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Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
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Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
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Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
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Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Dom Cabral
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
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Instituto Biológico
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Instituto Butantan
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Instituto Ciência na Rua
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
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Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
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Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Andréa Maria Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
quando o trabalho encarcera: sofrimento psicossocial em trabalhadores do sistema prisional brasileiro
Resumo:
O trabalho do policial penal é descrito na literatura como associado ao adoecimento mental e a vivência de situações de estresse, violência, longas jornadas, assédio moral no trabalho e precário acesso a atenção à saúde. Esta literatura aponta altos percentuais de burnout, stress pós traumáutico, e 7 ou mais sintomas de transtornos mentais comuns. O projeto visa a identificar a prevalência de transtornos mentais entre policiais penais, identificar como ocorre a utilização das RAPS por estes trabalhadores e descrever a sua percepção quanto às condições de trabalho. Os pesquisadores estabelecerão diálogo dos achados com a política de atenção à saúde mental em curso no país e com o estado da arte sobre o tema, priorizando análises que possam apoiar a modelização, implementação e avaliação da política pública. A proposta vai ao encontro de lacunas identificadas na revisão da literatura e sua hipótese é de que a prevalência de transtornos mentais entre policiais penais é superior a encontrada na população geral e que isto tem relação com as condições ambientais, de organização e de processo de trabalho. Esta hipótese se apoia nos achados da revisão da literatura, ainda que a produção nacional possa ser considerada discreta. Este projeto propõe a realização de um diagnóstico da prevalência de transtornos mentais entre trabalhadores policiais penais a partir da resposta a um questionário online aplicado em amostras de trabalhadores de 10 estados da federação. Serão utilizados instrumentos já validados nacionalmente para a investigação de transtornos mentais comuns, burnout, suporte social, stress pós traumático, uso de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, e riscos à saúde presentes no trabalho. Além disto, serão realizadas entrevistas em profundidade, análise documental (organização das Redes de Atenção Psicossocial RAPS e atenção à saúde mental dos policiais penais pelas secretarias de administração prisional) e revisão da literatura.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
13/12/2022-31/12/2025
Andréa Mollica do Amarante Paffaro
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ensinando ciências: interação museu, universidade e escola
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
18/01/2023-31/05/2025
Andréa Novais Moreno Amaral
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o impacto da inflamação na anemia persistente e na perda de enxerto em doentes renais crônicos. um estudo retrospectivo e prospectivo.
Resumo:
As alterações do sistema imune na doença renal crônica (DRC) constituem uma questão complexa, com a hipercitocinemia sendo uma característica típica da uremia. Isso ocorre devido ao acúmulo de citocinas pró-inflamatórias, resultantes da diminuição da eliminação renal ou do aumento da geração após a indução por toxinas urêmicas, estresse oxidativo, sobrecarga de volume, comorbidades e outros fatores. Comorbidades associadas à DRC estão relacionadas a um aumento da mortalidade. A anemia renal é uma complicação comum da DRC que prejudica o desempenho e a qualidade de vida dos pacientes. Atualmente, o tratamento envolve a substituição de ferro, eritropoetina e administração de estabilizador de HIF. No entanto, a anemia persiste em alguns indivíduos, mesmo após o transplante renal. Nossas pesquisas anteriores revelaram uma vida útil reduzida dos eritrócitos, o que desempenha um papel importante no desenvolvimento da anemia renal. Além disso, nossas descobertas demonstraram que os monócitos de pacientes renais crônicos apresentam um perfil inflamatório mais acentuado, o que pode influenciar diretamente a eritrofagocitose. Nesse contexto, é crucial compreender por que a anemia persiste na DRC, a fim de fornecer novas percepções sobre estratégias terapêuticas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, o objetivo geral desta proposta de pesquisa é investigar o papel dos mediadores inflamatórios presentes durante a progressão da DRC e pós-transplante, que podem estar relacionados à anemia e à perda do enxerto renal. De maneira mais específica, a pesquisa busca elucidar a influência de mediadores inflamatórios, células do sistema imune inato e toxinas urêmicas nesses processos. Essa abordagem visa contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de tratamento para combater a anemia renal em pacientes com DRC e propiciar um melhor manejo pós-transplante renal.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Andréa Rodrigues Motta
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso da termografia infravermelha na avaliação miofuncional orofacial
Resumo:
A termografia constitui uma técnica sem contato, não invasiva e não radioativa capaz de captar a faixa de radiação infravermelha não visível emitida por um corpo ou um objeto e convertê-la em informação de temperatura. No Brasil as pesquisas médicas utilizando esse método têm se concentrado nas áreas da dor, da angiologia, mastologia, oftalmologia e medicina do esporte. O uso da termografia infravermelha na Fonoaudiologia, especificamente na área da Motricidade Orofacial, tem ganhado a atenção de diversos grupos de pesquisa no país, sendo o da UFMG um dos pioneiros. Acredita-se que a tecnologia possa se tornar um novo método diagnóstico objetivo para a área, garantindo consequentemente uma intervenção mais eficaz e a comparação da evolução clínica do paciente ao longo do processo terapêutico. Assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar o uso da termografia infravermelha na avaliação miofuncional orofacial. Estudos internacionais promissores têm utilizado câmeras termográficas para a análise da temperatura da face, grande parte deles com o objetivo de estudar a função respiratória e os mecanismos fisiopatológicos relacionados à Disfunção Temporomandibular (DTM). Para alcançar esse resultado pretende-se desenvolver um estudo transversal e exploratório inicialmente com 30 participantes. Serão avaliadas diversas estruturas e funções do sistema estomatognático por meio dos testes empregados na área (avaliação clínica, eletromiográfica, de pressão de lábios e língua) e serão registrados os termogramas da face, tanto de frente quanto de perfil. Os dados obtidos serão analisados e comparados por meio de testes estatísticos apropriados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Andréa Vettorassi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
precarização do trabalho na pandemia: uma perspectiva interseccional
Resumo:
O mundo do trabalho foi intensamente afetado pelas medidas sanitárias impostas pela pandemia global da COVID-19 em 2020. No Brasil, os processos de precarização, que já estavam em curso, foram intensificados durante a pandemia. Analisar esse cenário à luz das reflexões sociológicas possibilita a compreensão da dinâmica do processo, bem como a indicação de possíveis políticas públicas. Muitas são as características das relações de trabalho precárias: trabalho por tempo determinado ou intermitente, desocupação, curtos períodos de ocupação, informalidade e desalento. Mas na pandemia outros atributos promovem a precarização: a exposição massiva à doença, home office, extrapolação de carga horária de trabalho, isolamento, distanciamento social e acesso às medidas sanitárias de saúde vistos como privilégios, e não direitos. Na corrente dessas precariedades, tradicionais marcadores de diferenças tornam a análise interseccional fundamental para sua compreensão: em geral, mulheres, pessoas pobres, pretas e pardas são notadamente mais afetadas por elas. Nesse contexto, o Núcleo de Estudos sobre o Trabalho propõe relacionar, a partir da perspectiva interseccional de raça, gênero e classe, o processo de intensificação da precarização do trabalho em decorrência da pandemia. Tem-se como hipótese que consequências da pandemia no mercado de trabalho, como desocupação, desalento e precarização estão relacionadas a marcadores interseccionais como gênero, classe e raça, em arranjos específicos concernentes a grupos ocupacionais mais afetados. Nesse sentido, optamos por uma estratégia metodológica qualiquantitativa: a etapa quantitativa envolve um mapeamento longitudinal do mercado de trabalho brasileiro no período da pandemia, identificando os grupos ocupacionais que sofreram precarização ou desocupação mais intensa. Para análise qualitativa recorremos à análise de conteúdo, análise do discurso e hermenêutica de profundidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
01/04/2022-30/04/2025
Andreas Lazaros Chryssafidis
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação in vitro da atividade ovicida de fluopsina c em ovos de fasciola hepatica
Resumo:
O trematódeo Fasciola hepatica apresenta distribuição mundial, infectando e causando doença e perdas econômicas em animais e humanos. No Brasil, foi estimado prejuízo de US$ 210 milhões por ano apenas com a fasciolose bovina. O controle dessa parasitose é baseado principalmente no tratamento dos indivíduos infectados, estratégia prejudicada pelo surgimento da resistência anti-helmíntica. Assim, a investigação de novas moléculas com atividade fasciolicida é uma abordagem necessária. Recentemente, a equipe de pesquisa do Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias (LAPAR-CAV-UDESC) padronizou o teste de desenvolvimento e eclosão de ovos (EDHT) de F. hepatica utilizando fármacos comerciais, uma vez que reflete a atividade fasciolicida dos fármacos em trematódeos adultos nos animais tratados. Durante esta padronização, foram identificados isolados resistentes ao triclabendazole (TCBZ), principal molécula utilizada no tratamento da fasciolose. A Fluopsina C (FpC) é um composto organocúprico produzido por Pseudomonas aeruginosa cepa LV, que apresenta imenso potencial antimicrobiano, mesmo para organismos multirresistentes, dentre outros. Em parceria com o Laboratório de Ecologia Microbiana (LEM-UEL), foram realizados testes preliminares com larvas de artrópodes e ovos de F. hepatica, sugerindo também o potencial antiparasitário de FpC. Desta forma, o objetivo deste projeto é determinar a mínima concentração ovicida (MOC) de FpC em ovos de F. hepatica, e utilizar a MOC para avaliação do potencial deste composto frente a diferentes isolados, inclusive os resistentes a TCBZ. Os resultados deste projeto, caso sejam positivos, serão utilizados para dar suporte a testes in vivo, que possibilitarão o desenvolvimento de um novo tratamento à fasciolose animal.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Andreas Nascimento
COORDENADOR(A)
Outra
Robótica, Mecatrônica e Automação
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Currículo
Título do Projeto:
poços inteligentes - nova metodologia visando automatização de perfuração com aplicação de inteligência artificial.
