Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mateus Meneghetti Ferrer

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de perovskitas de haleto para conversões energéticas e processos oxidativos avançados
  • A busca de novos materiais para aplicação em conversões energéticas tem sido um tema muito visado a nível global tendo em vista o problema crescente de demanda energética. Entre as fontes de produção energética, o uso de células solares e as rotas de produção de hidrogênio têm ganhado destaque nos últimos anos pelo aumento crescente de eficiência e pelo potencial de sustentabilidade dos processos. Dentro os novos materiais estudados, as perovskitas híbridas orgânica-inorgânica MAPbX3 (X = halogênio e MA = CH3-NH3+), exemplos de perovskita de haleto, são consideradas como a nova geração de células solares. A introdução desta estrutura em célula solar marcou o início da energia fotovoltaica baseada em perovskitas. A classe de perovskitas a base de haleto, com sua grande variedade de composições, ainda é pouco explorada. Em geral, as perovskitas de haleto estudadas até o presente momento apresentam band-gap menores que as perovskitas óxidas. Além disso, a taxa de recombinação de cargas e as posições das bandas altamente moduláveis influenciam diretamente nos potenciais de fotocatálise e nos potenciais de injeção de foto-carga. A presente proposta tem como objetivo investigar novas perovskitas de haleto que apresentem potencial de aplicação tanto em conversão energética quanto em processos fotocatalíticos. A capacidade fotocatalítica será testada tanto para a degradação de poluentes quanto para a produção de hidrogênio. Apesar do campo pouco explorado, tal classe já vem sendo estudada a nível teórico-experimental pela equipe da proposta. Os materiais até então desenvolvidos vêm originando resultados inéditos e com publicações em revistas de impacto considerável. O financiamento do projeto será direcionado para permitir a síntese experimental, que atualmente é realizada no ICMM em Madrid, diretamente na instituição do proponente. Assim, a proposta impulsionará estes estudos e permitirá que pesquisadores experimentais sejam inseridos nesta linha experimental.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mateus Nóbrega Aoki

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • biópsia líquida para diagnóstico de câncer de pâncreas por ngs através da detecção de mutações em kras, smad4, tp53 e cdkn2a em cell-freedna
  • O câncer de pâncreas ocupa o 13o lugar em incidência no Brasil e 6o em mortalidade entre todos os tumores, sendo responsável por 4% das mortes relacionadas a câncer no país, com onze mil óbitos anuais. Apesar dos avanços recentes, a sobrevida em 5 anos continua extremamente baixa, de 10% mesmo em países desenvolvidos. Além disso, a sua incidência quase dobrou nas duas últimas décadas e há projeção de se tornar a segunda maior causa de morte por câncer nos EUA em 2030. Os fatores de risco não-hereditários ainda não são totalmente esclarecidos, descritas associações com fumo, diabetes, obesidade e pancreatite crônica. Em relação a alterações genéticas somáticas destacam-se 4 genes com maiores taxas de mutações: KRAS, TP53, SMAD4 e CDKN2A. Além da alta agressividade, outro ponto chave na elevada taxa e mortalidade nesta doença remete ao seu difícil e tardio diagnóstico. Este diagnóstico é auxiliado por exames de imagem como ressonância magnética e tomografia computadorizada, entretanto a confirmação ocorre por biópsia ou mesmo cirurgicamente. Por isso, o desenvolvimento de métodos diagnósticos sensíveis e não-invasivos utilizando sequenciamento de nova geração (NGS) em plasma são essenciais para a evolução científica e clínica. Com isso, o diagnóstico será realizado de forma precoce, possibilitando melhor conduta terapêutica, clínica e elevando a sobrevida dos pacientes com câncer de pâncreas. Esse projeto tem como objetivo desenvolver um teste molecular para biópsia líquida por NGS para detecção de mutação nos genes KRAS, TP53, SMAD4 e CDKN2A em cell-free DNA em pacientes com câncer de pâncreas. Além do conceito de diagnóstico molecular, esse teste poderá ser utilizado para avaliação de prognóstico da doença, com a detecção de acúmulo de mutações nestes genes ao longo da doença. Com isso, apresentaremos uma solução sensível, moderna e aplicável a prática clínica em câncer de pâncreas, que representará um avanço substancial no seu diagnóstico e prognóstico.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • Tue Dec 06 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Mateus Nóbrega Aoki

