Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Carolina Soares Costa Vimieiro

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • mídia, esporte e gênero: novas identidades, interseccionalidades e textualidades midiáticas negligenciadas
  • A presente proposta consiste em um conjunto de ações articuladas de pesquisa, ensino e extensão cujo intuito é compreender o papel atual da mídia nas opressões de gênero no esporte e atuar no enfrentamento dessas. O objetivo central é entender as imagens contemporâneas das mulheres do esporte na mídia, que adquirem um caráter complexo na medida em que mecanismos tradicionais de opressão como invisibilidade e objetificação começam a ser substituídos por algum nível de visibilidade e diferentes estratégias narrativas (Toffoletti, 2016). Para isso, o projeto pretende: (1) dar prosseguimento (série histórica) à análise da cobertura noticiosa de mulheres na mídia esportiva brasileira adicionando novas interseccionalidades; (2) analisar imagens generificadas do esporte em gêneros audiovisuais do entretenimento; (3) analisar a comunicação organizacional de times de futebol feminino e masculino profissional e de atletas no Instagram; e (4) analisar a cobertura jornalística e a repercussão nas redes sociais digitais de casos de violência de gênero no esporte. Teoricamente, dialogamos com os estudos culturais, os estudos de gênero e deficiência e discussões específicas do jornalismo e da comunicação organizacional, trabalhando com conceitos como enquadramentos, masculinidades e feminilidades, imagens de controle e interseccionalidades. No âmbito interventivo, a proposta consiste em ações articuladas em torno de três projetos (dois deles em execução desde 2020): (a) Revista Marta (https://revistamarta.com), publicação multimídia experimental produzida por estudantes de Comunicação da UFMG; (b) Observatório Marta (https://observatoriomarta.com/), iniciativa de crítica de mídia, focada no monitoramento da mídia esportiva brasileira a partir de uma perspectiva de gênero; e (c) Escola de Verão em Comunicação e Esporte, que reunirá pesquisadoras/es e convidadas/os, num modelo de aulas e mentoria que buscará inspiração em projetos consolidados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Jan 18 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Cecília Ribeiro Cruz

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • estudo da diversidade viral em animais procedentes do bioma amazônico do brasil.
  • Este projeto está delineado para ser executado por duas Instituições, sendo uma situada em Belém/PA e uma situada em Macapá/AP. Para que isso se torne uma realidade, será consolidada uma rede de cooperação, para ampliação da formação de recursos humanos de alto nível, melhoria na produção científico- acadêmica, mobilidade de docentes (pesquisadores) e discentes de graduação e pós-graduação entre as equipes de pesquisa envolvidas. A proposta objetiva mapear a circulação de vírus de importância médica e investigar as espécies de vetores (mosquitos Culicídeos e Flebotomíneos) e hospedeiras (Pequenos mamíferos, Aves e Morcegos), a fim de elucidar o processo de disseminação dos vírus ocorrentes na região. Para tal, serão avaliadas a diferenciação genética das populações das espécies vetores e hospedeiras e o período anual de ocorrência de transmissibilidade dos vírus. Para alcançar estes objetivos serão utilizadas amostras de mosquitos, pequenos mamíferos, aves e morcegos, triagem, identificação dos vírus, vetores e hospedeiros por meio de taxonomia tradicional e de técnicas moleculares (PCR/ RT-PCR e sequenciamento de DNA). Além disso, o presente projeto objetiva caracterizar a microbiota de RNA-vírus de espécies de mamíferos de uma parte da Amazônia (Pará, Maranhão e Amapá), usando abordagens de metagenômica, inferindo sobre seu potencial zoonótico, dispersão viral e relações evolutivas. A análise integrada dos resultados contribuirá para um melhor entendimento do perfil epidemiológico e da dispersão viral por mosquitos, pequenos mamíferos, aves e morcegos, o que auxiliará grandemente os serviços de vigilância em saúde a traçar metas para o controle de doenças relacionadas a esses agentes na região. Finalmente, os resultados devem gerar elementos chave para o desenvolvimento de ferramentas e protocolos de eco-vigilância contra zoonoses originadas dos animais estudados.
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cecília Rizzatti de Albergaria Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • propostas metodológicas para estudo integrado e transdisciplinar dos efeitos do óleo nas dimensões químicas, ecológicas, de saúde pública, jurídico-administrativas e econômicas
  • Em resposta ao derrame de petróleo de origem desconhecida que atinge a Zona Costeira brasileira desde agosto de 2019, a elaboração de redes de pesquisa interdisciplinares e multi-institucionais se faz necessária, organizadas tanto no sentido da produção de conhecimento científico em suporte à gestão ambiental, quanto da promoção de ações junto ao setor produtivo pesqueiro e à sociedade em geral. Neste contexto, a presente proposta visa avaliar diferenças regionais e inter-regionais quanto ao impacto de derramamentos de óleo ocorridos ao longo de gradientes de influência urbana, turística e agrícola na costa nordeste e sudeste do Brasil, aplicando múltiplas linhas de evidência para desenvolver avaliações de risco e uma melhor compreensão sobre danos socioeconômicos. Para o atendimento à gestão dos recursos hídricos costeiros impactados, as avaliações das implicações do derramamento de óleo serão subsidiadas pelos seguintes Work Packages (WP): (1) WP1 – determinação dos efeitos e riscos ecológicos por meio da avaliação da qualidade de sedimentos por múltiplas linhas de evidência, incluindo qualidade química, ecotoxicologia, ecologia de bentos e bioacumulação; WP2 – avaliação de riscos à saúde humana, em função de dados de bioacumulação de poluentes no pescado, cenários de consumo, cálculos de risco e dados dos sistemas de saúde locais; WP3 – testar os efeitos cumulativos com poluentes pré-existentes via comparação de diferentes níveis tróficos (bioacumulação de múltiplos estressores e biomarcadores) e via ensaios com misturas binárias ou complexas (considerando o óleo e outros poluentes de relevância local); WP4 – derivação de valores de qualidade de sedimento regionais e níveis de risco para hidrocarbonetos policíclicos aromáticos; WP5 – valoração dos danos e aspectos de governança; e WP6 (integrador) – ações de disseminação, educomunicação e discussão com os setores da sociedade. A agregação destas diversas abordagem irá subsidiar o uso de estimativas de efeitos do óleo para uma melhor governança.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Jun 20 00:00:00 BRT 2023-Tue Jun 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Camargo Miranda

