Projetos de Pesquisa

 

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Neiva Maria Jung

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • letramentos acadêmicos: epistemologias, poder e identidades
  • Nossa proposta, neste projeto, é refletir sobre produção e circulação de conhecimentos nos contextos educacionais da Educação Básica e da Educação Superior. Ao conceber o conhecimento científico e escolar/escolarizado como neutro, objetivo e transparente, reafirmam-se certos modos de ver, conceber e categorizar os sujeitos e o mundo, reafirmando o poder de conhecimentos eurocêntricos. Contrapondo-nos a esta perspectiva, propomos configurar uma rede de pesquisadoras/es de diferentes áreas de conhecimento que buscam intercompreensões e alternativas para a ocidentalização da universidade e da produção e circulação de conhecimentos. O problema geral do projeto consiste em refletir sobre o que consideramos conhecimentos, como e por quem são produzidos e com quem e para que são partilhados. As reflexões a partir desse problema possibilitam reconhecer vozes muitas vezes silenciadas, histórias apagadas, conhecimentos não valorizados e outros modos de escuta e de leitura de textos. A questão específica é qual é o lugar dos saberes, das línguas e das identidades das/os estudantes na produção e circulação dos conhecimentos? Embora por vezes estudantes sejam vistos e se vejam como reprodutores das vozes de poder dos docentes e das referências bibliográficas indicadas por esses, seus modos de apreender e de enunciar os conhecimentos podem indicar reposicionamentos e negociações de vozes. As estratégias metodológicas poderão variar conforme as bases epistêmicas dos diferentes pesquisadores da rede, serão preponderantes, entretanto, a perspectiva etnográfica de geração de conhecimento e a análise discursiva dos processos enunciativos, no decorrer de processos de produção e circulação de conhecimentos. Outra estratégia do grupo será a realização de seminários que promovam a reflexividade e produções verbais, visuais e sonoras conjuntas, como um coletivo, uma comunidade de pertencimento.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Ciências Humanas

Educação
  • dimensões constitutivas do processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação superior
  • Com o ingresso cada vez maior de estudantes com deficiência na Educação Superior Pública, fruto das políticas de democratização de acesso a esse nível de ensino, se faz necessário intensificar as reflexões sobre o assunto, visto que a academia é um espaço que deve trabalhar a diversidade. Desta forma, esse projeto tem como objetivo compreender como tem se constituído o processo educativo destes estudantes considerando quatro dimensões: 1) a formação dos professores universitários; 2) a prática docente; 3) a oferta de serviços de apoio ao processo educativo; e 4) o planejamento, desenvolvimento e implementação de novas tecnologias educacionais. Para alcançar os objetivos deste projeto, optamos por uma investigação mista. Para tanto, esse projeto se sustenta nos pressupostos teóricos-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica. De uma maneira específica, optou-se pela pesquisa colaborativa. A pesquisa será realizada com a comunidade acadêmica de Instituições de Educação Superior públicas do estado de Alagoas, que serão selecionadas de forma intencional, com base no critério de ter em seu corpo discente estudantes com deficiência. Neste momento, teremos como participantes: estudantes com deficiência, professores, gestores e técnicos-administrativos. Os instrumentos potenciais para produção dessas informações são: questionário, análise documental, observação direta e colaborativa, entrevista semiestruturada e autoconfrontação. O processo analítico irá se basear nas categorias do Materialismo Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-histórica. Complementarmente, poderá lançar mão de autoras do movimento femininista da pessoa com deficiência e/ou dos Disability Studies. Os Núcleos de Significação, a análise temática e a Estatística Descritiva e Inferencial poderão ser utilizadas no processo de análise. Espera-se ao longo do desenvolvimento do projeto contribuir com as discussões e as produções na área da Inclusão na Educação Superior.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026