Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sílvio Roberto Stéfani

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • cidades sustentáveis e seus indicadores nas capitais brasileiras
  • As cidades se apresentam como objeto de estudo relevante e complexo devido a sua grande multidisciplinaridade, implicações e desafios para a sociedade moderna. A formulação de indicadores de políticas públicas para a construção de cidades sustentáveis é um esforço que visa a efetividade e qualidade de vida da população. Este estudo parte da seguinte questão de pesquisa: como as análises dos indicadores de cidades sustentáveis nas capitais brasileiras e boas práticas associadas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população? O objetivo desse projeto será analisar os indicadores de cidades sustentáveis da ISO 37120 das capitais brasileiras e as boas práticas de gestão pública associadas, de modo, a contribuir para a qualidade de vida da população. Como resultado, será proposto um Framework teórico com as principais relações entre os constructos e um Portal digital interativo para auxílio na gestão e tomada de decisão dos municípios baseado em evidências. Sob o escopo metodológico, trata-se de pesquisa com objetivo descritivo, abordagem quantitativa e dados secundários. A NBR ISO 37120 apresenta 100 indicadores das áreas de Economia, Educação, Energia, Meio Ambiente, Finanças, Respostas a Incêndios e Emergências, Governança, Saúde, Recreação, Segurança, Habitação, Resíduos Sólidos, Telecomunicações e Inovação, Transportes, Planejamento Urbano, Esgotos, Água e Saneamento. O aprofundamento se dará com uma pesquisa qualitativa com gestores municipais da cidade de Curitiba, estado do Paraná que possui diversas premiações internacionais na gestão municipal. A pesquisa tem potencial para trazer contribuições teóricas com apresentação do Framewok e a criação de um portal (site) dos indicadores das capitais brasileiras e das boas práticas para a gestão municipal para a formulação de políticas públicas para cidades sustentáveis brasileiras, indo ao encontro das metas do ODS 11 da Agenda 2030, inter-relacionando a estruturação das estratégias e aplicação.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Silvio Romero de Melo Ferreira

Engenharias

Engenharia Civil
  • comportamento de solo não saturado: movimento de massa, análise de risco e probabilidade de deslizamento em taludes em áreas da zona norte do recife-pe
  • As chuvas induzem um avanço da frente de umedecimento e saturação que influencia o comportamento dos solos não saturados. Deslizamentos de terra é um dos problemas mais relevantes em todo mundo, em especial nos centros urbanos em períodos chuvosos, quando o solo pode saturar. Movimentação de terra pode chegar a catástrofes em resposta às chuvas extremas. Pernambuco foi o quinto estado do país em casos de deslizamentos de terra entre os anos de 1988 a 2022, tanto em acidentes quanto em perdas de vida, Macedo e Sandre (2022). A Região Metropolitana do Recife-PE, em 2022, foi marcada com a maior tragédia natural do século do estado, com 133 vítimas, quando choveu 250 mm/24 horas com 9.134 desabrigados, 119.523 desalojados. A ocupação das encostas é desordenada, sem planejamento do uso e ocupação por uma população de baixo poder aquisitivo, menos favorecida em busca de terrenos de menor valor econômico para sair dos alagados. A possibilidade de ocorrência de acidentes depende de fatores geológicos, climáticos e antrópicos. A pesquisa tem por objetivos: analisar o comportamento hidromecânico de solos da topossequência de encostas na Formação Barreiras e avaliar risco e probabilidade de deslizamento. Duas encostas com ocupações desordenadas (Córregos da Telha e Boleiro) e uma terceira sem ocupação antrópica e com vegetação de Mata Atlântica serão analisadas, todas na área norte da cidade do Recife-PE. Serão realizados ensaios de caracterização física, hidromecânicos em laboratório e em campo, coleta de dados para análise de risco, vulnerabilidade e previsão de acidente utilizando redes neurais artificiais-RNA. Espera-se que os resultados contribuam para o avanço do conhecimento do comportamento hidrogeomecânico dos solos não saturados, na elaboração de mapas de risco, vulnerabilidade, e apresentar ao poder público e a comunidade técnico-científica ferramentas para o planejamento do uso e ocupação dos solos e auxiliar na preservação e qualidade de vida.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 03/01/2024-31/01/2027