Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marcos Antonio da Silva Filho

Ciências Humanas

Filosofia
  • sobre formas alternativas de racionalidade e normatividade
  • Uma proposta tradicional na filosofia da lógica repousa na hipótese de que sistemas lógicos são melhores/mais eficientes quanto mais espelhem a lógica do mundo/natureza. Essa hipótese funciona apenas em um enquadramento realista do mundo, que negligencia a participação ativa de agentes cognitivos em sua composição e construção, e posiciona a lógica como uma capacidade cognitiva representacional. Defendemos que o foco dos sistemas não-clássicos emergentes é o de expressar as relações inferenciais relevantes em diversos ambientes distintos, especialmente destacando a normatividade e o funcionamento de nossas práticas inferenciais. Assim, concepções que reconhecem a participação do agente na construção da realidade (pós-cognitivistas), bem como o caráter normativo e expressivo do vocabulário lógico, trabalham com a hipótese de que a lógica pode ser naturalizada. Uma naturalização da lógica em termos de práticas normativas, que reconhece o aspecto ativo das capacidades cognitivas, deve ser compatível com regimes causais dinâmicos, circulares, culturais e políticos que possam ser aplicados a diferentes concepções de agência, normatividade e racionalidade. Nossa hipótese é a de que o que normalmente compreendemos como necessidades lógicas devem ser consideradas como coerções/condições normativas que nos unem, em formas de vida, que compartilham dimensões básicas de sentido e participam da construção da própria realidade. Essa hipótese se justifica pelo caráter ativo assumido por concepções pós-cognitivistas especialmente na dimensão corporal e social da cognição para a compreensão da emergência de lógicas não-classicas e da necessidade da expansão do que a tradição entendeu como racionalidade. Além disso, uma análise atenta às condições sociais que tecem nossos enquadros normativos mostra como nossos critérios de justificação racional não estão imunes a reproduzir injustiças também.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Mar 05 00:00:00 BRT 2024-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos Antonio da Silva Filho

Ciências Humanas

Filosofia
  • expandindo a racionalidade: sobre o enativismo, normatividade e pós-cognitivismo na naturalização da lógica
  • Atualmente, há uma grande pluralidade de sistemas lógicos que prescindem dos princípios básicos da lógica clássica e buscam modelos que capturem a natureza complexa, dinâmica e emaranhada das nossas relações com o mundo e de nossas práticas inferenciais diversas. Uma proposta tradicional na filosofia da lógica repousa na hipótese de que sistemas lógicos são melhores/mais eficientes quanto mais espelhem a lógica do mundo/natureza. Essa hipótese funciona apenas em um enquadramento realista do mundo, que negligencia a participação ativa de agentes cognitivos em sua composição e construção, e posiciona a lógica como uma capacidade cognitiva representacional. Defendemos que o foco dos sistemas não-clássicos emergentes é o de expressar as relações inferenciais relevantes em diversos ambientes distintos, especialmente destacando a normatividade e o funcionamento de nossas práticas inferenciais. Assim, concepções que reconhecem a participação do agente na construção da realidade (pós-cognitivistas), bem como o caráter normativo e expressivo do vocabulário lógico, trabalham com a hipótese de que a lógica pode ser naturalizada. Uma naturalização da lógica em termos de práticas normativas, que reconhece o aspecto ativo das capacidades cognitivas, deve ser compatível com regimes causais dinâmicos e circulares que possam ser aplicados a concepções de agência, consciência, intencionalidade, racionalidade e linguagem. Nossa hipótese é a de que o que normalmente compreendemos como necessidades lógicas devem ser consideradas como coerções/condições normativas que nos unem, em formas de vida, que compartilham dimensões básicas de sentido e participam da construção da própria realidade. Essa hipótese se justifica pelo caráter ativo assumido por concepções pós-cognitivistas e enativistas especialmente na dimensão corporal e social da cognição para a compreensão da emergencia de lógicas não-classicas e da necessidade da expansão do que a tradição entendeu como racionalidade.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos Antonio de Morais Junior