Ciências Biológicas

Genética
  • determinação de variantes gênicas de risco ao câncer de pâncreas na população brasileira através de genome-wide association studies (gwas)
  • O câncer de pâncreas ocupa o 13º lugar em incidência no Brasil e 6º em mortalidade entre tumores, responsável por 4% das mortes relacionadas a câncer. Apesar dos avanços recentes, a sobrevida em 5 anos continua extremamente baixa, de 10% mesmo em países desenvolvidos. Além disso, a sua incidência quase dobrou nas duas últimas décadas e há projeção de se tornar a segunda maior causa de morte por câncer mundialmente em 2030. Um grande desafio neste câncer esta relacionado a seu diagnóstico tardio pois apresenta sintomas específicos, levando ao diagnóstico em estágio avançado e com baixa efetividade terapêutica. Exames de imagem são utilizados entretanto devido a localização anatômica e tamanho tumoral muitas vezes são inconclusivos. Métodos de diagnóstico não invasivos são escassos, sendo o principal o biomarcador plasmático CA 19-9, mas que apresenta baixa especificidade e sensibilidade, principalmente em estágios iniciais da doença. Fatores de risco não-hereditários ainda não são totalmente esclarecidos, mas destacam-se fumo, diabetes, obesidade e pancreatite crônica. Em relação a alterações genéticas somáticas destacam-se 4 genes com maiores taxas de mutações: KRAS, TP53, SMAD4 e CDKN2A. Uma importante abordagem de pesquisa e geração de conhecimento básico e aplicado do câncer de pâncreas é a determinação de variantes genéticas de risco através da genotipagem de Single-nucleotide polymorphism (SNPs), que são variações de um único nucleotideo distribuídas em todo genoma humano, permitindo diferença genética e fenotípica entre indivíduos e populações. O perfil de SNPs é intimamente relacionado a grupos populacionais, levando a frequência/presença de variantes gênicas correlacionadas ao câncer de pâncreas em populações específicas. Visto isso, a caracterização genética de variantes de risco ao câncer de pâncreas na população brasileira irá gerar conhecimento científico e potencialmente aplicado para utilização como teste genético de risco e susceptibilidade a doença.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Matheus Bertanha

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudo clínico randomizado, prospectivo, controlado, unicêntrico e aberto de fase ii para avaliar a segurança e a eficácia da terapia com células-tronco mesenquimais autólogas para úlceras em portadores de isquemia crítica de membros inferiores – estudo s
  • Contexto: A doença arterial periférica (DAP) pode evoluir para a isquemia crítica do membro (ICM) inferior acometido, caracterizada por dor em repouso, ulcerações ou gangrenas, com elevado risco de amputação. Nessa fase, o melhor tratamento é a revascularização arterial do membro, mas nem sempre isso é possível ou mesmo eficaz para promover o alívio da dor, cicatrização de úlceras ou evitar as amputações, além do alto custo socioeconômico provocado pela doença. Avanços recentes em terapia celular representam uma alternativa coadjuvante promissora para o tratamento da DAP em casos onde as alternativas convencionais tenham se esgotado. Objetivo: Avaliar a segurança e a eficácia da terapia celular com células-tronco mesenquimais autólogas expandidas no tratamento de portadores de DAP com ICM e úlceras arteriais crônicas. Métodos: Um estudo clínico randomizado aberto será feito com 2 grupos de 20 pacientes com ICM: no grupo 1 será coletado um fragmento de tecido adiposo abdominal (10g) para obtenção de células-tronco mesenquimais, que serão expandidas e aplicadas utilizando injeção subcutânea perilesional no membro inferior acometido, além da aplicação na forma de biocurativo nas feridas. O grupo 2 receberá tratamento convencional com curativo com Hidrogel com ácidos graxos essenciais. Serão realizadas avaliações clínicas periódicas, exames complementares e registro fotográfico. O principal desfecho de eficácia será a cicatrização parcial ou total da ferida. Desfechos de segurança serão monitorados em relação a infecções, gangrenas, amputações e óbitos. O acompanhamento dos participantes será por 120 dias. Casos de amputação não serão incluídos. Os resultados serão avaliados por avaliador externo independente e cego para os grupos. Trata-se de procedimento inovador de alto impacto e retorno financeiro para o SUS, tendo em vista a alta prevalência da doença e o alto impacto socioeconômico da doença quando evolui para amputação de membros.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Tue Dec 26 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Matheus Cardoso Moraes

