Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • instituto nacional de ciência e tecnologia produção da casa e da cidade
  • A proposta objetiva aprofundar o conhecimento sobre a produção do urbano no Brasil contemporâneo a partir da análise da complexa e sofisticada interação entre Estado e mercado em um capitalismo marcado pela dominância financeira. O projeto resgata, atualiza e problematiza as contribuições do livro organizado por Ermínia Maricato em "A Produção Capitalista da Casa (e da Cidade) no Brasil Industrial", publicado em 1979. Após 35 anos da Constituição Federal, pouco mais de 20 do Estatuto da Cidade, e a configuração de uma economia menos industrial, mais agrária e de serviços, cabe uma profunda avaliação de pesquisas realizadas, de avaliação de resultados e impactos de programas e políticas habitacionais e urbanas e sistematização e elaboração de investigações prospectivas. Apesar do ciclo de políticas públicas desde a redemocratização, condições precárias de moradia continuam a ser recolocadas, e de um modo mais complexo do que as metrópoles brasileiras experimentaram no período do livro citado. São permanências que exigem compreensão dos processos sociais e econômicos contemporâneos, partindo do conhecimento da realidade empírica para evitar a formulação das “ideias fora do lugar” características do planejamento urbano no Brasil. São propostos quatro eixos de investigação: Eixo 1, Autoconstrução e ações sobre territórios populares autoconstruídos; Eixo 2, Produção estatal da moradia, planejamento urbano e meio ambiente: condicionantes, políticas e programas; Eixo 3, Produção imobiliária e de infraestruturas no Brasil contemporâneo; e, por fim, Eixo 4, Estudos urbanos na periferia do capitalismo. O INCT articula, alavanca e potencializa a rede de pesquisadores e pesquisas por meio da cooperação técnica e científica. A atualização e elaboração de novos referenciais teóricos, metodológicos e empíricos que fomentem e instrumentalizem pesquisas e políticas públicas orientadas por evidências justifica o INCT a partir da abordagem proposta.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2028
Foto de perfil

Maria Lucia Santaella Braga

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas - povo mebêngôkre-kayapó
  • O presente Projeto de Pesquisa propõe a criação de um “Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas - Povo Mebêngôkre-Kayapó”. Pretende-se acompanhar on line os “processos migratórios” no ciberespaço nas aldeias deste povo, começando com a aldeia do sub-grupo Kuben-Kran-Krên, A'Ukre, e na sequência, em um desdobramento baseado nos meios e níveis de acesso, ampliar para outras aldeias da mesma etnia. O observatório pretende, após levantar os hábitos de imersão e os meios de acesso, buscar entender as formas de sociabilidade implementadas por esta população nos ambientes do ciberespaço. Além deste monitoramento, coleta e análises, o projeto prevê também a capacitação de docentes e discentes das universidades envolvidas para a) Práticas netnográficas multidisciplinares; b) Metodologias de Análise semiótica e discursiva em cibercultura e c) Cultura Mebêngôkre-Kayapó. Não pretendemos fixar a pesquisa em uma rede social específica e, sim, a partir do levantamentos dos hábitos de acesso, identificar estes espaços de monitoramento e, a partir de então, implementar o processo netnográfico. Dois grandes objetivos são almejados: a compreensão das dinâmicas digitais dos povos Mebêngôkre-Kayapó e a partir desta experiência o estabelecimento de um Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas. Trata-se de uma proposta de modelo participativo, constituindo-se assim como uma Pesquisa Ativa.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Lúcia Teixeira Garcia

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • refletindo a experiência vivida de mulheres universitárias de primeira geração de apoio estudantil no brasil, finlândia e escócia
  • Países como o Brasil, a Finlândia e a Escócia procuraram garantir acesso da população ao ensino superior. A igualdade de condições de acesso e permanência na universidade é um princípio jurídico - no Brasil, pela Constituição de 1988 a educação é um direito dos cidadãos, no Reino Unido, a Lei da Igualdade de 2010 harmonizou a ação positiva entre as diferentes características protegidas para reduzir as desigualdades de resultados que resultam de desvantagens socioeconômicas, e, por fim, a legislação finlandesa garante a todos a igualdade e o direito à educação gratuita. O projeto aqui proposto visa refletir sobre as experiências de jovens mulheres que acederam ao ensino superior como a primeira geração da sua família a galgar este nível. O estudo utilizará uma abordagem de estudo de caso para comparar e considerar a experiência de estudantes brasileiras negras com estudantes europeus de comunidades marginalizadas. Esta exploração permitiria uma compreensão dos desafios no acesso à educação vivenciados pelos estudantes no Brasil e na Europa (Finlândia e Escócia), compartilhando a compreensão do apoio disponível para esses estudantes e seu impacto na capacidade dos estudantes de realizar e concluir seus estudos.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Lúcia Vaz Masson