Resumo:
O custo diário da perfuração de poços em alguns locais do Pré-sal são bastante elevados (podendo ultrapassar 1,3 milhão de dólares americanos), momento em que a otimização e eficiência de processos passa a ser um fator-chave na redução de custos. Assim, objetiva-se o desenvolvimento de um sistema inteligente, utilizando de rotinas computacionais, e inteligência artificial, para fins de auxiliar no desenvolvimento das atividades de perfuração de forma mais eficiente e otimizada. Com o emprego de parâmetros mecânicos ótimos ([a]Peso Sobre a Broca -WOB, [b]Rotação -RPM, e [c]Vazão -FLOW), é possível garantir uma melhor penetrabilidade ([d] maximização Taxa de Penetração - ROP) buscando sempre o menor dispêndio de energia ([e] minimização da Energia Mecânica Específica - MSE), em um sistema multi-objetivo. Este se baseará na metodologia empregada na indústria petrolífera de Testes Pré-operacionais - DRT (teste realizado antes do início da perfuração de uma nova seção/formação geológica), em um arranjo de funções a permitir gerar gráficos em três dimensões e informações para análise da melhor combinação de parâmetros [a], [b] e [c] a serem empregados para garantia da maximização de [d] e minimização de [e]. Estes gráficos e valores deverão ser atualizados (dinâmicos) em tempo-real (sem parada de operação e com realimentação do sistema com informações e dados obtidos dos sensores enquanto se perfura), ao longo da perfuração do intervalo proposto, garantindo a visualização de sugestões de emprego de parâmetros para fins de garantir uma operação otimizada, eficiente e menos custosa (tudo acoplado com o emprego de métodos de IA).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
Vigência:
22/12/2022-31/07/2025
Andrei Steveen Moreno Rodriguez
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeamento da comunidade latino-americana de pesquisa em educação química: uma análise de suas produções
Resumo:
No Brasil, a área de Educação Química vem se consolidando durante os últimos 40 anos. No entanto, trata-se de uma área de conhecimento pouco reconhecida na América Latina (AL). Os Educadores químicos desta região do planeta ainda trabalham de forma predominantemente isolada e as colaborações internacionais entre indivíduos e instituições da AL são incipientes. Isso é evidente, já que a quantidade de eventos, redes e periódicos científicos específicos da área, dentro da região, é pouco significativa. Tendo em conta a história de colonização da AL, que impôs uma racionalidade eurocêntrica (colonialidade do conhecimento), ainda existente, assim como o momento atual de crise socioambiental na AL, faz-se necessário fortalecer os processos e atividades de cooperação internacional desta região. Tal estratégia pode ser considerada como parte fundamental do processo de construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Considerando esses aspectos, propomos a seguinte questão de pesquisa: Onde, como e quais conhecimentos têm sido produzidos por pesquisadores latino-americanos em Educação Química? Assim, este estudo tem por objetivo mapear a comunidade latino-americana de educadores químicos e analisar suas produções científicas. Para atingir tal propósito serão empregados os procedimentos metodológicos descritos a seguir: busca de dados em diretórios institucionais, bases de dados e revistas científicas; busca em redes sociais, acadêmicas e profissionais; levantamento de dados a partir do envio de formulários para instituições de Educação Básica e Superior de AL, assim como para redes de pesquisadores; identificação de atividades de cooperação das instituições da AL e análise de produções científicas dos educadores químicos. Os dados obtidos no projeto serão analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos do processo permitirão a constituição de novas redes acadêmicas e a produção de material bibliográfico referente a área de Educação Química na AL.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
01/04/2022-31/10/2025
Andréia Bagliotti Meneguin
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
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Currículo
Título do Projeto:
"entrega direcionada ao cólon de 5-asa e probióticos: uma abordagem inovadora para o tratamento da doença inflamatória intestinal"
Resumo:
A doença inflamatória intestinal (DII) é um distúrbio crônico que afeta o trato gastrointestinal (TGI), incluindo a retocolite ulcerativa e doença de Crohn. O principal objetivo do tratamento farmacológico é reduzir a inflamação, controlar os sintomas e prevenir complicações, sendo o fármaco de primeira escolha o ácido 5-aminossalicílico (5-ASA) para casos leves a moderados. Sua eficácia é limitada pela incapacidade de atingir o cólon em concentrações ideais como terapia tópica, já que o 5-ASA é amplamente absorvido nas porções superiores do TGI, sendo metabolizado no metabólito inativo N-acetil-5-ASA, além de estar relacionado a efeitos adversos, como a disbiose. Uma estratégia para superar a disbiose consiste na administração de probióticos para o reequilíbrio da microbiota. A seletividade do 5-ASA e dos probióticos para o cólon pode ser obtida por meio de seu co-encapsulamento em micropartículas cólon-específicas de amido retrogradado (AR) e pectina (P) pelo processo de spray-drying. Isso porque o AR é um amido modificado resistente à digestão por enzimas no estômago e intestino delgado, enquanto a P forma um gel quando exposta ao pH gástrico. Recentemente, empregamos nanofibras de celulose (NFC) como nanoreforço da mistura AR/P e propriedades otimizadas foram encontradas. A secagem por aspersão merece atenção, pois trata-se de um método rápido, contínuo, de etapa única e econômico amplamente utilizado na indústria farmacêutica. Diante do exposto, este projeto de pesquisa visa a co-encapsulação do fármaco 5-ASA e de probióticos em micropartículas de AR/P/NFC por spray drying para desenvolver um sistema de liberação estável e eficaz para esses compostos bioativos que podem fornecer entrega direcionada ao cólon. As micropartículas devem ser capazes de proteger os probióticos da acidez gástrica e aumentar sua sobrevivência durante o trânsito gastrintestinal, além de fornecer liberação controlada do 5-ASA no cólon para melhorar sua eficácia terapêutica.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
02/01/2024-31/01/2027
Andreia Conceição Milan Brochado Antoniolli da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação da influência do exercicio fisico na idade biológica
Resumo:
Na última década aumentou a frequência de doenças crônicas não transmissíveis ligadas diretamente ao estilo de vida e que sofrem influência direta do sedentarismo e da nutrição inadequada e pobre em nutrientes. Esses fatos interligam-se ao desenvolvimento da síndrome metabólica, hipertensão, diabetes, câncer, doença coronariana, obesidade, demência e envelhecimento prococe. Atualmente, é muito comum verificar duas pessoas com a mesma idade cronológica e com processos de envelhecimento distintos. Logo, infere-se que além da idade cronológica do organismo há também uma idade biológica que é caracterizada pelo envelhecimento celular marcado, por exemplo, por meio do comprimento dos telômeros. Estudos indicam que o envelhecimento biológico pode ser retardado e/ou revertido por ações epigenéticas e medicamentos. Dentre as ações epigenéticas os exercícios físicos destacam-se como potencializados do retardo do envelhecimento e pelo aumento das chances de um envelhecimento saudável. Frente ao exposto, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar a influência do treinamento físico na idade biológica. Serão selecionados 30 voluntários em academias com idade entre 18 e 35 anos, saudáveis e inativos a pelo menos 6 meses. Os voluntários serão randomizados em três grupos experimentais: Grupo controle indivíduos quem não praticam atividade física; Grupo Treino de Força indivíduos submetidos a treinamento de força 3x/semana por 6 meses; e Grupo Treino Aeróbico indivíduos submetidos a treinamento aeróbico em esteira ergométrica 3x/semana. Todos os indivíduos serão avaliados antes do início dos protocolos e com 6, 12 e 18 meses de treinamento. As avaliações constituirão de avaliação física e coleta de sangue para determinação da idade biológica (aferição do comprimento absoluto dos telômeros) e da expressão de genes relacionados à ativação da telomerase, estabilidade dos telômeros, integridade do DNA e estresse oxidativo por meio de técnicas de PCR em Tempo Real.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
29/12/2023-31/12/2026
Andreia Cristina de Melo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
caracterização fenotípica de enterococcus spp. estreptococcus spp. isolados da cavidade oral de pacientes com carcinoma de células escamosas do instituto nacional de câncer
Resumo:
