticas profissionais antirracistas (Prestes e Paiva, 2016). Espera-se responder à pergunta: Como as mulheres negras percebem a relação entre racismo e saúde mental, e como as abordagens profissionais incorporam, nos planos de cuidado, o racismo como fator de determinação social ao sofrimento mental dessas mulheres? Pretende-se analisar a percepção das mulheres negras sobre racismo e saúde mental, e se as abordagens profissionais incorporam, nos planos de cuidado, o racismo como fator de determinação social ao sofrimento mental na RAPS Recife. Considerando que a cidade do Recife se conformou com ampliação de rede em saúde mental, muitas mulheres negras atendidas nestes serviços, e tampouco os profissionais correlacionam o racismo ao sofrimento mental. Ao passo que, não incorporam nas ações de cuidado práticas antirracistas. Pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e analítica, cujo cenário serão os CAPS de Transtorno, situados no DS VI e CAPS AD no DS III. Participantes da pesquisa: mulheres negras atendidas nos serviços, profissionais de saúde mental que atuam nos CAPS e mulheres negras dos movimentos sociais. Instrumentos: entrevistas semiestruturadas, grupo focal, diário de campo e análise documental com triangulação de fontes. Espera-se que esta pesquisa possibilite subsidiar estratégias de formação profissional no âmbito do SUS levando em consideração as singularidades entre o racismo e a saúde mental das mulheres negras.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
planejamento e gestão territorial frente a grandes projetos de energias renováveis: proposições a partir de questões socioambientais e fundiárias em dinâmicas urbanas, rurais, de povos e comunidades tradicionais. bioma da caatinga - rio grande do norte.
Resumo:
A pesquisa aborda o tema do planejamento territorial frente a grandes projetos de energias renováveis, problematizando a fragilidade dos processos de planejamento e gestão que fundamentam a implantação de tais infraestruturas no Rio Grande do Norte (RN). Estudos desenvolvidos há mais uma década evidenciam os complexos impactos socioambientais, econômicos, culturais e de qualidade de vida relacionados aos processos de licenciamento ambiental e de regulação do uso e ocupação do solo, embora se verifiquem uma diversidade de planos, programas e projetos territoriais vigentes. A questão é como conectar o planejamento territorial com a realidade vivida nas regiões estratégicas dos projetos de energias renováveis, face à necessidade urgente de salvaguarda dos direitos de territórios e populações impactados pela expansão da malha energética no RN, notadamente no contexto do bioma Caatinga? A hipótese é que, para além da atualização dos instrumentos de política urbana e ambiental, é possível desenvolver modalidades de planejamento territorial, numa perspectiva multe escalar e de interação das políticas públicas no território, que contemple processos de governança institucional e social na formulação e aplicação das políticas urbana e ambiental, nos três níveis de governo. A retomada da agenda de políticas públicas no país, a partir de 2023, define um campo possível de verificação dessa hipótese. O objetivo é propor diretrizes que articulem questões socioambientais e fundiárias em dinâmicas urbanas, rurais e de povos e comunidades tradicionais, visando a salvaguarda dos direitos de territórios e populações impactados pela expansão dos projetos de energias renováveis no RN. Sob a ótica dos direitos urbanos e ambientais e da justiça sócio territorial, propõe-se o estudo dos arranjos institucionais nas três esferas de governo, abrangendo de forma relacional as escalas local, do município e a da região.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Edna Moura Vieira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
dialogando com freire, morin e a arte henfil para o processo de educação permanente em saúde no âmbito do programa saúde na escola
Resumo:
As mudanças recentes na sociedade atual, principalmente no contexto sanitário e político, demandam um olhar cuidadoso para a formação dos profissionais, de forma a contemplar o contexto real integrado às necessidades emergentes e às transformações que se articulam nas dimensões sanitária, tecnológica, social, política, econômica e educacional. Novas habilidades e saberes são demandados às equipes destas dimensões. Torna-se urgente, processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) que contemplem as necessidades sociais, tomando a educação como caminho a ser trilhado para superar desafios e sua complexidade, por meio de soluções inovadoras/criativas, redes colaborativas, articulações intersetoriais, interconexão entre os seres e saberes, conhecimentos científicos e populares, e movimento de conscientização política humanitária. Assim, elegemos o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído de forma intersetorial no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, que traz em seu seio as dimensões da gestão intersetorial e da integralidade da saúde e educação, e de estudantes, como campo fértil de promoção à saúde, por meio da instrumentalização de processos de EPS com e junto aos Grupos de Trabalho Intersetorial do PSE, em âmbito nacional. Pretende-se desenvolver agendas de planejamento intersetoriais, qualificar os serviços de saúde e educação, incluir a arte como dispositivo de emancipação das populações em condições de vulnerabilidade, e criar uma rede de diálogo com Paulo Freire, Edgar Morin e a arte do cartunista Henfil. A Metodologia Articuladora, que integra métodos e técnicas englobando aspectos neurocognitivos, emocionais/afetivos, políticos, econômicos, sociais e ambientais, integrada à pesquisa-ação serão aplicadas por meio da realização de oficinas participativas e sistematização de experiências, em âmbito nacional, e a EPS como referencial técnico-político. Pretende-se alcançar uma robusta produção de conhecimento intersetorial junto às equipes do PSE.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Eliza Nagel Hassemer
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
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Currículo
Título do Projeto:
tratamento de efluente textil em eletro-biorreator a membrana com meio suporte de geopolímero: avaliação de desempenho, desenvolvimento de meio suporte, passivação dos eletrodos e comunidade microbiana.