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • conforto acústico: saúde vocal do professor
  • A prática docente é uma ocupação de alto risco para o desenvolvimento de distúrbios de voz. Denominado como distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), caracteriza-se como um adoecimento coletivo, diretamente associado às condições do ambiente e organização do trabalho, sendo responsável por afastamentos e readaptações funcionais entre professores. Estudos apontam que intenso uso da voz, ruído elevado em sala de aula e condições acústicas inadequadas influenciam diretamente na saúde vocal. Tais condições favorecem o aumento da intensidade e do esforço vocal, gerando fadiga e diminuição da função fonatória. Com vistas a enfrentar esses problemas, o tratamento acústico de salas de aula tem sido apontado como recurso eficiente para a diminuição dos tempos de reverberação, redução dos níveis de intensidade vocal, melhoria na prosódia, qualidade vocal e inteligibilidade de fala. Sendo assim, o presente estudo visa investigar os desfechos de ruído, reverberação e inteligibilidade de fala, obtidos pela mensuração direta na sala de aula; medidas de dose vocal durante as aulas; avaliação perceptivo-auditiva, análise acústica e autorreferência de distúrbio de voz e fadiga vocal em duas condições: A) sem revestimento acústico; B) com revestimento ecológico, sustentável de baixo custo. Trata-se de uma pesquisa híbrida, quantitativa, com amostra não-probabilística, composta por professores universitários, aprovada pelo CEP/ICS-UFBA, sob o parecer nº 3.186.040/2019, estando em conformidade com os aspectos éticos previstos na Resolução CNS nº 466/12. Tal projeto fornecerá dados objetivos para a implementação de políticas públicas de vigilância e intervenção nos ambientes, bem como de promoção da saúde e comunicação e prevenção de agravos vocais. Espera-se, ao final desta pesquisa, fornecer uma tecnologia sustentável e de baixo-custo que sirva de referência na adaptação de salas de aula acusticamente tratadas, visando o exercício docente menos propenso a alterações vocais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Lucia Zaidan Dagli

