Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Ciências Humanas

Educação
  • retratos da alfabetização no pós-pandemia: uma pesquisa em rede
  • Este projeto refere-se à segunda etapa da pesquisa em rede que analisou o impacto do ensino remoto na alfabetização. O foco deste projeto é a alfabetização presencial após a reabertura das escolas. Assim, nossa problemática é identificar e compreender as condições da alfabetização na volta ao presencial, após quase dois anos de ensino remoto. Partimos da hipótese de que a volta ao presencial tem implicado em enormes desafios aos professores alfabetizadores, uma vez que aproximadamente 30% das crianças ficaram desconectadas do ensino remoto ofertado com o uso de tecnologias digitais, comprometendo o processo de alfabetização nas escolas públicas. Nesse sentido, buscamos investigar quais as ferramentas utilizadas pelas docentes no diagnóstico da aprendizagem das crianças, quais propostas pedagógicas estão sendo implementadas, como as redes de ensino se organizaram para esta volta ao presencial, quais os principais desafios enfrentados e quais estratégias estão sendo propostas para o enfrentamento dos desafios apresentados.Os dados serão produzidos e analisados a partir de uma concepção ampla de alfabetização como um processo de apropriação da linguagem escrita por meio da inserção da criança no universo da cultura escrita, que fica a cargo de instituições escolares e não escolares.Optamos por uma abordagem quanti-qualitativa que busca articular resultados de um survey juntos a docentes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental (EF) com dados produzidos em grupos focais com professoras de diferentes Estados. Os resultados têm o potencial de serem utilizados por todos os gestores e professores das redes de ensino do país, uma vez que a pesquisa fará um diagnóstico da situação da alfabetização das crianças no pós-pandemia. Outro potencial está na possibilidade de identificar ações exitosas nas redes pesquisadas, podendo servir de exemplo a ser replicado em outros contextos do país por meio de formações continuadas em rede.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria do Socorro Veloso de Albuquerque

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • racismo, determinação social e saúde mental de mulheres negras: abordagens de cuidado na raps recife/pe
  • Com base em autores como Fanon (2008), Gonzalez (2016) e Almeida (2019), o racismo é caracterizado como uma construção ideológica a partir de um conjunto sistemático de práticas, falas e situações que colocam as pessoas negras direta ou indiretamente em desvantagens sociais. O reconhecimento do racismo como fator de determinação social da saúde exige inovação ao seu enfrentamento, no campo da saúde pública. Assim, as ações na área da saúde mental, no âmbito do SUS, pressupõe o alargamento de perspectivas, teórica e práticas profissionais antirracistas (Prestes e Paiva, 2016). Espera-se responder à pergunta: Como as mulheres negras percebem a relação entre racismo e saúde mental, e como as abordagens profissionais incorporam, nos planos de cuidado, o racismo como fator de determinação social ao sofrimento mental dessas mulheres? Pretende-se analisar a percepção das mulheres negras sobre racismo e saúde mental, e se as abordagens profissionais incorporam, nos planos de cuidado, o racismo como fator de determinação social ao sofrimento mental na RAPS Recife. Considerando que a cidade do Recife se conformou com ampliação de rede em saúde mental, muitas mulheres negras atendidas nestes serviços, e tampouco os profissionais correlacionam o racismo ao sofrimento mental. Ao passo que, não incorporam nas ações de cuidado práticas antirracistas. Pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e analítica, cujo cenário serão os CAPS de Transtorno, situados no DS VI e CAPS AD no DS III. Participantes da pesquisa: mulheres negras atendidas nos serviços, profissionais de saúde mental que atuam nos CAPS e mulheres negras dos movimentos sociais. Instrumentos: entrevistas semiestruturadas, grupo focal, diário de campo e análise documental com triangulação de fontes. Espera-se que esta pesquisa possibilite subsidiar estratégias de formação profissional no âmbito do SUS levando em consideração as singularidades entre o racismo e a saúde mental das mulheres negras.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • planejamento e gestão territorial frente a grandes projetos de energias renováveis: proposições a partir de questões socioambientais e fundiárias em dinâmicas urbanas, rurais, de povos e comunidades tradicionais. bioma da caatinga - rio grande do norte.
  • A pesquisa aborda o tema do planejamento territorial frente a grandes projetos de energias renováveis, problematizando a fragilidade dos processos de planejamento e gestão que fundamentam a implantação de tais infraestruturas no Rio Grande do Norte (RN). Estudos desenvolvidos há mais uma década evidenciam os complexos impactos socioambientais, econômicos, culturais e de qualidade de vida relacionados aos processos de licenciamento ambiental e de regulação do uso e ocupação do solo, embora se verifiquem uma diversidade de planos, programas e projetos territoriais vigentes. A questão é como conectar o planejamento territorial com a realidade vivida nas regiões estratégicas dos projetos de energias renováveis, face à necessidade urgente de salvaguarda dos direitos de territórios e populações impactados pela expansão da malha energética no RN, notadamente no contexto do bioma Caatinga? A hipótese é que, para além da atualização dos instrumentos de política urbana e ambiental, é possível desenvolver modalidades de planejamento territorial, numa perspectiva multe escalar e de interação das políticas públicas no território, que contemple processos de governança institucional e social na formulação e aplicação das políticas urbana e ambiental, nos três níveis de governo. A retomada da agenda de políticas públicas no país, a partir de 2023, define um campo possível de verificação dessa hipótese. O objetivo é propor diretrizes que articulem questões socioambientais e fundiárias em dinâmicas urbanas, rurais e de povos e comunidades tradicionais, visando a salvaguarda dos direitos de territórios e populações impactados pela expansão dos projetos de energias renováveis no RN. Sob a ótica dos direitos urbanos e ambientais e da justiça sócio territorial, propõe-se o estudo dos arranjos institucionais nas três esferas de governo, abrangendo de forma relacional as escalas local, do município e a da região.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Edna Moura Vieira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • dialogando com freire, morin e a arte henfil para o processo de educação permanente em saúde no âmbito do programa saúde na escola
  • As mudanças recentes na sociedade atual, principalmente no contexto sanitário e político, demandam um olhar cuidadoso para a formação dos profissionais, de forma a contemplar o contexto real integrado às necessidades emergentes e às transformações que se articulam nas dimensões sanitária, tecnológica, social, política, econômica e educacional. Novas habilidades e saberes são demandados às equipes destas dimensões. Torna-se urgente, processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) que contemplem as necessidades sociais, tomando a educação como caminho a ser trilhado para superar desafios e sua complexidade, por meio de soluções inovadoras/criativas, redes colaborativas, articulações intersetoriais, interconexão entre os seres e saberes, conhecimentos científicos e populares, e movimento de conscientização política humanitária. Assim, elegemos o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído de forma intersetorial no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, que traz em seu seio as dimensões da gestão intersetorial e da integralidade da saúde e educação, e de estudantes, como campo fértil de promoção à saúde, por meio da instrumentalização de processos de EPS com e junto aos Grupos de Trabalho Intersetorial do PSE, em âmbito nacional. Pretende-se desenvolver agendas de planejamento intersetoriais, qualificar os serviços de saúde e educação, incluir a arte como dispositivo de emancipação das populações em condições de vulnerabilidade, e criar uma rede de diálogo com Paulo Freire, Edgar Morin e a arte do cartunista Henfil. A Metodologia Articuladora, que integra métodos e técnicas englobando aspectos neurocognitivos, emocionais/afetivos, políticos, econômicos, sociais e ambientais, integrada à pesquisa-ação serão aplicadas por meio da realização de oficinas participativas e sistematização de experiências, em âmbito nacional, e a EPS como referencial técnico-político. Pretende-se alcançar uma robusta produção de conhecimento intersetorial junto às equipes do PSE.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Eliza Nagel Hassemer