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • desenvolvimento, padronização e validação da radioimunoconjugação e das propriedades biológicas do anticorpo trastuzumabe íntegro e seus fragmentos como potenciais radiofármacos para o diagnóstico por imagem molecular de tumores que superexpressam o oncog
  • Os tumores que superexpressam o oncogene HER-2 ocorrem em aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama, são caracterizados como tendo o 2º pior prognóstico em relação aos demais subtipos. Constitui um indicador de comportamento clínico mais agressivo e com pior resposta às terapêuticas convencionais. A biópsia é o método diagnóstico para sua detecção e identificação. No entanto, em média, 10-15% das biópsias realizadas são inconclusivas ou não podem ser realizadas, devido a presença de múltiplas lesões ou por estas estarem em locais inacessíveis. Em contrapartida, observa-se o crescente interesse clínico nas soluções proporcionadas pelas ferramentas que compõem a prática da medicina personalizada. Essa área tem ganhado evidência pelo progressivo desenvolvimento de biomarcadores moleculares capazes de permitir o diagnóstico e tratamento direcionado de uma doença. Neste contexto, incluem-se os radiofármacos específicos e o diagnóstico diferencial por Imagem Molecular (PET - Positron Emission Tomography). Todavia, ainda não está disponível na rotina clínica um radiofármaco que permita o diagnóstico molecular de tumores HER-2 positivos. Frente a esse panorama, o presente projeto visa desenvolver, padronizar, validar e comparar por estudos não clínicos, o imunoterápico trastuzumabe íntegro marcado com o radionuclídeo zircônio-89, que possui meia-vida adequada à farmacocinética lenta do anticorpo, com os fragmentos do trastuzumabe, F(ab’) e F(ab’)2, marcados com gálio-68 (meia-vida curta de 68 min). Os fragmentos se biodistribuem mais rapidamente, permitindo que as imagens sejam realizadas após 1h da sua administração. O estudo comparativo se baseará nas características biológicas do anticorpo íntegro e de seus fragmentos, ambos radiomarcados, principalmente quanto a preservação da propriedade imunorreativa. Os resultados respaldarão a escolha pelo radioimunoconjugado com potencial para ser translacionado aos estudos clínicos, conduzindo assim, o Brasil ao pioneiro.
  • Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Claudia Farranha Santana

