Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Elizete Kunkel

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • órteses de membro superior para reabilitação pós-hospitalar de indivíduos com sequelas de acidente vascular cerebral (avc): planejamento virtual de produção com uso da manufatura aditiva e capacitação técnica na área.
  • O Acidente Vascular Cerebral (AVC) afeta mais de 101 milhões de pessoas globalmente, com um aumento de 10% para 18% dos casos após a pandemia de COVID-19. O AVC causa sequelas cognitivas, psicológicas e físicas que impactam a qualidade de vida. O Brasil registrou um aumento nos casos de AVC em adultos jovens na idade produtiva de 30 a 39 anos, resultando em deficiências motoras permanentes e significativas. O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta muitos desafios ao atender pacientes pós-AVC que necessitam de dispositivos como órteses de membro superior. Restrições orçamentárias, complexidade nas prescrições médicas e escassez de profissionais qualificados levam a atrasos nas entregas. É crucial implementar estratégias eficazes de reabilitação, como o uso de órteses personalizadas para tratar problemas como hemiplegia, espasticidade e atrofia muscular, que afetam a mobilidade e destreza. No entanto, a eficácia das órteses pré-fabricadas é questionável em comparação com aquelas produzidas com tecnologias de saúde 4.0, como a manufatura aditiva. Considerando o sucesso na fabricação de próteses de membro superior e próteses odontológicas, é relevante desenvolver um protocolo de produção de órteses para reabilitação pós-AVC, incorporando-o ao SUS. Esta proposta reúne universidades do Brasil, Chile e Angola para criar um planejamento virtual de produção de órteses personalizadas estáticas e dinâmicas para membros superiores, validá-las em ensaios clínicos e capacitar profissionais na área. A estratégia envolve o uso de tecnologias auxiliadas por computador para fazer o desenho, avaliação estrutural e manufatura (CAD, CAE e CAM) de órteses personalizados, acessíveis e resistentes. Os ensaios clínicos serão realizados com voluntários que são atendidos pelo SUS pela equipe de fisioterapia do Centro de Práticas Supervisionadas da UNIVAP. A proposta visa melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes de AVC e pode otimizar o tratamento pós-hospitalar oferecido pelo SUS.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Elvira Poleti Martucci

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • avaliação dos contaminantes emergentes presentes em água superficial da mesorregião metropolitana de belo horizonte – mg, por meio de análises target e untarget: ocorrência, avaliação de risco ambiental e avaliação do potencial tóxico e carcinogênico
  • Os contaminantes de preocupação emergente têm sido frequentemente detectados em ambiente aquático em diversas partes do mundo, e podem representar um risco à saúde humana e ambiental. Estudos recentes têm demonstrado a presença de diversos destes contaminantes em água superficial nas mais variadas regiões do Brasil. Embora estes contaminantes representem grande preocupação, poucos foram incluídos em estudos de monitoramento ambiental ou de rotina. Assim, é imprescindível conhecer a ampla gama de contaminantes, que podem estar presentes na água superficial da mesorregião de Belo Horizonte e que são decorrentes das variadas atividades antropogênicas existentes. Além disso, tais contaminantes devem ser avaliados de formar sistemática e periódica e, assim, fornecer subsídios para a avaliação de risco associada à exposição humana e de outros organismos a estes contaminantes. No entanto, monitorar todos os contaminantes que podem estar presentes em amostras ambientais, utilizando métodos analíticos target (alvo) é pouco viável. Assim, métodos de triagem untarget (não alvo) têm sido cada vez mais empregados, uma vez que possibilitam a detecção de tais contaminantes sem a necessidade de selecioná-los previamente. A identificação dos contaminantes emergentes serve como ponto de partida para eleger substâncias prioritárias, tanto do ponto de vista do monitoramento quanto da avaliação de risco. No entanto, para estabelecer a dinâmica desses contaminantes no ambiente; a relação entre eles e o risco associado, é fundamental determinar a concentração. Assim, o presente projeto pretende identificar os contaminantes emergentes presentes em amostras de água de áreas urbanas e rurais, utilizando análises target e untarget. Subsequentemente, determinar a concentração dos contaminantes detectados, seguida pela avaliação de risco ambiental. Por fim, caso sejam detectados contaminantes ou misturas potencialmente tóxicas, será realizada a avaliação da toxicidade e carcinogenicidade.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026