Projetos de Pesquisa

 

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Natalia de Lacerda Gil

Ciências Humanas

Educação
  • qualidade, racionalidades colonizadas e exclusão escolar (1920-2020)
  • Este projeto de pesquisa articula-se aos estudos acerca da história da escolarização no Brasil, interessando-se em compreender o modo como o conceito de qualidade em educação se apresentou no cenário educacional brasileiro entre 1920 e 2020. O foco dos esforços investigativos estará na análise da circulação do debate sobre o tema ao longo do período e das estatísticas, que pretendem expressar em números as características da escola e seus problemas. Importa escrutinar quais as relações entre a ideia de qualidade, modos etnocêntricos de organização e compreensão da escola e a persistência da exclusão escolar. A proposta será desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa “Histeb – História da Escolarização Brasileira: políticas e discursos especializados”, que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2011. Trata-se de uma pesquisa sócio-histórica que articula à análise empírica proposta contribuições teóricas de Reinhart Koselleck, com a História dos Conceitos, de Aníbal Quijano, pela noção de colonialidade do poder, de Pierre Bourdieu, para compreensão dos processos sociais de exclusão escolar, e de Estudos da Quantificação, o que permite analisar as estatísticas de modo crítico. Serão mobilizadas como fontes históricas a imprensa periódica (revistas especializadas e jornais), as estatísticas de educação (os números em si e publicações e debates em torno deles) e a documentação escolar (boletins, diários de classe, fichas de alunos etc.).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026