Projetos de Pesquisa

 

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Patrícia Hennig Osmari

Engenharias

Engenharia Civil
  • estudo comparativo dos níveis de envelhecimento de materiais asfálticos envelhecidos no campo e a partir de alterações nas metodologias de laboratório vigentes
  • O envelhecimento dos materiais asfálticos é um fenômeno intrínseco à sua natureza uma vez que ocorre durante os processos de construção dos pavimentos e durante a sua vida de serviço pela ação das variações de temperatura, da presença de oxigênio, da umidade, da radiação ultravioleta e das solicitações impostas pelo tráfego. Estudos indicam que os períodos aos quais os ligantes são envelhecidos termicamente em laboratório para simulação de suas propriedades frente aos mecanismos que ocorrem no campo não são suficientes para atingir os níveis observados nos pavimentos. Algumas agências de estradas norte-americanas têm sugerido o aumento dos períodos de envelhecimento de laboratório para atingir níveis mais representativos dos encontrados na escala real. Apesar de algumas pesquisas pontuais, ainda não há um esforço nacional para atualização desses períodos de envelhecimento uma vez que não existe um banco de dados brasileiros expressivo para dar embasamento à proposição de uma especificação que contemple este tema. Dessa forma, entende-se a necessidade de avaliar o envelhecimento de materiais asfálticos em laboratório a partir de diferentes mecanismos, como o térmico e o da radiação ultravioleta, por períodos ampliados em relação aos indicados nas especificações vigentes. Assim, esse estudo visa investigar quais procedimentos de laboratório serão necessários para obter os níveis de envelhecimento que se assemelhem aos observados em campo. Para tal, o envelhecimento de ligantes será realizado a partir da combinação do uso dos fornos convencionais, assim como do forno de radiação ultravioleta, em diferentes tempos de exposição e essas amostras serão avaliadas a partir de caracterizações reológicas, químicas e de morfologia superficial. Adicionalmente, misturas asfálticas produzidas em diferentes usinas serão envelhecidas em laboratório e extraídas do campo para comparação dos níveis de envelhecimento com os respectivos ligantes caracterizados em laboratório.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 20/02/2024-28/02/2027
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Patricia Kayser Vargas Mangan

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • desafios de equidade no contexto da cultura na era digital: estratégias e boas práticas de formação em letramento digital
  • Com a temática do mundo do trabalho no contexto da cibercultura a partir do campo da memória social, o projeto tem a premissa que a inclusão social passa pelas competências e habilidades de letramento digital. Com foco nos desafios de educação de qualidade (ODS4) e de trabalho decente e crescimento econômico (ODS8), tem-se o seguinte problema de pesquisa: quais estratégias de formação, em espaços formais e não formais, são mais efetivas para o letramento digital? Como questões norteadoras: como as tecnologias podem auxiliar no contexto educacional pós-pandêmico? quais as principais habilidades e competências deveriam ser constituintes de processos de capacitação para o mercado de trabalho? como a literatura e as narrativas autoficcionais podem ser utilizadas para potencializar a inclusão digital? como seria possível contribuir para a construção de uma tecnologia social para promoção de letramento digital? O objetivo geral é desenvolver estratégias formativas para construção de repositório digital de boas práticas com vistas a promover o letramento digital. Os objetivos específicos são: compreender os desafios para o letramento digital estabelecendo estratégias didáticas e de protagonismo na produção de conteúdo técnico e cultural online; desenvolver atividades formativas propondo e avaliando diferentes estratégias e materiais didáticos; contribuir para criação, gestão e organização de repositórios digitais a partir dos achados de pesquisa. O percurso metodológico de 4 fases que se retroalimentam, utiliza pesquisa bibliográfica, documental e levantamento, em uma opção por pesquisa de métodos mistos. A estratégia metodológica permitirá formar pessoas e recursos capazes de contribuir com aspectos técnicos e didáticos em instituições de ensino e/ou em grupos sociais com necessidades de apoio pedagógico no letramento digital. Como resultados, destaca-se a produção de materiais e de atividades de extensão com potencial para contribuir para a promoção da equidade digital.
  • Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Patricia Kuerten Rocha

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologias assistenciais e educacional para prevenção de eventos adversos em injeções intramusculares e terapia intravenosa em pediatria
  • Identificação da proposta: Procedimentos invasivos como injeção intramuscular e cateterização intravenosa periférica são práticas comuns em hospitalizações pediátricas, porém estão relacionadas a eventos adversos que impactam na morbimortalidade e em custos hospitalares. Assim, o uso e aprimoramento de tecnologias visam promover a mudança deste panorama. Objetivo: Analisar a utilização de tecnologias assistenciais e educacional por profissionais de Enfermagem durante a realização de procedimentos invasivos para prevenção de eventos adversos na população pediátrica. Metodologia: este projeto engloba três subprojetos com graus de complexidade variados a partir de diferentes métodos de pesquisa, como ensaio clínico randômico, pesquisa quase-experimental e pesquisa metodológica. Serão realizados no Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Saúde da Criança e do Adolescente - GEPESCA, da Universidade Federal de Santa Catarina, com colaboração nacional do Grupo de Pesquisa de Enfermagem em Segurança do Paciente, Cuidados Intensivos Pediátricos e Terapia Intravenosa Medicamentosa -SEGTEC, Universidade Federal de São Paulo; e, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Inovação e Segurança no Cuidado em Saúde - LaPIS, Universidade Estadual de Feira de Santana; e, colaboração internacional da The University of Queensland, Grupo de Pesquisa Paediatric Nursing and Patient Safety, Brisbane/Austrália. Resultados esperados: Acredita-se que por meio da utilização de tecnologias assistenciais e educacional com a utilização de produtos e processo tecnológicos como o Buzzy®, o PIKLUC®, a Ferramenta DIVA-Key e o App PiccPed® poderá se aperfeiçoar técnicas e a prática clínica, expandir o conhecimento nacional e internacional por meio de colaboração e de publicações acadêmicas, visando o desenvolvimento de recursos humanos que terão o potencial de mudar a realidade da prática clínica da enfermagem no intuito de realizar uma assistência pediátrica segura.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/01/2024-31/01/2026