Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Amurabi Pereira de Oliveira

Ciências Humanas

Sociologia
  • história do ensino de sociologia na américa latina: uma perspectiva comparada entre brasil e argentina
  • Resumo: A história das ciências sociais na América Latina é marcada por uma profunda heterogeneidade, havendo diversos pontos de proximidade e distanciamento mesmo em países próximos, como Brasil e Argentina. No que tange ao ensino esse cenário se torna ainda mais complexo, considerando as particularidades existentes nos diferentes sistemas educacionais, uma vez que na Argentina predomina um modelo de formação disciplinar de sociólogos, com presença da Sociologia no currículo escolar de algumas províncias na orientação de humanidades e ciências sociais, ao passo que no Brasil predomina um modelo de formação interdisciplinar com o ensino de Sociologia na formação geral do ensino médio, com maior presença em algumas orientações no contexto do chamado “Novo Ensino Médio”. Neste projeto buscaremos analisar de forma comparativa a história do ensino de Sociologia no Brasil e na Argentina, utilizando-se de diversos recursos metodológicos para esse fim. Utilizaremos principalmente dos seguintes recursos metodológicos: análise documental, entrevistas semi-estruturadas, análises de manuais escolares.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Sat Dec 30 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • academia de curadoria: projeto de arte e tecnologia pedagógico-curatorial edutech
  • Este projeto de arte e tecnologia para a educação visa o aprimoramento de uma plataforma digital denominada ‘Academia de Curadoria’ adaptada para dispositivos móveis e desktops, que promove a inovação no campo artístico por meio de um ambiente virtual caracterizado como um laboratório virtual remoto (Fig.1/Anexo). Tem por objetivo desenvolver ações pedagógico-curatoriais digitais, como exposições, oferecendo modelos reprodutíveis de expografia e curadoria digital para museus e instituições culturais cujas equipes não disponham de capacidade técnico-operacional para realiza-las. Por meio do desenvolvimento de exposições digitais que contemplam a pesquisa dos acervos, a estruturação de expografia digital em sites, o planejamento e a efetivação de ações educativas por meio das redes sociais e a realização de planos de comunicação para essas exposições, este projeto possibilita que instituições inovem suas atividades de ensino e difusão de arte pela via digital, visando com isso atender aos públicos de seus espaços. Ademais, prepara pesquisadores e estudantes envolvidos por meio da experimentação pratica, observando critérios metodológicos para desempenharem atividades associadas a exposições digitais, tais como curadoria, arte-educação e comunicação, atuando como vetores de inovação no campo artístico contemporâneo. Desde 2020, o grupo de pesquisa Academia de Curadoria desenvolve projetos para espaços como o Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo e o Museu Nacional da República. O projeto prevê para os próximos dois anos (2024/2025) a realização de novas ações planejadas de maneira modular (Módulo1, Módulo2, Módulo3 e Módulo4) que contemplam distintas instituições de arte e cultura (Fig2/Anexo). Os recursos obtidos através do presente edital irão contemplar o Módulo 1 (detalhado no cronograma de execução), que consiste em realizar uma exposição de caráter digital com museu parceiro. O mod. 1 terá duração de 6 meses.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Carolina Borsanelli

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • avaliação da eficiência produtiva e reprodutiva de bovinos jovens associada à saúde bucal em um estudo longitudinal e de controle das doenças periodontais
  • O ecossistema bucal é um ambiente rico e composto por grupos microbianos diversos que coexistem em simbiose com funções específicas para manutenção da saúde em ruminantes. O pleno funcionamento dos dentes na preensão, mastigação e ruminação são requisitos mínimos para um bom desempenho e para saúde de ruminantes. Boca e rúmen se comunicam de modo bidirecional e, nesse contexto, quando bovinos têm doenças periodontais isso se reflete na disbiose da microbiota ruminal ou vice-versa. Dentição saudável garante assim a eficiência alimentar, a condição para vida produtiva e reprodutiva e o bem-estar. As gengivites e periodontites são as formas clínicas mais diagnosticadas de doenças periodontais em bovinos criados sob diferentes sistemas de produção. Essas manifestações estão associadas a fatores intrínsecos e extrínsecos do indivíduo, destacando-se a disbiose do biofilme dental e possivelmente a algumas composições dietéticas utilizadas no manejo alimentar de ruminantes. Assim, a hipótese do presente estudo é a de que doenças periodontais afetam a eficiência produtiva e reprodutiva de bovinos. Os desafios nutricionais aos quais os animais são submetidos, com objetivo de se aumentar os índices produtivos e reduzir os custos da atividade, raramente consideram as consequências dessas dietas na saúde bucal. Estudos realizados em ovinos, evidenciaram que a ocorrência de periodontite afeta o ganho de peso e a produção de leite e lã. No entanto, até o momento, nenhum estudo avaliou as consequências das doenças periodontais na eficiência reprodutiva de bezerras precoces e o efeito do emprego contínuo da virginiamicina na suplementação mineral de vacas de corte e seus bezerros machos até a desmama. Assim, a presente proposta tem como propósito avaliar a eficiência produtiva e reprodutiva associada à saúde bucal de bovinos jovens em dois estudos distintos: do nascimento à desmama de bezerros machos e de bezerras na recria e início da vida reprodutiva e de mudança de dentição.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Carolina Campana Nascimento

Ciências Agrárias

Agronomia
  • inteligência computacional, aprendizado estatístico e de máquinas na resolução de desafios do melhoramento vegetal
  • Este projeto é uma iniciativa do Laboratório de Inteligência Computacional e Aprendizado Estatístico (LICAE), em parceria com programas de melhoramento como Soja e Café, e o Laboratório de Biotecnologia do Cafeeiro da Universidade Federal de Viçosa. Nesta proposta, o grupo está concentrando esforços em fortalecer parcerias já existentes e consolidar análises fundamentadas em inteligência computacional, aprendizado estatístico e aprendizado de máquinas para a resolução de desafios na agricultura. A coleta de dados, criação de bancos de dados únicos e análises utilizando técnicas robustas e precisas, como as de inteligência computacional, são relevantes para expandir a fronteira do conhecimento em pesquisas agrícolas de diversas culturas. Especificamente, o projeto aplicará metodologias de inteligência computacional (IC) e aprendizado estatístico e de máquinas (AEM) para interpretar fenômenos biológicos e otimizar recursos. A inteligência computacional já está consolidada em outras áreas da ciência, e sua aplicação na agricultura ainda está em estágios iniciais, mas possui grande potencial, considerando o volume elevado de dados gerados pela experimentação, que inclui informações fenotípicas convencionais, informações genotípicas geradas em larga escala, além de dados espectrais e de imagens. O uso de IC e AEM tem como objetivo aprimorar a geração de informações para beneficiar o melhoramento genético e permitir uma integração eficiente entre dados de campo e moleculares, tornando o processo de obtenção de cultivares melhoradas mais dinâmico e eficiente. A primeira estratégia da equipe é criar bancos de dados enriquecidos, em parceria com os programas mencionados na proposta, abrangendo importantes espécies agrícolas. Isso será seguido pelo estabelecimento de uma estrutura física para armazenar as informações geradas e depositadas, e, por fim, pelo desenvolvimento de ferramentas computacionais que estarão disponíveis para a sociedade.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Carolina de Aguiar

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • valorização de plantas alimentícias não convencionais (pancs) por meio de tecnologias emergentes
  • As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são abundantes, se desenvolvem com facilidade, são fontes de compostos bioativos de interesse e podem ser utilizadas para a alimentação humana. Entretanto, seu consumo não é disseminado em grande escala. A beldroega é amplamente difundida em todo território brasileiro e possui uma variedade de compostos bioativos com alto valor agregado, como os compostos fenólicos, carotenoides, flavonoides, ácido ascórbico, ácido graxo alfa-linolênico, proteínas, lipídios, vitaminas etc. Sendo assim, a beldroega pode ser uma grande aliada na manutenção da segurança alimentar, além de uma nova fonte para obtenção de compostos bioativos de interesse para as indústrias de alimentos e farmacêutica. A estratégia de biorrefinaria, pela realização sequencial de extrações com solventes limpos com polaridade crescente e tecnologias emergentes (extração supercrítica com CO2 – SFE, extração assistida por ultrassom – UAE e extração com água subcrítica – SWE) constitui de uma abordagem sustentável para o desenvolvimento de processos para valorização da beldroega. Logo, a hipótese deste projeto é que a beldroega possa ser efetivamente utilizada para obter compostos bioativos pela abordagem de biorrefinaria empregando técnicas de extração SFE, UAE e SWE. A estratégia de biorrefinaria já foi aplicada com sucesso para a PANC ora-pró-nobis, e, portanto, apresenta excelente potencial para ser emprega com sucesso no processamento da beldroega. A beldroega será cultivada na Fazenda Escola Lagoa do Sino (FELS) e submetida a extrações sequenciais de SFE, UAE e SFE para recuperação de compostos diferentes polaridades. Os extratos serão caracterizados sob diferentes aspectos, os processos de extração serão modelados e a viabilidade tecnoeconômica será avaliada para cada etapa de processamento. Foco especial será dado para o estudo da funcionalidade das proteínas recuperadas visando possível aplicação da Beldroega como fonte de proteínas vegetais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Carolina de Aguiar Rodrigues

Ciências Humanas

Psicologia
  • vínculos e capital cultural como antecedentes de participação social e resistência em contextos de precariedade: aplicação para extensão universitária e formulação de políticas públicas
  • Esta proposta aponta a lacuna nas áreas de Comportamento Organizacional e Psicologia Organizacional e do Trabalho em investigar contextos de precariedade e, assim, desenvolver estudos que possam gerar insumos para ações de redução das desigualdades. Parte da Teoria da Ação Racional e Planejada com o objetivo de compreender como os vínculos e variáveis associadas à comunidade de origem repercutem em comportamentos de assimilação ou resistência, em nível individual e coletivo, em diferentes contextos de precariedade da vida e do trabalho. Serão conduzidos três subprojetos: I. Estudo das trajetórias e vínculos de cinco grupos de trabalhadores informais ou atravessados pela precariedade, e suas ações de enfrentamento desse contexto; II. Estudo dos vínculos, interseccionalidades e integração de refugiados africanos e médio-orientais no Brasil, Holanda e Turquia; III. Estudo do capital cultural e dos vínculos com o trabalho e com o lugar em comunidades ameaçadas no interior do Brasil, e sua repercussão na participação social. Serão utilizados surveys, entrevistas narrativas, netnografia e pesquisa-intervenção. Os resultados poderão contribuir para o avanço teórico da agenda de vínculos e capital cultural, e para formulação de políticas públicas e projetos de extensão universitária.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 27 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Carolina de Siqueira Couto de Oliveira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • dieta, microbiota e imunomodulação: investigando o impacto de metabólitos na inflamação aguda e nos comprometimentos tardios associados a sepse bacteriana e viral
  • A dieta é atualmente considerada um dos determinantes mais relevantes para a saúde humana. Dentre os inúmeros benefícios da interação entre a dieta e a microbiota, podemos destacar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) a partir do metabolismo da fibra alimentar. Estes metabólitos, como o acetato e o butirato, tem importantes efeitos imunomoduladores via GPCRs (como o GPR43) e/ou alterações epigenéticas via inibição de histonas desacetilases, com impacto positivo sobre diversas doenças inflamatórias como colite, asma e diabetes. No que diz respeito a doenças de origem infecciosa, o balanço entre resistência à infecção e tolerância à doença, que é a capacidade do hospedeiro em tolerar e se recuperar dos prejuízos funcionais de tecidos e órgãos, deve ser levado em consideração. Este cenário tem importante peso na sepse, uma condição multifatorial sistêmica caracterizada por uma intensa inflamação aguda com disfunção de órgãos e alto índice de letalidade, seguida de uma fase imunossupressora tardia que favorece infecções oportunistas e tumores, além de prejuízos cognitivos e alterações comportamentais. Pretendemos avaliar como os AGCC impactam na sepse bacteriana e viral através da manipulação de fibras solúveis da dieta e da utilização de animais deficientes em GPR43. Analisaremos (1) a resposta inflamatória aguda na sepse induzida por CLP e na sepse viral por SARS-CoV2, avaliando mecanismos microbicidas e reprogramação celular; (2) o estabelecimento da imunossupressão pós-sepse e os comprometimentos tardios, principalmente os cognitivos e comportamentais; (3) o impacto da dieta na composição do microbioma e do metaboloma intestinal, avaliando se o efeito benéfico da fibra pode ser transferido entre camundongos através da microbiota; (4) a possível aplicação de probióticos e/ou prebióticos como estratégia terapêutica na tentativa de prevenir os comprometimentos tardios, trazendo peso a discussão sobre imunologia da mucosa e nutrição de precisão.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Carolina Gomes Jardim