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • título do projeto: direito de acesso à informação pública e desigualdades de gênero e raça: analisando os contextos de implementação da lai (brasil) e do foia (estados unidos)
  • Este projeto procura investigar a seguinte questão: Como as desigualdades estruturais identificadas no processo social se reproduzem na implementação das políticas públicas de acesso à informação? Para tanto, o trabalho tem três focos de análise: a) a implementação da Lei de Acesso à Informação Pública (LAI) e do Freedom of Information Act (FOIA - a lei de acesso à informação dos Estados Unidos), em perspectiva comparada; b) a identificação de pedidos de acesso à informação sobre temas que envolvem mulheres e população negra, investigando como esses são processados; c) a verificação de se há elementos nesse processo que reproduzem as desigualdades que esses grupos enfrentam na realidade social. Para desenvolver essa proposta, a perspectiva do trabalho busca compreender como as dimensões da desigualdade se apresentam no processo de implementação de políticas públicas (Lotta, 2021) e como aspectos do desenho das políticas (Capano,2015; Howlett, 2014) podem reproduzir essa mesma desigualdade. Nesse caso, a política escolhida para dar sustentação à análise é a política de acesso à (ou liberdade de) informação pública, que no Brasil está descrita na Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/2011) e no Estados Unidos, no Freedom of Information Act (5 U.S.C , § 552) A investigação utiliza uma análise comparativa dos instrumentos jurídicos e da sua implementação, envolvendo a escolha de agências públicas para identificar processos administrativos e resultados a serem comparados. Pretende-se comparar e contrastar os contextos institucionais (Lejano, 2013) em que essas leis vêm sendo desenvolvidas, a saber: fluxo do pedido, existência de dados abertos, tempo para resposta, organização dos bancos de dados, entre outras dimensões, e analisar as perspectivas das lideranças dos movimentos de mulheres e negros, em ambos os países, sobre se e como essas pessoas têm acesso ao direito à informação - quais as falhas, desafios e avanços que identificam.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Claudia Fernandes Amaral

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de biodefensivos a base de óleos essenciais e resinas para a proteção de cultivares estratégicos para a agricultura e segurança alimentar
  • Entre os problemas fitossanitários que interferem na produtividade agrícola está à ocorrência de ácaros e insetos-praga que provocam prejuízos de bilhões de dólares nas culturas. É premente a melhoria do cenário de uso de agrotóxicos no Brasil, principal consumidor mundial de agrotóxicos. O uso de biodefensivos como um método de controle pode contribuir para prevenir esse uso indiscriminado. Um dos efeitos mais importantes dos óleos essenciais (OEs) e resinas em ácaros e insetos-praga é o bloqueio dos orifícios de ar que os leva a morte. Um biodefensivo com a complexidade molecular dos OEs e resinas pode evitar a resistência do organismo alvo. As vantagens dos OEs e resinas são robustas, principalmente pelas características biodegradáveis. A adoção de medidas racionais utilizando nanoformulações desses derivados vegetais resulta na elaboração de produtos com características excelentes (aumento de solubilidade; resistência a altas temperaturas; liberação controlada para combater os ácaros e insetos) para uso em campo ou em sítios de armazenamento. Dessa maneira, nanoformulações de OEs e resinas de Piper ssp. e Protium ssp. desenvolvidas para combater Euschistus heros (percevejo marrom), Tetranychus mexicanus (ácaro vermelho) e Sitophilus zeamais (gorgulho do milho) promoverão o aumento da produtividade agrícola, produção de alimentos saudáveis e seguros, e baixo impacto ambiental. A inovação das formulações será sustentada na biodiversidade brasileira e com parceria de indústria nacional. A eficácia e segurança dos produtos desenvolvidos, sua praticidade, viabilidade econômica, rendimento serão realizados em escala laboratorial e em campo com parceiros de associações de produtores com feedback que é essencial para mensurar os resultados, gargalo encontrado na produção de biodefensivos. Por este motivo, a entrega em duas apresentações: tubos e injeções ("isca") e pulverização, fará que ao final sejam elaborados protótipos de produtos mais viáveis para o mercado.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Cláudia Fernandes Nogueira

