Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Carlos Henrique Camargo

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • epidemiologia genômica de enterobactérias produtoras da carbapenemase ndm em isolados clínicos brasileiros
  • Micro-organismos multirresistentes são um desafio à prática clínica, pois causam impacto negativo na morbidade associada, na letalidade, no tempo de hospitalização e nos custos gerados ao sistema de saúde. No Brasil, taxas hiperendêmicas são reportadas para enterobactérias resistentes aos carbapenêmicos, particularmente isolados produtores da beta-lactamase Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), que encontra-se disseminada em diversas instituições. Preocupantemente, a taxa de resistência à polimixina em isolados produtores de KPC também é relatada em proporções crescentes no país. Uma das alternativas recentemente lançadas no mercado, e já aprovada para utilização no Brasil, com promissora atividade contra enterobactérias produtoras de KPC é a nova associação de antimicrobianos ceftazidima-avibactam (CAZ-AVI). Este novo antimicrobiano tem capacidade agir em isolados produtores de KPC. Entretanto, não apresenta atividades contra outra subclasse de enzimas carbapenemases, as metalo-beta-lactamases (MBL). Entre as variantes de MBL mais frequentes em enterobactérias no Brasil, tem especial destaque a denominada New Delhi Metalobetalactamase (NDM), emergente em nosso meio. A introdução de um novo antimicrobiano que não cobre este tipo de resistência deve ser cautelosamente monitorado, uma vez que já há relatos de substituição de KPC por MBL em centros médicos que não utilizaram CAZ-AVI de forma mais racionalizada. Desta maneira, este estudo tem por objetivo avaliar o comportamento de isolados de enterobactérias produtoras de NDM após introdução de um novo antimicrobiano que não cobre este mecanismo de resistência. Para tanto, o genoma bacteriano será sequenciado pelas tecnologias Illumina e/ou MinIon para análise genômica de alta definição, permitindo a caracterização do contexto genético associado à dispersão dos genes de resistência e da filogenia de alta resolução por meio de análise de whole genome SNPs e whole genome MLST.
  • Instituto Adolfo Lutz - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Henrique de Carvalho

Outra

Ciências Ambientais
  • mobilidade e convergêmcia: formação de doutores para transformação
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Fri Feb 07 00:00:00 BRT 2020-Thu Feb 06 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Henrique Radavelli

Outra

Multidisciplinar
  • semana nacional de ciência e tecnologia de caçador-sc
  • Essa proposta possui o título SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA IFSC CIDADE DE CAÇADOR - SC e está fundamentada pela Chamada CNPq/ MCTIC n.- 05/2022 para realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2022, sob a temática “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. A proposta também segue concatenada sobretudo com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável - ODS 11,- Cidades e Comunidades Sustentáveis e tem em seu objetivo oferecer para a cidade de Caçador e região a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CAÇADOR – SANTA CATARINA e região, sediada no IFSC Câmpus Caçador para todos os munícipes, dando ênfase a alunos da rede pública municipal e estadual de quatro municípios, Caçador, Lebon Régis, Calmon e Rio das Antas.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Carlos Henrique Xavier Custódio

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • influência de sistemas neuroendócrinos sobre a modulação circulatória e de comportamentos: potenciais rotas terapêuticas em fisiopatologias cardiometabólicas
  • Doenças cardiometabólicas resultantes de desregulação hormonal e circulatória têm alta incidência e prevalência. O estudo de mecanismos integrativos envolvidos pode resultar em novas terapias que reduzam custos de tratamento e morbi-mortalidade. Eixos hormonais orexigênicos contribuem para a homeostase, entretanto, sua desregulação pode compor a fisiopatologia de doenças. Os receptores para tais hormônios são expressos no encéfalo, nervos periféricos, coração, vasos sanguíneos e rins. GHS-R1a é o receptor/alvo para o hormônio (agonista) peptídico gástrico grelina. Além disso, o GHS-R1a tem atividade intrínseca, independente de agonismo. Desta forma, seria necessária a modulação de GHS-R1a, em contraponto à atividade constitutiva e aos efeitos da grelina. LEAP2, um peptídeo hepático, foi recentemente identificado como um antagonista/agonista inverso de GHS-R1a, sugerindo a possibilidade de modular GHS-R1a em diferentes tecidos. É plausível hipotetizar que a relação grelina vs. LEAP2 sobre GHS-R1a resulte em doenças metabólicas e circulatórias. Reportamos que a ativação de GHS-R1a potencia a reatividade ao estresse emocional, reduz tônus vagal, aumenta o simpático e a sensibilidade de receptores beta adrenérgicos cardíacos [Camargo-Silva et al., 2018]. Recentemente, relatamos que GHS-R1a tem sua expressão alterada em rins e áreas centrais, e é protagonista na gênese da hipertensão e no balanço hidroeletrolítico [Sales da Silva et al., 2020]. Embora haja evidências da contribuição de GHS-R1a para fisiopatologia de disfunções cardiocirculatórias, metabólicas e emocionais, não há dados sobre os efeitos de LEAP2 em condições fisiológicas e fisiopatológicas, sobre o controle autonômico cardiovascular, função renal e tonicidade de fluidos. Utilizaremos avaliações eletrofisiológicas, de morfofisiologia cardíaca, renal e encefálica, hemodinâmica, função renal e avaliações moleculares no estudo dos efeitos de LEAP2 em modelos de hipertensão neurogênica e transtornos emocionais
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu Jun 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Humberto Martins

Engenharias

Engenharia Civil
  • investigação de vigas alveolares mistas de aço-concreto com lajes em crfa e carrfa
  • O projeto tem foco em pisos mistos convencionais formados por vigas com perfis I com aberturas sequenciais na alma (perfis alveolares) com lajes em concreto reforçado com fibras de aço (CRFA) e concreto de agregado reciclado reforçado com fibras de aço (CARRFA). O emprego destas fibras reduz o uso de armaduras convencionais. Já o emprego de perfis alveolares possibilita a redução do peso da estrutura e o aumento da capacidade resistente à flexão contribuindo para a industrialização da construção civil. Assim, a associação desses dois elementos (lajes e perfis alveolares) fornece um grande potencial de industrialização com vantagens econômicas e sustentáveis, principalmente com o uso de agregados reciclados. O estudo de vigas alveolares mistas é escasso, principalmente quando se trata de perfis com aberturas senoidais e de lajes em CRFA e CARRFA, sendo seu uso bastante recente e inovador. O modelo constitutivo do CRFA e CARRFA será obtido por ensaios de resistência à tração, compressão e de arrancamento de fibras. Este último é utilizado para obter o comportamento pós-fissuração do CRFA com um aparato experimental portátil. Dessa forma, o objetivo do projeto é investigar o comportamento de pisos mistos de aço e CRFA e CARRFA, com lajes e perfis alveolares, dando ênfase a capacidade resistente à flexão, analisando possíveis fenômenos de instabilidade via software Abaqus. Para as análises com não linearidades físicas, poderão ser utilizados modelos fenomenológicos ou modelos provenientes de homogeneização da microestrutura com uma abordagem multi-escala. Portanto, por meio de uma extensa análise paramétrica determinar-se-á a influência dos parâmetros sobre o comportamento dos pisos mistos de aço e concreto sobre flexão positiva e negativa. Assim, será possível o desenvolvimento de procedimentos práticos para a estimativa da capacidade resistente desse sistema estrutural por meio da utilização de redes neurais artificiais (RNA).
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025