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • complexos metálicos: uma nova perspectiva no desenvolvimento de antivirais de amplo espectro contra vírus emergentes
  • Doenças causadas por vírus emergentes representam importantes causas de surtos e epidemias, impactando a vida dos indivíduos, os serviços de saúde e a economia. Como exemplo, a pandemia de COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2, acentuou a demanda por antivirais e tem desafiado o mundo no controle da transmissibilidade viral. O Brasil também enfrenta um cenário crítico relacionado ao controle de arboviroses causadas pelos vírus da Chikungunya (CHIKV), Mayaro (MAYV), Dengue (DENV) e Zika (ZIKV). Não existe terapia antiviral contra esses vírus, sendo emergencial a identificação de candidatos a fármacos. Complexos metálicos têm atraído atenção devido à sua eficácia e versatilidade, visto que íons metálicos como platina (Pt), cobalto, prata (Ag), ouro e paládio (Pd), quando complexados a ligantes específicos, podem gerar compostos estáveis, biologicamente ativos e não citotóxicos. Como ligantes de interesse, os aminoadamantanos, como a amantadina (ATD), rimantadina (RTD) e a memantina (MTN), são fármacos utilizados no tratamento da influenza A. Nosso grupo já demonstrou o potencial anti-CHIKV da MTN e RTD, e resultados preliminares foram obtidos com complexos metálicos de aminoadamantanos. Esta proposta visa avaliar a atividade antiviral de aminoadamantanos e seus complexos metálicos de Pt(II), Pd(II) e Ag(I) contra o SARS-CoV-2, CHIKV, MAYV, DENV e ZIKV. A atividade antiviral será avaliada por ensaios em cultura de células infectadas com os vírus selvagens e/ou vírus expressando genes como nanoluciferase e/ou eGFP e MCherry. O modo de ação antiviral será investigado por ancoragem molecular e ATR-IFTR, associados a inteligência artificial, e ensaios de interação e estabilização com proteínas e/ou RNA virais. As moléculas com melhores resultados serão avaliadas em ensaios in vivo para CHIKV e ZIKV (já aprovados pelo CEUA-UFU). Os resultados dessa proposta contribuirão na identificação de antivirais de amplo espectro para o combate aos surtos causados por vírus emergentes.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Carolina Leite Vieira Costa Gifoni

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação do escore de risco poligênico em pacientes com variantes patogênicas em brca1 e brca2 em uma coorte do nordeste brasileiro.
  • O câncer de mama é um problema de saúde mundial. Trata-se de uma doença multifatorial, porém cerca de 10% dos casos estão relacionadas às síndromes de predisposição hereditária. Os genes BRCA1 e BRCA2 são os principais genes envolvidos. Apesar de mulheres portadoras de variantes patogênicas ou provavelmente patogênicas (VP) em BRCA1 e BRCA2 apresentarem risco aumentado de câncer de mama ao longo da vida, esse risco não é uniforme entre os indivíduos. Diversos fatores são apontados como modificadores desse risco, incluindo fatores genéticos, como o Escore de Risco Poligênico (PRS). Diversas publicações avaliaram o papel do PRS na individualização do risco de câncer de mama. No entanto, esses estudos são majoritariamente realizados na população europeia e a representação de populações não-europeias é muito escassa. O presente estudo objetiva caracterizar pacientes com variantes germinativas patogênicas ou provavelmente patogênicas em BRCA1 e BRCA2, diagnosticados ou não com câncer, numa coorte do Estado do Ceará e analisar a associação entre o Escore de Risco Poligênico e o risco de câncer de mama nessa população. Serão incluídos pacientes com VP em BRCA1 e BRCA2, com diagnóstico ou não de câncer. Trata-se de um estudo caso-controle, em que os casos serão os pacientes com VP em BRCA1/2 diagnosticados com câncer de mama e o grupo-controle serão os pacientes com VP em BRCA1/2 sem neoplasia. Há escassez de informações sobre as características dos pacientes portadores de VP em BRCA1/2 no Nordeste brasileiro, incluindo a relação com possíveis modificadores de risco, como o PRS. É um estudo pioneiro, pois não há dados sobre a performance do PRS na população brasileira. O melhor conhecimento sobre o perfil dos portadores de VP em BRCA 1/2, associada à análise do PRS pode fornecer informações essenciais para o aconselhamento genético dos pacientes, auxiliando na individualização das medidas de rastreamento e redução do risco de câncer.
  • Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino - RJ - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Carolina Nunes do Couto

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • conhecimentos e habilidades do músico profissional atuante na região metropolitana do recife
  • A proposta tem como tema global os conhecimentos e habilidades do músico profissional, e a formação e atuação profissional em música. O estudo mapeará quais são as diferentes frentes de atuação do músico profissional que atua na Região Metropolitana do Recife e analisará os diferentes tipos de conhecimentos e habilidades que este músico mobiliza durante seu exercício profissional. A partir disso, discutiremos o rol de conhecimentos e as habilidades de um músico profissional em relação ao tipo de formação oferecida em cursos superiores de Música. Devido à falta de estudos que revelem quais são os conhecimentos e habilidades utilizados pelo músico em sua atuação profissional na Região Metropolitana do Recife, um estudo dessa natureza permite a geração de dados mais sólidos que subsidiem ações que visam a inovação da formação superior em Música que impactem positivamente sua inserção no campo de trabalho. Temos a hipótese de que os tipos de conhecimentos e habilidades que o músico profissional atuante na Região Metropolitana do Recife mobiliza durante o exercício do seu trabalho são diferentes daqueles desenvolvidos em cursos tradicionais de formação superior em Música. A Lei que ainda normatiza a profissão do músico é de 1960 (Lei 3.857/1960), e elenca em seu Artigo 29 uma classificação profissional em Música que se mostra obsoleta diante das mudanças do mundo contemporâneo da profissão. Novas áreas de atuação surgiram enquanto outras definham, e os nossos currículos, provenientes de um "habitus conservatorial" não acompanharam tais mudanças na mesma velocidade. Será necessário um estudo qualitativo. Utilizaremos pesquisa documental para entender como a profissão figura em documentos definidores de políticas públicas, assim como aqueles produzidos pela Sociedade Civil Organizada, e etnografia para compreender como o músico mobiliza seus conhecimentos e habilidades no exercício profissional.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Carolina Soares Costa Vimieiro

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • mídia, esporte e gênero: novas identidades, interseccionalidades e textualidades midiáticas negligenciadas
  • A presente proposta consiste em um conjunto de ações articuladas de pesquisa, ensino e extensão cujo intuito é compreender o papel atual da mídia nas opressões de gênero no esporte e atuar no enfrentamento dessas. O objetivo central é entender as imagens contemporâneas das mulheres do esporte na mídia, que adquirem um caráter complexo na medida em que mecanismos tradicionais de opressão como invisibilidade e objetificação começam a ser substituídos por algum nível de visibilidade e diferentes estratégias narrativas (Toffoletti, 2016). Para isso, o projeto pretende: (1) dar prosseguimento (série histórica) à análise da cobertura noticiosa de mulheres na mídia esportiva brasileira adicionando novas interseccionalidades; (2) analisar imagens generificadas do esporte em gêneros audiovisuais do entretenimento; (3) analisar a comunicação organizacional de times de futebol feminino e masculino profissional e de atletas no Instagram; e (4) analisar a cobertura jornalística e a repercussão nas redes sociais digitais de casos de violência de gênero no esporte. Teoricamente, dialogamos com os estudos culturais, os estudos de gênero e deficiência e discussões específicas do jornalismo e da comunicação organizacional, trabalhando com conceitos como enquadramentos, masculinidades e feminilidades, imagens de controle e interseccionalidades. No âmbito interventivo, a proposta consiste em ações articuladas em torno de três projetos (dois deles em execução desde 2020): (a) Revista Marta (https://revistamarta.com), publicação multimídia experimental produzida por estudantes de Comunicação da UFMG; (b) Observatório Marta (https://observatoriomarta.com/), iniciativa de crítica de mídia, focada no monitoramento da mídia esportiva brasileira a partir de uma perspectiva de gênero; e (c) Escola de Verão em Comunicação e Esporte, que reunirá pesquisadoras/es e convidadas/os, num modelo de aulas e mentoria que buscará inspiração em projetos consolidados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Jan 18 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Cecília Ribeiro Cruz

