Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Thiago Cruvinel da Silva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • detecção, caracterização e propagação das informações falsas sobre cárie dentária publicadas nas mídias sociais
  • Devido à revolução digital ocorrida nas últimas décadas, o acesso à informação foi democratizado, incluindo as informações em saúde. Entretanto, os conteúdos frequentemente apresentam informações falsas (misinformation) que podem influenciar as crenças das pessoas negativamente, levando a consequências adversas em saúde pública. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar e caracterizar as publicações encontradas no Facebook e no Instagram, em inglês e português, relacionadas às informações falsas sobre cárie dentária. O estudo será dividido em 4 partes. Primeiro, as estratégias de pesquisa por postagens utilizarão palavras-chaves e hashtags combinadas por meio de descritores booleanos relacionados à cárie dentária na plataforma CrowdTangle. Segundo, as postagens serão avaliadas considerando o conteúdo, sentimentos, interação, engajamento e comentários. Terceiro, as imagens das publicações serão caracterizadas de acordo com suas propriedades estruturais e características visuais. Quarto, uma rede de propagação de URLs e hashtags relacionadas à cárie dentária será construída usando o software Gephi. Os perfis mais influentes para a propagação de informações falsas observados na rede de propagação serão analisados qualitativamente. As análises estatísticas serão conduzidas de acordo com a normalidade e homogeneidade dos dados, determinadas pelos testes de Kolmogorov-Smirnov e Levene, respectivamente. Testes de Pearson ou Spearman serão utilizados para determinar a correlação entre duas variáveis paramétricas ou não-paramétricas. Similarmente, testes T ou de Mann-Whitney serão empregados para comparação entre grupos. Serão realizadas análises lineares univariadas ou de Poisson, considerando o critério de informação de Akaike (AIC), para a construção de um modelo de regressão multivariada, que buscará identificar parâmetros preditivos para a propagação de conteúdos falsos relacionados à cárie dentária no Facebook e no Instagram.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 23 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thiago da Silva Paiva

Ciências Biológicas

Zoologia
  • diversidade e evolução de hypotricha (ciliophora, spirotrichea)
  • O filo Ciliophora é um táxon monofilético de eucariontes unicelulares com mais de 8.000 espécies. Dentre eles, os Hypotricha são um importante grupo que apresenta, por evolução convergente, arquitetura corpórea morfo-funcionalmente análoga à de metazoários bilaterais miniaturizados (e.g. Catenulida, Gastrotricha, dentre outros), ocupando nichos similares. Os hipotríqueos estão dentre os ciliados mais comuns em ambientes de sedimentos, possuem importância biotecnológica devido a produção de toxinas de defesa, e podem conter procariontes endocitobiontes potencialmente patogênicos. Até recentemente, a sistemática dos Hypotricha era tida como um dos mais confusos problemas na biologia dos Ciliophora. Todavia, um dos trabalhos resultantes do Projeto Universal (CNPq - 437655/2018-0) produziu, pela primeira vez, um padrão filogenético relativamente estável e robusto, a partir de análises caracteres morfológicos e moleculares concatenados. Ainda, como resultado das nossas investigações, foram encontrados no Brasil os primeiros fósseis de hipotríqueos em inclusões de âmbar datado do Cretáceo Inferior. Com base em tais resultados e adição de dados novos pretende-se realizar estimativas da origem dos Hypotricha e dos tempos de divergência das linhagens internas no contexto geológico; inferir a dinâmica macroevolutiva do grupo e evolução de suas características morfológicas. Com isso, espera-se entender como a diversidade de tais organismos se comportou ao longo dos períodos geológicos, elucidando, por exemplo, o impacto de grandes eventos de extinção em massa sobre suas linhagens evolutivas, e a capacidade de regeneração das mesmas. Dessa forma, a presente proposta consiste em um desdobramento lógico do supracitado Projeto Universal, direcionado ao aprofundamento do conhecimento gerado sobre a diversidade e história natural dos Hypotricha.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thiago de Araujo Mastrangelo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • uso de imagens multiespectrais e radiográficas no controle de qualidade de pupas de mosca-das-frutas e parasitóide criados massalmente .
  • Moscas estéreis e parasitóides podem ser utilizados em programas de manejo integrado de moscas-das-frutas. Dentre os braconídeos, destaca-se a vespa Diachasmimorpha longicaudata no controle de larvas da mosca Anastrepha fraterculus, uma das principais pragas da fruticultura. Durante a produção massal desses insetos, deve-se realizar o controle de qualidade dos lotes de pupas. A quantificação automatizada de materiais de baixa qualidade e de pupas parasitadas de cada lote seria de grande valia na produção massal. Uma das formas de determinar com acurácia a porcentagem de pupas de boa qualidade e de parasitismo seria a utilização de sistemas de análise de imagens multiespectrais e de raios-X. Portanto, este estudo objetiva avaliar a aplicação desses tipos de imagens para distinguir as diferentes classes de pupas de A. fraterculus e parasitadas. Para os testes, serão utilizadas pupas da criação massal de A. fraterculus do CENA/USP e larvas de 3º instar irradiadas de A. fraterculus serão oferecidas aos parasitóides da criação. Serão utilizados os equipamentos VideometerLab4® e MultiFocus® para obtenção e análise das imagens multiespectrais e radiográficas, respectivamente. As diferentes classes de pupas de A. fraterculus serão avaliadas por imagens multiespectrais ao longo dos 14 dias do período pupal de diferentes lotes da criação. Para se determinar qual o melhor momento do período pupal para se identificar as pupas parasitadas, imagens multiespectrais serão obtidas ao longo também de 14 dias, sendo as variações quantificadas com base em padrões de refletância. Imagens radiográficas serão obtidas pelo menos em três períodos da fase pupal, para se tentar identificar o melhor momento para visualização dos parasitóides no interior das pupas. Após a caracterização das amostras de pupas pelos sistemas de imagens, serão realizados blind tests para verificar a acurácia do uso do sistema multiespectral com amostras aleatórias dos lotes da criação massal.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025