Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alessandro Jatobá

Engenharias

Engenharia de Produção
  • tecnologias e práticas baseadas em evidências para agentes comunitários de saúde em localidades vulneráveis: ciência da implementação em direção à resiliência na atenção primária
  • Esta proposta visa identificar oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que fortaleçam a resiliência em intervenções de saúde em comunidades vulneráveis. Populações carentes são negativamente impactadas pelas desigualdades e podem ser resistentes a intervenções de saúde pública que não visam suas circunstâncias únicas, motivações ou problemas específicos. Logo, parcerias comunitárias são fundamentais para melhorar a saúde dessas populações. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) são membros capacitados da comunidade que atendem, constroem relacionamentos, proporcionam contato regular com os moradores e fortalecem a Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS) em comunidades vulneráveis. A partir do arcabouço conceitual da Ciência da Implementação, que visa conciliar políticas e práticas para serviços de saúde mais eficientes, este projeto de característica multidisciplinar utilizará métodos e técnicas da ergonomia, engenharia de resiliência, análise de redes sociais, análise de conteúdo, revisão sistemática da literatura para avaliar e melhorar a resiliência dos programas de ACSs a partir do seu funcionamento e sua articulação com as políticas de saúde. A pesquisa é operacionalizada em 4 objetivos tratados em 5 blocos de trabalho articulados (BTs). A equipe de pesquisa engloba diferentes disciplinas e parceiros nacionais e internacionais para garantir a geração de novos conhecimentos e perspectivas, articulados entre os diversos países participantes, apresentando, assim, potencial para melhorar a resiliência de seus sistemas de APS.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 08/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Alessandro Luiz Rocha de Oliveira

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • influência de aditivos auxiliares de moagem nos parâmetros de quebra das partículas
  • A procura por texturas cada vez mais finas de argilas e materiais pozolânicos têm resultado em crescente demanda da moagem até tamanhos progressivamente mais finos na indústria cimenteira. Os principais equipamentos empregados nessa tarefa são os moinhos de bolas, que geralmente trabalham com aditivos auxiliares de moagem, que são reagentes químicos utilizados principalmente na indústria cimenteira a fim de melhorar a eficiência da moagem, o aumento da fluidez do leito de partículas e uma diminuição na aglomeração de partículas finas e ultrafinas. A fim de reduzir os riscos no projeto de circuitos de moagem, é importante utilizar ferramentas adequadas de previsão de resultados, aliadas a ensaios apropriados que permitam caracterizar a resposta de minérios à cominuição. Nesse contexto se situa o Modelo do Balanço Populacional, ou MBP, uma ferramenta matemática poderosa utilizada para prever o produto de moagem a partir de informações de vários microprocessos relevantes, nomeadamente a taxa e a distribuição de quebra dos produtos, transferência de massa e classificação interna (quando presente). Embora esforços estejam sendo realizados em diferentes partes do mundo no intuito de avaliar o impacto dos aditivos auxiliares de moagem sobre a operação e a eficiência do equipamento, ainda pouco se sabe como os aditivos auxiliares de moagens impactam na modelagem do equipamento e nos microprocessos dos moinhos, dificultando assim a predição do equipamento quando sujeito a esses aditivos. Portanto existem desafios claros associados à necessidade de um estudo mais efetivo que consiga relacionar o efeito entre os aditivos de moagem e os parâmetros de controle dos microprocessos do moinho de bolas, além de elucidar o efeito dos aditivos sobre parâmetros de escalonamento.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
  • 24/01/2024-31/01/2027