Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Newton Narciso Gomes Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • os dois círculos de abastecimento de refeições na universidade de brasília
  • A presente proposta de pesquisa científica tem como objetivo o estudo do consumo alimentar de refeições na Universidade de Brasília, principalmente em relação a venda informal de marmitas. A pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e quantitativa, tendo como principais atores os comensais e os vendedores dessas refeições. Observando como essa dinâmica ocorre e quais os principais fatores em relação a este ambiente alimentar que levam os comensais e procurarem diversas formas de realização de suas refeições. Mesmo com a presença do Restaurante Universitário e os equipamentos formais de oferta de refeições, desde 2018 tem aumentado o numero de vendedores informais de marmitas, movimento que tem retornado pós-pandemia, sendo essa dinâmica importante para a compreensão da construção Segurança Alimentar e Nutricional da UnB.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Newton Narciso Pereira

Engenharias

Engenharia Naval e Oceânica
  • processo de automatizado de gestão de inventário de materiais perigosos em embarcações mercantes, plataformas offshore e navios abandonados destinados para descomissionamento, desmonte e reciclagem
  • Tanto as instalações de produção de óleo e gás quanto as embarcações mercantes alcançam a vida útil por volta de 30 anos. Nestas estruturas podem existir inúmeros materiais perigosos (MPs), desde amianto, bifenilas policloradas - PCBs, resíduos sólidos, líquidos até radioativos como os Naturally Occurring Radioactive Materials (NORM) e são enviadas para estaleiros ou instalações de reciclagem. Para a reciclagem segura foi estabelecido pela Convenção de Hong Kong (2009) e pelo Regulamento Europeu para Reciclagem de Navios Nº 1257/2013 a utilização do Inventário de Materiais Perigosos (IMP) ou Inventory Hazard Materials (IHM). O desenvolvimento do IMP para navios antigos envolve a coleta manual de amostras de materiais, identificação em laboratório e emissão de laudo contendo suas características, para posterior emissão do certificado de IMP que deve ser atualizado e mantido a bordo da embarcação. Sua elaboração manual pode apresentar inconsistências e riscos à segurança da informação. Deste modo, busca-se desenvolver um IMP automatizado por meio de etiquetas (smart tags) com identificação por radiofrequência - RFID e/ou Near Field Communication - NFC e leitores para detectar e transmitir dados em tempo real sobre o armazenamento de materiais e equipamentos para um sistema de gestão de IMP (SGIMP) baseado na Web/App. O SGIMP fornecerá uma maneira de gerenciar dados, incluindo inventário do navio, status e localização de MPs e o rastreamento durante toda a vida útil da embarcação. Assim, a inspeção e monitoramento do IMP a bordo de navios poderá ser realizado de maneira rápida e confiável, podendo ser utilizado leitores manuais e drones para fazer a verificação e atualização do IMP. Além disso, a respectiva tecnologia também poderá ser útil para embarcações em condições de abandono e plataformas de óleo e gás offshore, através da verificação dos materiais a bordo e gerar um IMP em curto prazo, permitindo uma tomada de decisão eficiente sobre a reciclagem.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ney Laert Vilar Calazans

Outra

Microeletrônica
  • aim-fta – avaliação, identificação e mitigação de falhas transientes em aplicações aviônicas embarcadas
  • O desenvolvimento de aplicações e sistemas embarcados para projetos aviônicos envolve múltiplas complicações, devido a restrições de projeto específicas, comportamentos operacionais altamente dinâmicos e condições ambientais variáveis. Em um cenário diverso e complexo, a confiabilidade é a característica mais importante buscada por engenheiros em seus projetos de aviação, pois uma falha no sistema pode ocasionar ferimentos graves e até morte de civis, em casos extremos incluindo a queda de uma aeronave. Por isso, a pergunta que norteia esse projeto é a seguinte: “como podemos elevar ainda o nível de confiabilidade e segurança do software embarcados em dispositivos aviônicos?”. A relevância do tema está na busca de uma maior segurança para projetos aviônicos, uma vez que todos os subsistemas de uma aeronave são sujeitos a falhas, incluindo o software. A originalidade desse projeto está na extensão das contribuições encontradas na literatura, integrada a uma ferramenta baseada em plataformas virtuais para avaliação de falhas transientes em projetos aviônicos, além da exploração de técnicas de mitigação aplicadas a software embarcado em projetos aviônicos. Vale ressaltar que além das contribuições científicas, esse projeto visa a aplicabilidade e integração da tecnologia desenvolvida no processo de desenvolvimento de software embarcado para aplicações críticas da empresa INSTOR, impulsionando e agregando valor a uma empresa nacional. Os resultados desse projeto serão disponibilizados à comunidade científica através de artigos científicos, e o ambiente para avaliação da confiabilidade e as aplicações desenvolvidas serão disponibilizadas gratuitamente em sites especializados tais como o GitHub.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Feb 14 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Niander Aguiar Cerqueira

Engenharias

Engenharia Civil
  • modelagem experimental e numérica de estruturas autoportantes: uma contribuição ao desenvolvimento do estudo de paredes estruturais em concreto e paredes de alvenaria estrutural com blocos prensados sujeitas a cargas estáticas, dinâmicas e térmicas.
  • A utilização de estruturas autoportantes tem se destacado na última década nos projetos de engenharia, como alternativa ao uso das estruturas tradicionais em concreto armado, com vigas e pilares, por ser um sistema completo que suporta, racionaliza e organiza todos os subsistemas da construção. A pesquisa proposta visa avaliar estruturas autoportantes em Alvenaria Estrutural e Paredes de Concreto Armado. Na análise experimental objetiva-se determinar as propriedades macroestruturais, o comportamento em serviço e os mecanismos de ruptura de estruturas de estruturas autoportantes, considerando situações de carregamento estático, sobrecarga térmica e sobrecarga dinâmica. A aquisição de dados será realizada utilizando Prensa Hidráulica, LVDT, acelerômetros, termopares e straingage. Também serão aplicadas as técnicas de análise por fotografia: Digital Image Correlation (DIC) e Particle Image Velocimetry (PIV). Serão aplicados parâmetros estatísticos para inclusão/exclusão de amostras (Critério de Chavenet) e ANOVA, quando for o caso. A modelagem numérica objetiva propor modelo que possa simular o comportamento das estruturas. Na presente pesquisa serão utilizadas as ferramentas computacionais comerciais Robot e Abaqus, que trabalham com elementos finitos. Outra etapa da pesquisa se propõe a desenvolver um aplicativo computacional, utilizando as linguagens Python ou MatLab para a etapa do cálculo e dimensionamento de estruturas autoportantes em alvenaria, aplicando soluções numéricas pelos Métodos dos Elementos Finitos e dos Elementos de Contorno, e a linguagem Autolisp para detalhamento do projeto no AutoCad. Como contribuição específica do projeto, será dada ênfase especial aos projetos com os blocos cerâmicos prensados do tipo Prensado e Queimado (BPQ) e Extrudado, Prensado e Queimado (BCEPQ), ambos produtos propostos por pesquisas realizadas nos laboratórios da UENF, cujas metodologias de fabricação estão patenteadas.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026