Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Outra

Divulgação Científica
  • ciência aberta e cidadã nas escolas
  • O presente projeto de pesquisa visa promover a educação científica nas escolas através da integração de sequências de ensino por investigação (SEIs) à ciência cidadã, com o intuito contribuir para uma nova geração de jovens, apta a tomar decisões embasadas em conhecimentos. Atualmente, existem poucos protocolos de ciência cidadã adaptados ao contexto escolar e em português. Ainda, não há plataformas nas quais os professores da educação básica possam elaborar propostas de ciência cidadã e submeter dados. O presente projeto visa a formação de professores da educação básica em ciência cidadã por meio de um curso de extensão híbrido de 100 horas, a coprodução de SEIs adequadas para aplicação em contexto escolar e o desenvolvimento de uma plataforma de ciência cidadã de código aberto, flexível e inédita mundialmente, a qual vai hospedar as SEIs produzidas, vai permitir a inclusão de novas SEIs pelos professores capacitados e vai permitir avaliação das aprendizagens dos participantes das iniciativas de ciência cidadã escolares. O projeto aborda a necessidade urgente de infundir a alfabetização científica e a sustentabilidade no ensino básico, e questiona se a inclusão da ciência cidadã em atividades escolares levará a aprendizagens (p.ex. de conteúdos e habilidades científicos, de percepção de auto-eficácia para a ciência, entre outras). A plausibilidade dessa hipótese é sustentada pela eficácia comprovada da ciência cidadã em outros contextos educacionais. O processo de criação e teste piloto da plataforma será analisado por observação participante de grupos focais. Os dados gerados na plataforma (dos protocolos de ciência cidadã e das aprendizagens proporcionadas por eles) serão analisados métodos quali-quantitativos (p.ex. análise de conteúdo).
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Wed Dec 20 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026