Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Natanael Antonio dos Santos

Ciências Humanas

Psicologia
  • investigação sensorial, psicofisiológica e neurocognitivo em adultos com e sem transtornos psiquiátricos.
  • Os transtornos neuropsicológicos são prevalentes mundialmente. O interesse por esses temas tem aumentando tanto internacionalmente quanto no Brasil. O diagnóstico dos transtornos é desafiador devido inúmeros fatores, como etiologia multifatorial. Pesquisas em psicobiologia e neurociência cognitiva, com múltiplos métodos e em mesma amostra, ajudam a entender as causas e mecanismos envolvidos, bem como os principais prejuízos nos domínios sensoriais, cognitivos e fisiológicos. Nesta proposta, o objetivo geral é analisar e descrever a influência de transtornos como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão e ansiedade nesses domínios usando medidas confiáveis que representam aspectos do sistema nervoso. Essas medidas também serão feitas em parentes de primeiro grau da amostra clínica. Este plano se estenderá para iniciativas ou pesquisas de alunos de graduação e pós-graduação. Serão recrutados voluntários com idades entre 18 a 50 anos, de ambos os sexos, por meio de divulgação em instituições de saúde e na população.A amostra incluirá participantes com diagnóstico de transtornos neuropsiquiátricos e voluntários saudáveis. As medidas serão realizadas em nosso laboratório, seguindo protocolos rigorosos. Serão realizadas medidas (i) sensoriais (e.g. de sensibilidade ao contraste visual) usando os software Metropsis, Cambridge Colour Test, VENUS, e testes de arranjo de cores, (ii) eletrofisiológicas (potencial visual evocado de padrões reversos e eletroencefalograma), (iii) biológicas, como marcadores farmacológicos (e.g., atividade enzimática) e de proteínas, (iv) neurocognitivas, testes computadorizados para investigar funções executivas, atenção, memória e flexibilidade cognitiva. Essa proposta é de grande importância para o avanço científico em diversas áreas, incluindo os fatores clínicos e pessoais que afetam os transtornos neuropsiquiátricos. Algumas medidas podem se tornar biomarcadores úteis para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida da população.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nathalia Cristina Cirone Silva

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • staphylococcus sp. meticilina resistente: influência do uso de concentrações subinibitórias na resistência a diferentes antimicrobianos e formação de biofilme
  • Staphylococcus sp. meticilina resistente são microrganismos presentes em produtos lácteos, na mastite e em infecções humanas. É cada vez maior a prevalência de cepas resistentes desse gênero na cadeia de alimentos, chamando a atenção para a transmissão na comunidade, e ressaltando a importância dos estudos em Saúde Única. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar a concentração inibitória de oxacilina, sanitizantes (cloreto de benzalcônio, hipoclorito de sódio e ácido peracético) e, por fim, avaliar a possível influência de concentrações subinibitórias em células sésseis e em biofilme na posterior resistência microbiana dos isolados, incluindo o estudo genômico dos microrganismos. Serão utilizadas 20 cepas de Staphylococcus sp. meticilina resistente (S. aureus, S. epidermidis e S. chromogenes) e os mesmos serão submetidos a concentração subinibitória de oxacilina e sanitizantes com posterior avaliação de sua concentração inibitória mínima (CIM) e resistência do biofilme aos antimicrobianos estudados. Além disso, o sequenciamento genômico das cepas antes do tratamento e que apresentarem diferentes CIMs após tratamento será realizado para uma análise genômica do fenômeno.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nathália Kelly de Araújo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • queima de biomassa na mesorregião amazônica madeira-guaporé: efeitos sobre a saúde humana
  • Na região amazônica o fogo é utilizado nas atividades produtivas rurais para transformação da floresta em pastagem ou áreas para plantação de monoculturas. A mesorregião amazônica Madeira-Guaporé é altamente impactada com os efeitos das queimadas, com efeito três municípios da mesorregião alcançaram os maiores índices de desmatamento do estado comprometendo áreas preservadas ao seu entorno. Durante o processo de combustão de biomassa vegetal, aerossóis são lançados na atmosfera. Dentre os aerossóis, o material particulado (MP) é considerado um dos principais poluentes atmosféricos, em especial devido aos seus impactos na saúde humana. Especificamente o MP 2,5 representa destacado risco, já que parte deste material fino é depositado nos pulmões com potencial de transpassar a membrana alveolar para o endotélio capilar e, assim, atingir a corrente sanguínea. Diante do exposto, essa proposta pretende avaliar o impacto da queima de biomassa vegetal na mesorregião amazônica de Madeira-Guaporé sobre a saúde humana em habitantes de áreas urbanas e sob proteção ambiental. Para isso serão realizadas amostragem de MP na área urbana e em reserva extrativista do município de Guajará-Mirim, caracterização química do material coletado, testes in vitro de citotoxicidade, genotoxicidade e potencial cancerígeno. Além disso, serão recrutados voluntários (ciclistas, militares e trabalhadores de reservas extrativistas) que devido que devido às suas atividades diárias apresentam alta exposição à poluição do ar e serão avaliados marcadores inflamatórios, cardiovasculares e genotóxicos. Os dados epidemiológicos referentes às internações hospitalares e óbitos serão avaliados e correlacionados com o monitoramento de MP ao longo do ano. A implantação e desenvolvimento dessa proposta contribuirá para geração de conhecimento científico a partir de uma instituição pública de ensino da região norte, permitindo a formação de pessoal e divulgação científica dentro de um tema de relevância global.
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - RO - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nayara Gonçalves Barbosa

