Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desenvolvimento de modelos de h5n1 para estudo de patogênese, novos alvos terapêuticos e prova de conceito de plataforma vacinal com nanopartículas lipídicas
  • Modelos experimentais de infecções por vírus Influenza são de extrema importância, pois fornecem conhecimento sobre os mecanismos imunes envolvidos na doença, na resposta à vacinação, a tratamentos antivirais, além de prover evidências sobre potenciais terapias imunomodulatórias, anti-inflamatórias ou pró-resolutivas. Sem os modelos experimentais adequados, não há como evoluir no desenvolvimento de novas terapias ou vacinas para a Influenza. Nosso grupo possui vasta experiência no desenvolvimento de modelos de doenças infecciosas, incluindo pelos vírus Influenza A sazonais (H1N1 e H3N2) e pelo SARS-CoV-2 que requer ambiente NB3 para os experimentos. Os antivirais atualmente aprovados contra a influenza – Oseltamivir e Baloxavir – são eficazes contra os vírus H5N1 circulantes. No entanto, Terapias adjuvantes aos antivirais em uso, com foco na resposta do hospedeiro, são desejáveis para o controle da patogênese. Além dos modelos experimentais, o estudo de biomarcadores durante a infecção em humanos também pode contribuir para o entendimento da patogênese e sugerir novas moléculas a serem testadas nos modelos pré-clínicos. Outro ponto importante na pesquisa sobre o vírus H5N1 é o desenvolvimento de plataformas vacinais rápidas, eficazes e seguras, que sejam capazes de conter uma eventual pandemia em poucos meses. A criação das formulações de vacinas de mRNA contra a COVID-19 marcou um novo estágio na evolução da medicina. Nosso grupo de pesquisa trabalha com metodologias inovadoras para produção de nanopartículas lipídicas com proteção intelectual e independência de tecnologia externas, permitindo assim criar um conhecimento patenteável, nacional e protegido. Tendo em vista nossa experiência na área de influenza, de novos anti-inflamatórios e de novas formulações vacinais, temos como objetivo desenvolver e caracterizar modelos animais de infecção por H5N1 a serem utilizados como plataforma de pesquisa de patogenia, novas terapias e vacinas e estudos translacionais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desenvolvimento de uma plataforma para entrega de ácidos nucleicos para terapias gênicas usando nanopartículas lipídicas.
  • O desenvolvimento de células T projetadas para expressar um receptor de antígeno quimérico (denominadas células CART) revolucionou o tratamento de alguns tipos de tumores hematológicos. Existem, ainda, desafios importantes para o uso mais abrangente desta tecnologia, incluindo o tempo e alto custo de fabricação, os potenciais efeitos adversos associados aos vetores virais e ausência de produtos aprovados contra tumores sólidos. Diversas iniciativas tem buscado substituir os vetores virais por métodos de transfecção não virais das células T, em especial o uso das nanopartículas lipídicas ionizáveis (LNPs). As LNPs tornaram-se mais relevantes desde a aprovação clínica de plataformas para entrega de mRNA e siRNA. As LNPs podem ser usadas para manipular células T in vitro para uma expressão transitória de CAR ou podem ser modificadas para entregar ácidos nucleicos à órgãos ou células específicas in vivo. Esta abordagem pode ser utilizada para desenvolver um produto menos dispendioso, em menor tempo, possivelmente com menos efeitos adversos, e que pode ser modificado para tratar tumores sólidos e hematológicos. Nosso grupo tem desenvolvido metodologias inéditas que permitem a entrega de ácidos nucleicos pelas LNPs in vitro e in vivo. Temos experiência no processo de fabricação das LNPs, bem como na síntese de lipídeos únicos que permitem patenteamento de processos inovadores. O objetivo da presente proposta é otimizar e validar nossa plataforma de LNPs com ácidos nucleicos para (i) geração de células CART in vitro e in vivo; (ii) entregar ácidos nucleicos com atividade imune e anti-tumoral de forma tecido-especifica in vivo. Esta plataforma inovadora poderá interagir com outros projetos em rede e permitir o real desenvolvimento de novas terapias para o câncer de forma segura, mais barata e com proteção intelectual do Brasil; tudo isto permitirá o uso de terapias anti-tumorais potentes e inovadoras no SUS.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de plataforma de vacina de mrna baseada em nanopartículas lipídicas ionizáveis
  • As vacinas de mRNA da Moderna e da BioNTech/Pfizer tem se destacado na atualidade, com elevada eficácia e segurança contra a COVID-19. Essas duas vacinas de mRNA são baseadas em nanopartículas lipídicas ionizáveis (LNP) e são as mais utilizadas atualmente. O encapsulamento dos ácidos nucléicos em LNPs é uma estratégia crucial, utilizada para uma entrega segura e eficaz do RNA, além de proteger da degradação e proporcionar maior tempo de circulação. Nesse contexto, nossa proposta consiste em desenvolver e implementar uma plataforma de vacinas de mRNA baseada em LNPs com lipídeos inovadores contra doenças infecciosas. De fato, um aspecto relevante da proposta relaciona-se a nossa capacidade de sintetizar lipídeos ionizáveis inéditos para criação de LNPs também inéditas. Como prova de conceito, no presente estudo propomos desenvolver um candidato vacinal de mRNA contra uma arbovirose extensamente estudada pelo grupo e que é problema de saúde pública no país: Chikungunya (CHIKV). Utilizaremos código de barras de RNA personalizados para obtenção e identificação de novas LNPs que serão desenvolvidas e testadas para uma entrega segura e eficaz de mRNA. Um grande diferencial da proposta é a implementação de uma plataforma inédita, que uma vez estabelecida, poderá ser utilizada para o desenvolvimento de vacinas direcionadas a outras doenças virais e até mesmo vacinas terapêuticas. Esse ponto é extremamente importante, uma vez que a médio prazo, pode reduzir em muito o tempo e custo de desenvolvimento de outras vacinas e, inclusive com grande impacto nos custos que essas síndromes representam para o país e para o SUS. Além disso, é nosso objetivo avaliar o efeito adjuvante de moléculas pró-resolutivas em nossa plataforma vacinal. Por fim, é oportuno mencionar que não existe plataforma para o desenvolvimento de vacinas de mRNA no Brasil. Vale ainda ressaltar o benefício da pesquisa e domínio dessa tecnologia em termos de soberania nacional, além de atender a demanda nacional.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Dec 12 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Mauro Vivaldini

