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Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
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Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
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Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
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Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
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Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
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Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
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Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal da Bahia
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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Ana Luisa Alves Cordeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as interseccionalidades de gênero, raça e classe na educação brasileira
Resumo:
As mulheres, em especial as negras, são as mais afetadas por violências e violações de direitos engendradas pela sociedade patriarcal, racista e capitalista, articulando-se a isso opressões ligadas a orientação sexual, geração, origem geográfica, entre outras, que tornam suas realidades muito mais complexas e impactam diretamente no acesso à educação. Portanto, este projeto busca desenvolver pesquisa e reunir projetos de pesquisas de orientandas e orientandos que considerem análises a partir da interseccionalidade, categoria teórico-metodológica dos Feminismos Negros, ou seja, do modo como gênero, raça e classe operam interseccionalmente na interface com a educação. Os procedimentos metodológicos serão delineados conforme as especificidades de cada pesquisa, porém que estejam alinhados a perspectiva teórico-metodológica adotada neste projeto. Com isso, que a educação seja emancipadora e potencializadora de vida. A coordenadora desta pesquisa vincula-se à Rede Universitas/Br, Eixo 5 Acesso e permanência; ao GT 11 Política da Educação Superior, da ANPEd; à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, área científica Feminismos Negros; vice-coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE) e é professora permanente no Programa de Pós-graduação em Educação, linha Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, na UFMT.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Luiza Carvalho da Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
musealização e difusão cultural de patrimonios de pesquisas antropológicas em contextos das metrópoles contemporâneas: o caso das coleções audiovisuais do biev/ufrgs
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Tue Jan 24 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Ana Luiza Coelho Netto
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
previsão de deslizamentos e mobilização social para aprimorar o sistema de alerta: uma articulação entre universidade, poder público e comunidades em risco
Resumo:
Eventos extremos de chuva cada vez mais frequentes, acompanhados de um aumento das estiagens prolongadas favorecem um cenário de intensificação de deslizamentos e incêndios. A ação recorrente do fogo, ao modificar a cobertura da vegetação e as propriedades dos solos, pode causar alterações no comportamento hidromecânico dos solos e afetar a estabilidade das encostas. Os protocolos de acionamento dos sistemas de alerta de risco devem levar em conta modelos de estabilidade que considerem a dinâmica das variáveis condicionantes da hidrologia de encostas e dos efeitos do fogo no comportamento hidromecânico dos solos, além das entradas variáveis de chuvas. Essa proposta de pesquisa sobre os efeitos do fogo no comportamento hidromecânico dos solos e suas implicações na estabilidade das encostas é pioneira no Brasil e vem sendo desenvolvida pelo Laboratório Geoheco-UFRJ. Se por um lado, o conhecimento geodinâmico das encostas associado aos modelos climáticos conduz ao aprimoramento dos sistemas de alerta de risco, por outro, é fundamental a adesão da população aos protocolos previstos. Para aprimorar a efetividade do sistema de alerta de risco (SAR), além do avanço nas metodologias preditivas do fenômeno, é igualmente relevante investir em estratégias de integração das comunidades em risco no processo de gestão. A baixa adesão comunitária ao SAR e o não cumprimento dos protocolos previstos, indicam a necessidade de estimular o envolvimento da população vulnerável nos diálogos e decisões afins a implementação efetiva desse sistema. Nesse contexto, o espaço escolar e as ações educativas são vistos como lugar de inovação e construção de uma nova cultura de redução de riscos de desastres, ampliando não só a percepção, mas também a participação popular. Esse projeto, portanto, visa o aprimoramento do sistema de alerta de risco fundamentado na articulação entre a modelagem preditiva geodinâmica e a mobilização social, constituindo um sistema integrativo de alerta de risco.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Luiza Coelho Netto