Ciências Humanas

Sociologia
  • a produção da subalternidade como uma herança: acesso à terra e conflitos agrários na mesorregião sul amazonense
  • Reconhecemos que na Amazônia brasileira, em especial no estado do Amazonas, há um expressivo número de assentamentos tutelados pelo INCRA que foram criados sem a infraestrutura adequada, como ausência de assistência técnica e fornecimento de serviços de educação e saúde, apesar de políticas públicas voltadas à reforma agrária por meio da criação e implantação de assentamentos no Brasil - I e II PNRA - (NOGUEIRA, 2018). Esta presença condicionada do Estado é um dispositivo que contribui para a fragilização das condições de vida dos assentados, os colocando numa posição de vulnerabilidade econômica, social e ambiental, sujeitos a interferências de poderes externos aos seus territórios em tentativas de cooptação e/ou ameaças. Dados coletados nos últimos doze anos apontam uma pressão constante com relação a invasão de áreas de assentamentos na mesorregião sul amazonense com a finalidade de estabelecer e/ou fortalecer o mercado de especulação imobiliária e a expansão pecuária. As ações predatórias e violentas degradam áreas utilizadas para o extrativismo não madeireiro e áreas predominantemente utilizadas para a agricultura familiar; afetando diretamente o direito ao território e seus desdobramentos. Para o aprofundamento das questões citadas, a proposta metodológica desta pesquisa ancora-se numa análise interpretativa com base em dados qualitativos e quantitativos que promoverão elaboração de mapas genealógicos; construção de indicadores das condições de acesso à terra; e identificação dos conflitos agrários por tipo e causa na área da pesquisa. Portanto, a presente pesquisa objetiva analisar a relação da condição subalterna das populações rurais assentadas na mesorregião sul amazonense com os conflitos territoriais ocasionados pelas ocupações no entorno dos assentamentos Paciá, Botos e São Francisco nos municípios de Lábrea, Humaitá e Canutama, respectivamente, criados pelo INCRA no Amazonas.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Franca Gomes

Engenharias

Engenharia de Minas
  • avaliação de resíduos de mineração em mato grosso para uso como remineralizadores de solo na agricultura.
  • O estado de MT é o maior produtor brasileiro de importantes commodities agrícolas, tais como a soja. Para atender a esta demanda é necessário o uso de grandes quantidades de fertilizantes oriundos de minérios que contenham os elementos N,P e K. A problemática surge pelo fato do Brasil não ser autossuficiente, e sim, dependente do mercado externo de fertilizantes para a agricultura (importando cerca de 80%).A falta de jazidas comprovadas com minérios contendo NPK no país incentivam pesquisas que estudem o uso de resíduos de mineração como remineralizadores de solo que são materiais de origem mineral (que tenham sofrido apenas redução e classificação de tamanho) que alterem os índices de fertilidade do solo por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas (como P,K,Ca,Mg, Mne Zn). O estado, todavia, não possui remineralizadores de solo cadastrados no MAPA (órgão regulamentador). Dessa forma, a presente pesquisa objetiva catalogar minerações ativas em MT cujos resíduos do beneficiamento tenham potencial para serem classificados como remineralizadores de solo e caracterizar estes materiais. Foram pré-selecionadas três minerações de extração de rocha basáltica, granítica e kimberlítica devido a composição química rochosa que favorece a liberação dos nutrientes K, Ca, Mg, Mn e Zn. A metodologia consiste na catalogação das empresas potenciais, na coleta e transporte dos materiais, na sua caracterização granulométrica e geoquímica, e em testes de eficiência agronômica em consonância com a normativa MAPA Nº 5 de 2016. Os dados obtidos dirão se os materiais avaliados têm potencial para serem registrados no MAPA como remineralizadores de solo, e indicarão as possíveis rotas para a sua adequação. Por fim, a aplicação de resíduos de mineração como remineralizadores de solo contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura, economia circular na mineração e também para maior autonomia do país no que diz respeito a dependência dos minerais estratégicos.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Fri Dec 16 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Cláudia Gomes de Souza

Ciências Humanas

Antropologia
  • territórios de conhecimento: efetivando a missão institucional da unilab através do mapeamento das produções culturais, artísticas e científicas de comunidades indígenas e quilombolas da bahia
  • Esta proposta pretende cartografar a produção cultural, acadêmica e artística das comunidades quilombolas e indígenas encontradas na Bahia, especialmente no entorno do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em São Francisco do Conde, Bahia. Criada em 2010, esta instituição de ensino superior tem como principal missão contribuir para a integração entre o Brasil e os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos. Por meio dessa proposta, será possível desenvolver materiais pedagógicos voltados ao atendimento das leis 10.639/03 e 11.645/2008. Para o desenvolvimento de nossas ações, faremos uma cartografia das comunidades encontradas nas regiões atendidas pela UNILAB, Campus dos Malês que se enquadram na nossa definição de “território do conhecimento” a saber, cartografias simbólicas, corpóreas e geográficas que se configuram nos espaços/tempos e as quais  possuem, criam e socializam conhecimentos próprios das populações específicas. Concomitantemente, será realizada uma pesquisa documental sobre as criações  acadêmicas e artísticas  já produzidas tendo por tema as manifestações culturais e artísticas do recôncavo baiano e a presença de comunidades quilombolas, indígenas e/ou outras comunidades ditas tradicionais. Em um segundo momento, através da inserção de campo de caráter etnográfico, iremos catalogar produções e saberes artísticos-culturais que se apresentam nestes “territórios de conhecimento”. A partir do terceiro momento, serão promovidos encontros formativos entre comunidades, artistas e professores. Os resultados das atividades de pesquisa de arquivo sobre as produções acadêmicas relacionados à temática, do mapeamento dos territórios, das residências artísticas e formações pedagógicas serão divulgados na forma de um E-book e na forma de mapas interativos.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Kasseboehmer