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • biologia de sistemas aplicada ao estudo da resposta a estresse em bactérias láticas de interesse biotecnológico
  • Esta proposta tem como objetivo a geração de um conjunto de dados moleculares que permitam uma análise sistêmica de quatro bactérias lácticas que foram classificadas no gênero Lactobacillus (L. acidophilus, L. diolivorans, L. rhamnosus e L. vini), mas que sofreram alteração na taxonomia e agora pertencem a gêneros diferentes. No entanto, estas guardam a característica de apresentarem potencial biotecnológico, seja no uso como probióticos (L. acidophilus e L. rhamnosus), seja na produção industrial de bioinsumos como lactato e 1,3-propanodiol (L. diolivorans e L. vini). Como tal, essas bactérias estão sujeitas a encarar condições físico-químicas de estresse do ambiente industrial e durante seu trajeto no trato gastrointestinal que podem comprometer a atividade biológica e biotecnológica ou mesmo levar a inviabilidade celular. Portanto, entender como essas bactérias reagem e se protegem dessas condições de estresse implica no aprimoramento das atividades biotecnológicas a que se destinam. Propomos a utilização de um conjunto de técnicas baseadas na análise fisiológica quantitativa a partir das tecnologias ômicas complementares para montar um quadro sistêmico nessas quatro espécies distintas para identificar mecanismos específicos de resposta celular a estresse. A padronização dos experimentos permitirá a comparação direta entre as espécies bacterianas, o que pode resultar na identificação de mecanismos basais comuns às bactérias lácticas. Isso deverá auxiliar no desenvolvimento de tecnologias de modificação genética que visem preparar outras espécies ou linhagens de bactérias lácticas para uso como probióticos e em outras atividades industriais.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Dec 29 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Antonio de Oliveira

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • caracterização de compostos naturais e semi-sintéticos como inibidores de peroxirredoxinas de microrganismos patogênicos
  • Vide projeto anexo O aumento da resistência aos antimicrobianos é motivo de preocupação e especialistas tem alertado quanto à crescente ineficácia de fármacos frente a diferentes linhagens de bactérias e fungos resistentes a múltiplos antimicrobianos. Trabalhos recentes indicam que antimicrobianos distintos possuem a capacidade convergente de produzir espécies reativas de oxigênio (EROs) que causam danos às macromoléculas, em especial ao DNA, auxiliando na morte do patógeno. Neste contexto enzimas antioxidantes de patógenos são alvos promissores para a busca de novas abordagens para o combate de microrganismos patogênicos resistentes a múltiplos antibióticos. Neste projeto temos como objetivo a busca de compostos naturais capazes de inibir um grupo de proteínas antioxidantes e microrganismos denominadas de peroxirredoxinas. Estas enzimas são responsáveis pela decomposição da maior parte dos hidroperóxidos gerados na célula, possui a expressão aumentada quando microrganismos são desafiados por antibióticos, hidroperóxidos ou células de defesa dos hospedeiros e algumas isoformas já foram caracterizadas como fatores de virulência. Ainda, existem diferenças significativas entre Prx de eucariotos multicelulares e bactérias e fungos. Recentemente identificamos compostos naturais capazes de inibir fortemente isoformas bacterianas e de aumentar sensivelmente a morte celular quando aliadas a antibióticos. Demonstramos que os compostos possui afinidade maior por enzimas de bactérias quando comparadas com as isoformas humanas. Nesta proposta, em conjunto com pesquisadores de outros grupos, pretendemos caracterizar novos compostos oriundos da Biota costeira do Brasil e também compostos semi- sintéticos baseados em inibidores caracterizados para Prx de microrganismos por meio de analises bioquímicas e biológicas e também buscando entender as interações moleculares por meio de abordagens computacionais e co-cristalização com inibidores identificados para as Prx de patógenos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos Antonio de Souza Barrozo

