Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Norton Gomes de Almeida

Outra

Multidisciplinar
  • clube de astronomia cecília payne na ufg
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 23/12/2022-30/11/2026
Foto de perfil

Nubia Boechat Andrade

Ciências da Saúde

Farmácia
  • benznidazol o protótipo de novos derivados nitrotritriazólicos com possível duplo mecanismo de ação: contribuição para a cura da doença de chagas.
  • A doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, sendo a doença parasitária que mais mata em regiões endêmicas. Ela está presente em vários países, tornando-se um problema global de saúde pública. Após 114 anos de sua descrição, a fase crônica da doença ainda não possui cura efetiva. O benznidazol (BNZ) é um dos dois únicos fármacos disponíveis para o tratar a fase aguda da DC. Estudos clínicos recentes mostram a superioridade do BNZ em relação ao placebo, onde mais de 80% dos grupos estudados responderam ao tratamento e não apresentaram parasitas detectáveis no sangue após e durante 12 meses. Porém, o seu uso apresenta graves efeitos adversos. Muitas substâncias promissoras têm sido desenvolvidas, mas nenhuma foi capaz de promover a cura em ambas as fases, ou foi mais eficaz que o BZN na fase aguda. Tais resultados tornam o BNZ um importante protótipo para a busca de novos análogos e derivados. Novos 3-nitro-1,2,4-triazol vêm se destacando como importante grupamento farmacofórico no desenvolvimento de novos agentes contra o T. cruzi, levando a substâncias mais potentes e seletivas do que as correspondentes com outros núcleos heterocíclicos azólicos. A literatura descreve que substâncias nitrotriazólicas podem atuar tanto via inibição da biossíntese de ergosterol, um importante esterol do parasito, quanto via ativação pela enzima nitroredutase, sendo este último mecanismo o mesmo relacionado ao BNZ. Nesse sentido, visando contribuir na busca de novos fármacos antichagásicos, a presente proposta tem como objetivo a síntese e avaliação biológica de 46 substâncias 3-nitrotriazólicas análogas do BNZ. Estas serão sintetizadas em rotas escalonáveis de duas etapas e avaliadas quanto à atividade in vitro, nas formas amastigota e tripomastigota, além da avaliação de redução de parasitemia in vivo em camundongos e a determinação de sua citotoxicidade, atividade na enzima nitroredutase,potencial mutagênico pelo teste de Ames e estudos de docking molecular.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Núbia de Souza Lobato

Ciências Humanas

Psicologia
  • efeitos de um programa de intervenção baseada em práticas individuais e interpessoais de mindfulness para a redução do estresse percebido, depressão e ansiedade em indivíduos com obesidade: ensaio clínico randomizado
  • Diversas evidências científicas demonstraram que o estresse crônico pode afetar o controle do peso corporal e o comportamento alimentar, podendo contribuir para o desenvolvimento da obesidade e complicações associadas. A obesidade é um assunto digno de estudos, tendo-se em vista o aumento global da prevalência desta condição nas últimas décadas. Diversos estudos indicam que, entre as pessoas que tentam perder peso, os comportamentos alimentares incontroláveis e o desejo por alimentos altamente calóricos reduzem muito a eficácia e a eficiência dos programas de tratamento. Os estudos também demonstraram que o estresse é uma causa importante do desenvolvimento de comportamentos aditivos e da incapacidade de abandonar tais comportamentos. O estresse psicológico e social vivenciado pelos indivíduos e o número de estressores na vida estão altamente correlacionados com padrões alimentares excessivos e não saudáveis. Neste sentido, a adoção de alternativas para o manejo do estresse, e de intervenções que promovam a diminuição das chances de adoecimento causado por esta condição, são medidas de extrema relevância no contexto da obesidade. Com base nas observações de que a práticas baseadas em mindfulness (atenção plena) têm sido ferramentas importantes para alcançar pensamentos mais funcionais, proporcionando melhor saúde física e psicológica, o presente estudo será desenvolvido para determinar se uma intervenção de práticas individuais e interpessoais baseadas em Mindfulness funcional, aplicada por oito semanas, é capaz de diminuir os níveis de estresse percebido, depressão e ansiedade, e aumentar o nível de atenção plena em indivíduos adultos com obesidade.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026