Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aaron Sena Cerqueira Reis

Ciências Humanas

Educação
  • ensino de história para estudantes surdos: uma proposta inclusiva a partir da consciência histórica
  • Localizado em uma zona de fronteiras, o Ensino de História é um campo do conhecimento direcionado aos processos de ensino-aprendizagem da História. Sob influência da teoria da História alemã e das teorias da Aprendizagem, pesquisadores desse campo têm se debruçado sobre a formação da consciência histórica de estudantes e professores. Apesar da valorização e incorporação desses sujeitos na constituição disciplinar da História, uma parcela significativa ainda é invisibilizada, trata-se da população surda. Neste projeto, buscamos evidenciar o direito do surdo ao conhecimento histórico, bem como o dever da História em elegê-lo como sujeito de estudo e ensino. Nosso escopo é o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às narrativas históricas construídas por estudantes surdos e seus professores, suas percepções acerca das práticas de ensino de História e a produção de material didático de História. Com apoio de professores e estudantes de graduação, desenvolveremos pesquisa de campo em escolas inclusivas da cidade de Aracaju-SE. Esperamos que este projeto possa dirimir alguns dos problemas apontados por pesquisadores do Ensino de História para surdos, como a ausência de reflexões sobre a surdez no processo de formação inicial e continuada de professores de História. Ademais, esperamos contribuir com a produção de evidências capazes de subsidiar políticas públicas para a educação inclusiva, bem como para o desenvolvimento do arcabouço teórico das áreas relacionadas à História, Educação e Surdez.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 08/01/2024-31/01/2027