Outra

Divulgação Científica
  • parque ecológico de mombuca como espaço de formação e divulgação científica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Jan 04 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Mendes Malhado

Outra

Divulgação Científica
  • conservação com inovação e arte: novos horizontes para o “mar à vista!”
  • O Projeto “Mar à Vista!” é uma série de desenhos animados para aumentar a sensibilização ambiental sobre o ambiente marinho entre as crianças. Foi desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas em colaboração com muitos parceiros e voluntários durante a pandemia de Covid-19. Além da série animada, vários outros produtos e ações relacionados foram desenvolvidos, incluindo cartilhas educativas, livros de histórias positivas de conservação, o canal “crianças com ciência” no YouTube, músicas originais e jogos de tabuleiro para interações presenciais. Nossos desenhos animados são inclusivos, com tradução para a língua brasileira de sinais e audiodescrição para deficientes visuais. No âmbito do Projeto, pretendemos capitalizar a experiência acumulada e os conteúdos desenvolvidos na fase inicial para ampliar o alcance e o impacto da sensibilização ambiental e divulgação científica no tema dos objetivos do Programa Ciência no Mar e da cultura oceânica, para 1) promover a democratização do conhecimento junto ao público em geral, 2) ampliar o engajamento da sociedade brasileira com o desenvolvimento sustentável dos oceanos, 3) fortalecer a identidade cultural das comunidades costeiras, 4) promover a valorização das unidades de conservação marinho-costeiras do país, e 5) aumentar o conhecimento e a sensibilização sobre a ciência do mar e a cultura oceânica em grande escala. Assim sendo, buscamos fazer uma grande contribuição para a cultura oceânica no Brasil contribuindo com conservação, inovação e arte através dos novos horizontes do “Mar à vista!”
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Tue Jan 17 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Oliveira Garcia dos Santos