Engenharias

Engenharia Química
  • estudo de metodologias alternativas de conversão termoquímica de resíduos agroindustriais em produtos de alto valor
  • O Brasil possui uma pujante agroindústria, sendo também um dos países que mais produzem resíduos agroindustriais, que na maioria das vezes são subaproveitados ou descartados. Sabe-se que uma das formas mais promissoras de transformar resíduos agroindustriais em várias formas de energia e produtos com maior valor agregado é através de processos de conversão termoquímica. Estes processos se caracterizam pela degradação térmica da biomassa, gerando produtos como o biocarvão , gases, e produtos líquidos, que podem ter várias aplicações, tanto na indústria química quanto na geração de energia. Dentre os processos de conversão termoquímica destaca-se a pirólise, que é a decomposição térmica da biomassa na ausência parcial ou total de oxigênio, e que ocorre em temperaturas em torno de 500°C. Apesar do grande potencial, a baixa qualidade dos produtos da pirólise é ainda em um desafio a ser superado para tornar a técnica competitiva. A carbonização hidrotérmica é um dos processos úmidos de conversão termoquímica, que ocorre em temperaturas inferiores a da pirólise, entre 150 e 280ºC, em que o rendimento de líquido é reduzido, favorecendo o produto sólido. Os carvões obtidos a partir da carbonização hidrotérmica possuem potencial para diversas aplicações, tais como: biofertilizantes, combustíveis sólidos e adsorventes de poluentes aquáticos. Neste projeto serão investigadas técnicas alternativas de pirólise e de carbonização hidrotérmica visando superar algumas limitações das mesmas e tornar estes processos viáveis para sua utilização industrial. Serão investigadas a pirólise assistida por micro-ondas, a pirólise em leito de jorro, a carbonização hidrotérmica com pré-tratamento com CO2 supercrítico e bem como com uso de diversos aditivos. Como existem muitos desafios a serem superados nestas técnicas, principalmente em relação a qualidade dos produtos obtidos e este será um dos focos da investigação, os efeitos de diferentes catalisadores também serão investigados.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos Antônio Dórea Machado

Engenharias

Engenharia de Produção
  • biobancos digitais: plataforma para gestão epidemiológica e medicina personalizada
  • A medicina moderna está evoluindo em direção a soluções que ofereçam cuidado individualizado, diagnósticos precisos e desfechos clínicos otimizados para cada paciente. Este projeto tem como objetivo promover a medicina de precisão, criando um repositório estruturado, um "biobanco digital," que reúne novos biomarcadores de imagens e informações padronizadas da taxonomia médica. A solução desenvolvida oferecerá informações clínicas estruturadas, incorporando biomarcadores de imagens e dados extraídos de fontes não estruturadas usando linguagem natural (Natural Language Processing – NLP). Com isso, serão desenvolvidos painéis epidemiológicos, novos biomarcadores, recursos de interoperabilidade e melhorias em uma plataforma de visualização de imagens (PACS/Viewer). Além disso, serão realizadas atividades para formação de recursos humanos e tradução do conhecimento, visando a adoção dessas tecnologias pela comunidade. Espera-se que esse esforço resulte na expansão de um sistema avançado de diagnóstico por imagens, na criação de novos serviços especializados em NLP, KDD e IA, em um software analítico para estudos epidemiológicos com fenotipagem profunda, e em uma arquitetura robusta para estudos clínicos com IA. Essa tecnologia tem o potencial de aprimorar decisões médicas, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir hospitalizações e diminuir a recidiva de doenças, beneficiando milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh - BA - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos Antonio Ferreira Júnior

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • fatores preditores da qualidade das córneas captadas para transplante e suas relações com o grau de classificação do tecido: estudo de coorte com análise econômica parcial e construção e validação de software
  • O transplante de córnea, ou ceratoplastia, constitui a principal intervenção para recuperação da acuidade visual do receptor. Para que o tecido corneano seja transplantado faz-se necessária uma avaliação de sua qualidade e caso não atenda aos critérios estabelecidos o tecido é considerado desqualificado para o procedimento cirúrgico. Esse processamento gera um custo financeiro ainda não estimado por estudos de análise econômica. Não foram encontradas informações sobre a existência de tecnologias computacionais que possam registrar adequadamente todas as informações do processamento e calcular este custo desde a avaliação e conservação até a dispensação, quer seja para transplantação ou desqualificação. Objetiva-se de forma geral avaliar os fatores preditores de qualidade das córneas captadas para transplante e suas relações com o grau de classificação deste tecido em um Banco de Tecido Ocular Humano, com análise econômica parcial dos custos deste processamento e elaboração de um software para estabelecimento deste custeio. Trata de um estudo estruturado em três etapas: 1) Coorte retrospectiva para avaliação dos fatores preditores de qualidade das córneas captadas para transplante e suas relações com o grau de classificação deste tecido; 2) Análise econômica parcial do custo do processamento do tecido corneano doado para transplante em um Banco de Tecido Ocular Humano; e 3) Estudo metodológico para construção e validação de um software para auxílio dos registros das etapas e custos do processamento das córneas doadas. A pesquisa será executada após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos Antonio Maioli

