Projetos de Pesquisa

 

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Maria da Graça Luderitz Hoefel

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • mulheres migrantes negras em diásporas no brasil: cartografia das opressões
  • As discriminações decorrentes do poder colonial, patriarcal e capitalista, cristalizadas no Brasil, retroalimentam o lugar destinado às mulheres negras, historicamente subordinadas na hierarquia social. No caso das mulheres negras migrantes, esta situação se agrava ainda mais, posto que agregam-se outras dimensões que aprofundam iniquidades. As interseccionalidade (CRENSHAW, 1989; HIRATA, 2014) se traduzem no cotidiano da vida das mulheres migrantes negras oriundas de países do Sul Global, cujas experiências estão imersas em situações de violências, iniquidades de acesso às políticas públicas e violações de direitos humanos. Diante de tal problemática, este projeto visa desvelar as opressões de classe, nacionalidade, status migratório e orientação sexual vivenciadas por mulheres negras em diáspora no Brasil, à luz das interseccionalidades, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas que garantam os direitos humanos desta população. Ademais, o projeto articula processos de educação permanente em saúde para profissionais da atenção primária em saúde do SUS, visando qualificar a Rede SUS no que tange às políticas voltadas à população de mulheres migrantes negras e melhorar os indicadores. De fato, mulheres negras apresentam altas taxas de mortalidade materna e infantil, maior prevalência de doenças crônicas e infecciosas, precocidade dos óbitos e altos índices de violência (SANTOS ET AL, 2020), o que exige a construção de respostas. Assim, a pesquisa adotará o método do Projeto Vidas Paralelas (HOEFEL ET AL, 2020), que consiste na utilização de linguagens imagéticas – através de Oficinas de Direitos Humanos e Fotografia - para identificar vulnerabilidades, potencialidades e criação de alternativas no contexto investigado, por meio de processos que articulam a produção coletiva do conhecimento, a promoção do empoderamento dos sujeitos e a qualificação da Rede SUS
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2026
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Maria da Guia Taveiro Silva

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • o ensino de língua portuguesa para alunos de escolas rurais que realizam regra linguística não-padrão
  • O foco desta pesquisa é o ensino de língua portuguesa em escolas situadas em áreas rurais/no campo, especialmente nas atitudes do professor diante de uma regra linguística não-padrão realizada pelos alunos. A variação linguística é inerente à fala, porém, peculiaridades da oralidade podem permear a escrita de alunos que não sabem fazer distinção entre fala e escrita. No início da escolarização, grande parte dos alunos escreve com marcas da oralidade e acaba fracassando na escola. A dificuldade é enfrentada, principalmente por alunos de contextos culturalmente menos favorecidos. A inferência é de que se erros de escrita, como os metaplasmos, forem trabalhados adequadamente, os alunos aprenderão a escrever melhor, conforme as regras estabelecidas. Entre os estudiosos que tratam da temática encontram-se Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2011, 2014, 2021), Casseb-Galvão; Neves (2017), Ferrarezi JR. (2014), Marcuschi (2010), Martins; Vieira; Tavares (2017), Soares (2017). Inclui-se, também, documentos que regulamentam o ensino no país, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017). A proposta é investigar o tratamento dado, pelo professor, à variedade linguística de alunos do Ensino Fundamental de escolas situadas em áreas rurais/no campo, do município de Imperatriz-Maranhão. Para tal, pretende-se realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, de cunho etnográfico. Para a construção dos dados, será feita observação, gravação e uso de textos produzidos pelos alunos. Inicialmente, o trabalho será relativo ao tratamento que a variedade linguística, as marcas da oralidade na escrita de alunos, recebe dos professores. Posteriormente, com o material pedagógico preparado pela equipe do projeto, será realizado o trabalho de reescrita de textos com foco nas marcas da oralidade; nos erros cometidos. A relevância deste estudo se dá por poder contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, em escolas situadas em áreas rurais/no campo.
  • Universidade Estadual da Região Tocantina do MA - MA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026