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos dos incêndios na interface vegetação-solo-água e implicações na detonação de deslizamentos induzidos por chuvas extremas: passado holocênico e antropoceno na região serrana do rio de janeiro
Resumo:
O IPCC (2021) indica um aumento na frequência das estiagens e chuvas intensas, revelando um cenário favorável aos incêndios e deslizamentos, como já ocorre nos dias atuais. Mudanças na vegetação pelo fogo afetam o comportamento hidromecânico dos solos, podendo torna-los mais suscetíveis aos deslizamentos induzidos por chuvas extremas (Rengers et al., 2020 e Lei et al, 2022). Evidências geocronológicas e paleoambientais na região serrana do Rio de Janeiro indicam a ocorrência de deslizamentos após incêndios, em resposta as flutuações climáticas holocênicas (Behling et al., 2020; Portes et al, 2020; Facadio et al., 2019; Coelho Netto et al., 2015). No evento extremo de 2011, prevaleceram os deslizamentos do tipo translacional raso no município de Nova Friburgo e arredores (Coelho Netto et al, 2013; Avelar et al., 2013; Silva, 2022). Pesquisas na bacia do Córrego DAntas (53 km2), com 382 deslizamentos translacionais rasos, indicam que 72% ocorreram em encostas côncavas-convergentes, 73% em declive >30º e em vegetação herbácea-arbustiva (73%) e floresta degradada (27%) resultantes do fogo recorrente. Isto sugere a relevância da vegetação na suscetibilidade de terreno aos deslizamentos, embora raramente seja considerada no equacionamento da estabilidade de encostas. Vale ressaltar que a Mata Atlântica guarda uma longa história de degradação por ação do fogo recorrente restando apenas fragmentos florestais, sendo 80% inferiores a 0,5 km2. A hipótese dessa pesquisa é que a recorrência de incêndios, favorecida pelas mudanças climáticas, alterando a cobertura florestal e as relações no sistema vegetação-solo-água, propicia os deslizamentos translacionais rasos. Como estratégia metodológica busca-se investigar as relações entre as mudanças (paleo)ambientais e o fogo, através da recorrência dos deslizamentos durante o Holoceno, e os efeitos atuais do fogo (mais frequente) no comportamento hidrológico e mecânico dos solos e na deflagração de deslizamentos translacionais rasos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Ana Luiza de Oliveira Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à infecção da sífilis em gestantes no município do rio de janeiro
Resumo:
No Brasil, a sífilis adquirida na gestação é um agravo de notificação compulsória devido as altas taxas de contaminação e letalidade, tendo um impacto na saúde pública. Em 2020, no Brasil taxa de detecção pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação foi de 54,5 casos/100.000 habitantes de sífilis adquirida; 21,6/1.000 nascidos vivos de sífilis em gestantes. Frente a incidência da doença em gestantes, é de extrema importância que medidas de promoção, proteção e controle sejam tomadas, reduzindo as possibilidades de transmissão vertical. As unidades básicas de saúde atuam na promoção de ações voltadas aos enfrentamentos dos problemas no processo saúde-doença da população, e nessa estratégia insere-se o pré-natal, a qual tem em seus protocolos triagem da sífilis na gestante e o tratamento da mulher e suas parcerias sexuais. Diante do impacto da sífilis na saúde pública, torna-se essencial que profissionais da saúde reconheçam as condições sociodemográficas e assistenciais das populações atendidas para que estratégias de prevenção sejam adotadas, enfatizando a promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, principalmente para grupos mais vulneráveis à infecção. Esse projeto tem como objetivos: Avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à Infecção da sífilis gestacional com gestantes e dos profissionais que atendem pré-natal na rede de serviços públicos de saúde; Identificar as principais barreiras para o controle e manejo da sífilis na gestação; Desenvolver um aplicativo para promoção de saúde e prevenção de sífilis. Trata-se de um estudo de método misto, descritivo, exploratório, transversal, a ser realizado no município do Rio de Janeiro. A amostra será do tipo probabilística, participarão gestantes e profissionais que atendem o pré-natal. A análise qualitativa terá como referencial teórico Nola Pender, possui como bases e fontes teóricas a perspectiva de enfermagem holística, a psicologia social e a teoria de aprendizagem.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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