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • projeto integrador de coordenação do programa pró-tic ia2
  • O Programa Pró-TIC IA2 tem como objetivo “apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo de base tecnológica no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase na ampliação e fortalecimento da capacidade da base de empresas Start-Ups em atuar no desenvolvimento de soluções e plataformas com emprego intensivo de tecnologias e conhecimentos inerentes à Inteligência Artificial (IA), por meio de um projeto coordenação de uma Organização Social (linha 1) em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de excelência no tema (linha 2)”. (CNPq, 2022) Esta proposta formaliza a candidatura da Softex à coordenação do Programa Pró-TIC IA2 (LInha 1), com foco na integração dos projetos de PD&I desenvolvidos pelas ICTs e EBTs, além da articulação e fomento à divulgação das atividades de PD&I e empreendedorismo do Programa, para isso recorrendo a parcerias nacionais e internacionais e do apoio ao acesso ao mercado. A relevância da temática de inteligência artificial é evidenciada no ambiente tecnológico e dos negócios em todo o mundo. Visando contribuir para adoção tecnológica de IA nas empresas brasileiras, o Pró-TIC IA2 propõe a aproximação das ICTs, EBTs e empresas no desenvolvimento de projetos de PD&I. Para a execução da presente proposta a Softex adotará metodologias ágeis nas etapas de diagnóstico, identificação de necessidades e acompanhamento de atividades, de planejamento estratégico (apoio à elaboração de roadmaps e OKRs), de empreendedorismo para o fortalecimento das interações entre ICTs, EBTs e empresas, e de comunicação e capacitação na disseminação de competências em âmbito nacional e internacional.
  • Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SP - Brasil
  • Wed Dec 14 00:00:00 BRT 2022-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Claudia Santiago de Vasconcellos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • aperfeiçoamento profissional das equipes multidisciplinares de saúde indígena que atuam em áreas impactadas pelo garimpo de ouro na amazônia: uma abordagem integrada pesquisa-assistência-educação
  • Hoje, no Brasil, os Povos Indígenas da Amazônia representam a parcela da sociedade mais prejudicada pelo processo de mercantilização da natureza, marcado pela invasão ilegal de seus territórios por garimpeiros em busca de ouro. O garimpo provoca inúmeros problemas ambientais, porém sua sequela mais letal é a contaminação dos peixes por mercúrio. Assim, o pescado deixa de ser um alimento saudável e torna-se fator de risco para o surgimento de doenças neurológicas e cardiovasculares, que comprometem as atuais e futuras gerações. Essa realidade, coloca os indígenas em situação de extrema vulnerabilidade devido a importância do pescado na dieta e pela inaptidão das equipes locais da Atenção Primária à Saúde em atender às especificidades da contaminação humana pelo mercúrio. Tais problemas constituem a base para elaboração deste projeto, o qual pretende contribuir para o aprimoramento da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, por meio do aperfeiçoamento do trabalho desempenhado pelas equipes da Atenção Primária à Saúde que assistem as etnias mais afetadas pela atividade garimpeira na Amazônia (i.e., Yanomami, Munduruku e Kaiapó), no que tange a contaminação humana pelo mercúrio, e da produção de recursos de educação em saúde voltados a orientar comunidades indígenas. Em suma, espera-se realizar ao longo da vigência deste projeto a: (i) elaboração de um protocolo clínico voltado à prevenção, diagnóstico e acompanhamento de indígenas expostos ao mercúrio; (ii) estruturação e oferta de cursos de atualização profissional para as equipes da atenção primária; e (iii) produção de recursos educacionais em três línguas indígenas (Yanomami, Munduruku e Kaiapó) para orientar as comunidades sobre formas de mitigação da contaminação por mercúrio. Todas as atividades elencadas têm potencial de promover melhorias na qualidade de vida dos povos indígenas, aprimorar políticas públicas na área da saúde e fortalecer o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cláudia Vaz de Araújo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • melhorando a produção de hidrogênio verde usando uma estrutura metal-orgânica como base para eletrodos
  • O hidrogênio verde está sendo considerado ótima escolha para o mercado de energia, sendo utilizado como meio de armazenamento de energia, vetor energético e combustível para transporte, indústria etc. A eletrólise da água é uma maneira preferível de sintetizar H2 limpo, bom para o meio ambiente, e pode ser feito de várias maneiras (eletroquimicamente, quimiocataliticamente e fotocataliticamente). O processo eletroquímico ocorre através de duas semi-reações, a Reação de Evolução do Hidrogênio (HER) e a Reação de Evolução do Oxigênio (OER). O gargalo do método ocorre na OER, que é uma reação lenta devido às várias etapas envolvidas. Hoje os materiais utilizados para OER usam como base metais nobres e raros, então existe um grande apelo para o desenvolvimento de catalisadores à base de metais abundantes e de baixo custo, como Ni, Cu, Co e Fe. Diferentes morfologias e substratos também podem melhorar o desempenho de eletrodos conhecidos. Nanomateriais estruturados são eficientes suportes para catálise, devido à sua elevada área superficial, em especial, óxidos de níquel e ferro. As redes de coordenação, Metal-Organic Frameworks (MOFs), e seus derivados são novas alternativas de base para nanopartículas catalisarem os processos de OER e HER. As MOFs em geral, possuem grande área superficial, alta estabilidade química e térmica, e podem ser obtidas por via hidro ou solvotermal sob temperatura e pressão controladas. Neste projeto visamos a produção de MOFs dopadas com óxidos metálicos, para a melhoria na performance eletrocatalítica de nanocatalisadores. As nanopartículas serão obtidas por coprecipitação sob ultrassom, com tamanhos de cristalitos na ordem de 10 nm. Espera-se, ao final do projeto, obter uma melhora significativa na performance de eletrodos não nobres para OER, além disso, contribuir com a disseminação desta tecnologia, formando especialistas na área e contribuindo para uma eficiente matriz energética Brasileira.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Coelho de Albuquerque