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • tratamento de efluente textil em eletro-biorreator a membrana com meio suporte de geopolímero: avaliação de desempenho, desenvolvimento de meio suporte, passivação dos eletrodos e comunidade microbiana.
  • Dentre as diversas atividades industriais, o setor têxtil é caracterizado como um dos segmentos mais tradicionais no estado de Santa Catarina. Apesar da grande importância econômica, tal atividade se destaca também por gerar um efluente de elevado potencial poluidor. Aliado a elevada vazão, esse efluente é caracterizado também por apresentar uma série de compostos de difícil remoção com tecnologias convencionais, em que se destacam os umectantes, dispersantes e azo corantes. Nesse sentido, se verifica a importância no desenvolvimento de novas tecnologias que assegurem o tratamento adequado desse efluente. Nesse contexto, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo avaliar a aplicabilidade e desempenho de duas novas tecnologias, denominadas de Eletro-biorreator à membrana (EBRM) e Adsorção com Geopolímero 3D (3D-GP), no tratamento de efluente têxtil. Apesar dos recentes avanços acerca da tecnologia de EBRM, determinados aspectos relacionados à sua operação ainda carecem de maiores investigações. Dentre esses aspectos, destacam-se: a utilização do 3D-GP como meio suporte para atenuação do processo de passivação dos eletrodos; melhor compreensão do efeito da corrente elétrica sobre atividade e diversidade da biomassa e; recuperação do alumínio precipitado no lodo. As investigações com o 3D-GP ainda são muito restritas, dessa forma há lacunas no campo científico que precisam ser elucidadas, como: desenvolvimento de um design versátil que seja compatível como adsorvente e meio suporte para microrganismos; produção de material altamente poroso e com elevada área superficial; aplicação de uma estrutura 3D no tratamento por adsorção de efluente têxtil. Espera-se que os resultados a serem obtidos contribuam para o um melhor entendimento dos aspectos supracitados, gerando conhecimento científico e tecnológico que ajudem a maximizar o desempenho das tecnologias quanto à remoção dos poluentes presentes no efluente têxtil
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Sat Jan 13 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026