O Carcinoma Oral de Células Escamosas (OSCC) constitui mais de 90% dos casos de câncer de cabeça e pescoço. Hábitos orais como tabagismo e etilismo são alguns dos fatores de risco já reconhecidos e documentados na literatura. Entretanto, estudos têm revelado que pacientes com OSCC apresentam significativas mudanças na diversidade microbiana associada não somente à mucosa oral, mas também à saliva, quando comparados com pacientes saudáveis. Enterococcus e Streptococcus são importantes constituintes da microbiota oral e possuem reconhecido papel na saúde oral geral, sendo apontados pela literatura como possíveis participantes do desenvolvimento do câncer oral. Dentro deste contexto, o objetivo deste estudo é caracterizar fenotipicamente e investigar o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos microrganismos dos gêneros Enterococcus e Streptococcus isolados de pacientes com Carcinoma Oral de Células Escamosas com diferentes estadiamentos. Para isso, será realizado um estudo prospectivo exploratório com amostras de pacientes diagnosticados com OSCC. O isolamento das amostras bacterianas será realizado por meio de swabs orais que serão coletados de forma padronizada. Posteriormente, serão encaminhados ao laboratório para investigação das características fenotípicas e identificação por gênero e espécie através de MALDI-TOF, assim como avaliação da susceptibilidade aos antimicrobianos por meio do método de disco difusão. Com este estudo, espera-se observar que pacientes com OSCC ou com lesões precursoras apresentam alterações na microbiota oral que podem influenciar na progressão do câncer e no desfecho do tratamento. O conhecimento das características fenotípicas relacionadas ao perfil de Enterococcus e Streptococcus, associados às lesões, pode auxiliar na prevenção e tratamento de infecções secundárias e na elaboração de estratégias de controle do câncer.
Instituição/UF/País:
Instituto Nacional de Câncer - RJ - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Andreia Cristina Munzlinger dos Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
motivando feira de inovação e ciências
Resumo:
A presente proposta visa estimular a ciência e inovação em 141 cidades do Estado de Mato Grosso que corresponde ao alcance do 100% da população mato-grossense, região que possui escassez de estímulo na ciência e de formação de alunos e professores nesta área. A proposta apresenta como importante diferencial o estímulo à ciência nas comunidades Quilombolas e abrangência (o planejamento prevê que aconteça parcialmente online, inclusive a fase de capacitação), tendo como previsão alcançar 2.642 equipes, divididas nas categorias Feira de Experimentos, Mostra Científica e Ideias inovadoras. Todas as equipes inscritas passarão por capacitação focadas no desenvolvimento e melhoria de projetos em experimentos, pesquisa e inovação, visando sempre a solução de problemas da sociedade com uso de ciência e tecnologia. A etapa final do evento será presencial, com transmissão ao vivo, e com premiações motivadoras para estimular a participação dos alunos do ensino fundamental e médio, especialmente meninas e alunos de escolas públicas.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário de Várzea Grande - MT - Brasil
Vigência:
05/02/2024-28/02/2026
Andreia de Freitas Zompero
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ensino por investigação relativo à temática saúde: um estudo com licenciandos do curso de ciências biológicas.
Resumo:
As transformações na sociedade decorrentes dos avanços da ciência, tecnologia e das questões que envolvem saúde, como vivenciadas no momento atual, impactam de maneira significativa nas necessidades formativas educacionais. Portanto, os professores necessitam planejar e empregar estratégias de ensino que promovam reflexão e discussão para os estudantes desenvolverem o senso crítico, autonomia e protagonismo. Essas indicações são congruentes às da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Ciências. Nesse sentido, o documento aponta que o processo investigativo deve ser entendido como elemento central na formação dos estudantes, atrelado a situações didáticas planejadas ao longo de toda a educação básica. Diversos estudos, nacionais e internacionais, apontam dificuldades para a realização de práticas investigativas, assim, é fundamental que os programas de formação ofereçam suporte pedagógico e epistemológico aos professores. Neste estudo pretende-se responder qual o desempenho dos licenciandos de curso de Ciências Biológicas ao desenvolverem atividades investigativas durante o estágio supervisionado com alunos na educação básica. O objetivo é analisar o impacto da formação no desempenho dos licenciandos participantes dos dois países ao desenvolverem atividades de investigativas Trata-se de uma pesquisa que integra abordagem quali e quantitativa visando analisar a implementação do Ensino de Ciências por investigação pelos licenciandos. A amostra incluirá graduandos em Ciências Biológicas de duas universidades Brasileiras e uma Universidade Portuguesa. Os dados serão coletados por meio de observação feita pelos pesquisadores e entrevistas em grupo focal. O desempenho dos licenciandos durante as aulas serão registados e analisados na ferramenta analítica específica, parte da análise quantitativa. A transcrição da entrevista será analisada com base na análise textual discursiva (ATD) que compõe etapa qualitativa.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