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inteligência comportamental aplicada na melhoria da performance em cadeias de suprimentos
  • Integrar melhor o comportamento humano com a demanda de decisões necessárias em cadeias de suprimentos (CS) é uma oportunidade de pesquisa. É intenção desse projeto explorar como a inteligência comportamental (IC), no contexto da gestão de cadeias de suprimentos (GCS), pode ser utilizada para gerar competências gerencias com foco na melhoria da performance. Ou seja, entender como a IC pode ser adotada para o treinamento, desenvolvimento e condicionamento dos gestores na intenção de direcionar suas decisões. O projeto tem o desafio de desenvolver uma proposta conceitual baseando-se nas teorias correlacionadas ao comportamento humano e organizacional, avaliar sua aderência na prática empresarial, testar sua aplicação e validar sua funcionalidade. O projeto fará uso de diferentes metodologias, dentre elas o levantamento e a revisão bibliográfica para desenvolver o modelo teórico, estudos de casos direcionados a organizações em que seja possível avaliar o modelo, e a aplicação de instrumentos de medição do comportamento (tipo escalas utilizada na aplicação de testes psicológicos), além de análises qualitativas e quantitativas quando necessário. Um modelo de IC aplicado a gestão das organizações, cujo resultado esperado seja capaz de direcionar as decisões dos gestores na melhoria da performance, pode ser visto como um instrumento de gestão capaz de contribuir com o desenvolvimento profissional nas organizações. Também, vale destacar que (1) esta é uma proposta original pela convergência de dois cenários de conhecimento raramente estudados em conjunto: IC e GCS; (2) fortalece a possibilidade de empresas adotarem a IC como ferramenta de gestão capaz de contribuir para o condicionamento profissional com foco direcionado nos resultados; (3) é uma proposta que tem relação direta com a qualidade de vida nas organizações, uma vez que a aplicação da IC pode ajudar no equilíbrio da pressão pela qual os profissionais são submetidos.
  • Universidade Paulista - SP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mayana Zatz