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • estudo da diversidade viral em animais procedentes do bioma amazônico do brasil.
  • Este projeto está delineado para ser executado por duas Instituições, sendo uma situada em Belém/PA e uma situada em Macapá/AP. Para que isso se torne uma realidade, será consolidada uma rede de cooperação, para ampliação da formação de recursos humanos de alto nível, melhoria na produção científico- acadêmica, mobilidade de docentes (pesquisadores) e discentes de graduação e pós-graduação entre as equipes de pesquisa envolvidas. A proposta objetiva mapear a circulação de vírus de importância médica e investigar as espécies de vetores (mosquitos Culicídeos e Flebotomíneos) e hospedeiras (Pequenos mamíferos, Aves e Morcegos), a fim de elucidar o processo de disseminação dos vírus ocorrentes na região. Para tal, serão avaliadas a diferenciação genética das populações das espécies vetores e hospedeiras e o período anual de ocorrência de transmissibilidade dos vírus. Para alcançar estes objetivos serão utilizadas amostras de mosquitos, pequenos mamíferos, aves e morcegos, triagem, identificação dos vírus, vetores e hospedeiros por meio de taxonomia tradicional e de técnicas moleculares (PCR/ RT-PCR e sequenciamento de DNA). Além disso, o presente projeto objetiva caracterizar a microbiota de RNA-vírus de espécies de mamíferos de uma parte da Amazônia (Pará, Maranhão e Amapá), usando abordagens de metagenômica, inferindo sobre seu potencial zoonótico, dispersão viral e relações evolutivas. A análise integrada dos resultados contribuirá para um melhor entendimento do perfil epidemiológico e da dispersão viral por mosquitos, pequenos mamíferos, aves e morcegos, o que auxiliará grandemente os serviços de vigilância em saúde a traçar metas para o controle de doenças relacionadas a esses agentes na região. Finalmente, os resultados devem gerar elementos chave para o desenvolvimento de ferramentas e protocolos de eco-vigilância contra zoonoses originadas dos animais estudados.
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cecília Rizzatti de Albergaria Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • propostas metodológicas para estudo integrado e transdisciplinar dos efeitos do óleo nas dimensões químicas, ecológicas, de saúde pública, jurídico-administrativas e econômicas
  • Em resposta ao derrame de petróleo de origem desconhecida que atinge a Zona Costeira brasileira desde agosto de 2019, a elaboração de redes de pesquisa interdisciplinares e multi-institucionais se faz necessária, organizadas tanto no sentido da produção de conhecimento científico em suporte à gestão ambiental, quanto da promoção de ações junto ao setor produtivo pesqueiro e à sociedade em geral. Neste contexto, a presente proposta visa avaliar diferenças regionais e inter-regionais quanto ao impacto de derramamentos de óleo ocorridos ao longo de gradientes de influência urbana, turística e agrícola na costa nordeste e sudeste do Brasil, aplicando múltiplas linhas de evidência para desenvolver avaliações de risco e uma melhor compreensão sobre danos socioeconômicos. Para o atendimento à gestão dos recursos hídricos costeiros impactados, as avaliações das implicações do derramamento de óleo serão subsidiadas pelos seguintes Work Packages (WP): (1) WP1 – determinação dos efeitos e riscos ecológicos por meio da avaliação da qualidade de sedimentos por múltiplas linhas de evidência, incluindo qualidade química, ecotoxicologia, ecologia de bentos e bioacumulação; WP2 – avaliação de riscos à saúde humana, em função de dados de bioacumulação de poluentes no pescado, cenários de consumo, cálculos de risco e dados dos sistemas de saúde locais; WP3 – testar os efeitos cumulativos com poluentes pré-existentes via comparação de diferentes níveis tróficos (bioacumulação de múltiplos estressores e biomarcadores) e via ensaios com misturas binárias ou complexas (considerando o óleo e outros poluentes de relevância local); WP4 – derivação de valores de qualidade de sedimento regionais e níveis de risco para hidrocarbonetos policíclicos aromáticos; WP5 – valoração dos danos e aspectos de governança; e WP6 (integrador) – ações de disseminação, educomunicação e discussão com os setores da sociedade. A agregação destas diversas abordagem irá subsidiar o uso de estimativas de efeitos do óleo para uma melhor governança.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Jun 20 00:00:00 BRT 2023-Tue Jun 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Camargo Miranda

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • desenvolvimento, padronização e validação da radioimunoconjugação e das propriedades biológicas do anticorpo trastuzumabe íntegro e seus fragmentos como potenciais radiofármacos para o diagnóstico por imagem molecular de tumores que superexpressam o oncog
  • Os tumores que superexpressam o oncogene HER-2 ocorrem em aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama, são caracterizados como tendo o 2º pior prognóstico em relação aos demais subtipos. Constitui um indicador de comportamento clínico mais agressivo e com pior resposta às terapêuticas convencionais. A biópsia é o método diagnóstico para sua detecção e identificação. No entanto, em média, 10-15% das biópsias realizadas são inconclusivas ou não podem ser realizadas, devido a presença de múltiplas lesões ou por estas estarem em locais inacessíveis. Em contrapartida, observa-se o crescente interesse clínico nas soluções proporcionadas pelas ferramentas que compõem a prática da medicina personalizada. Essa área tem ganhado evidência pelo progressivo desenvolvimento de biomarcadores moleculares capazes de permitir o diagnóstico e tratamento direcionado de uma doença. Neste contexto, incluem-se os radiofármacos específicos e o diagnóstico diferencial por Imagem Molecular (PET - Positron Emission Tomography). Todavia, ainda não está disponível na rotina clínica um radiofármaco que permita o diagnóstico molecular de tumores HER-2 positivos. Frente a esse panorama, o presente projeto visa desenvolver, padronizar, validar e comparar por estudos não clínicos, o imunoterápico trastuzumabe íntegro marcado com o radionuclídeo zircônio-89, que possui meia-vida adequada à farmacocinética lenta do anticorpo, com os fragmentos do trastuzumabe, F(ab’) e F(ab’)2, marcados com gálio-68 (meia-vida curta de 68 min). Os fragmentos se biodistribuem mais rapidamente, permitindo que as imagens sejam realizadas após 1h da sua administração. O estudo comparativo se baseará nas características biológicas do anticorpo íntegro e de seus fragmentos, ambos radiomarcados, principalmente quanto a preservação da propriedade imunorreativa. Os resultados respaldarão a escolha pelo radioimunoconjugado com potencial para ser translacionado aos estudos clínicos, conduzindo assim, o Brasil ao pioneiro.
  • Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Claudia Farranha Santana

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • título do projeto: direito de acesso à informação pública e desigualdades de gênero e raça: analisando os contextos de implementação da lai (brasil) e do foia (estados unidos)
  • Este projeto procura investigar a seguinte questão: Como as desigualdades estruturais identificadas no processo social se reproduzem na implementação das políticas públicas de acesso à informação? Para tanto, o trabalho tem três focos de análise: a) a implementação da Lei de Acesso à Informação Pública (LAI) e do Freedom of Information Act (FOIA - a lei de acesso à informação dos Estados Unidos), em perspectiva comparada; b) a identificação de pedidos de acesso à informação sobre temas que envolvem mulheres e população negra, investigando como esses são processados; c) a verificação de se há elementos nesse processo que reproduzem as desigualdades que esses grupos enfrentam na realidade social. Para desenvolver essa proposta, a perspectiva do trabalho busca compreender como as dimensões da desigualdade se apresentam no processo de implementação de políticas públicas (Lotta, 2021) e como aspectos do desenho das políticas (Capano,2015; Howlett, 2014) podem reproduzir essa mesma desigualdade. Nesse caso, a política escolhida para dar sustentação à análise é a política de acesso à (ou liberdade de) informação pública, que no Brasil está descrita na Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/2011) e no Estados Unidos, no Freedom of Information Act (5 U.S.C , § 552) A investigação utiliza uma análise comparativa dos instrumentos jurídicos e da sua implementação, envolvendo a escolha de agências públicas para identificar processos administrativos e resultados a serem comparados. Pretende-se comparar e contrastar os contextos institucionais (Lejano, 2013) em que essas leis vêm sendo desenvolvidas, a saber: fluxo do pedido, existência de dados abertos, tempo para resposta, organização dos bancos de dados, entre outras dimensões, e analisar as perspectivas das lideranças dos movimentos de mulheres e negros, em ambos os países, sobre se e como essas pessoas têm acesso ao direito à informação - quais as falhas, desafios e avanços que identificam.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Claudia Fernandes Amaral

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de biodefensivos a base de óleos essenciais e resinas para a proteção de cultivares estratégicos para a agricultura e segurança alimentar
  • Entre os problemas fitossanitários que interferem na produtividade agrícola está à ocorrência de ácaros e insetos-praga que provocam prejuízos de bilhões de dólares nas culturas. É premente a melhoria do cenário de uso de agrotóxicos no Brasil, principal consumidor mundial de agrotóxicos. O uso de biodefensivos como um método de controle pode contribuir para prevenir esse uso indiscriminado. Um dos efeitos mais importantes dos óleos essenciais (OEs) e resinas em ácaros e insetos-praga é o bloqueio dos orifícios de ar que os leva a morte. Um biodefensivo com a complexidade molecular dos OEs e resinas pode evitar a resistência do organismo alvo. As vantagens dos OEs e resinas são robustas, principalmente pelas características biodegradáveis. A adoção de medidas racionais utilizando nanoformulações desses derivados vegetais resulta na elaboração de produtos com características excelentes (aumento de solubilidade; resistência a altas temperaturas; liberação controlada para combater os ácaros e insetos) para uso em campo ou em sítios de armazenamento. Dessa maneira, nanoformulações de OEs e resinas de Piper ssp. e Protium ssp. desenvolvidas para combater Euschistus heros (percevejo marrom), Tetranychus mexicanus (ácaro vermelho) e Sitophilus zeamais (gorgulho do milho) promoverão o aumento da produtividade agrícola, produção de alimentos saudáveis e seguros, e baixo impacto ambiental. A inovação das formulações será sustentada na biodiversidade brasileira e com parceria de indústria nacional. A eficácia e segurança dos produtos desenvolvidos, sua praticidade, viabilidade econômica, rendimento serão realizados em escala laboratorial e em campo com parceiros de associações de produtores com feedback que é essencial para mensurar os resultados, gargalo encontrado na produção de biodefensivos. Por este motivo, a entrega em duas apresentações: tubos e injeções ("isca") e pulverização, fará que ao final sejam elaborados protótipos de produtos mais viáveis para o mercado.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Cláudia Fernandes Nogueira

Ciências Humanas

Sociologia
  • a produção da subalternidade como uma herança: acesso à terra e conflitos agrários na mesorregião sul amazonense
  • Reconhecemos que na Amazônia brasileira, em especial no estado do Amazonas, há um expressivo número de assentamentos tutelados pelo INCRA que foram criados sem a infraestrutura adequada, como ausência de assistência técnica e fornecimento de serviços de educação e saúde, apesar de políticas públicas voltadas à reforma agrária por meio da criação e implantação de assentamentos no Brasil - I e II PNRA - (NOGUEIRA, 2018). Esta presença condicionada do Estado é um dispositivo que contribui para a fragilização das condições de vida dos assentados, os colocando numa posição de vulnerabilidade econômica, social e ambiental, sujeitos a interferências de poderes externos aos seus territórios em tentativas de cooptação e/ou ameaças. Dados coletados nos últimos doze anos apontam uma pressão constante com relação a invasão de áreas de assentamentos na mesorregião sul amazonense com a finalidade de estabelecer e/ou fortalecer o mercado de especulação imobiliária e a expansão pecuária. As ações predatórias e violentas degradam áreas utilizadas para o extrativismo não madeireiro e áreas predominantemente utilizadas para a agricultura familiar; afetando diretamente o direito ao território e seus desdobramentos. Para o aprofundamento das questões citadas, a proposta metodológica desta pesquisa ancora-se numa análise interpretativa com base em dados qualitativos e quantitativos que promoverão elaboração de mapas genealógicos; construção de indicadores das condições de acesso à terra; e identificação dos conflitos agrários por tipo e causa na área da pesquisa. Portanto, a presente pesquisa objetiva analisar a relação da condição subalterna das populações rurais assentadas na mesorregião sul amazonense com os conflitos territoriais ocasionados pelas ocupações no entorno dos assentamentos Paciá, Botos e São Francisco nos municípios de Lábrea, Humaitá e Canutama, respectivamente, criados pelo INCRA no Amazonas.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Franca Gomes