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • vulnerabilidades para o adoecimento de mulheres e minorias sexuais em situação de rua: estratégias para a promoção da saúde, integralidade do cuidado, equidade e justiça social.
  • A presente proposta tem como objetivo analisar as vulnerabilidades para adoecimento de mulheres e minorias sexuais em situação de rua, suas necessidades de saúde e estratégia de autocuidado, bem como analisar o cuidado da equipe multiprofissional que atua no consultório na rua na atenção integral à essa população. Trata-se de um estudo misto, mediante a combinação de abordagens quantitativa e qualitativa na investigação. Será utilizado estudo convergente paralelo. Na primeira etapa serão incluídas mulheres e pessoas pertencentes à minorias sexuais em situação de rua em condição de abrigo social ou nas ruas. Os dados serão obtidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. No que tange à coleta de dados quantitativa serão utilizados instrumentos validados que contemplem os aspectos sociodemográficos, características comportamentais e hábitos de vida, histórico de saúde, consumo de álcool e substâncias ilícitas, religiosidade e espiritualidade, exposição à violência, aspectos relativos à saúde sexual e reprodutiva, condições de saúde crônico-degenerativas, saúde mental e rede de apoio social. A entrevista qualitativa contemplará questões que permeiam a trajetória de vida dessas mulheres, suas vulnerabilidades, suas representações sobre a saúde e os equipamentos para o cuidado, sobrevivência e autocuidado a partir da vida nas ruas. Na segunda etapa do estudo serão incluídos profissionais que atuam nas equipes de consultório na rua mediante a realização de entrevistas semiestruturadas e observação participante, contemplando o cuidado às mulheres em situação de rua e minorias sexuais. Os dados quantitativos serão submetidos às análises descritivas. Os dados qualitativos serão apresentados através da técnica hermenêutico-dialética, que considera aspectos sociais e históricos e analisados à luz do conceito de vulnerabilidade social de Ayres.
  • Escola de Enfermagem da USDP - SP - Brasil
  • Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nedio Jair Wurlitzer

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • desenvolvimento de ingrediente funcional de passiflora tenuifila killip e comprovação de efeito no sistema nervoso central
  • A Embrapa Agroindústria Tropical já realizou pesquisas com a Passiflora tenuifila Killip, um maracujá silvestre, conhecido como por maracujá alho, com resultados promissores em relação a efeito funcional para controle de doenças do sistema nervoso central, similares a modelo de parkinsonismo. Existe a necessidade de confirmação e ampliação do estudo, antes dos ensaios clínicos para validar a alegação de saúde. Para isso é necessário identificar os principais fitoquímicos do fruto responsáveis pela resposta biológica no controle de tremores (tanto de substância isolada ou efeito sinérgico entre elas). O fracionamento do maracujá, a caracterização e a elucidação das propriedades funcionais de quais componentes são responsáveis por tais efeitos, são etapas primordiais para a disponibilização de um produto no mercado. Desta forma, este projeto tem por objetivo ampliar estudos sobre a comprovação do efeito funcional, e desenvolver um ingrediente alimentício funcional a partir frações de casca, polpa e semente de maracujá alho, que apresente potencial efeito neuroprotetor. Serão efetuados experimentos de processamento de frutos, e a preparação de extratos, a concentração e identificação de componentes, para uso em experimentos de efeito funcional. Os extratos serão submetidos à identificação e quantificação de compostos por RMN, UPLC e análise de aminoácidos/peptídios. Será avaliada a atividade citoprotetora dos extratos em modelo de toxicidade celular induzida pela 6-OHDA em células PC12 e avaliação do efeito funcional em modelo animal Zebrafish para Parkinsonismo. Dos resultados esperados, teremos a obtenção de extratos de casca, semente e polpa de maracujá alho e identificação dos compostos extraídos que serão capazes de fornecer efeito protetor às células PC12 e ao modelo Zebrafish para Parkinsonismo, permitindo avaliar a concentração de compostos presentes no maracujá alho e planejar sua aplicação como ingrediente alimentício funcional.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026