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • uso potencial da prolactina no protocolo de superovulação em modelos experimentais murinos: efeitos na quantidade e qualidade oocitária e eficiência na fertilização in vitro em fêmeas de camundongos pré-púberes.
  • O uso de animais com finalidades científicas deve seguir uma avaliação ética que vise a otimização do número de animais utilizados e o aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos experimentais, que garantam o bem-estar animal e a reprodutibilidade científica. Em biotérios de criação de roedores, ante a alta demanda de modelos geneticamente modificados e isogênicos utilizados em pesquisas científicas, as técnicas de reprodução assistida (TRA), principalmente a fertilização in vitro (FIV) e a criopreservação de embriões, são ferramentas valiosas capazes de promover a estabilidade genética e sanitária dos animais, criar um repositório seguro de linhagens, além de reduzir os custos éticos e financeiros da manutenção de animais vivos na instalação. A prolactina é um hormônio com importantes implicações sobre a reprodução e comportamento sexual em diversas espécies, inclusive em pequenos roedores. Sua ação luteotrófica está relacionada a aptidão reprodutiva das fêmeas púberes, e condições favoráveis à manutenção da gestação. Além disso, a cópula também estimula a sua liberação. Contudo, não existem relatos sobre o perfil de sua liberação em fêmeas de camundongos pré-púberes, que são frequentemente submetidas a um tratamento hormonal exógeno visando a superovulação, porém, sem a utilização de prolactina. Os oócitos obtidos são usados para a FIV, seguida da criopreservação dos embriões viáveis. Entretanto, há grande variação na eficiência desse tratamento entre as diferentes linhagens de camundongos, o que requer maior replicação e uso de animais. Ante o exposto, os objetivos do projeto serão determinar as concentrações séricas basais da prolactina em fêmeas de camundongos pré-púberes, antes e após a indução de superovulação, avaliar se a adição desse hormônio ao protocolo pode ser uma estratégia para obter oócitos com maior qualidade e aumentar a eficiência da FIV, e elucidar a possível interferência da prolactina sobre as TRA em fêmeas pré-púberes de camundongos.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos Antonio Pinto Martins

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • investigação científica circular: desenvolvimento de moléculas modelo para a construção de sistemas supramoleculares com propriedades emergentes (icc-sspe)
  • Este projeto visa o desenvolvimento de novas moléculas e sistemas baseando a pesquisa em um sistema de Investigação Científica Circular (ICC). São três principais núcleos de pesquisa, sendo eles: (i) Síntese e propriedades de sistemas moleculares (SisMoleculares); (ii) Síntese e propriedades de sistemas supramoleculares (SisSupra) e (iii) Síntese e propriedades de sistemas nanoestruturados (SisNano). Desta forma, os três núcleos de investigação científica são integrados na forma sequencial e circular, onde há uma integração da investigação. O produto de um grupo será o insumo do outro grupo, da mesma forma, na sequência circular - os resultados gerados por um grupo fornecerão o feedback que norteará as ações do outro grupo. O grupo de pesquisadores do projeto Investigação Científica Circular: Desenvolvimento de Moléculas Modelo para a Construção de Sistemas Supramoleculares com Propriedades Emergentes (ICC-SSPE) conta com 16 pesquisadores e cerca de 40 alunos de pós-graduação, originários de seis diferentes Instituições (UFSM-executora, UFRGS, UTFPR, UEM, UFPB e UNIPAMPA). A composição da equipe mostra a preocupação dos PQs sêniores na inclusão de jovens pesquisadores no projeto. Isso para garantir a continuidade da pesquisa de excelência e a manutenção da infraestrutura institucional. O projeto propõe o desenvolvimento de sistemas supramoleculares com propriedade emergentes úteis para aplicação nas mais diversas áreas da Ciência e Tecnologia, tendo como base a qualidade dos recursos humanos e a infraestrutura disponível nas IES envolvidas. Serão utilizados como blocos construtores desses sistemas três tipos de moléculas: Rotaxanos (máquinas moleculares), líquidos iônicos e heterociclos. Portanto, na ICC espera-se a otimização da cooperatividade transdisciplinar entre os investigadores e a maximização das propriedades emergentes do grupo para produzir ciência de excelência.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos Antonio Pinto Ribeiro

Outra

Divulgação Científica
  • ciência móvel sertanejo
  • Vide projeto anexo
  • ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda - PE - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026