Engenharias

Engenharia de Minas
  • avaliação de resíduos de mineração em mato grosso para uso como remineralizadores de solo na agricultura.
  • O estado de MT é o maior produtor brasileiro de importantes commodities agrícolas, tais como a soja. Para atender a esta demanda é necessário o uso de grandes quantidades de fertilizantes oriundos de minérios que contenham os elementos N,P e K. A problemática surge pelo fato do Brasil não ser autossuficiente, e sim, dependente do mercado externo de fertilizantes para a agricultura (importando cerca de 80%).A falta de jazidas comprovadas com minérios contendo NPK no país incentivam pesquisas que estudem o uso de resíduos de mineração como remineralizadores de solo que são materiais de origem mineral (que tenham sofrido apenas redução e classificação de tamanho) que alterem os índices de fertilidade do solo por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas (como P,K,Ca,Mg, Mne Zn). O estado, todavia, não possui remineralizadores de solo cadastrados no MAPA (órgão regulamentador). Dessa forma, a presente pesquisa objetiva catalogar minerações ativas em MT cujos resíduos do beneficiamento tenham potencial para serem classificados como remineralizadores de solo e caracterizar estes materiais. Foram pré-selecionadas três minerações de extração de rocha basáltica, granítica e kimberlítica devido a composição química rochosa que favorece a liberação dos nutrientes K, Ca, Mg, Mn e Zn. A metodologia consiste na catalogação das empresas potenciais, na coleta e transporte dos materiais, na sua caracterização granulométrica e geoquímica, e em testes de eficiência agronômica em consonância com a normativa MAPA Nº 5 de 2016. Os dados obtidos dirão se os materiais avaliados têm potencial para serem registrados no MAPA como remineralizadores de solo, e indicarão as possíveis rotas para a sua adequação. Por fim, a aplicação de resíduos de mineração como remineralizadores de solo contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura, economia circular na mineração e também para maior autonomia do país no que diz respeito a dependência dos minerais estratégicos.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Fri Dec 16 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Cláudia Gomes de Souza

Ciências Humanas

Antropologia
  • territórios de conhecimento: efetivando a missão institucional da unilab através do mapeamento das produções culturais, artísticas e científicas de comunidades indígenas e quilombolas da bahia
  • Esta proposta pretende cartografar a produção cultural, acadêmica e artística das comunidades quilombolas e indígenas encontradas na Bahia, especialmente no entorno do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em São Francisco do Conde, Bahia. Criada em 2010, esta instituição de ensino superior tem como principal missão contribuir para a integração entre o Brasil e os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos. Por meio dessa proposta, será possível desenvolver materiais pedagógicos voltados ao atendimento das leis 10.639/03 e 11.645/2008. Para o desenvolvimento de nossas ações, faremos uma cartografia das comunidades encontradas nas regiões atendidas pela UNILAB, Campus dos Malês que se enquadram na nossa definição de “território do conhecimento” a saber, cartografias simbólicas, corpóreas e geográficas que se configuram nos espaços/tempos e as quais  possuem, criam e socializam conhecimentos próprios das populações específicas. Concomitantemente, será realizada uma pesquisa documental sobre as criações  acadêmicas e artísticas  já produzidas tendo por tema as manifestações culturais e artísticas do recôncavo baiano e a presença de comunidades quilombolas, indígenas e/ou outras comunidades ditas tradicionais. Em um segundo momento, através da inserção de campo de caráter etnográfico, iremos catalogar produções e saberes artísticos-culturais que se apresentam nestes “territórios de conhecimento”. A partir do terceiro momento, serão promovidos encontros formativos entre comunidades, artistas e professores. Os resultados das atividades de pesquisa de arquivo sobre as produções acadêmicas relacionados à temática, do mapeamento dos territórios, das residências artísticas e formações pedagógicas serão divulgados na forma de um E-book e na forma de mapas interativos.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Kasseboehmer

Outra

Divulgação Científica
  • parque ecológico de mombuca como espaço de formação e divulgação científica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Jan 04 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Mendes Malhado

Outra

Divulgação Científica
  • conservação com inovação e arte: novos horizontes para o “mar à vista!”
  • O Projeto “Mar à Vista!” é uma série de desenhos animados para aumentar a sensibilização ambiental sobre o ambiente marinho entre as crianças. Foi desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas em colaboração com muitos parceiros e voluntários durante a pandemia de Covid-19. Além da série animada, vários outros produtos e ações relacionados foram desenvolvidos, incluindo cartilhas educativas, livros de histórias positivas de conservação, o canal “crianças com ciência” no YouTube, músicas originais e jogos de tabuleiro para interações presenciais. Nossos desenhos animados são inclusivos, com tradução para a língua brasileira de sinais e audiodescrição para deficientes visuais. No âmbito do Projeto, pretendemos capitalizar a experiência acumulada e os conteúdos desenvolvidos na fase inicial para ampliar o alcance e o impacto da sensibilização ambiental e divulgação científica no tema dos objetivos do Programa Ciência no Mar e da cultura oceânica, para 1) promover a democratização do conhecimento junto ao público em geral, 2) ampliar o engajamento da sociedade brasileira com o desenvolvimento sustentável dos oceanos, 3) fortalecer a identidade cultural das comunidades costeiras, 4) promover a valorização das unidades de conservação marinho-costeiras do país, e 5) aumentar o conhecimento e a sensibilização sobre a ciência do mar e a cultura oceânica em grande escala. Assim sendo, buscamos fazer uma grande contribuição para a cultura oceânica no Brasil contribuindo com conservação, inovação e arte através dos novos horizontes do “Mar à vista!”
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Tue Jan 17 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Oliveira Garcia dos Santos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • projeto integrador de coordenação do programa pró-tic ia2
  • O Programa Pró-TIC IA2 tem como objetivo “apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo de base tecnológica no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase na ampliação e fortalecimento da capacidade da base de empresas Start-Ups em atuar no desenvolvimento de soluções e plataformas com emprego intensivo de tecnologias e conhecimentos inerentes à Inteligência Artificial (IA), por meio de um projeto coordenação de uma Organização Social (linha 1) em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de excelência no tema (linha 2)”. (CNPq, 2022) Esta proposta formaliza a candidatura da Softex à coordenação do Programa Pró-TIC IA2 (LInha 1), com foco na integração dos projetos de PD&I desenvolvidos pelas ICTs e EBTs, além da articulação e fomento à divulgação das atividades de PD&I e empreendedorismo do Programa, para isso recorrendo a parcerias nacionais e internacionais e do apoio ao acesso ao mercado. A relevância da temática de inteligência artificial é evidenciada no ambiente tecnológico e dos negócios em todo o mundo. Visando contribuir para adoção tecnológica de IA nas empresas brasileiras, o Pró-TIC IA2 propõe a aproximação das ICTs, EBTs e empresas no desenvolvimento de projetos de PD&I. Para a execução da presente proposta a Softex adotará metodologias ágeis nas etapas de diagnóstico, identificação de necessidades e acompanhamento de atividades, de planejamento estratégico (apoio à elaboração de roadmaps e OKRs), de empreendedorismo para o fortalecimento das interações entre ICTs, EBTs e empresas, e de comunicação e capacitação na disseminação de competências em âmbito nacional e internacional.
  • Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SP - Brasil
  • Wed Dec 14 00:00:00 BRT 2022-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Claudia Santiago de Vasconcellos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • aperfeiçoamento profissional das equipes multidisciplinares de saúde indígena que atuam em áreas impactadas pelo garimpo de ouro na amazônia: uma abordagem integrada pesquisa-assistência-educação
  • Hoje, no Brasil, os Povos Indígenas da Amazônia representam a parcela da sociedade mais prejudicada pelo processo de mercantilização da natureza, marcado pela invasão ilegal de seus territórios por garimpeiros em busca de ouro. O garimpo provoca inúmeros problemas ambientais, porém sua sequela mais letal é a contaminação dos peixes por mercúrio. Assim, o pescado deixa de ser um alimento saudável e torna-se fator de risco para o surgimento de doenças neurológicas e cardiovasculares, que comprometem as atuais e futuras gerações. Essa realidade, coloca os indígenas em situação de extrema vulnerabilidade devido a importância do pescado na dieta e pela inaptidão das equipes locais da Atenção Primária à Saúde em atender às especificidades da contaminação humana pelo mercúrio. Tais problemas constituem a base para elaboração deste projeto, o qual pretende contribuir para o aprimoramento da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, por meio do aperfeiçoamento do trabalho desempenhado pelas equipes da Atenção Primária à Saúde que assistem as etnias mais afetadas pela atividade garimpeira na Amazônia (i.e., Yanomami, Munduruku e Kaiapó), no que tange a contaminação humana pelo mercúrio, e da produção de recursos de educação em saúde voltados a orientar comunidades indígenas. Em suma, espera-se realizar ao longo da vigência deste projeto a: (i) elaboração de um protocolo clínico voltado à prevenção, diagnóstico e acompanhamento de indígenas expostos ao mercúrio; (ii) estruturação e oferta de cursos de atualização profissional para as equipes da atenção primária; e (iii) produção de recursos educacionais em três línguas indígenas (Yanomami, Munduruku e Kaiapó) para orientar as comunidades sobre formas de mitigação da contaminação por mercúrio. Todas as atividades elencadas têm potencial de promover melhorias na qualidade de vida dos povos indígenas, aprimorar políticas públicas na área da saúde e fortalecer o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Vaz de Araújo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • melhorando a produção de hidrogênio verde usando uma estrutura metal-orgânica como base para eletrodos
  • O hidrogênio verde está sendo considerado ótima escolha para o mercado de energia, sendo utilizado como meio de armazenamento de energia, vetor energético e combustível para transporte, indústria etc. A eletrólise da água é uma maneira preferível de sintetizar H2 limpo, bom para o meio ambiente, e pode ser feito de várias maneiras (eletroquimicamente, quimiocataliticamente e fotocataliticamente). O processo eletroquímico ocorre através de duas semi-reações, a Reação de Evolução do Hidrogênio (HER) e a Reação de Evolução do Oxigênio (OER). O gargalo do método ocorre na OER, que é uma reação lenta devido às várias etapas envolvidas. Hoje os materiais utilizados para OER usam como base metais nobres e raros, então existe um grande apelo para o desenvolvimento de catalisadores à base de metais abundantes e de baixo custo, como Ni, Cu, Co e Fe. Diferentes morfologias e substratos também podem melhorar o desempenho de eletrodos conhecidos. Nanomateriais estruturados são eficientes suportes para catálise, devido à sua elevada área superficial, em especial, óxidos de níquel e ferro. As redes de coordenação, Metal-Organic Frameworks (MOFs), e seus derivados são novas alternativas de base para nanopartículas catalisarem os processos de OER e HER. As MOFs em geral, possuem grande área superficial, alta estabilidade química e térmica, e podem ser obtidas por via hidro ou solvotermal sob temperatura e pressão controladas. Neste projeto visamos a produção de MOFs dopadas com óxidos metálicos, para a melhoria na performance eletrocatalítica de nanocatalisadores. As nanopartículas serão obtidas por coprecipitação sob ultrassom, com tamanhos de cristalitos na ordem de 10 nm. Espera-se, ao final do projeto, obter uma melhora significativa na performance de eletrodos não nobres para OER, além disso, contribuir com a disseminação desta tecnologia, formando especialistas na área e contribuindo para uma eficiente matriz energética Brasileira.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Coelho de Albuquerque

