Projetos de Pesquisa

 

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Ayumi Aurea Miyakawa

Ciências da Saúde

Medicina
  • influência do crp3 nas propriedades mecânicas das células musculares lisas e no desenvolvimento de doenças vasculares.
  • As células musculares lisas (SMC) são os principais constituintes celulares da camada média vascular, controlam as propriedades contráteis do vaso e o fluxo sanguíneo. Já é bem demonstrado que alterações de forças mecânicas na parede vascular tem papel importante no desenvolvimento de doenças como aterosclerose, aneurismas e doença do enxerto venoso. O nosso laboratório demonstrou que a proteína rica em cisteína e glicina - 3 (Crp3) é expressa em SMCs arteriais e normalmente ausente em SMCs venosas. Entretanto, quando submetidos ao ambiente arterial, mimetizando as adaptações da veia safena utilizada na revascularização cardíaca, demonstramos que o estiramento induz a expressão de Crp3 em SMCs venosas. Dados não publicados demonstram que o Crp3 localiza-se nas adesões focais e modula a sinalização mediada por Fak. As adesões focais estão ligadas ao citoesqueleto de actina contribuindo para as propriedades mecânicas e a contratilidade das SMCs, alterando a organização da matriz extracelular (ECM). Os fatores que influenciam este processo não são completamente conhecidos e, neste trabalho, testaremos a hipótese de que o Crp3 modula a sinalização nas adesões focais, influenciando na contratilidade das SMCs de aorta e nas propriedades mecânicas celulares e da ECM. Serão utilizadas SMCs extraídas de aorta de ratos selvagens e knockouts para Crp3 (Crp3-KO). A rigidez celular será avaliada por microscopia de força atômica (AFM) e as propriedades contráteis serão avaliadas por ensaio de contração de gel de colágeno. A organização diferenciada das fibras de colágeno da ECM e impactos na morfologia serão avaliados pela técnica de imagem por difração de raio-X coerente (CDI) e correlacionados com dados funcionais das SMCs e da sinalização das adesões focais. Entender as propriedades mecânicas das SMCs é crítico para esclarecer os mecanismos subjacentes das doenças vasculares associadas ao estresse mecânico, possibilitando desenvolver novas abordagens terapêuticas.
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Barbara Chaves Aguiar Barbosa

Outra

Divulgação Científica
  • duzentos anos de independência do brasil: ciência, tecnologia e inovação para quem?
  • Passados 200 anos de independência do Brasil, é importante que se faça uma reflexão dos avanços e entraves acerca de como esse processo ocorreu nas diversas áreas de desenvolvimento do país. Nesses duzentos anos muito se estudou sobre as contribuições da ciência, da tecnologia e da inovação. O cerne dessa questão é na forma como tais conhecimentos foram repassados à população brasileira e que ainda possui pouca difusão de saberes nessas áreas. Um indicativo desse cenário são os índices disponíveis sobre a expansão da ciência no Brasil. Em documento divulgado pela UNESCO ela apontou que o Brasil investiu em 2013 apenas 2,2% de seus dispêndios brutos em pesquisa e desenvolvimento (GERD). Em termos de inovação, os dados disponíveis mais atuais são de 2017, no relatório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI. Em 2017, 116.962 empresas implementaram algum tipo de inovação tecnológica de produto ou processo, nas áreas da indústria, serviços e eletricidade e gás. Em termos de investimentos, dessas empresas, 26,2% delas receberam apoio do governo para prosseguirem com suas iniciativas de inovação. No contexto da distribuição de financiamento dos governos estaduais em ciência e tecnologia - C&T, o Maranhão ficou na 18º posição entre os Estados brasileiros, contando com investimento em 2019 de 140 milhões de reais, enquanto que no mesmo ano, São Paulo recebeu 9.945 bilhões de reais. Já em P&D o valor investido em 2019 no estado do Maranhão foi de 66 milhões, enquanto que São Paulo, primeiro colocado no ranking, recebeu 9.109 bilhões. Diante desse cenário, é imprescindível fomentar ações que possam difundir conhecimento nas áreas de ciência, tecnologia e inovação no município de Itapecuru Mirim, através de minicursos, palestras, oficinas, mostras científicas e artísticas.
  • Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim - MA - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Barbara Stolte Bezerra

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • meta-análise sobre o efeito de segurança de intervenções viárias
  • Recentemente, o governo brasileiro tem lançado programas para as mortes e feridos no trânsito. Em 2018 foi promulgada a Lei 13.614/2018 que criou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), reestruturada pela Resolução CONTRAN nº 870/2021. Este plano apresenta seis pilares sendo a Engenharia um deles, e estabelece a responsabilidade compartilhada para a promoção de um sistema viário seguro, incluindo quem projeta, constrói e gerencia esse sistema; e tem como uma das metas principais reduzir em 50% o número de morte de pedestres e ciclistas. Desse modo, a gestão as segurança no trânsito é integrada e proativa. Papadimitriou et al. (2016) apontam que os manuais de projeto de infraestruturas viárias nem sempre garantem a segurança, e por isso os gestores da infraestrutura viária precisam de suporte baseado em evidências para escolher a melhor intervenção; porém há a falta de avaliação consolidada de um conjunto de medidas para a segurança viária. Hauer (2019) aponta que os engenheiros civis não estão preparados para tomar as decisões quanto à escolha dos parâmetros de projeto, os quais ficam em aberto na maioria dos manuais de engenharia de tráfego; e que há a necessidade de consolidação, sistematização de pesquisas e publicações com as boas práticas para intervenções viárias para embasar a tomada de decisão dos engenheiros. Nos Estados Unidos e na Comunidade Europeia há esforços para a elaboração de ferramentas para auxiliar na análise da estimativa dos efeitos de segurança das intervenções viárias. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é criar um protocolo para estimar os efeitos de segurança de intervenções viárias de forma sistematizada para auxiliar na tomada de decisões. A questão que se coloca refere-se em como realizar a escolha de intervenções viárias com foco na segurança viária e economia de recursos públicos? Para atingir esse objetivo será utilizada a meta-análise de estudos de segurança viária.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu May 05 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
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Bartira Mendes Gorgulho

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • organização do cuidado às pessoas com dcnt em mato grosso: diagnóstico e capacitação
  • A maior parte das ações de controle e prevenção da obesidade e das DCNT acontecem na Atenção Primária à Saúde (APS), ou Atenção Básica (AB). No entanto, embora haja o plano de enfrentamento e controle das DCNT realizado pelo MS, com a proposta de implementação da Rede de Cuidado pelo SUS, sabe-se que nem todos os Estados já conseguiram implementá-lo, incluindo o Mato Grosso (BRASIL, 2019). Neste contexto, busca-se diagnosticar a organização da gestão do cuidado às pessoas com Doênças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na Atenção Primária a Saúde (APS) do Estado de Mato Grosso, com ênfase nos fatores de risco modificáveis para diabetes, hipertensão arterial e obesidade, apoiando os municípios e territórios no planejamento, monitoramento e avaliação das ações e estratégias, bem como na organização de suas equipes, no reconhecimento dos equipamentos disponíveis e da intersetorialidade e transdisciplinaridade necessárias. Dessa forma, com base nos dados resultantes de avaliação situacional, com ênfase na obesidade (prevenção e estratégias de tratamento), serão planejadas e executadas atividades semipresenciais de formação em saúde, tanto para os gestores, quanto para os profissionais de saúde da rede.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Mon Dec 07 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023