Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Solange Cristina Garcia

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avanço no estudo de biomarcadores periféricos de exposição e/ou efeito em trabalhadores expostos à sílica cristalina e a potencial mitigação dos efeitos toxicológicos usando antioxidantes em modelos in vivo
  • Doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e fibrose pulmonar (FP) se desenvolvem na exposição ocupacional à sílica cristalina (SC). Cerca de 6 milhões de trabalhadores brasileiros estão expostos à SC. FP é incurável e debilitante. Até o momento, não existem biomarcadores de exposição e efeito precoce que possam ser utilizados na análise de risco e/ou avaliar alterações fisiopatológicas nestes trabalhadores. O diagnóstico de FP é feito por radiografia de tórax. Esta pesquisa multidisciplinar propõe estudar potenciais biomarcadores, utilizando recursos laboratoriais robustos e inovadores, com contribuição à sociedade. Assim, propõe-se, o estabelecimento da assinatura proteica, por meio do banco de dados gerado após análise proteômica plasmática, alterações radiográficas e da função pulmonar, por meio da bioinformática. Assim, as proteínas da assinatura proteica serão analisadas na rotina laboratorial, bem como, estudos epigenéticos, como metilação de DNA, expressão gênica e microRNAs. Biomarcador de exposição à SC será a quantificação do silício urinário. Os metais sanguíneos também serão quantificados. Este estudo contribuirá para definir promissores biomarcadores de efeito e exposição à SC, mas também, para estudar mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento de PF. Propõe-se, ainda, estudar a mitigação dos efeitos toxicológicos da exposição à SC, experimentalmente: triagem antioxidante/antiinflamatória em um modelo alternativo in vivo C. elegans exposto a SC. Após, e seguindo os 3Rs, será realizado em ratos, de acordo com o protocolo mais promissor. Antioxidantes comercialmente disponíveis e de baixo custo com potencial uso humano serão estudados. Este projeto contribuirá para avançar na fronteira do conhecimento na área da toxicologia, na produção técnico-científica de alto impacto, formação de recursos humanos qualificados, auxiliar na tomada de decisões públicas e na qualidade de vida do trabalhador, com colaborações nacionais e internacional.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Solange Fiuza Cardoso Yokozawa

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • geografias culturais ibero-americanas: paisagens, contato, linguagens
  • O projeto visa aprofundar o exame dos intercâmbios culturais entre países ibero-americanos nos séculos XX e XXI. Reúne especialistas de estudos linguísticos e literários lusófonos e hispânicos, cujas pesquisas, centradas nas transposições culturais, concebem questões como migração, diáspora, exílio, contato linguístico, trocas literárias e artísticas. Pretende investigar como transferências pós-coloniais reconfiguram antigos vínculos de subalternidade entre espaços centrais e periféricos no mundo ibero-americano. Para tanto, adota o aporte teórico das Geografias Culturais (Claval, Duncan et al.). Elas estudam como produtos e fenômenos da cultura variam no trânsito de um lugar a outro e como essa circulação modifica o entorno cultural do lugar de destino e impacta a percepção desses bens simbólicos em seu contexto original. Ao integrar estudos filológicos e literários para esquadrinhar as inter-relações entre países hispânicos e lusófonos nas Américas e Europa, este projeto supera os limites de abordagens mais restritas ao âmbito de cada uma das disciplinas convergentes. Assim, permite reconfigurar, em perspectiva transnacional, transcontinental e transdisciplinar, o arquivo linguístico-literário e as relações culturais assimétricas no amplo espaço ibero-americano. O aporte teórico adotado define a cultura como fluida, permeável a contágios e aberta a constantes negociações, o que leva à hipótese de a Ibero-América seguir se definindo na contemporaneidade graças a uma rede de interações de ideias e indivíduos, num processo contínuo, heterogêneo e multifacetado de apropriações e ressignificações de produtos imateriais. Os trabalhos em curso ou já realizados permitem validar tal hipótese. A convergência de saberes da Literatura e da Filologia é esteio seguro para mapear o escopo, detalhar as peculiaridades e dimensionar o impacto do intenso e dinâmico trânsito de línguas, autores e obras entre as culturas brasileira, espanhola, galega, portuguesa e hispano-americanas.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 24/02/2022-28/02/2025