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da efetividade das ações educacionais do projeto planifica-sus em cinco regiões de saúde brasileiras
  • O Projeto Planifica-SUS tem como objetivo a implementação da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde em regiões de saúde brasileiras, implicando no fortalecimento dos papéis desempenhados pela atenção primária e especializada na organização da Rede de Atenção à Saúde. Por meio de abordagens educacionais, procura-se apoiar os profissionais na reorganização dos processos de trabalho dos serviços de saúde, visando consolidar a atenção primária dentro da perspectiva das redes de atenção. Essa abordagem permite o desenvolvimento das habilidades das equipes no sentido da qualificação da atenção à saúde, com um enfoque nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade, seguindo diretrizes clínicas, alinhadas com a Construção Social da APS e o Modelo de Atenção às Condições Crônicas. O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar a efetividade das ações educacionais promovidas pelo Planifica-SUS na melhoria da organização e qualificação dos processos assistenciais da APS em cinco regiões de saúde do Brasil. Dada a relevância e dimensão de recursos públicos investidos por meio do PROADI-SUS, torna-se essencial medir e analisar os resultados e impactos dessa intervenção educacional. Para tal, será conduzido uma pesquisa avaliativa, de abordagem qualitativa, partindo de elementos conceituais e teóricos da Avaliação de Treinamentos propostos por Abbad (1999; 2003). Por meio da apreensão das narrativas de profissionais de atenção primária, tutores e gestores serão capturadas as percepções e interpretações relacionadas à intervenção, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das complexidades inerentes às ações educacionais em questão. Além disso, serão analisadas trajetórias assistências de usuárias que realizaram pré-natal de alto risco e que, portanto, transitaram entre os níveis de atenção.
  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - PE - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Conceição Ribeiro Dantas Saturnino

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • projeto marco (manejo do risco de câncer cervical): avaliação de novas estratégias de rastreio e triagem baseadas em hpv
  • O câncer do colo do útero (CCU) é o quarto mais comum em mulheres em todo o mundo, sendo considerado um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. A vacinação para prevenir a infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) poderia eventualmente possibilitar com sucesso a prevenção primária do CCU, no entanto, pelas próximas décadas, o rastreio de lesões precursoras continuará a ser essencial no controle da doença. A descoberta de que infecções persistentes por treze tipos de HPV geneticamente relacionados causam praticamente todos os casos de CCU levou não apenas ao desenvolvimento de vacinas, mas também de testes de HPV. O teste de HPV por tipos de HPV de alto risco (hrHPV) é mais sensível que a citologia na detecção de lesões pré-câncer/câncer, permitindo maior segurança e intervalos mais longos de rastreio, mas é menos específico. A presente proposta, pretende adicionar ao Projeto MARCO até 2.000 participantes de populações em condição de vulnerabilidade e que também têm risco aumentado de desenvolvimento do CCU, como população quilombola, ciganas, rurais, LGBTQIAPN+ com útero, em situação de ruas, privada de liberdade, que vivem com HIV e outras. As amostras cervicais autocoletadas em mulheres, de 30 a 49 anos de idade, serão analisadas por teste de HPV para detecção de hrHPV. Mulheres com resultado positivo para hrHPV realizarão como teste de triagem: genotipagem, coleta de imagem cervical com dispositivo digital do estudo (análise visual automatizada) e coleta de exames citopatológicos de colo de útero. Ainda, serão realizadas biópsia e tratamento por termoablação. Esse estudo fornecerá uma comparação abrangente de uma estratégia completa de esforço conjunto para prevenir o CCU, além de se tornar uma importante ferramenta para tomada de decisão em saúde, permitindo ao SUS melhorar a prevenção do CCU de populações vulnerabilizadas, no Brasil.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Cristina de Almeida Fernandes

Ciências Humanas

Geografia
  • revolução digital e centralidade territorial por intensidade de inovação: uma contribuição metodológica para os estudos da rede urbana brasileira
  • Sendo as cidades estruturas centrais para a reprodução social, com a intensificação de fluxos de capital, conhecimento e trabalho qualificado própria da era digital, a presente proposta objetiva analisar implicações dessa dinâmica sobre a hierarquia urbana brasileira. Parte-se da edição 2018 do principal estudo sobre hierarquia urbana no Brasil, a Regic/IBGE (Região de Influência das Cidades), na qual é registrada a dialética fluxos centrais-lugares centrais característica dessa era digital. A contribuição da pesquisa à Regic está em propor a introdução de parâmetros de CT&I que expressem fluxos centrais, em complementação à metodologia em vigor, para estimação da centralidade territorial das cidades. Para tanto, utilizaremos dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec/IBGE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/MTE), bases de periódicos indexados e Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, para construir o indicador de centralidade territorial por intensidade de inovação. O alcance espacial das centralidades será mensurado a partir de coautorias de artigos e interações empresas-grupos de pesquisa. Construído em caráter piloto, o indicador parte de três setores de atividade representativos das recentes tendências de transformação digital, terciarização e reprimarização da economia brasileira: Tecnologia da Informação, Saúde e Agricultura. Complementado por informações sobre competências de inovação, qualificação profissional, e sobre a base econômica municipal dos centros urbanos tratados da Regic 2018, o indicador proposto será confrontado a procedimentos clássicos de hierarquização urbana. Em casos selecionados, são previstas visitas a campo focadas em casos emblemáticos de mudanças recentes. Entre os resultados esperados, além do indicador de centralidade, propõe-se a confecção de sistema de informações, considerando propriedades city-ness compatíveis com critérios de centralidade das cidades no contexto periférico do atual capitalismo brasileiro.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Jan 22 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Cristina Fachinelli