Resumo:
Dentre as diversas atividades industriais, o setor têxtil é caracterizado como um dos segmentos mais tradicionais no estado de Santa Catarina. Apesar da grande importância econômica, tal atividade se destaca também por gerar um efluente de elevado potencial poluidor. Aliado a elevada vazão, esse efluente é caracterizado também por apresentar uma série de compostos de difícil remoção com tecnologias convencionais, em que se destacam os umectantes, dispersantes e azo corantes. Nesse sentido, se verifica a importância no desenvolvimento de novas tecnologias que assegurem o tratamento adequado desse efluente. Nesse contexto, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo avaliar a aplicabilidade e desempenho de duas novas tecnologias, denominadas de Eletro-biorreator à membrana (EBRM) e Adsorção com Geopolímero 3D (3D-GP), no tratamento de efluente têxtil. Apesar dos recentes avanços acerca da tecnologia de EBRM, determinados aspectos relacionados à sua operação ainda carecem de maiores investigações. Dentre esses aspectos, destacam-se: a utilização do 3D-GP como meio suporte para atenuação do processo de passivação dos eletrodos; melhor compreensão do efeito da corrente elétrica sobre atividade e diversidade da biomassa e; recuperação do alumínio precipitado no lodo. As investigações com o 3D-GP ainda são muito restritas, dessa forma há lacunas no campo científico que precisam ser elucidadas, como: desenvolvimento de um design versátil que seja compatível como adsorvente e meio suporte para microrganismos; produção de material altamente poroso e com elevada área superficial; aplicação de uma estrutura 3D no tratamento por adsorção de efluente têxtil. Espera-se que os resultados a serem obtidos contribuam para o um melhor entendimento dos aspectos supracitados, gerando conhecimento científico e tecnológico que ajudem a maximizar o desempenho das tecnologias quanto à remoção dos poluentes presentes no efluente têxtil
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Sat Jan 13 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
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Currículo
Título do Projeto:
mapeamento da poesia feminina na literatura de cordel brasileira: vidas, obras e temas
Resumo:
A presente pesquisa propõe a consolidação de uma ação integrada de cinco Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, já em andamento e outras entidades, afinal a cultura popular engloba um número vasto de produções literárias, algumas vezes de autoria desconhecida e datando de épocas antigas da nossa língua, o que permite considerar sua tradicionalidade. A proposta volta-se para a compreensão da diversidade cultural brasileira, preservação da memória coletiva e valorização da tradição popular produzida por mulheres que de certo modo são invisibilizadas, enriquecendo o campo da memória e da representação da informação e conhecimento na Ciência da Informação, especificamente da cultura popular voltado para as vidas, obras e temas. Nesse aspecto indaga-se como se dá a poética feminina na Literatura de Cordel no Brasil, considerando suas vidas e temas? A pesquisa parte da premissa de que, apesar dos avanços sociais a produção feminina na literatura de cordel permanece invisibilizada e pouco valorizadas, contribuindo para alimentar estratégias de ocultação e silenciamento de suas autoras e seus movimentos. Tem-se como objetivo geral mapear a produção poética feminina da Literatura de Cordel, promovendo a visibilidade das poetisas e de suas criações. A pesquisa tem relação intrínseca com a temporalidade, a historicidade e a singularidade do objeto de estudo, que se sustenta em dados históricos revelados através de vestígios, relíquias e testemunhos (ARÓSTEGUI, 2006, p. 480), constituindo as fontes de uma história da produção literária das poetisas populares brasileiras. Os produtos da criação literária feminina serão vistos em toda a sua dimensão, incluindo-se aspectos como: função dos documentos, sua forma, seus destinatários, fragmentos de textos, considerando-os como lócus privilegiado de testemunho, memória e história. A pesquisa pautar-se-á pela abordagem qualitativa do tipo documental.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Elizabeth Rossi da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
estratégias terapêuticas para o diabetes tipo 2 baseadas em mudanças no estilo de vida: dieta plant-based e exercício físico
Resumo:
Modificações de curto prazo na alimentação, como com a dieta reduzida em energia e vegetariana estrita, principalmente em animais, apresentam resultados positivos no controle metabólico e no microbioma intestinal. O efeito da alimentação estritamente vegetariana associada a exercícios físicos (EF), no longo prazo, em portadores de diabetes tipo 2(DM2), assim como o uso de probióticos nesta população, têm sido pouco explorados e serão avaliados nesta pesquisa diferenciada, duplo cego, controlada por placebo. Haverá controle rigoroso, típico de laboratório, da ingestão alimentar e de EF dos pacientes que ficarão sob rígida supervisão de equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, educador físico e psicólogo durante internação em clínica especializada por 4 semanas. O estudo será realizado com 60 pacientes com DM2, divididos em dois grupos: o grupo controle com alimentação vegetariana estrita e EF, e outro grupo, com o mesmo tratamento e adição de um pool de probióticos (B. breve BR 03 e B632; B. longum 04 e L. reuteri). Após um ano, será avaliado o impacto dessa intervenção num programa de educação e acompanhamento por telemedicina. Serão realizadas análises detalhadas sobre parâmetros antropométricos, controle glicêmico e lipídico, distribuição de gordura corporal (Bioimpedância) e hepática (elastografia), inflamação (interleucinas, LPS), resistência à insulina, hormônios pancreáticos e incretinas e qualidade de vida. Além disso, será investigado o efeito da dieta,com ou sem adição de probióticos, no microbioma intestinal e as inter-relações com aqueles parâmetros. Visa-se examinar os efeitos da dieta vegetariana estrita e exercícios físicos na melhora metabólica do DM2 e a real influência dos probióticos nesse processo. Destaca-se a importância desta pesquisa em áreas pouco conhecidas do DM2 com informações inovadoras que possam contribuir para orientação terapêutica diferenciada. A escassez de dados nessa temática justifica a investigação
Instituição/UF/País:
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Elizete Kunkel
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Biomédica
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Currículo
Título do Projeto:
inovação em próteses e órteses com aplicação de biomimética e técnicas de manufatura aditiva: uma abordagem interdisciplinar para a educação e produção
Resumo:
A manufatura aditiva, usada no planejamento virtual de próteses e órteses personalizadas, mais leves e acessíveis. A biomimética é uma abordagem interdisciplinar que postula princípios funcionais na tecnologia e natureza, estimulando o intercâmbio entre disciplinas. O uso dessas duas áreas na produção de próteses e órteses requer uma equipe interdisciplinar. A formação de profissionais na área de próteses e órteses enfrenta desafios como a exigência de habilidades multidisciplinares e a falta de programas educacionais atualizados com recursos tecnológicos adequados. O Grupo de Biomecânica e Tecnologia Assistiva da Unifesp), sob a liderança da Dra. Maria Elizete Kunkel, utiliza manufatura aditiva para o desenvolvimento de próteses de membros superiores. Uma iniciativa derivada das atividades principais do grupo é o Programa de Extensão Mao3D, projeto social que fabrica e fornece próteses, além de formar recursos humanos.O grupo tem comprovada articulação internacional entre grupos já estabelecidos dentro e fora do Brasil. O objetivo dessa proposta é desenvolver novos modelos de próteses e órteses com uso de ferramentas da indústria 4.o e novas metodologias para a formação de recursos humanos para a área. A metodologia inclui o uso de Design Thinking, Design Science Research e ferramentas CAD/CAE/CAM nas etapas de modelagem 3D, simulação e fabricação das próteses. Uma metodologia de ensino específica será desenvolvida para a área de educação e treinamento de recursos humanos. Incluindo a avaliação de competência inovadoras e feedback em tempo real utilizando inteligência artificial. O projeto interdisciplinar proposto visa alcançar resultados significativos ao reunir pesquisadores de diferentes áreas, incluindo engenharia, comunicação e biomimética, para realizar um programa abrangente. Os resultados esperados são desenvolvimento de novas próteses inovadoras; melhoria no treinamento de recursos humanos e comunicação eficaz dos resultados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Elizete Kunkel
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Biomédica
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Currículo
Título do Projeto:
órteses de membro superior para reabilitação pós-hospitalar de indivíduos com sequelas de acidente vascular cerebral (avc): planejamento virtual de produção com uso da manufatura aditiva e capacitação técnica na área.