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da efetividade das ações educacionais do projeto planifica-sus em cinco regiões de saúde brasileiras
  • O Projeto Planifica-SUS tem como objetivo a implementação da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde em regiões de saúde brasileiras, implicando no fortalecimento dos papéis desempenhados pela atenção primária e especializada na organização da Rede de Atenção à Saúde. Por meio de abordagens educacionais, procura-se apoiar os profissionais na reorganização dos processos de trabalho dos serviços de saúde, visando consolidar a atenção primária dentro da perspectiva das redes de atenção. Essa abordagem permite o desenvolvimento das habilidades das equipes no sentido da qualificação da atenção à saúde, com um enfoque nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade, seguindo diretrizes clínicas, alinhadas com a Construção Social da APS e o Modelo de Atenção às Condições Crônicas. O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar a efetividade das ações educacionais promovidas pelo Planifica-SUS na melhoria da organização e qualificação dos processos assistenciais da APS em cinco regiões de saúde do Brasil. Dada a relevância e dimensão de recursos públicos investidos por meio do PROADI-SUS, torna-se essencial medir e analisar os resultados e impactos dessa intervenção educacional. Para tal, será conduzido uma pesquisa avaliativa, de abordagem qualitativa, partindo de elementos conceituais e teóricos da Avaliação de Treinamentos propostos por Abbad (1999; 2003). Por meio da apreensão das narrativas de profissionais de atenção primária, tutores e gestores serão capturadas as percepções e interpretações relacionadas à intervenção, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das complexidades inerentes às ações educacionais em questão. Além disso, serão analisadas trajetórias assistências de usuárias que realizaram pré-natal de alto risco e que, portanto, transitaram entre os níveis de atenção.
  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - PE - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Conceição Ribeiro Dantas Saturnino

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • projeto marco (manejo do risco de câncer cervical): avaliação de novas estratégias de rastreio e triagem baseadas em hpv
  • O câncer do colo do útero (CCU) é o quarto mais comum em mulheres em todo o mundo, sendo considerado um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. A vacinação para prevenir a infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) poderia eventualmente possibilitar com sucesso a prevenção primária do CCU, no entanto, pelas próximas décadas, o rastreio de lesões precursoras continuará a ser essencial no controle da doença. A descoberta de que infecções persistentes por treze tipos de HPV geneticamente relacionados causam praticamente todos os casos de CCU levou não apenas ao desenvolvimento de vacinas, mas também de testes de HPV. O teste de HPV por tipos de HPV de alto risco (hrHPV) é mais sensível que a citologia na detecção de lesões pré-câncer/câncer, permitindo maior segurança e intervalos mais longos de rastreio, mas é menos específico. A presente proposta, pretende adicionar ao Projeto MARCO até 2.000 participantes de populações em condição de vulnerabilidade e que também têm risco aumentado de desenvolvimento do CCU, como população quilombola, ciganas, rurais, LGBTQIAPN+ com útero, em situação de ruas, privada de liberdade, que vivem com HIV e outras. As amostras cervicais autocoletadas em mulheres, de 30 a 49 anos de idade, serão analisadas por teste de HPV para detecção de hrHPV. Mulheres com resultado positivo para hrHPV realizarão como teste de triagem: genotipagem, coleta de imagem cervical com dispositivo digital do estudo (análise visual automatizada) e coleta de exames citopatológicos de colo de útero. Ainda, serão realizadas biópsia e tratamento por termoablação. Esse estudo fornecerá uma comparação abrangente de uma estratégia completa de esforço conjunto para prevenir o CCU, além de se tornar uma importante ferramenta para tomada de decisão em saúde, permitindo ao SUS melhorar a prevenção do CCU de populações vulnerabilizadas, no Brasil.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cristina de Almeida Fernandes

Ciências Humanas

Geografia
  • revolução digital e centralidade territorial por intensidade de inovação: uma contribuição metodológica para os estudos da rede urbana brasileira
  • Sendo as cidades estruturas centrais para a reprodução social, com a intensificação de fluxos de capital, conhecimento e trabalho qualificado própria da era digital, a presente proposta objetiva analisar implicações dessa dinâmica sobre a hierarquia urbana brasileira. Parte-se da edição 2018 do principal estudo sobre hierarquia urbana no Brasil, a Regic/IBGE (Região de Influência das Cidades), na qual é registrada a dialética fluxos centrais-lugares centrais característica dessa era digital. A contribuição da pesquisa à Regic está em propor a introdução de parâmetros de CT&I que expressem fluxos centrais, em complementação à metodologia em vigor, para estimação da centralidade territorial das cidades. Para tanto, utilizaremos dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec/IBGE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/MTE), bases de periódicos indexados e Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, para construir o indicador de centralidade territorial por intensidade de inovação. O alcance espacial das centralidades será mensurado a partir de coautorias de artigos e interações empresas-grupos de pesquisa. Construído em caráter piloto, o indicador parte de três setores de atividade representativos das recentes tendências de transformação digital, terciarização e reprimarização da economia brasileira: Tecnologia da Informação, Saúde e Agricultura. Complementado por informações sobre competências de inovação, qualificação profissional, e sobre a base econômica municipal dos centros urbanos tratados da Regic 2018, o indicador proposto será confrontado a procedimentos clássicos de hierarquização urbana. Em casos selecionados, são previstas visitas a campo focadas em casos emblemáticos de mudanças recentes. Entre os resultados esperados, além do indicador de centralidade, propõe-se a confecção de sistema de informações, considerando propriedades city-ness compatíveis com critérios de centralidade das cidades no contexto periférico do atual capitalismo brasileiro.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Jan 22 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Cristina Fachinelli

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • impacto do engajamento cidadão em iniciativas de descarbonização em cidades: uma abordagem de ciência cidadã
  • Na atual era do Antropoceno, em que as atividades humanas afetam majoritariamente o clima, um desafio premente é a descarbonização. A chave para enfrentá-lo pode estar no engajamento cidadão, uma variável pouco explorada, e que portanto, requer estudo aprofundado, sobretudo considerando contextos urbanos culturalmente diversos. Essa proposta procura resolver a questão: como o engajamento cidadão influencia iniciativas de descarbonização? Pressupomos que o engajamento cidadão possui atributos definidores que podem ser identificados e usados para potencializar ações de neutralização de carbono. Esta hipótese se fundamenta na observação de Siena, Itália, cidade com neutralidade de carbono, onde se nota forte participação da comunidade local. Para comprovar a hipótese, adotaremos uma abordagem de ciência cidadã, envolvendo a população na coleta de dados, análise e disseminação dos resultados, especialmente em Caxias do Sul, Brasil, cidade começando sua jornada rumo à neutralidade de carbono. Os "laboratórios vivos" funcionarão como ponto de interseção entre cientistas cidadãos, pesquisadores e ações de descarbonização, proporcionando testes e experimentos no mundo real. O resultado esperado é um conhecimento refinado sobre o papel do engajamento cidadão na descarbonização, possibilitando estratégias comunicativas mais assertivas para estimular participação. Ademais, espera-se criar uma ferramenta de autogestão para descarbonização, permitindo aos cidadãos participar ativamente dos esforços de descarbonização e produzir dados coletivos abertos, uma contribuição importante para metas de sustentabilidade urbana no Antropoceno. Esse projeto buscará o alinhamento ao que preconiza a recém lançada norma pela ABNT a PR 2060 que regulamenta a neutralidade do carbono no Brasil.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 05 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Cristina Figueiredo de Melo Costa

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • aplicações dos resíduos de rochas ornamentais ativados com moo3/nizn como catalisadores para produção de biocombustível
  • O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de rochas ornamentais do mundo e durante o processo de beneficiamento das rochas são geradas grande quantidade de resíduos, o que leva a uma problemática mundial, principalmente no que se refere à destinação final dos resíduos. Os resíduos de rochas ornamentais (granito/mármore) são objetos de estudo para aproveitamento de produtos cerâmicos para construção civil, indústria cerâmica, indústria de vidros, fertilização de solos, indústria de polímeros, utilizando como compósito e fabricação de membranas cerâmicas. No entanto, outra aplicação de alto impacto no setor energético que estamos propondo será utilizar esses resíduos como suporte de metais ativos cataliticamente em reações de transesterificação e esterificação para produção de biocombustíveis, pois estes contêm metais como (Fe, K, Si, Mg, Na, Ti) [17], que aceleram as reações. Este produto – o catalisador, especificamente para produção de biodiesel, além da finalidade de acelerar a reação, deve apresentar também, facilidade de separação do produto da reação, obtenção de produtos com alto grau de pureza, facilidade de regeneração e a possibilidade de reutilização dos sólidos, não devendo ser, portanto, corrosivo e nem exigir etapas de lavagem do biodiesel posterior. Deste modo, nessa proposta pretendemos agregar valor aos resíduos de rochas ornamentais desenvolvendo um novo produto tecnológico “catalisador resíduo/MoO3/ferrita Ni-Zn” para ser utilizado em processo de transesterificação/esterificação simultânea (TES) a partir de óleos vegetais/residuais com viabilidade econômica/ambiental/tecnológica para aplicação na produção de biodiesel. O MoO3 e a ferrita Ni-Zn serão sintetizados por reação de combustão em escala piloto no LabSMaC/UFCG onde dispomos dessa tecnologia por ter a primeira planta instalada com produção de 200g/bateladas em um unico reator. Será avaliado o efeito do teor de MoO3/ferrita Ni-Zn impregnado ao resíduo e o método de impregnação.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • Thu Dec 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Cristina Pereira de Jesus Costa

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • efeitos de intervenções nutricionais com biscoitos contendo farinhas de castanha de caju (anacardium occidentale l.) e babaçu (attalea speciosa) no excesso de peso de crianças e adolescentes escolares
  • Estima-se que 49,4 milhões da população infanto-juvenil apresentem excesso de peso nos próximos 10 anos. Crianças com obesidade têm 75% mais chances de se tornarem adolescentes obesos e 89% dos adolescentes obesos podem se tornar adultos com a doença, contribuindo para complicações cardiovasculares, doenças hepáticas e renais. O controle do peso através do cumprimento de plano alimentar adequado é fundamental para prevenção de complicações. O uso de suplementos ou alimentos funcionais pode colaborar neste quesito, assim, tem-se como hipótese que intervenções nutricionais utilizando farinhas de castanha de caju e babaçu apresentarão efeitos positivos neste público, uma vez que 82% de suas gorduras são compostas por ácidos graxos insaturados. Este projeto possui dois objetivos de pesquisa, a saber: 1. Avaliar os efeitos de duas intervenções nutricionais com biscoitos contendo farinhas de castanha de caju e babaçu no excesso de peso de crianças e adolescentes e 2. Compreender a influência do confinamento durante a pandemia por COVID-19 no comportamento alimentar de crianças e adolescentes com excesso de peso. Desenvolveremos um ensaio clínico randomizado open label, em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso. Estas passarão por duas avaliações (pré e pós-intervenção), na qual serão tomados parâmetros antropométricos e bioquímicos. Serão orientados a utilizar na intervenção uma vez ao dia biscoitos contendo farinha de castanha de caju (12g) e biscoitos contendo farinha de babaçu (12g). Conduziremos um estudo misto explanatório em escolas da cidade de Imperatriz, Maranhão. A coleta de dados será sequencial; a fase 1 (quantitativa) e fase 2 (qualitativa), por aplicação de formulário com questões sobre idade, tempo de excesso de peso, antecedentes de saúde prévio e presença de comorbidades, e questionário de frequência de consumo alimentar. Os dados serão analisados por análise descritiva. O projeto será encaminhado ao comitê de ética da UFMA e à REBEC.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cristina Simões e Silva