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • investigando o uso de edição gênica por crispr/cas9 para terapia de precisão em melanoma de mucosa oral canino e humano
  • Melanomas orais ocorrem no cão e no homem. A oncologia comparada usa neoplasias de cães em estudos translacionais para avaliar novas terapias. O sequenciamento de exoma detecta mutações no câncer.O RNAseq complementa o exoma. Técnicas de edição de genomas vêm sendo usadas para a correção de mutações, sendo a técnica de CRISPR/Cas9 a mais promissora para fins terapêuticos. Recentemente, estuda-se formas de entrega de CRISPR/Cas9 para células neoplásicas, e as vesículas extracelulares parecem ser estratégias viáveis. Este projeto tem por objetivos: (1) identificar o perfil de mutações em melanomas orais caninos e humanos por meio de sequenciamento de exoma e RNAseq, (2) validar as mutações por meio de Real-time-PCR e Western blot, (3) selecionar mutações em drivers e utilizar CRISPR/Cas9 para estabelecer terapias de precisão e (4) avaliar o potencial do uso de exossomos derivados de células tronco mesenquimais como veículos de entrega do sistema CRISPR/Cas9. Amostras de melanomas orais caninos e humanos serão submetidas à extração de DNA genômico, captura e enriquecimento do exoma, os quais serão sequenciados por Next Generation Sequencing (HiSeq Illumina). Os resultados do sequenciamento serão analisados por bioinformática e serão selecionados alvos terapêuticos, que serão validados por meio e RT-PCR e Western blot. Serão desenhados os componentes do sistema CRISPR/Cas9 para editar as mutações encontradas. A técnica de CRISPR/Cas9 será aplicada em células de melanoma oral canino e humano e estas serão avaliadas quanto à viabilidade e morte celular, capacidade clonogênica, e capacidade de migração. Exossomos de células tronco mesenquimais serão carregados com o sistema CRISPR/Cas9, e serão analisadas a eficiência de carregamento e o nível de absorção de exossomos pelas células de melanoma. Se houver resultados promissores, CRISPR/Cas9 será testada in vivo em camundongos xenotransplantados. Espera-se, desta forma, estabelecer novas terapias de precisão para melanomas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Luiza Correa da Camara Rosa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • evolução geológica e hidroestratigrafia da coxilha das lombas, noroeste da planície costeira do rio grande do sul
  • O conhecimento acerca das águas subterrâneas é fundamental para a continuidade da vida humana. De acordo com o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, publicado em 2022 pela UNESCO em nome da ONU-Água, elas constituem 99% da água doce líquida do planeta. Suas características estão relacionadas a condicionantes geológicos, cujo conhecimento é a base para a gestão de uso sustentável. O Sistema Aquífero Quaternário Barreira Marinha, também conhecido como Coxilha das Lombas, localizado no noroeste da planície costeira do Rio Grande do Sul (Bacia de Pelotas), está vinculado à evolução da sequência deposicional mais antiga preservada e exposta nesta planície, o Sistema Laguna-Barreira I. A Coxilha das Lombas é geomorfologicamente correspondente à Barreira I, com idade estimada em 325 ka e registros ocorrentes exclusivamente no Rio Grande do Sul. Porém, é a menos conhecida em termos estratigráficos e única que não possui datação absoluta nesta planície costeira. Neste contexto, o objetivo geral do projeto é compreender a relação entre a evolução geológica e a compartimentação hidroestratigráfica da área correspondente à Coxilha das Lombas. As hipóteses são de que a Barreira I seja mais heterogênea do que se conhece, que a Coxilha das Lombas seja constituída, em subsuperfície, por outras unidades geológicas, distintas de uma barreira costeira, e que estas condicionem uma importante variabilidade hidroestratigráfica. As hipóteses partem da observação de estudos anteriores, que já indicam a presença de pelo menos duas unidades hidroestratigráficas, e da variabilidade litológica em poços na região. Para testar a hipótese, será avaliada a correlação entre os arcabouços cronoestratigráfico e hidroestratigráfico, elaborados através de dados de sensoriamento remoto, poços, afloramentos, métodos geoelétricos (sondagens elétricas verticais e imageamento elétrico), seções de georadar, datações absolutas, determinações hidrodinâmicas e hidroquímicas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Luiza Garnelo Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • rede solidária de políticas de inclusão social para indígenas na amazônia
  • Desde o início de sua implantação o regime de cotas tem ampliado o acesso de minorias étnico raciais ao sistema educacional e ao mercado de trabalho. Muitas universidades avançaram na oferta de vagas específicas e ações de assistência para apoio à permanência dos estudantes cotistas na universidade. Contudo, a previsão legal desses direitos é insuficiente para reduzir as históricas iniquidades sociais. O balanço das iniciativas adotadas por meio das ações afirmativas aponta que a compreensão da diversidade étnico-racial e a problematização do processo formativo em si, ainda são incipientes no âmbito das práticas cotidianas das universidades. Apoiada na teoria ator-rede de Bruno Latour a presente proposta tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das políticas de inclusão social e promoção da equidade através da consolidação de uma rede interinstitucional e intercomunal indígena, voltada para o aprimoramento de políticas afirmativas no ensino universitário. A iniciativa prevê a realização de pesquisas etnográficas das trajetórias de vida de novos agentes políticos indígenas que emergem nos meios modernos de comunicação, tratando-as como vias preferenciais de compreensão dificuldades e caminhos de superação na busca de inserções bem-sucedidas no mundo não indígena. Os resultados da pesquisa subsidiarão projeto de educação intercultural na tríplice fronteira amazônica Brasil/Peru/Colômbia, com ênfase em saúde coletiva e sustentabilidade. Pretende-se que a iniciativa fertilize as redes colaborativas e produza evidências científicas para aprimorar estratégias de gestão das políticas para ingresso e permanência de indígenas na formação universitária, além de promover o desenvolvimento de competências dos docentes e discentes indígenas para produção de conhecimento inovador, capaz de transitar entre os saberes acadêmicos e tradicionais, e de propor soluções para problemas de saúde e sustentabilidade sociocultural e ambiental na região.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Luiza Miguez

