Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Odorico Konrad

Outra

Ciências Ambientais
  • avaliar a purificação do biogás em escala piloto, utilizando microalgas com foco na obtenção de biometano
  • Para se manter no ritmo atual, o crescimento econômico demanda uma grande quantidade de energia. Dessa forma, novas alternativas de fontes energéticas devem ser avaliadas, visto que as fontes fósseis, além de finitas, emitem diversos gases poluentes que afetam a qualidade do ambiente e contribuem com o aumento do efeito estufa. A Agenda 2030 apresentou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, entre eles estão a busca por energias limpas e o consumo e produção sustentáveis, ainda, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP 26, mais de 100 países concordaram em reduzir as emissões globais de metano em 30% até 2030. Para atingir o objetivo proposto, o Governo Federal do Brasil lançou em 2022 o Programa Nacional de Redução de Metano de Resíduos Orgânicos – Metano Zero, com foco no aproveitamento de resíduos orgânicos para produção de biogás e geração de energia, tratamento dos resíduos e produção de insumos. Dessa forma, o biogás deve ser purificado para remoção de alguns componentes, viabilizando o uso como combustível para o Ciclo Otto. Os métodos tradicionais de purificação do biogás são de caráter químico e físico, porém, visando maior sustentabilidade e redução nos custos, estuda-se a implementação de métodos biológicos para remoção dos componentes não interessantes para uso energético. Entre os métodos estudados, o uso de microalgas vêm se destacando, e em escala de bancada os resultados se mostram promissores. Neste sentido, este projeto busca avaliar um sistema de purificação por microalgas em escala piloto, onde serão analisadas a eficiência de três espécies de microalgas e o seu cultivo, pois em escala real o sistema de cultivo deve ser eficiente, garantindo que haja quantidade suficiente de microalgas para o bom funcionamento do processo proposto.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • 09/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Odorico Konrad

Outra

Ciências Ambientais
  • sistemas de purificação de biogás integrando tanque de microalgas e biofiltros com diferentes materiais de preenchimento
  • Nos últimos anos, a crise ambiental e a necessidade de aproximar-se do desenvolvimento sustentável têm impulsionado a busca por tecnologias que promovam menos impactos ambientais e maior sustentabilidade. Em relação à esfera energética, os combustíveis fósseis estão sendo substituídos por fontes alternativas, devido às emissões de gases de efeito estufa e a sua limitação de finitude. Neste contexto, a digestão anaeróbia se destaca com uma importante alternativa para a destinação adequada de resíduos bem como fonte de energia renovável e limpa. Um dos principais produtos da digestão anaeróbia, o biogás, é formado basicamente por CH4, CO2, e traços de outros gases como vapor d’água e H2S, e pode ser utilizado para geração de eletricidade, aquecimento ou transporte. Entretanto, antes de sua utilização, é fundamental que o biogás passe por um sistema de purificação, i.e., processos que aumentem a concentração de CH4 e reduzam as concentrações de H2S, CO2 e O2, potencializando o poder calorífico e diminuindo problemas de corrosão e riscos de acidentes. Apesar da variedade de técnicas disponíveis para a purificação de biogás, os métodos biológicos vêm se difundindo por associarem eficiência, sustentabilidade e viabilidade econômica. Dessa forma, o objetivo deste projeto é desenvolver sistemas de purificação de biogás através da integração de microalgas e biofiltros preenchidos com diferentes materiais como meio de suporte. Resultados promissores foram verificados em uma pesquisa desenvolvida por uma mestranda do presente grupo de pesquisa, alcançando eficiências de dessulfurização superiores a 90% utilizando um biofiltro preenchido com bucha vegetal. Os experimentos deverão consistir no planejamento, operação e monitoramento de colunas preenchidas com diferentes materiais filtrantes, alimentados com efluentes líquidos bem como a avaliação do seu potencial reaproveitamento após a saturação através de incorporação em sistemas de tratamento biológico.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Oksandro Osdival Gonçalves

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • tributação, desenvolvimento econômico e concorrência: uma intersecção necessária à luz o sistema tributário brasileiro.
  • O projeto pretende analisar as repercussões econômicas advindas da instituição de tributos e como elas são capazes de impactar sobre a concorrência, dificultando ou não a promoção do desenvolvimento econômico. O tema mostra-se atual em razão das recentes discussões em torno da Reforma Tributãria e sua possível aprovação e implementação em nosso ordenamento jurídicos nos próximos anos. Para enfrentamento do tema, será utilizado o instrumental da chamada Análise Econômica do Direito. Assim, inicialmente, examinam-se algumas noções fundamentais da AED (suas premissas básicas, custos de transação, falhas de mercado e critérios de eficiência de Pareto e Kaldor-Hicks) visando estabelecer quais dos instrumentos fornecidos pela Economia possuem aplicação no desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa abordará os tributos sobre a perspectiva da Teoria dos Preços e como isso se amolda, ou não, ao sistema tributário brasileiro. Assim, tributos são preços que funcionam como incentivos, positivos ou negativos. A instituição de qualquer tributo gera uma reação dos agentes econômicos num determinado segmento, o que impacta o processo de tomada de decisão, por exemplo, de manter uma determinada atividade em uma localidade e não em outra, impactando, por conseguinte, sobre o desenvolvimento econômico daquela região. Um dos pontos de partida é a premissa de que os tributos deveriam ser neutros e que são formas legítimas de intervenção do Estado na ordem econômica. Todavia, existem indícios veementes, suscetíveis de comprovação ao final do tratamento da hipótese de pesquisa, de que os tributos não são neutros, impactam sobre o processo de tomada de decisão dos agentes econômicos, e podem induzir ou não o desenvolvimento econômico de uma determinada região. Metodologicamente, serão conduzidas pesquisas baseadas em evidências, voltadas a estudar casos em que a tributação promoveu ou não o desenvolvimento econômico de uma região como o caso da Zona Franca de Manaus.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026