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação de biomarcadores e fatores de risco para doença renal crônica em crianças e adolescentes
  • A Doença Renal Crônica (DRC) consiste na perda progressiva das funções dos rins. Por ser lenta e progressiva, a DRC se associa a processos compensatórios que mantêm o paciente praticamente assintomático até que tenha perdido mais de 75% da função renal e atinja o estágio de DRC terminal. Na população pediátrica, é menor o número de pacientes com DRC em relação aos adultos, mas a abordagem da DRC neste grupo é um desafio, por apresentar, além daquelas complicações comuns aos adultos, características únicas decorrentes das manifestações da doença em seres em crescimento e em desenvolvimento neurológico, emocional e de sua inserção social. Além disso, a taxa de mortalidade em crianças portadoras de DRC em tratamento dialítico é 30 a 150% maior do que a da população pediátrica geral e a expectativa de vida para uma criança de zero a quatorze anos em diálise é de somente 20 anos. Nesse contexto, o projeto tem como objetivo investigar fatores de risco para progressão da DRC na população pediátrica e pesquisar novos biomarcadores, incluindo componentes do Sistema Renina Angiotensina (SRA), moléculas imuno-inflamatórias e fibrogênicas, fatores relacionados à coagulação, fibrinólise e estresse oxidativo. Pretende-se também com este estudo identificar biomarcadores para diagnóstico e prognóstico bem como novos alvos terapêuticos. Trata-se de um estudo de coorte em que dados clínicos, laboratoriais e amostras de sangue e urina serão coletadas dos pacientes à admissão e anualmente para avaliação dos fatores de risco de progressão da DRC e para mensuração dos biomarcadores potencialmente relacionados à doença.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cristina Viana Campos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • o preço da carreira acadêmica no brasil: um estudo multinível sobre a invisibilidade da saúde mental de docentes universitários
  • A prevalência de transtornos mentais entre os adultos tem aumentado no Brasil e no mundo. Entre professores universitários, a prevalência de Síndrome de Burnout encontrada na literatura científica oscila entre 7 a 12%, sendo que em média 4% apresentaram sintomas mais graves o objetivo deste estudo é calcular a prevalência de sintomas de esgotamento profissional entre docentes universitários brasileiros por gênero e testar associação com um modelo multinível de fatores de risco. Pretende-se realizar um estudo transversal com docentes universitários de instituições públicas e privadas do Brasil, distribuídas nas cinco macrorregiões geográficas. A amostra final será de 2.938 docentes estratificada por gênero. Participarão deste estudo todos os docentes que possuírem cadastro ativo e atualizado do currículo da Plataforma Lattes, com vínculo efetivo em pelo uma instituição de ensino/pesquisa pública ou particular no Brasil e que concordarem em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o sorteio dos participantes será executado conforme processo de amostragem descrito e; as autorizações junto às instituições serão providenciadas. A coleta de dados será realizada pelo envio do formulário no Google Forms para o e-mail, redes sociais e canais de comunicação das instituições de ensino selecionadas. Em um segundo momento, a carreira acadêmica, a produtividade e o perfil profissional serão complementadas pela coleta de dados e informações diretamente do currículo Lattes de todos os docentes que responderam ao questionário. Para a produção do documentário, as entrevistas serão gravadas em vídeo e áudios. A associação com o desfecho (prevalência de Síndrome de Burnout) e as variáveis independentes será testada na regressão logística em um modelo hierárquico por gênero, considerando-se nível de significância em 5%.
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • Fri Dec 09 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana D'Arc Martins de Azevedo

Ciências Humanas

Educação
  • agenda educação rural escolar quilombola em equidade e diversidade amazônida: a interlocução com a escola do quilombo pau furado em salvaterra - ilha de marajó (pa)
  • Este projeto fundamenta uma Agenda Educação Rural Escolar Quilombola em Equidade e Diversidade Amazônida, em interlocução com a escola de Pau Furado em Salvaterra na Ilha de Marajó (PA). O tema em sua especificidade tem como potencial de inovação, apontar que equidade e diversidade são possibilidades de inclusão educacional e social. Expressam oportunidades e acessos que visibilizam e centralizam os atores escolares como protagonistas criadores de sua própria história de ancestralidade e representatividade amazônida. O problema geral consiste: quais as diretrizes norteadoras para uma agenda educação rural escolar quilombola em equidade e diversidade amazônida, cujo foco de pesquisa é a escola de Pau Furado em Salvaterra - Ilha de Marajó (PA)? A importância da pesquisa visa a construção do produto “Caderno Agenda Educação Rural Escolar Quilombola em Equidade e Diversidade Amazônida. Tem como questões específicas: Quais os ambientes formativos de sustentabilidade? Quais os conhecimentos tradicionais de preservação da memória ancestral com valorização de especificidades para o enriquecimento sociocultural da comunidade escolar? Quais as alternativas de letramento social em consonância com saberes e práticas da cultura local em suas interrelações com usos e interferências de tecnologias diversas nos modos de vida da comunidade escolar? Quais os espaços grupais de reflexão de diálogo como expressão da comunidade escolar? Tem como hipótese: o processo de valorização de desenvolvimento humano e social das comunidades negras rurais na Amazônia perpassa pela revisão e criação de políticas públicas que se adequem à realidade local. Assim, esta pesquisa é plausível pela urgência da criação de incentivos e mais pesquisas para esse tema. O caminho metodológico considerado para o desenvolvimento desta investigação é um estudo de campo do tipo Pesquisa-Ação de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas e observações abertas, espaços grupais e narrativas orais.
  • Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - PA - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Dolores Santiago de Freitas

Ciências Agrárias

Agronomia
  • rede de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias utilizando aporte de n atmosférico, nanobiofertilizantes e remineralizadores para produção agrícola de baixo carbono no semiárido brasileiro
  • Tecnologias alternativas, que utilizam produtos ou processos que promovem o crescimento e a tolerância das plantas aos estresses, assim como a utilização de fontes alternativas de nutrientes, são soluções para aumentar a produtividade agrícola e diminuir o impacto ambiental dos cultivos. A presente proposta tem o objetivo de testar, consolidar e recomendar tecnologias de biofertilizantes de nanopartículas carbonáceas, remineralizadores e suprimento de N atmosférico para a produção agropecuária de baixo carbono no Semiárido brasileiro, por meio do aumento da produtividade e diminuição das emissões de gases de efeito estufa (GEE), objetivo que se alinha ao plano ABC. Os estudos serão organizados em linhas de ação, contemplando a hortifruticultura, cultivos de gramíneas C4, de leguminosas de grãos e de palma forrageira, para alcançar os seguintes objetivos específicos: selecionar espécies de leguminosas eficientes em aportar N; selecionar pós de rocha para classificação como remineralizadores; desenhar, produzir e testar biofertilizantes nanotecnológicos para aumento da produtividade e qualidade de cultivos; avaliar o potencial da inoculação com bactérias promotoras de crescimento; avaliar a importância da FBN na palma forrageira e, finalmente, estabelecer um pacote tecnológico consolidado para recomendação para utilização no Semiárido. Como resultados, será possibilitada a substituição de insumos caros, inacessíveis aos produtores familiares, e a melhoria da renda, por meio do aumento de produtividade e possibilidade de remuneração em mercados de carbono, o estabelecimento de pacote de tecnologias que promovem a sustentabilidade ambiental e econômica da produção de alimentos ou de culturas energéticas e a recomendação de modelos de produção adequados à Agricultura de Baixo Carbono no Semiárido brasileiro.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Eliza Zeraik

Ciências Biológicas

Biofísica
  • estudo das enigmáticas proteínas codificadas por genes de micro-exons (megs) como potenciais alvos em schistosoma mansoni
  • O principal agente etiológico da esquistossomose no continente americano, Schistosoma mansoni, possui uma extraordinária capacidade de sobrevivência em seu hospedeiro definitivo, podendo chegar a décadas sem ser eliminado pelo sistema imune humano. As bases para esse impressionante mecanismo de evasão são pouco compreendidas. Um grupo de proteínas codificadas por genes de micro-exons, as MEGs, têm chamado a atenção por suas características singulares, como a presença de éxons muito pequenos e múltiplos de três, gerando múltiplas isoformas a partir de um único gene e levando à grande variedade antigênica, o que poderia ser um dos fatores que leva a essa evasão. Além da ausência de qualquer domínio conservado que pudesse indicar suas funções. Essas proteínas são secretadas em diferentes estágios de desenvolvimento de S. mansoni, estando enriquecidas na glândula do esôfago do parasito, glândula essencial para o sucesso do estabelecimento da infecção no hospedeiro mamífero. Desta maneira, representantes de proteínas codificadas por MEGs serão estudadas no presente projeto. Pretendemos usar uma nova abordagem, a de Biotinilação Dependente de Proximidade (PDB), para buscar parceiros proteicos destas proteínas secretadas, em células do hospedeiro humano e assim obter indícios de suas funções. As possíveis proteínas parceiras, detectadas por proximidade, serão expressas em sistema recombinante e purificadas para que a interação com as proteínas de interesse seja validada in vitro. Desta maneira, pretendemos compreender melhor os mecanismos de evasão deste organismo do sistema imune humano, possivelmente mediado por estas proteínas, e assim identificar potenciais novos alvos contra a esquistossomose.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Flávia Moreira Santos

Ciências Humanas

Antropologia
  • avanços da fronteira extrativa e seus efeitos derrame: investigando situações críticas de conflitos e desastres da mineração
  • O crescimento da demanda por combustíveis e metais fomenta os investimentos extrativos na América Latina (HOGENBOOM, 2012). Esse cennário capaz de fazer avançar novas fronteiras mminerárias (BEBBINGTON; BURY, 2013) resulta na profusão de intervenções radicais e violentas nas relações de acesso à terra, à água e a outros componentes da paisagem que garantem os modos de vida das populações afetadas, incluindo comunidades tradicionais (SVAMPA; ANTONELLI, 2010; ZHOURI, 2014; SANTOS, 2014; SANT’ANA JR. et al, 2018, ZUCARELLI et al, 2022). Esta pesquisa objetiva examinar os conflitos decorrentes da expansão das atividades minerárias no estado de Minas Gerais a partir de duas situações selecionadas: o contexto do Médio Espinhaço, com a operação do Sistema Minas-Rio e o licenciamento de novos projetos; a reparação do desastre provocado pelo rompimento da barragem de Fundão. O intuito é refletir sobre a configuração dessas fronteiras extrativas como situações sociais críticas capazes de evidenciar a organização o de novos padrões de acesso e controle sobre o território e novas modalidades de governança destinadas à gestão dos conflitos (BURY; NORRIS, 2013; ACSELRAD, 2018). A investigação dos dois contextos selecionados enquanto representativos dos avanços da fronteira extrativa no estado permitirá problematizar três aspectos relevantes: o modus operandi da regulação ambiental em relação aos projetos, a economia de visibilidades dos danos (TEIXEIRA et al, 2021) produzida pelas práticas corporativas de avaliação ambiental e gestão da reparações, além de padrões e disputas no tocante à responsabilização das instituições envolvidas. A seleção dos múltiplos projetos no Espinhaço e do desastre no Rio Doce oportuniza o exame dos efeitos das fronteiras extrativas a partir das distintas temporalidades dos grandes projetos, pois a pesquisa propõe abordar empreendimentos em diferentes fases de licenciamento, instalação, operação e reparação.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Heloísa da Costa Lemos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • aspirações de carreira de estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas da região metropolitana do rio de janeiro: uma questão de classe?
  • O tema da pesquisa se insere na área de Administração, no âmbito da área de recursos humanos, mais especificamente no campo de estudos de carreira. Tendo como tema específico as aspirações de carreira da juventude, a pesquisa parte do arcabouço teórico no âmbito dos estudos de carreira que considera a influência do contexto social nas trajetórias individuais de carreira. A pesquisa objetiva conhecer e contextualizar as aspirações de carreira de estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro, oriundos de diferentes estratos sociais. Pretende-se aprofundar o entendimento acerca dos contextos de origem familiar dos jovens pesquisados, de suas aspirações de carreira, do conhecimento sobre as oportunidades de trabalho e das condições de concretização de suas aspirações. A importância de se conhecer as aspirações de carreira dos jovens decorre da constatação do desafio atual de se empregar a juventude em um contexto nacional marcado, por um lado, pelo envelhecimento populacional e pela carência de postos de trabalho de qualidade e, por outro, pela exclusão de parte expressiva da juventude dos sistemas de ensino e trabalho. A opção por pesquisar jovens de diferentes origens socioeconômicas permitirá comparar as diversas aspirações, relacionando-as aos condicionantes estruturais por trás das escolhas individuais. A associação entre as aspirações dos jovens e sua origem socioeconômica será feita por meio da construção do espaço social que permite a localização espacial dos indivíduos pelas suas posições em um campo resultante da distribuição dos capitais econômico, cultural, social e simbólico. Para operacionalizar a construção desse espaço pretende-se adotar o método de análise de correspondência, técnica estatística multivariada. Em seguida será realizada uma exploração qualitativa de dados relativos a um subgrupo de entrevistados da amostra inicial, com vistas ao aprofundamento da investigação nos níveis meso e micro.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Karine Furtado de Carvalho