Resumo:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) afeta mais de 101 milhões de pessoas globalmente, com um aumento de 10% para 18% dos casos após a pandemia de COVID-19. O AVC causa sequelas cognitivas, psicológicas e físicas que impactam a qualidade de vida. O Brasil registrou um aumento nos casos de AVC em adultos jovens na idade produtiva de 30 a 39 anos, resultando em deficiências motoras permanentes e significativas. O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta muitos desafios ao atender pacientes pós-AVC que necessitam de dispositivos como órteses de membro superior. Restrições orçamentárias, complexidade nas prescrições médicas e escassez de profissionais qualificados levam a atrasos nas entregas. É crucial implementar estratégias eficazes de reabilitação, como o uso de órteses personalizadas para tratar problemas como hemiplegia, espasticidade e atrofia muscular, que afetam a mobilidade e destreza. No entanto, a eficácia das órteses pré-fabricadas é questionável em comparação com aquelas produzidas com tecnologias de saúde 4.0, como a manufatura aditiva. Considerando o sucesso na fabricação de próteses de membro superior e próteses odontológicas, é relevante desenvolver um protocolo de produção de órteses para reabilitação pós-AVC, incorporando-o ao SUS. Esta proposta reúne universidades do Brasil, Chile e Angola para criar um planejamento virtual de produção de órteses personalizadas estáticas e dinâmicas para membros superiores, validá-las em ensaios clínicos e capacitar profissionais na área. A estratégia envolve o uso de tecnologias auxiliadas por computador para fazer o desenho, avaliação estrutural e manufatura (CAD, CAE e CAM) de órteses personalizados, acessíveis e resistentes. Os ensaios clínicos serão realizados com voluntários que são atendidos pelo SUS pela equipe de fisioterapia do Centro de Práticas Supervisionadas da UNIVAP. A proposta visa melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes de AVC e pode otimizar o tratamento pós-hospitalar oferecido pelo SUS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Elvira Poleti Martucci
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação dos contaminantes emergentes presentes em água superficial da mesorregião metropolitana de belo horizonte mg, por meio de análises target e untarget: ocorrência, avaliação de risco ambiental e avaliação do potencial tóxico e carcinogênico
Resumo:
Os contaminantes de preocupação emergente têm sido frequentemente detectados em ambiente aquático em diversas partes do mundo, e podem representar um risco à saúde humana e ambiental. Estudos recentes têm demonstrado a presença de diversos destes contaminantes em água superficial nas mais variadas regiões do Brasil. Embora estes contaminantes representem grande preocupação, poucos foram incluídos em estudos de monitoramento ambiental ou de rotina. Assim, é imprescindível conhecer a ampla gama de contaminantes, que podem estar presentes na água superficial da mesorregião de Belo Horizonte e que são decorrentes das variadas atividades antropogênicas existentes. Além disso, tais contaminantes devem ser avaliados de formar sistemática e periódica e, assim, fornecer subsídios para a avaliação de risco associada à exposição humana e de outros organismos a estes contaminantes. No entanto, monitorar todos os contaminantes que podem estar presentes em amostras ambientais, utilizando métodos analíticos target (alvo) é pouco viável. Assim, métodos de triagem untarget (não alvo) têm sido cada vez mais empregados, uma vez que possibilitam a detecção de tais contaminantes sem a necessidade de selecioná-los previamente. A identificação dos contaminantes emergentes serve como ponto de partida para eleger substâncias prioritárias, tanto do ponto de vista do monitoramento quanto da avaliação de risco. No entanto, para estabelecer a dinâmica desses contaminantes no ambiente; a relação entre eles e o risco associado, é fundamental determinar a concentração. Assim, o presente projeto pretende identificar os contaminantes emergentes presentes em amostras de água de áreas urbanas e rurais, utilizando análises target e untarget. Subsequentemente, determinar a concentração dos contaminantes detectados, seguida pela avaliação de risco ambiental. Por fim, caso sejam detectados contaminantes ou misturas potencialmente tóxicas, será realizada a avaliação da toxicidade e carcinogenicidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
Vigência:
Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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