Ciências Biológicas

Genética
  • estudo de viabilidade, desenvolvimento e reprodução de clones suínos geneticamente modificados livres de patógenos para a fabricação de órgãos para xenotransplante
  • Mais de 53 mil pacientes aguardam por um órgão para transplante no Brasil, demanda que cresce progressivamente. Com o aprimoramento da edição genética, o xenotransplante suíno (XTx) se tornou a potencial solução para a escassez de órgãos. Desde 2017, nosso grupo pesquisa essa técnica, inativando, em células suínas, genes que codificam enzimas produtoras de antígenos causadores da rejeição hiperaguda e, por meio de transferência nuclear somática, gerando embriões clones in vitro. Estes resultados, obtidos com apoio da XenoBrasil, FAPESP e CNPq, nos colocam em posição de obter os primeiros leitões clones para XTx. Em abril de 2023, um grupo de pesquisadores em xenotransplante publicou na revista Nature Biotechnology um resumo dos dados disponíveis sobre o tema. Entre outros, salientam que, no receptor, os órgãos suínos transplantados crescem obedecendo a informação genética dos doadores. Esse fato cria dificuldades particularmente no caso do coração devido ao gradeado costal inextensível do receptor. Essa dificuldade pode ser evitada inativando, no doador, os genes responsáveis pelo crescimento ou, melhor, usando doadores suínos de raças que não ultrapassem 70-80kg. Nosso objetivo neste projeto é gerar suínos geneticamente modificados e livres de patógenos específicos (SPF) e importar suínos/embriões suínos de raças que não ultrapassem 70-80kg. Os animais serão mantidos conforme normativas das agências reguladoras e preceitos de bem-estar animal. Um biotério, pig facility, já está em fase de construção (financiamento: USP e SDE-SP) e permitirá a produção completa (transferência de embriões, maternidade, creche até a idade adulta). Em parceria com a SAA-SP, utilizaremos a Estação Experimental da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) para produção, experimentação e seleção genética de animais. Cientes do caráter inédito do tema, iniciamos um plano de comunicação para debater o assunto em diversos seg
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mayara Fraeda Barbosa Teixeira

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • petrogênese e geotectônica do magmatismo vulcano-plutônico paleo-mesoproterozoico da província rio negro-juruena, sudoeste do cratón amazônico: implicações para a reconstrução paleotectônica de supercontinentes
  • Segundo o modelo de conexão Báltico-Amazônico (SAMBA), o norte da Amazônia estava ligado ao sudoeste da Báltica, entre 1,8 Ga a 0,8 Ga, conferindo dois ciclos de supercontinentes, sendo um do Paleoproterozóico tardio ao Mesoproterozóico (Columbia/Nuna) e o outro do Mesoproterozóico tardio ao Neoproterozóico (Rodinia). Dados geoquímicos e de isótopos radiogênicos das unidades Paleo-Mesoproterozoicas da Província Rio Negro-Juruena, em especial da Suíte Teles Pires (1,79-1,75 Ga) e do Grupo Colider (1,81 Ga -1,76 Ga) serão utilizados para o entendimento do magmatismo plutônico e vulcânico na região ocidental do Cráton Amazônico. Propõem-se estudos robustos utilizando o sistema isotópico Lu-Hf, em conjunto com novas datações U-Pb em zircão em SHRIMP. Espera-se deste modo integrar os resultados a serem obtidos de Hf e U-Pb, com os dados de Nd já disponíveis na literatura e assim avançar nas discussões sobre a natureza das fontes responsáveis pela origem dos magmas formadores destas rochas, e da petrogênese dos granitos e rochas vulcânicas associadas. A integração de novos dados de campo, geoquímicos, isotópicos e geocronológicos deverá permitir também fazer uma melhor interpretação da origem dessas rochas, e definir se o magmatismo ocorreu dentro de um arco magmático continental, ou magmatismo bimodal gerado em ambiente extensional intraplaca. Adicionalmente, esses dados serão comparados com possíveis unidades equivalentes dentro do Cinturão Ígneo Transcandinavo (CIT) no norte de Värmland (centro-oeste da Suécia) para avaliar a conexão entre Amazônia e Báltica durante o ciclo do Supercontinente Columbia. Em perspectiva mais ampla, esse projeto pode fornecer uma melhor compreensão da evolução do Cráton Amazônico, e do arcabouço paleotectônico que considera a Amazônia, Báltica, Laurentia e a África Ocidental uma única massa de terra durante o período Proterozóico.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mayara Soares de Melo