Engenharias

Engenharia Química
  • alternativas e soluções para implementação de biorrefinarias baseadas em microalgas: biofloculação e refino de lipídios como ferramentas de valorização da cadeia produtiva de biodiesel
  • Biorrefinaria baseada em microalgas oleaginosas tem sido apontada por diversos estudos e iniciativas industriais como alternativa sustentável na geração de bioenergia e diversos produtos de elevado valor agregado, porém sua ampliação e escalabilidade ainda apresentam diversos gargalos. As principais limitações apontadas estão relacionadas com a colheita das microalgas e a qualidade dos lipídios obtidos para a produção de biodiesel. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias que viabilizem a superação de limitações e dificuldades, favorecendo a implementação em escala industrial de produção de biodiesel a partir de lipídios obtidos de microalgas. Serão realizados estudos de biofloculação com fungos filamentosos e de remoção de clorofila dos lipídios obtidos a partir de ensaios de adsorção. Também serão avaliados dados de análises em micro e macro escalas para identificar as principais barreiras tecnológicas e científicas no avanço da tecnologia, de modo a consolidar esta linha de pesquisa na instituição sede e colaborar no fortalecimento do grupo de pesquisa em biorrefinaria microalgal. Com os resultados espera-se obter um conjunto de dados que indiquem as condições adequadas de colheita e de alternativas de refino capazes de prover uma matéria-prima rentável e eficiente capaz de suprir as necessidades de geração sustentável de bioenergia.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Karine Macedo Teixeira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • análise do desempenho dos centros de especialidades odontológicas com modalidade de consórcios no ceará
  • A Política Nacional de Saúde Bucal ampliou os serviços odontológicos a partir da criação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). No Ceará, há 22 CEO implantados de forma regionalizada, geridos por consórcios públicos entre os municípios das regiões de saúde. Apesar da inovação nessa modalidade de gestão, ainda há dificuldade em garantir o acesso à população. Dessa forma, questiona-se se os CEO regionais no Ceará estão atuando em sua capacidade máxima de oferta e quais os fatores que dificultam o bom desempenho desses serviços? Portanto, o objetivo deste estudo é avaliar o desempenho dos CEO do Ceará e compreender quais as dificuldades da modalidade de gestão por consórcios. Será realizado um estudo epidemiológico, observacional em 3 etapas. A primeira etapa corresponderá a uma análise temporal da produção dos CEO regionais do Ceará nos anos de 2012 a 2022. A variável dependente será o desempenho dos CEO a partir do Índice Global de Metas e as variáveis independentes serão os indicadores de assistência e cobertura à saúde bucal na Atenção Primária e fatores socioeconômicos municipais. Na segunda etapa, será calculada a taxa de utilização por meio da oferta potencial e utilização real dos CEO de acordo com parâmetros dos contratos de programa estabelecidos pelos consórcios. Por fim, na etapa 3, serão entrevistados os gestores e profissionais dos CEO abordando aspectos de infraestrutura e processos de trabalho. Os dados secundários da primeira etapa serão coletados do Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA/SUS e os da segunda etapa serão obtidos nos contratos de programa dos consórcios. Os dados serão analisados no SPSS versão 22.0, por meio de testes de associação e regressão, utilizando nível de significância de 5%. O estudo poderá fornecer subsídio para que os gestores possam avaliar melhor seus serviços e possam identificar soluções para ampliar a oferta e acesso aos serviços especializados em saúde bucal.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • o discurso digitalmente mediado da extrema direita no brasil e seus efeitos nos direitos humanos de mulheres, meninas e da comunidade lgbtqa+
  • Com a ascensão da extrema-direita no Brasil, mulheres e meninas se tornaram alvos constantes de ataques sexistas, direcionados a seu gênero, orientação sexual e aparência física. Esses grupos, juntamente com a comunidade LBGTQA+, são vistos como opositores dos chamados “valores tradicionais”, propagados por políticos de extrema-direita. Mesmo quando os líderes autoritários estão fora do governo, eles continuam a disseminar suas visões radicais, usando táticas e técnicas que agradam a seus seguidores. Uma dessas táticas é o emprego do discurso impolido e indecoroso, considerado um estilo dominante no discurso da extrema-direita mundial. Por meio desse discurso, são propagadas visões misóginas, homofóbicas e transfóbicas na forma de referências negativas, insinuações, insultos e linguagem obscena nas mídias sociais. Nessa proposta, investigaremos o discurso da extrema-direita sob uma perspectiva ampla, que inclui os modelos de impolidez linguística, o constitucionalismo feminista brasileiro e os direitos humanos com dados de língua portuguesa brasileira. Levantamos a hipótese de que esse arcabouço teórico possa oferecer uma perspectiva abrangente para abordar o tema da misoginia, da homofobia e da transfobia, com repercussões na segurança e na integridade desses grupos. Para atingir nossos objetivos, compilaremos um corpus de postagens em mídias sociais de líderes de extrema-direita e de seus seguidores. Também analisaremos alguns discursos selecionados, bem como as reações dos usuários/seguidores a eles, usando ferramentas para desenvolvedores (API) de redes sociais variadas, assim como ferramentas da linguística de corpus em conjunto com o ambiente do software R e de análises estatísticas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Lúcia Abrahão da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • população em situação de rua (psr): acesso e barreira ao cuidado em saúde mental, interseccionalidade e equidade para redução das desigualdades
  • Em 2023 o Cadastro Único revelou que 236.400 pessoas se encontravam em situação de rua, o que equivale a 1 em cada 1.000 brasileiros, vivendo nessa condição. Compreender o acesso e suas barreiras no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial em cinco regiões do país é o que propõe este projeto de pesquisa, que dialoga com os objetivos do Decreto nº 7.053/2009 uma vez que incorpora a diversidade humana em sua dimensão transversal étnico-racial, sexual, de gênero e de valorização da vida. Este projeto tem caráter transdisciplinar, com vistas a desenvolver tecnologias de cuidado que impactem e ampliem o acesso das pessoas em situação de rua (PSR) às ofertas intersetoriais no campo da saúde. Tem como proposta mapear e analisar as barreiras e acessos ao cuidado das PSR nas cinco regiões brasileiras, por equipes que compõem a Rede Nacional de Observatórios de Políticas, Educação e Cuidado em Saúde, com vistas a fornecer subsídios para a construção de Políticas Públicas de cuidado em saúde para esta população. A metodologia se baseará em um estudo exploratório de caráter qualitativo com abordagem cartográfica, onde os atores envolvidos são formuladores, pesquisadores e produtores de conhecimento, no campo de pesquisa. A imersão no campo de pesquisa possibilita o acesso das dimensões relacionais em ato do trabalho vivo na micropolítica do cuidado. A escolha do Usuário-guia como um traçador é um conceito-ferramenta e uma aposta ético-metodológica que tem sido utilizado em pesquisas de abordagem cartográfica, tal ferramenta possibilita visibilizar o percurso do usuário por uma rede de cuidados na saúde e além dela. Ela toma o usuário como o guia da equipe de pesquisa neste processo investigativo no sentido de que sua trajetória, instituída e não instituída o levou e o leva por diferentes cenários ou redes vivas de existência. Neste cenário o usuário é a centralidade da produção do conhecimento, não como objeto mas como pesquisador, co-fabricante do saber e do cuidado.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Lucia Faria da Costa Rodrigues

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • museu da computação da ufrj acessível para todos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 22 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Lúcia Felix dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • dispositivos de inovação e fortalecimento das políticas de accountability educacional: uma análise do nordeste brasileiro
  • A pesquisa tem como objeto de estudo a accountability educacional compreendida como elemento central da (re)configuração da regulação estatal do setor educativo na atualidade. Para tanto, se referencia no campo dos estudos sobre a ação do estado regulador e avaliador e sobre a nova gestão pública e assume como campo empírico as políticas de avaliação externa em larga escala implantada nos nove estados que integram a Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Se apoia na questão: quais dispositivos e inovações vêm sendo instituídos nas políticas de accountability educacional, nos estados do Nordeste, e quais sentidos vêm assumindo considerando os modelos ou sistemas de accountability existentes? Tem por objetivo compreender os dispositivos que visam o fortalecimento das políticas de accountability educacional, no período de 2000 a 2022, com vistas a analisar seus vínculos com as dimensões da avaliação, prestação de contas e responsabilização e com modelos e formas de accountability. Para o alcance do proposto a Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional (REPAE) atuará como lócus de articulação entre todos os pesquisadores. A pesquisa criará um banco de dados, acessível e gratuito, sobre as iniciativas e dispositivos identificados. Parte do pressuposto de que os dispositivos de accountability nem sempre são motivados por razões democráticas, podendo difundir e exacerbar lógicas competitivas e de responsabilização unilateral. Estratégias de pesquisa: levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas com atores governamentais. O tratamento dos dados consistirá na análise de conteúdo. A pesquisa visa a fomentar uma reflexão crítica sobre o conceito e os dispositivos de accountability educacional implantados no país e, mais especificamente, em uma das regiões mais pobres do país, a Nordeste, que enfrenta graves desafios no que se refere à garantia do direito à educação básica.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Lucia Figueiredo Porto

