Projetos de Pesquisa

 

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Washington Jose de Sousa

Ciências Humanas

Educação
  • curricularização da educação alimentar e nutricional no bicentenário da independência: iniciação científica júnior e educação contextualizada no programa nacional de alimentação escolar (pnae)
  • Fundamenta-se no Art. 2º. § II da Lei 11.947 de 16 de junho de 2009 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica e estabelece, dentre as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a inclusão da educação alimentar e nutricional (EAN) no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. Faz interlocução entre Gestão de Política Pública e Educação a partir de determinação legal, e, ao pautar curricularização da EAN, avança para áreas como Saúde, Biociências e Ciências Agrárias e da Terra pela via de sistemas de produção e o consumo de alimentos. Intenta fomentar, no Bicentenário da Independência, curricularização da educação alimentar e nutricional (EAN) em escolas da educação básica à luz de diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Lei no 11.947 de 16 de junho de 2009) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) via aplicação de recursos de educação contextualizada, iniciação científica júnior e divulgação científica. Ao realçar sistemas e condições de produção e consumo de alimentos, em sentido amplo cumpre os ODS. Reuniões com direção de escolas e docentes, rodas de conversa e ciclos de palestras ocorrerão para estimular o cumprimento da Lei na prática escolar. Conteúdos na sala de aula relacionados à produção e consumo de alimentos, via iniciação científica júnior (IC Jr), envolverão professores, estudantes e pais. Eventos para a população, na sequência, terão instalações pedagógicas e exposições em local aberto mediante ampla divulgação pela UFRN. Debates para o currículo em temas correlatos à EAN serão estimulados, para além do PNAE, via segurança alimentar, condições locais de produção e consumo de alimentos, cooperativismo, agricultura familiar e sustentabilidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
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Washington Jose de Sousa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • transversalidade da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento sustentável: iniciação científica junior e inovações na educação do campo à luz dos objetivos do desenvolvimento sustentável
  • Tendo como público prioritário estudantes de escolas rurais, de municípios potiguares com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH-M, é objetivo desta proposta fomentar educação contextualizada por meio de pesquisa-ação em ambientes escolares e divulgação científica, baseadas na transversalidade da ciência e na aplicação de tecnologias na agricultura familiar intentando a superação de vulnerabilidades socioeconômicas em áreas do Semiárido potiguar. Serão eventos abertos à população e realizados em locais de grande confluência pública. Nos municípios contemplados, rodas de conversa, ciclos de palestras, instalações pedagógicas e exposições serão realizados, parte nas escolas contempladas e, parte, durante a culminância, em ginásio de esportes por meio da mobilização das escolas e ampla divulgação institucional pela UFRN. Eventos e reuniões preparatórias ocorrerão antes e depois do momento de culminância, atendendo a diferentes abordagens e visões da transversalidade da ciência em sintonia com demandas da agricultura familiar. Um dos momentos de culminância ocorrerá em seminário em auditório do Campus Central da UFRN. A proposta tem forte aderência ao objeto e objetivos da Chamada considerando a característica de instrumento de melhoria da qualidade do ensino de ciências na educação básica pública (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) visando à difusão do conhecimento científico e tecnológico e à popularização da ciência nos municípios do Semiárido contemplados, ambos com baixo IDH. Atende ao objeto da Chamada quando leva em conta possibilidades de empego de tecnologias aplicadas a especificidades de escolas rurais em áreas do bioma Caatinga. Ao adotar a estratégia de integração ensino, pesquisa e extensão, este projeto torna-se inovador, considerando que ocorrerá em cooperação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o sistema básica envolvendo professores e alunos com diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento. A intercooperação considera diálogos entre diferentes linguagens, demonstrando multidisciplinaridade ao estabelecer o tratamento do tema de uma disciplina por várias disciplinas ao mesmo tempo - das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aos campos da Saúde e das Ciências Biológicas (pelo prisma da segurança alimentar e nutricional) e, também, das Engenharias e Ciências Exatas (contemplando temas técnicos de agronomia e operações matemáticas). Uma natureza interdisciplinar possibilita que alunos e professores de diversos níveis e campos de conhecimento interajam métodos de uma disciplina para outra, de um nível de ensino para outro, mediados por diálogos e possibilidades de aplicação de recursos de inteligência artificial na educação básica, na agricultura familiar e no ensino e cooperativismo rurais. Viés transdisciplinar, com o prefixo “trans” referindo-se ao que surge ao mesmo tempo entre as disciplinas, compõe esta proposta, tanto por meio das disciplinas quanto para além de qualquer disciplina, como no caso do chamado senso comum. Tem potencial acadêmico multiplicador considerando o fato de que a atividade será sistematizada e publicada na forma de texto científico com o objetivo de possibilitar replicações.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 11/10/2021-31/10/2023