Outra

Divulgação Científica
  • a interiorização da divulgação científica a partir de espaços científico-culturais fixos e itinerantes: análise das ações desenvolvidas na região dos cerrados do centro-norte do brasil
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Oeste da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mayara Torquato Lima da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenho racional e produção de proteínas multiepítopo de sars-cov-2: uma abordagem para a produção de imunoterápicos
  • A constante emergência de novas variantes do SARS-CoV-2 tem exigido uma vigilância contínua por parte das comunidades científicas e de saúde pública em todo o mundo. Simultaneamente, há uma crescente demanda por desenvolver rapidamente novas ferramentas e métodos de diagnóstico que possam melhorar a sensibilidade e especificidade na detecção e identificação de infecções por COVID-19, além do constante trabalho no desenvolvimento de vacinas e fármacos que percorram os escapes das novas variantes. Mesmo com uma velocidade recorde no desenvolvimento de vacinas, é visto que somente a estratégia de vacinação em massa não está sendo suficiente para conter o surgimento de novos casos que progridem à medida que surgem novas variantes virais. O desafio constante é desenvolver um tratamento eficiente e eficaz contra as diversas linhagens de SARS-CoV-2, tanto em circulação, como as emergentes. Diante dessa urgência, trabalhamos com o objetivo principal de desenvolver uma estratégia terapêutica para a COVID-19. Atrelada a essa proposta trabalhamos com a hipótese de utilizar uma abordagem computacional para identificar os epítopos mais imunogênicos das proteínas do SARS-CoV-2 e com isso construir uma proteína multiepítopo capaz de elicitar uma forte resposta humoral. A qualidade e estabilidade da proteína teórica será avaliada in sílico antes da expressão da mesma em sistemas eucariotos. Nosso objetivo, além da produção de uma nova molécula, é utilizar o antígeno recombinante para elicitar uma resposta imune em camundongos BALB/c e avaliar a resposta dos anticorpos heterólogos neutralizantes quanto ao seu potencial em neutralizar a infecção de SARS-CoV-2 em curso. A molécula produzida a partir desse estudo poderá ser incorporada ao SUS para auxiliar no controle da COVID-19. Esse projeto, além de ser inovador, espera consolidar tecnologia de produção de moléculas multiepítopo para atuar como aliadas no diagnóstico e terapias de outras infecções virais.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Jan 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maycon Fagundes Teixeira Reis

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • iii feira territorial de ciências do alto sertão sergipano
  • A proposta apresentada é referente à realização da III Feira Territorial de Ciências do Alto Sertão Sergipano, que ampliará as discussões direcionadas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Nessa edição, o evento envolverá os 9 municípios do Território Alto Sertão Sergipano, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, integrando Instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades sociais, consumo e estimulando a participação de jovens em temas tecnológicos e científicos, promover o conhecimento e a valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas do território do Alto Sertão Sergipano. Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas pontualmente, nos municípios sede que fazem parte do Alto Sertão Sergipano. Desta forma, pretende-se utilizar um recorte de nove municípios correspondentes à Microrregião Sergipana do Sertão do São Francisco, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE). Os 9 (nove) municípios do Território em questão e seus distritos serão: MUNICÍPIO 1 – Nossa Senhora da Glória/SE, MUNICÍPIO 2 – Monte Alegre de Sergipe/SE, MUNICÍPIO 3 – Porto da Folha/SE, MUNICÍPIO 4 – Poço Redondo/SE, MUNICÍPIO 5 – Gararu/SE, MUNICÍPIO 6 – Canindé de São Francisco/SE, MUNICÍPIO 7 – Nossa Senhora de Lourdes/SE, MUNICÍPIO 8 – Feira Nova/SE e MUNICÍPIO 9 – Carira/SE. Enfim, os debates serão constantes nas Feiras de Ciências e Mostras Científicas que acontecerão nos 9 Municípios, na tentativa de nivelar, ampliar, popularizar ideias inovadoras e, assim, de fato, promover a participação de todos os setores sociais, frente aos problemas gerados pelas desigualdades no Território Alto Sertão Sergipano.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maycon Leone Maciel Peixoto

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • borda quântica para análise de dados de veículos autônomos conectados
  • O aumento exponencial no volume de dados produzidos pelos veículos autônomos conectados apresenta desafios em termos de comunicação, processamento e tomada de decisão na nuvem. Dessa forma, este projeto proposto visa explorar a aplicação da computação quântica na borda da rede para análise de dados de veículos autônomos conectados (CAVs), nomeada neste projeto de Borda Quântica. A hipótese adotada neste projeto é que a utilização da Borda Quântica para os veículos autônomos conectados possibilita a resolução de problemas complexos de análise de dados com maior eficiência em relação aos algoritmos clássicos. O objetivo geral do projeto é desenvolver uma framework que aplique a computação quântica para análise de dados de veículos autônomos conectados na borda de forma otimizada. Para atingir esse objetivo, o projeto investigará algoritmos quânticos para análise de dados, com enfoque em desafios específicos de sistemas de transporte inteligentes, tais como detecção de congestionamentos, recomendação de rotas alternativas e previsão de demanda. Será dada especial atenção à análise do fluxo de dados de tráfego em tempo real, considerando informações como posição do veículo, velocidade, aceleração e estados dos semáforos, além dos dados produzidos pelos sensores presentes nos veículos autônomos, como câmeras, LiDAR (Light Detection and Ranging) e RADAR (Radio Detection and Ranging). Também serão explorados dados contextuais, como condições meteorológicas, acidentes e eventos especiais. A partir disso, serão implementados os algoritmos quânticos investigados e realizados experimentos em ambientes de simulação, utilizando simuladores compatíveis com a computação quântica que serão integrados a ambiente de simulação de redes veiculares. Os resultados serão analisados para permitir identificar a viabilidade e a eficácia da computação quântica na borda para análise de dados de veículos autônomos conectados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026