01/04/2022-30/09/2025
Andreia Laura Prates Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biofísica
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Currículo
Título do Projeto:
caracterização eletrofisiológica e celular do efeito da adenosina monofosfato cíclica (ampc) na proliferação e ciclo celular em linhagens de câncer de mama
Resumo:
O câncer de mama, neoplasia com alta mortalidade em mulheres, gera ônus social e grande dispêndio de recursos financeiros para o país. Investimentos em moléculas que interrompam o processo neoplásico e aumentem as chances de combate é crescente. Os canais iônicos e o AMPc, moléculas chave para funções celulares, são alvo da indústria farmacêutica na busca por fármacos para interromper o processo cancerígeno. O influxo e [Ca2+] é controlado principalmente por proteínas de membrana conhecidas como canais de cálcio, e a participação dos canais de cálcio dependentes de voltagem do tipo L e T como AMPc têm sido identificados na modulação dos eventos celulares. Apesar do volume de pesquisas demonstrando a participação dos canais de cálcio e do AMPc na ativação de eventos celulares alterados nas células cancerosas, parte considerável desse conhecimento é isolado e em células de tecidos metastáticos, ou seja, pouco se sabe nos estágios iniciais como permanece não esclarecido a relação entre desse canais com o AMPc no desenvolvimento do cancer. O trabalho tem como base para investigação linhagens comerciais não tumorais e tumorais metastáticas como linhagens de células oriundas de estagio inicial cedidas pela UFMG. Propõe-se que modulação dos canais L e T pelo AMPc é um mecanismo de controle da proliferação e ciclo celular das células da mama e a perda desse controle resultará no surgimento de lesões pré-neoplásicas e contribuirá com a progressão do câncer de mama. Investigaremos a relação entre o AMPc e os canais de cálcio L e T na proliferação e no ciclo celular no desenvolvimento do cancer de mama. A partir desses resultados avançaremos na direção de células primarias atípicas, não estudadas, resultantes de transformações que ocorrem na mama e que podem avançar para a malignidade. Mapear um mecanismo anterior ou inicial ao desenvolvimento do cancer de mama permitirá rastrear novos compostos com potencial farmacológico contra o desenvolvimento do tumor.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
09/01/2024-31/01/2026
Andréia Machado Leopoldino
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
estabelecimento de modelos translacionais ex vivo para avaliação de resposta terapêutica personalizada em pacientes com carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço
Resumo:
O carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço (CECP) possui tumores com altas taxas de incidência global e >50% dos diagnósticos são tardios. A abordagem terapêutica para esses pacientes consiste em radioterapia (RT) e quimioterápicos (QT) à base de platina. Embora estudos clínicos recentes explorem novas opções de terapia-alvo dirigidas, a maioria dos pacientes no Brasil recebem terapias de acordo com protocolos padronizados. Ao utilizar essa abordagem, um número limitado dos pacientes se beneficia das terapias convencionais, enquanto outros são resistentes ao tratamento, impactando diretamente em recidivas e pior sobrevida clínica. Portanto, clinicamente torna-se desafiador identificar pacientes que beneficiarão ou não com os protocolos de primeira linha. Estudos utilizando organoides derivados de pacientes (ODPs) têm emergido como promissores modelos pré-clínicos para prever esta resposta clínica, além de compreender biomarcadores de resposta. Dessa forma, este projeto propõe estabelecer ODPs de CECP para identificação de pacientes RT e QT resistentes, bem como determinar biomarcadores preditivos de resposta à terapia. Pretendemos assim, impactar diretamente no manejo clínico personalizado de pacientes diagnosticados com CECP e caracterizar assinaturas moleculares que indicam resposta/resistência ao tratamento. Para isso, inicialmente, tecidos provenientes de ressecção cirúrgica ou biópsia de pacientes com CECP estadiamento III ou IV serão utilizados para geração de ODPs. Ainda, será avaliado se os ODPs gerados recapitulam as características dos tumores de origem por meio de estudos histológicos e de imunomarcação. Os ODPs serão submetidos ao tratamento com cisplatina, carboplatina e paclitaxel em combinação ou não com RT, seguido da avaliação da viabilidade/morfologia dos organoides, estratificando pacientes como respondedores vs não-respondedores. Análise de transcriptoma e do perfil de esfingolipídios por LC-MS serão úteis para a compreensão molecular do tumor.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Andréia Medinilha Pancher