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • metodologias de aprendizado de máquina profundo aplicada a dados e imagens clínico-patológicas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Matheus Cardoso Moraes

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • desenvolvimento e avaliação de metodologias de inteligência artificial aplicada a dados, e imagens clínico-patológicas de cabeça e pescoço
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Matheus de França Perazzo

Ciências da Saúde

Odontologia
  • avançando na exploração dos construtos relacionados comportamento, valores, lócus de controle e qualidade de vida relacionada à saúde bucal: adaptações transcultural, avaliações psicométrica e teste de invariância de medida inter e intra-nacional
  • Mensurar a construtos como comportamento, valores, lócus de controle e qualidade de vida é ir ao encontro de uma abordagem integrativa e fundamental para a prática profissional na Odontopediatria. Desconsiderar a avaliação desses construtos pode trazer impactos negativos no desenvolvimento saudável do indivíduo, pois os pacientes estão em uma fase marcada pela maturação cognitiva e social. O quadro é agravado pela carência de instrumentos que avaliam os construtos sobre valores, lócus de controle e comportamento. O Oral Health Values Scale (OHVS) e o Locus of Control Scale for Oral Health Behavior (LOCOH) representam os únicos instrumentos desenvolvidos para avaliarem diretamente os valores e o lócus de controle em saúde bucal, respectivamente. O Oral Health Behaviour Questionnaire (OHBQ) foi o primeiro instrumento destinado para avaliar as crenças dos adolescentes em relação aos comportamentos de saúde bucal. Quanto aos instrumentos disponíveis para avaliação de QVRSB na Odontopediatria, avanços nas análises psicométricas ainda são necessárias. Portanto, os objetivos do presente projeto podem ser divididos em dois Planos de Estudo: (I) objetiva adaptar transculturalmente e avaliar as propriedades psicométricas do OHVS, LOCOH e OHBQ em diferentes regiões do Brasil; (II) avaliar a invariância de medida de alguns dos mais populares instrumentos de QVRSB em distintas populações brasileiras e mundiais. O Plano de Estudo I será́ conduzido em clínicas de três universidades localizadas em diferentes regiões do Brasil. Será realizado um estudo transversal composot pela fase de adaptação transcultural seguido da avaliação das propriedades psicométricas. No Plano de estudo II será testado a invariância de medida dos seguintes instrumentos: ECOHIS, CARIES-QC e o POHW. A invariância de medida será avaliada a partir da comparação de bancos de dados de diferentes populações. Os bancos de dados incluídos no estudo serão nacionais e internacionais.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • estudo pré-clínico de peptídeos derivados do escorpião tityus stigmurus com atividade antimicrobiana
  • O nosso grupo de pesquisa desenvolve estudos há mais de 16 anos, desde as abordagens “ômicas” da peçonha de Tityus stigmurus, que culminaram na identificação de peptídeos antimicrobianos nativos e foram protótipos para o desenvolvimento de peptídeos análogos, até a evolução do grupo em estudos estruturais, biológicos e farmacológicos, onde metas importantes foram alcançadas. A transcriptômica revelou que a peçonha de T. stigmurus é constituída por uma diversidade de moléculas como hipotensinas, lectinas, metaloproteinases, peptídeos aniônicos e antimicrobianos (PAMs). A molécula nativa Stigmurina (FFSLIPSLVGGLISAFK-NH2) é um peptídeo catiônico, com estrutura primária de 17 resíduos de aminoácidos, dotada de atividade antimicrobiana. Visando potencializar o espectro de ação antimicrobiano da Stigmurina, foram promovidas alterações na sua estrutura primária substituindo aminoácidos específicos (em regiões pré-determinadas por análises in silico) pelo aminoácido lisina. As mutações da Stigmurina in silico resultaram na obtenção de 31 análogos, denominados StigA1 a StigA31, depósito de Patente: BR102015029044-6. Resultados preliminares foram obtidos nos estudos de estrutura-atividade desenvolvidos pelo nosso grupo de pesquisa com 08 peptídeos análogos, comprovando a atividade antibacteriana dessas biomoléculas mais potente que o protótipo natural Stigmurina. Para essa proposta, os peptídeos bioativos previamente avaliados serão incorporados a uma formulação farmacêutica, para testes in vitro, visando investigar a efetividade, estabilidade, segurança e a liberação modulada dos peptídeos nos ensaios biológicos e farmacológicos. Os peptídeos serão também avaliados quanto aos efeitos sinérgicos e/ou aditivos em associação com antibióticos, podendo repercutir numa possível redução de doses e efeitos adversos desses medicamentos tradicionais. O objetivo principal dessa proposta é a obtenção de bioprodutos de interesse farmacológico, especialmente novos antimicrobianos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Matheus Henrique Esteves Paixão