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimentos de produtos de interesse biotecnológico nas áreas farmacêutica e de cosmético
  • A proposta em questão fundamenta-se na demanda crescente de interesse por produtos cosméticos e farmacêuticos que utilizem tecnologias sustentáveis e apresentem sua formulação constituintes naturais, esse mercado tem liderado a economia no Brasil e no mundo, estando em perfeita conexão com os ODS 3 e 9 que tratam da Saúde e Bem-Estar e Indústria, inovação e infraestrutura, fortalecendo ainda mais os ODS articulados pela Organização das Nações Unidas visando um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Com isso, o projeto visa o desenvolvimento de microcápsulas com extratos da biomassa de Arthrospira platensis com alta concentração de enzimas fibrinolíticas obtendo um suplemento funcional que pode ser apresentado em diferentes formas, também um produto Biogel simbiótico para a pele contendo probióticos e prebióticos microencapsulados, a fim de garantir a viabilidade e a manutenção do microbioma natural da pele conferindo proteção e nutrição adequada, além de um formulado contendo nanopartículas de prata, com alto potencial multi-terapêutico a partir de tecnologia sustentável, com potencial de ação anti-inflamatória e antimicrobiana, para uso tópico para tratamento de dermatite atópica em pets. Os produtos serão desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar que já possui experiência e expertise na área, com infraestrutura robusta, o que irá garantir mais eficiência e rapidez na execução. Como resultados teremos a formação de recursos humanos qualificados na área, bem como maior cooperação entre a academia e a indústria. Com isso, esperamos inovar com produtos biotecnológicos obtidos da biodiversidade brasileira, e também atender as necessidades atuais de consumo em conexão os ODS 8 e 9 pela plena participação com o crescimento econômico por meio da modernização tecnológica e inovação, visando o bem-estar humano de forma acessível, contribuindo com a pesquisa, inovação e tecnologia do país.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello

Ciências da Saúde

Odontologia
  • monitoramento da saúde bucal de pessoas idosas domiciliadas com uso de teleodontologia versus estratégia tradicional por equipes de saúde bucal na atenção primária: um ensaio pragmático randomizado.
  • Estudos têm reportado aumento de doenças bucais no envelhecimento, com redução das funções orais em idosos, impactando negativamente saúde geral e qualidade de vida. Esse quadro é mais grave nos idosos domiciliados, pois apresentam condições crônicas e perda funcional, dificultando acesso aos cuidados, inclusive odontológicos. A literatura científica indica ampliação de evidências sobre recursos de teleodontologia no dimensionamento oferta-demanda em saúde bucal, efetividade na resolução de problemas bucais, monitoramento da saúde bucal e impacto na qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa é avaliar a efetividade do uso da teleodontologia, quando comparada às estratégias tradicionais realizadas por equipes de saúde bucal na atenção primária, para monitoramento da saúde bucal de idosos domiciliados, com relação à acesso, qualidade de vida, saúde e saúde bucal. Há evidências de que: o cuidado domiciliar prestado aos idosos é capaz de integrar níveis de atenção, manter saúde de idosos e participação familiar; teleodontologia traz benefícios para o sistema de saúde, usuários e profissionais como redução do tempo de espera e custos, e aumento no acesso, na satisfação e qualidade dos serviços, além de fomentar educação em saúde. Pesquisa de implementação, com intervenção de teleodontologia realizada por equipe de saúde bucal, no Sistema Único de Saúde, em municípios participantes do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde STT-SC. Será realizado ensaio pragmático, randomizado, controlado, de dois braços, com equipe de saúde bucal. Intervenção: cinco momentos de teleducação e teleatendimento, por vídeo chamada, via plataforma STT-SC, Controle: estratégia tradicional. Aplicação do RE-AIM framework para avaliação na perspectiva dos idosos/cuidadores e profissionais da equipe. Desfechos relacionados a alcance, efetividade, adoção, implementação e manutenção. Aplicação de estratégias de translação do conhecimento ao longo do estudo.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Luisa Alves Cordeiro

Ciências Humanas

Educação
  • as interseccionalidades de gênero, raça e classe na educação brasileira
  • As mulheres, em especial as negras, são as mais afetadas por violências e violações de direitos engendradas pela sociedade patriarcal, racista e capitalista, articulando-se a isso opressões ligadas a orientação sexual, geração, origem geográfica, entre outras, que tornam suas realidades muito mais complexas e impactam diretamente no acesso à educação. Portanto, este projeto busca desenvolver pesquisa e reunir projetos de pesquisas de orientandas e orientandos que considerem análises a partir da interseccionalidade, categoria teórico-metodológica dos Feminismos Negros, ou seja, do modo como gênero, raça e classe operam interseccionalmente na interface com a educação. Os procedimentos metodológicos serão delineados conforme as especificidades de cada pesquisa, porém que estejam alinhados a perspectiva teórico-metodológica adotada neste projeto. Com isso, que a educação seja emancipadora e potencializadora de vida. A coordenadora desta pesquisa vincula-se à Rede Universitas/Br, Eixo 5 ‘Acesso e permanência’; ao GT 11 ‘Política da Educação Superior’, da ANPEd; à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, área científica ‘Feminismos Negros’; vice-coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE) e é professora permanente no Programa de Pós-graduação em Educação, linha Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, na UFMT.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Luiza Carvalho da Rocha

Ciências Humanas

Antropologia
  • musealização e difusão cultural de patrimonios de pesquisas antropológicas em contextos das metrópoles contemporâneas: o caso das coleções audiovisuais do biev/ufrgs
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Jan 24 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Luiza Coelho Netto

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • previsão de deslizamentos e mobilização social para aprimorar o sistema de alerta: uma articulação entre universidade, poder público e comunidades em risco
  • Eventos extremos de chuva cada vez mais frequentes, acompanhados de um aumento das estiagens prolongadas favorecem um cenário de intensificação de deslizamentos e incêndios. A ação recorrente do fogo, ao modificar a cobertura da vegetação e as propriedades dos solos, pode causar alterações no comportamento hidromecânico dos solos e afetar a estabilidade das encostas. Os protocolos de acionamento dos sistemas de alerta de risco devem levar em conta modelos de estabilidade que considerem a dinâmica das variáveis condicionantes da hidrologia de encostas e dos efeitos do fogo no comportamento hidromecânico dos solos, além das entradas variáveis de chuvas. Essa proposta de pesquisa sobre os efeitos do fogo no comportamento hidromecânico dos solos e suas implicações na estabilidade das encostas é pioneira no Brasil e vem sendo desenvolvida pelo Laboratório Geoheco-UFRJ. Se por um lado, o conhecimento geodinâmico das encostas associado aos modelos climáticos conduz ao aprimoramento dos sistemas de alerta de risco, por outro, é fundamental a adesão da população aos protocolos previstos. Para aprimorar a efetividade do sistema de alerta de risco (SAR), além do avanço nas metodologias preditivas do fenômeno, é igualmente relevante investir em estratégias de integração das comunidades em risco no processo de gestão. A baixa adesão comunitária ao SAR e o não cumprimento dos protocolos previstos, indicam a necessidade de estimular o envolvimento da população vulnerável nos diálogos e decisões afins a implementação efetiva desse sistema. Nesse contexto, o espaço escolar e as ações educativas são vistos como lugar de inovação e construção de uma nova cultura de redução de riscos de desastres, ampliando não só a percepção, mas também a participação popular. Esse projeto, portanto, visa o aprimoramento do sistema de alerta de risco fundamentado na articulação entre a modelagem preditiva geodinâmica e a mobilização social, constituindo um sistema integrativo de alerta de risco.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Luiza Coelho Netto

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • efeitos dos incêndios na interface vegetação-solo-água e implicações na detonação de deslizamentos induzidos por chuvas extremas: passado holocênico e antropoceno na região serrana do rio de janeiro
  • O IPCC (2021) indica um aumento na frequência das estiagens e chuvas intensas, revelando um cenário favorável aos incêndios e deslizamentos, como já ocorre nos dias atuais. Mudanças na vegetação pelo fogo afetam o comportamento hidromecânico dos solos, podendo torna-los mais suscetíveis aos deslizamentos induzidos por chuvas extremas (Rengers et al., 2020 e Lei et al, 2022). Evidências geocronológicas e paleoambientais na região serrana do Rio de Janeiro indicam a ocorrência de deslizamentos após incêndios, em resposta as flutuações climáticas holocênicas (Behling et al., 2020; Portes et al, 2020; Facadio et al., 2019; Coelho Netto et al., 2015). No evento extremo de 2011, prevaleceram os deslizamentos do tipo translacional raso no município de Nova Friburgo e arredores (Coelho Netto et al, 2013; Avelar et al., 2013; Silva, 2022). Pesquisas na bacia do Córrego D’Antas (53 km2), com 382 deslizamentos translacionais rasos, indicam que 72% ocorreram em encostas côncavas-convergentes, 73% em declive >30º e em vegetação herbácea-arbustiva (73%) e floresta degradada (27%) resultantes do fogo recorrente. Isto sugere a relevância da vegetação na suscetibilidade de terreno aos deslizamentos, embora raramente seja considerada no equacionamento da estabilidade de encostas. Vale ressaltar que a Mata Atlântica guarda uma longa história de degradação por ação do fogo recorrente restando apenas fragmentos florestais, sendo 80% inferiores a 0,5 km2. A hipótese dessa pesquisa é que a recorrência de incêndios, favorecida pelas mudanças climáticas, alterando a cobertura florestal e as relações no sistema vegetação-solo-água, propicia os deslizamentos translacionais rasos. Como estratégia metodológica busca-se investigar as relações entre as mudanças (paleo)ambientais e o fogo, através da recorrência dos deslizamentos durante o Holoceno, e os efeitos atuais do fogo (mais frequente) no comportamento hidrológico e mecânico dos solos e na deflagração de deslizamentos translacionais rasos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Luiza de Oliveira Carvalho

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à infecção da sífilis em gestantes no município do rio de janeiro
  • No Brasil, a sífilis adquirida na gestação é um agravo de notificação compulsória devido as altas taxas de contaminação e letalidade, tendo um impacto na saúde pública. Em 2020, no Brasil taxa de detecção pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação foi de 54,5 casos/100.000 habitantes de sífilis adquirida; 21,6/1.000 nascidos vivos de sífilis em gestantes. Frente a incidência da doença em gestantes, é de extrema importância que medidas de promoção, proteção e controle sejam tomadas, reduzindo as possibilidades de transmissão vertical. As unidades básicas de saúde atuam na promoção de ações voltadas aos enfrentamentos dos problemas no processo saúde-doença da população, e nessa estratégia insere-se o pré-natal, a qual tem em seus protocolos triagem da sífilis na gestante e o tratamento da mulher e suas parcerias sexuais. Diante do impacto da sífilis na saúde pública, torna-se essencial que profissionais da saúde reconheçam as condições sociodemográficas e assistenciais das populações atendidas para que estratégias de prevenção sejam adotadas, enfatizando a promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, principalmente para grupos mais vulneráveis à infecção. Esse projeto tem como objetivos: Avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas relacionados à Infecção da sífilis gestacional com gestantes e dos profissionais que atendem pré-natal na rede de serviços públicos de saúde; Identificar as principais barreiras para o controle e manejo da sífilis na gestação; Desenvolver um aplicativo para promoção de saúde e prevenção de sífilis. Trata-se de um estudo de método misto, descritivo, exploratório, transversal, a ser realizado no município do Rio de Janeiro. A amostra será do tipo probabilística, participarão gestantes e profissionais que atendem o pré-natal. A análise qualitativa terá como referencial teórico Nola Pender, possui como bases e fontes teóricas a perspectiva de enfermagem holística, a psicologia social e a teoria de aprendizagem.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026