Outra

Multidisciplinar
  • torneio de física para meninas 2024
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Wed Jan 17 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Mariana Barros Melo da Silveira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina: protocolo de aperfeiçoamento e eficácia da terapia anticoagulante
  • A Fibrilação Atrial (FA) é a arritmia supraventricular mais comum na prática clínica. O paciente com FA apresenta um risco 5 vezes maior de causar AVC, principalmente o isquêmico, do que qualquer outra doença cardiovascular. Essa arritmia causa estase e de alteração do equilíbrio trombose-antitrombose, podendo formar trombos e embolizar sistemicamente, atingindo o encéfalo e causando AVC, levando a necessidade de iniciar a terapia anticoagulante. A varfarina ainda é o Anticoagulante Oral (ACO) de escolha, sendo a mais utilizada em diversas situações clínicas. Com a sensibilidade ao fármaco variando em cada pessoa, o tratamento precisa ser monitorizado regularmente através Razão Normalizada Internacional (RNI). As variantes genéticas conhecidas que mais tem impacto na resposta à varfarina são as variantes no alvo da varfarina, o VKORC1, os portadores desta variante necessitam de uma dose mais baixa de varfarina, e a enzima codificada pelo CYP2C9 que é a mais importante quando se trata de envolvimento com a farmacocinética da varfarina. Os polimorfismos nos genes CYP2C9 e VKORC1 são responsáveis por cerca de 12 e 24%, respectivamente, da variação na dose de varfarina entre os doentes de ascendência europeia. Assim, na presença de um ou mais polimorfismo em um destes genes é necessário ajustar as doses de varfarina. Estudos anteriores indicaram que os algoritmos farmacogenéticos em geral preveem a dose da varfarina com mais precisão do que outros métodos de dosagem. No Brasil, mais especificamente no Nordeste Brasileiro, o uso de algoritmo preditor de dose não é comum, o que leva a altos índices de complicações e consequentemente aumenta o período de internação hospitalar. Como objetivo, o presente estudo planeja implementar protocolo de algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina, guiado por genótipo, versus o protocolo clínico baseado somente na dosagem medicamentosa, na população com fibrilação atrial, e avaliar superioridade do tratamento.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Feb 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maria Marina Dias Cavalcante

Ciências Humanas

Educação
  • ser professor hoje : a prática docente em cenários do ensino superior e da educação básica
  • O projeto se caracteriza por componentes articulados em torno do eixo práticas docentes ancorado no Ser Professor em diferentes cenários de ensino, cujo objetivo é compreender como as práticas docentes do professor hoje estão sendo realizadas no Estado do Ceará e como estão sendo organizadas para atender as demandas da educação. A discussão busca aproximações epistemológicas entre as pesquisas de doutorandos associadas às necessidades sociais modernas da educação pela problemática: Como o ser professor hoje em cenários de ensino diferenciados está sendo organizado para atender as demandas da Educação? Nesta direção, será necessário detalhar a complexidade, os limites e as possibilidades em torno da temática, uma vez que envolve olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos através dos desdobramentos abaixo: Investigar como aspectos do pensamento de Edith Stein podem contribuir para a prática de orientação do trabalho científico pelo professor universitário. Examinar a docência no Ensino Superior exercida pelo professor fisioterapeuta considerando o processo de elaboração de uma pedagogia universitária. Identificar os princípios didático-pedagógicos do fazer docente do professor universitário, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na licenciatura em Pedagogia. Explorar as práticas e saberes na formação dos professores engenheiros como possibilidade de práxis, a partir das contradições que se evidenciam na sala de aula. Verificar como as colaborações do programa de residência pedagógica podem desenvolver a construção da identidade docente em cursos de licenciatura. As questões indicam, pressupostos relacionados com concepções e práticas docentes, o que nos move a configurar esta proposta como uma iniciativa de pesquisa coletiva, a título de estratégia metodológica. Nesta direção detalharemos a complexidade, limites e as possibilidades da temática, através de olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027