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • maintain - manutenção inteligente de sistemas de software
  • Atualmente, tecnologias digitais são usadas para diversos aspectos da vida de uma pessoa, como entretenimento, trabalho etc. Assim, a indústria de software cresce a cada ano, com uma quantidade cada vez maior de produtos sendo desenvolvidos. Segundo Sommerville, a Engenharia de Software (ES) consiste no uso de abordagens científicas para solucionar problemas de software. Como sub-área da ES, a Manutenção de Software refere-se à atualização de um software após ser entregue aos usuários. Dentre as atividades de manutenção, estão a correção de bugs, melhoria de código, gerência de dívida técnica etc. Segundo Lehman, um software precisa mudar continuamente para permanecer útil. Assim, em média, mais da metade dos recursos de um projeto de software são dedicados à sua manutenção. Ao considerar a atual indústria de software, a quantidade massiva de dados, junto à complexidade dos sistemas, faz com que profissionais tenham dificuldades em realizar manutenção de forma eficiente. Em paralelo, avanços na área de Inteligência Artificial (IA) tem ganhado notoriedade. Técnicas como mineração de dados, processamento de linguagem natural e otimização matemática foram aplicadas com sucesso em diversas áreas do conhecimento. Assim, este projeto busca investigar e utilizar técnicas de IA para auxiliar profissionais em atividades de manutenção de software. A mineração de dados será usada para analisar grandes quantidades de dados de manutenção para reconhecer padrões e identificar melhores práticas. Almeja-se o uso de processamento de linguagem natural para auxiliar em tarefas de escrita e compreensão de texto, como gerência de dívida técnica e revisão de código, por exemplo. Algoritmos de otimização serão aplicados a tarefas de manutenção de caráter combinatório, como modularização de código e priorização de testes, por exemplo. Assim, este projeto irá expandir o conhecimento científico da ES, investigando e propondo novas soluções para manutenção de sistemas de software.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Jan 15 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Matheus Melo Pithon

Ciências da Saúde

Odontologia
  • efetividade, auto-estima, bullying e qualidade de vida, antes, durante e após tratamento da mordida cruzada dento-alveolar com alinhadores ortodônticos: estudo clínico, controlado, randomizado e cego
  • A Ortodontia desde sua criação como especialidade tem se dedicado a obtenção de uma boa oclusão estática e dinâmica. Nos últimos anos as preocupações estão indo além da boca. Nunca antes na história se preocupou tanto com as repercussões estéticas, sociais, pessoais e na qualidade de vida dos pacientes odontológicos. Aliado as repercussões supracitadas a estética dos dispositivos ortodônticos nunca foi tão valorizada como na atualidade, fato esse, que fizeram ressurgir os alinhadores ortodônticos. As maloclusões em especial a mordida cruzada posterior e suas modalidades de tratamento podem influir nesses aspectos, supracitados, justificando a realização desse estudo que tem como objetivo avaliar quanto o tratamento ortodôntico da mordida cruzada posterior dento-alveolar tratada como alinhadores ortodônticos é efetivo e impacta na auto-estima, bullying e qualidade de vida, dos pacientes além verificar a hipótese de que os alinhadores ortodônticos são tão efetivos quanto a placa com parafuso expansor e o arco “W” de Porter na correção da mordida cruzada posterior na dentição mista. 160 pacientes serão distribuídos aleatoriamente em quatro grupos (n=40) sendo um grupo controle o qual não será tratado inicialmente e três grupos experimentais os quais serão tratados utilizando placa expansora com parafuso expansor, aparelho do tipo arco “W”de Portes e outro grupo utilizando alinhadores ortodônticos. O grupo controle será tratado na sequência. Previamente a instalação (baseline), 1 mês após a instalação do aparelho e 1 mês após sua remoção será realizado escaneamento das arcadas para avaliação da efetividade do tratamento (mensurações realizadas nos modelos e sobreposições) assim como a aplicação de um questionário que avalie a autoestima, bullying e qualidade de vida. Obtido os dados os mesmos serão tabulados e analisados estatisticamente com os testes de Friedman, Wilcoxon, e de Mann-Whitney (α=0.005).
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026