Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aaron Sena Cerqueira Reis

Ciências Humanas

Educação
  • ensino de história para estudantes surdos: uma proposta inclusiva a partir da consciência histórica
  • Localizado em uma zona de fronteiras, o Ensino de História é um campo do conhecimento direcionado aos processos de ensino-aprendizagem da História. Sob influência da teoria da História alemã e das teorias da Aprendizagem, pesquisadores desse campo têm se debruçado sobre a formação da consciência histórica de estudantes e professores. Apesar da valorização e incorporação desses sujeitos na constituição disciplinar da História, uma parcela significativa ainda é invisibilizada, trata-se da população surda. Neste projeto, buscamos evidenciar o direito do surdo ao conhecimento histórico, bem como o dever da História em elegê-lo como sujeito de estudo e ensino. Nosso escopo é o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às narrativas históricas construídas por estudantes surdos e seus professores, suas percepções acerca das práticas de ensino de História e a produção de material didático de História. Com apoio de professores e estudantes de graduação, desenvolveremos pesquisa de campo em escolas inclusivas da cidade de Aracaju-SE. Esperamos que este projeto possa dirimir alguns dos problemas apontados por pesquisadores do Ensino de História para surdos, como a ausência de reflexões sobre a surdez no processo de formação inicial e continuada de professores de História. Ademais, esperamos contribuir com a produção de evidências capazes de subsidiar políticas públicas para a educação inclusiva, bem como para o desenvolvimento do arcabouço teórico das áreas relacionadas à História, Educação e Surdez.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 08/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Abelmon da Silva Gesteira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • potencializando a memória epigenética em citros através do déficit hídrico: um avanço no cultivo agropecuário.
  • O déficit hídrico provoca alterações morfofisiológicas, bioquímicas e moleculares que condicionam a planta a estratégias para aclimatização e/ou adaptação. A metilação do DNA é sensível e dinâmica nas plantas, podendo ser alterada durante o déficit hídrico. Combinações laranjeira 'Valência' (LA) com os porta-enxertos limoeiro 'Cravo' (LC) e tangerineira 'Sunki Maravilha' (SM) foram submetidas a três de déficit hídrico. Os resultados indicaram que as plantas cítricas possuem memória aos episódios recorrentes de déficit hídrico, afetando os parâmetros fotossintéticos em eventos subsequentes. Diante desses resultados, surgiram os seguintes questionamentos: Mudas formadas com borbulhas de plantas que sofreram déficit hídrico transfere a memória de estímulos anteriores? A origem da borbulha, de qual combinação copa/porta-enxerto foi retirada, determina os níveis de organização da planta para estímulos adicionais? Para responder essas questões, três porta-enxertos; LC, SM e tangerineira ‘Sunki Tropical’ (ST) foram combinadas com LA e submetidos a três ciclos de déficit hídrico. Após o déficit hídrico, borbulhas de LA foram enxertadas em citrumelo 'Swingle', avaliando-se o comportamento das diferentes combinações resultantes. Verificou-se que a origem da borbulha e o número de ciclos em que foi submetida ao déficit hídrico determinaram a resposta ao déficit hídrico posterior. Dois ciclos de déficits hídricos estimularam uma melhor resposta fotossintética em comparação com as plantas enxertadas com borbulhas que não foram desafiadas. Avanços foram alcançados nessa área, mas é necessário compreender melhor o significado funcional da metilação do DNA associada à memória de tolerância à seca em citros. Além disso, pretende-se validar, em condições de campo, a transmissão de marcas epigenéticas, associadas ao déficit hídrico, em plantas cítricas cujas borbulhas foram submetidas a esse tratamento.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Acélio Rodrigues Souza

Outra

Multidisciplinar
  • olimpíada feminina de matemática do estado da bahia - ofmeba
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 29/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Acir Moreno Soares Junior

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • inteligência artificial aplicada à detecção e classificação comportamental de cabras em confinamento
  • Dentro da zootecnia de precisão, a visão computacional, uma técnica não invasiva, de baixo custo e com múltiplas aplicações, pode ser utilizada para avaliação e monitoramento, tanto qualitativo quanto quantitativo, de parâmetros de desenvolvimento, saúde e Bem Estar Animal (BEA) em atendimento às exigências mercadológicas. O ponto central desta técnica encontra-se no tratamento adequado das imagens geradas em conjunto com o uso de Inteligência Artificial (IA) na tomada de decisões e gerenciamento da produção em tempo real, promovendo ganhos efetivos de eficiência, produtividade e redução do impacto ambiental. A despeito do crescente número de pesquisas na área, ainda não existe um software genérico para atuar com diferentes equipamentos, espécies e cenários, que permitam a correta identificação e rastreabilidade dos animais. Além disso, a aplicação de IA para execução de funções específicas, como por exemplo a identificação precoce de doenças, requer a criação de bancos de imagens com datalogs manuais realizados por especialistas para o treinamento de redes neurais. Pretende-se com este projeto elaborar um sistema de baixo custo para a identificação e rastreamento de cabras em confinamento e criar um banco de imagens analisadas por especialistas para o treinamento de redes neurais que façam a classificação automática da atividade do animal entre ócio, ruminação e ingestão. A partir disso verificar a viabilidade de se aplicar o sistema desenvolvido na avaliação de experimentos nutricionais e no monitoramento de rebanhos em propriedades de pequeno e médio porte. Embora a utilização de sensores de baixo custo reduzam a qualidade das imagens capturadas, a experiência do grupo com o pré-processamento de sinais indica que a utilização de filtros de Kalman poderá compensar eventuais deficiências sem comprometimento do resultado final.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adalberto Fazzio

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • materials informatics
  • A habilidade de manusear e sintetizar materiais é de importância para o desenvolvimento de civilizações, a ponto de marcar eras da humanidade, como a idade da pedra, do cobre, do bronze e do ferro. Tais divisões ocorrem por conta da vantagem estratégica do domínio de materiais, tanto para infraestrutura como para aplicações de defesa. No momento que uma civilização domina um material significativamente superior, ela tem avanços estratégicos, sendo que cada nova era é sucedida por uma revolução econômica. Fica claro então que o domínio de novos materiais torna-se crucial para melhorar e manter civilizações, sendo por conta de tornar viável a infraestrutura para populações crescentes, sua defesa e para promover avanços econômicos. A forma de descobrir novos materiais foi revolucionada recentemente pelo programa Materials Genome Initiative, (EUA, 2011). Percebeu-se que a utilização de técnicas de big data, alidadas a simulação computacional, reduzem consideravelmente o custo destes processos. Tais iniciativas criaram a área de pesquisa hoje chamada de Materials Informatics com avanços fundamentais relacionados a big data e inteligência artificial, intimamente relacionados à computação de alto desempenho. Tendo isto em mente, este INCT Materiais Informatics visa consolidar a comunidade científica nacional de simulações de materiais para a utilização das técnicas para a descoberta de novos materiais estratégicos, com objetivo de transferência de conhecimento para o setor produtivo e sociedade. Para isso serão formados recursos humanos altamente treinados, por meio colaborações, eventos e tutoriais. Também será fomentada a colaboração internacional com projetos já bem sucedidos em Materials Informatics. Assim, o Brasil poderá utilizar de maneira organizada os novos recursos computacionais em iminência de aquisição, consolidando-se no cenário internacional da descoberta de materiais.
  • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - SP - Brasil
  • 06/01/2023-31/01/2028