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
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Currículo
Título do Projeto:
museu geocartográfico e ambiental
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
27/12/2022-30/04/2025
Andreia Morales Cascaes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
condições clínicas de saúde bucal e avaliação do acesso e da oferta de serviços de saúde bucal em pessoas transgênero atendidas no sistema único de saúde: estudo multicêntrico transbucal brasil
Resumo:
Dentre as minorias sexuais, as pessoas transgênero (trans) são as que mais enfrentam dificuldades no acesso aos serviços de saúde e o grupo que mais sofre violação de direitos humanos. Não há dados confiáveis sobre esta população, nem o censo nem as pesquisas nacionais incluem questões sobre identidade de gênero. No contexto da saúde bucal, a ausência de informações e a insuficiência de políticas e serviços gera invisibilidade aos problemas. Mudanças no complexo craniofacial decorrentes do uso de terapia hormonal, maior consumo de produtos de tabaco, álcool e outras drogas, traumas na face associados a violência, problemas com autoimagem facial, e dificuldades no acesso aos cuidados em saúde bucal são questões de saúde bucal de interesse para a saúde coletiva. Com intuito de contribuir com o avanço do conhecimento científico e com o planejamento e a implementação de políticas, serviços e ações voltadas para a atenção à saúde das pessoas trans, propõe-se um estudo multicêntrico, nas cinco macrorregiões do Brasil. O estudo buscará responder, sob a ótica ampliada da saúde e dos determinantes sociais da saúde, como estão as condições de saúde bucal, como é o acesso e a oferta de serviços de saúde bucal, e quais os entraves no âmbito da gestão para o acesso e a oferta dos serviços de saúde nas diferentes redes de atenção? A proposta incluirá um estudo transversal epidemiológico de saúde bucal (N = 1.500) e um estudo quantitativo-qualitativo com gestores e coordenadores (N=40) para caracterizar a oferta de ações e serviços de saúde nos Ambulatórios Trans e investigar barreiras e facilitadores com relação ao acesso e à oferta de ações e serviços nas redes de atenção à saúde. A coleta dos dados quantitativos será digital e as entrevistas qualitativas serão gravadas e transcritas. Análises descritivas, multivariadas, avaliativas e de geoprocessamento (dados quanti), e de conteúdo (dados quali) serão conduzidas conforme modelo teórico e hipóteses específicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
22/01/2024-31/01/2027
Andreia Morales Cascaes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
condições de saúde bucal e determinantes sociodemográficos, psicossociais, comportamentais, de acesso e utilização de serviços das pessoas transgênero em florianópolis-sc
Resumo:
A saúde bucal das pessoas transgênero apresenta diversos desafios para a saúde pública, tais como mudanças no complexo craniofacial decorrentes do uso de terapia hormonal, maior consumo de produtos de tabaco, traumas na face associados a eventos de violência, problemas com autoimagem dos dentes e dificuldades no acesso aos cuidados odontológicos. A ausência de informações epidemiológicas sobre saúde bucal dessas pessoas aliada à insuficiência de políticas, serviços e ações voltados para prevenção, controle e tratamento dos problemas de saúde bucal as colocam em situação ainda maior de discriminação e opressão social. Com o objetivo central de conhecer as condições de saúde bucal das pessoas transgênero e relacioná-las com fatores sociodemográficos, psicossociais, comportamentais, e de acesso e utilização de serviços de saúde, propõe-se o primeiro estudo epidemiológico a ser realizado no Brasil. O recorte dessa pesquisa ocorrerá em Florianópolis-SC e incluirá toda população transgênero adulta cadastrada na Atenção Primária à Saúde (APS) e que vem sendo acompanhada pelo serviço de atenção à saúde especializada da pessoa transgênero, totalizando 520 pessoas (setembro/2021). O inquérito será de base domiciliar e incluirá uma entrevista face a face por meio de questões sociodemográficas, psicossociais, comportamentais e de acesso e uso de serviços de saúde, além de um exame abrangente para avaliação das condições de saúde bucal. Os resultados contribuirão com o avanço do conhecimento científico da área e irão auxiliar a gestão local com o planejamento e a organização de serviços odontológicos na APS e na atenção de média e alta complexidade. As evidências geradas poderão servir de referencial teórico para futuras pesquisas, sendo de interesse para comunidade, profissionais de saúde e gestores, além de contribuir com a avaliação da Política Nacional Integral de Saúde para LBGT+ assim como melhorar o alcance da Política Nacional de Saúde Bucal.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
11/04/2022-31/12/2025
Andréia Vicência Vitor Alves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
análise comparada das políticas educacionais nacionais em países do mercosul: contextos, gestão, formação de professores e direito à educação
Resumo:
Nas últimas décadas do século XX e nesse início do século XXI, a educação passou a fazer parte dos debates internacionais e os países da América Latina passaram a adequar suas políticas educacionais às metas e estratégias das Declarações Internacionais, sendo uma delas a Declaração de Incheon para a Educação 2030, aprovada em 2015, a fim de garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, bem como propiciar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nessa Declaração, ampara-se o compromisso dos países e da comunidade mundial educacional com a Agenda de Educação 2030, e, considerando sua importância e que os países precisam adequar seu planejamento educacional a ambas, este projeto de pesquisa se propõe a investigar comparativamente as políticas educacionais nos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) (países partes: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e no país associado Chile) para a gestão e formação de professores com vistas a garantia do direito a educação básica, buscando compreender suas aproximações e distanciamentos na educação desses países e no que concerne à Agenda de Educação 2030. Apresenta como questão central: quais as formulação governamentais e ações implementadas no âmbito da educação nos países do Mercosul no período de 2015 a 2023, no que concerne a gestão e formação de professores para a garantia do direito a educação, e o que elas traduzem em termos de relação com a Agenda de Educação 2030? Essa questão é plausível, pois, a partir de então, novos conceitos, prioridades foram recomendados para reformar o sistema educativo dos países até 2030, a fim de atender aos objetivos e metas dos referidos documentos. A estratégia metodológica para resolvê-la será a realização, mediante estudo comparado, de uma pesquisa bibliográfica e documental com enfoque quanti-qualitativo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
Vigência:
22/12/2023-31/12/2026
Andreimar Martins Soares
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i mostra da amazônia ocidental de ciência (mostra amo ciência): popularização e divulgação de ct&i no estado de rondônia
Resumo:
A I MOSTRA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL DE CIÊNCIA (MOSTRA AMO CIÊNCIA): POPULARIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CT&I NO ESTADO DE RONDÔNIA visa oportunizar a vivência e a experiência teórica-prática da investigação científica aos alunos(as) e professores, baseada no Método Científico, despertando a vocação, o interesse e a potencialidade para uma futura carreira acadêmica e/ou profissional, consolidada pela compreensão, reflexão crítica e o conhecimento da Ciência e Tecnologia aplicadas no dia-a-dia em prol da sociedade. A 1ª MOSTRA AMO CIÊNCIA deverá acontecer em formato híbrido, com apresentação de 100 trabalhos científicos de estudantes (em equipes ou individualmente), dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, de 12 Escolas e 11 instituições públicas e/ou privadas (FIOCRUZ RO, SEDUC RO, UNIR, IFRO, FAPERO, CEPEM, FCR, SÃO LUCAS PVH, IESUR, UFAM e FIMCA Jaru) envolvendo 10 municípios (Ariquemes-RO, Cacoal-RO, Candeias do Jamari-RO, Colorado D´Oeste-RO, Humaitá-AM, Jaru-RO, Ji-Paraná-RO, Monte Negro-RO, Porto Velho-RO e Vilhena-RO) dos Estados de Rondônia e Amazonas, em todas as áreas do Conhecimento. Este evento é parte integrante do PROGRAMA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL EM CIÊNCIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO (PRO-AMO CIÊNCIA): POPULARIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CT&I NO ESTADO DE RONDÔNIA, aprovado pelo CNPq na Chamada SNCT-2023. Na I MOSTRA AMO CIÊNCIA as principais atividades executadas serão: 1- "Ciência na Escola e Sociedade: Cursos e/ou Oficinas de Capacitação a Estudantes e Professores; 2- "Seminários ou Ciclos de Palestras Remotas e/ou Presenciais", e 3- Mostras de Ciências na Capital e Interior de Rondônia, deverão acontecer principalmente no período de setembro/2022 a abril/2024, intensificadas no mês de outubro/2023, em parcerias com a SEDUC RO (Ariquemes, Candeias do Jamari, Monte Negro e Porto Velho), UNIR (Ji-Paraná e Porto Velho), IFRO (Cacoal, Colorado D´Oeste, Porto Velho e Vilhena), CEPEM/LACEN, FAPERO, SÃO LUCAS PVH e FCR (Porto Velho), FIMCA (Jaru) e UFAM (Humaitá-AM).
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RO - Brasil
Vigência:
12/12/2023-31/12/2025
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