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • impacto do engajamento cidadão em iniciativas de descarbonização em cidades: uma abordagem de ciência cidadã
  • Na atual era do Antropoceno, em que as atividades humanas afetam majoritariamente o clima, um desafio premente é a descarbonização. A chave para enfrentá-lo pode estar no engajamento cidadão, uma variável pouco explorada, e que portanto, requer estudo aprofundado, sobretudo considerando contextos urbanos culturalmente diversos. Essa proposta procura resolver a questão: como o engajamento cidadão influencia iniciativas de descarbonização? Pressupomos que o engajamento cidadão possui atributos definidores que podem ser identificados e usados para potencializar ações de neutralização de carbono. Esta hipótese se fundamenta na observação de Siena, Itália, cidade com neutralidade de carbono, onde se nota forte participação da comunidade local. Para comprovar a hipótese, adotaremos uma abordagem de ciência cidadã, envolvendo a população na coleta de dados, análise e disseminação dos resultados, especialmente em Caxias do Sul, Brasil, cidade começando sua jornada rumo à neutralidade de carbono. Os "laboratórios vivos" funcionarão como ponto de interseção entre cientistas cidadãos, pesquisadores e ações de descarbonização, proporcionando testes e experimentos no mundo real. O resultado esperado é um conhecimento refinado sobre o papel do engajamento cidadão na descarbonização, possibilitando estratégias comunicativas mais assertivas para estimular participação. Ademais, espera-se criar uma ferramenta de autogestão para descarbonização, permitindo aos cidadãos participar ativamente dos esforços de descarbonização e produzir dados coletivos abertos, uma contribuição importante para metas de sustentabilidade urbana no Antropoceno. Esse projeto buscará o alinhamento ao que preconiza a recém lançada norma pela ABNT a PR 2060 que regulamenta a neutralidade do carbono no Brasil.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 05 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Cristina Figueiredo de Melo Costa

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • aplicações dos resíduos de rochas ornamentais ativados com moo3/nizn como catalisadores para produção de biocombustível
  • O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de rochas ornamentais do mundo e durante o processo de beneficiamento das rochas são geradas grande quantidade de resíduos, o que leva a uma problemática mundial, principalmente no que se refere à destinação final dos resíduos. Os resíduos de rochas ornamentais (granito/mármore) são objetos de estudo para aproveitamento de produtos cerâmicos para construção civil, indústria cerâmica, indústria de vidros, fertilização de solos, indústria de polímeros, utilizando como compósito e fabricação de membranas cerâmicas. No entanto, outra aplicação de alto impacto no setor energético que estamos propondo será utilizar esses resíduos como suporte de metais ativos cataliticamente em reações de transesterificação e esterificação para produção de biocombustíveis, pois estes contêm metais como (Fe, K, Si, Mg, Na, Ti) [17], que aceleram as reações. Este produto – o catalisador, especificamente para produção de biodiesel, além da finalidade de acelerar a reação, deve apresentar também, facilidade de separação do produto da reação, obtenção de produtos com alto grau de pureza, facilidade de regeneração e a possibilidade de reutilização dos sólidos, não devendo ser, portanto, corrosivo e nem exigir etapas de lavagem do biodiesel posterior. Deste modo, nessa proposta pretendemos agregar valor aos resíduos de rochas ornamentais desenvolvendo um novo produto tecnológico “catalisador resíduo/MoO3/ferrita Ni-Zn” para ser utilizado em processo de transesterificação/esterificação simultânea (TES) a partir de óleos vegetais/residuais com viabilidade econômica/ambiental/tecnológica para aplicação na produção de biodiesel. O MoO3 e a ferrita Ni-Zn serão sintetizados por reação de combustão em escala piloto no LabSMaC/UFCG onde dispomos dessa tecnologia por ter a primeira planta instalada com produção de 200g/bateladas em um unico reator. Será avaliado o efeito do teor de MoO3/ferrita Ni-Zn impregnado ao resíduo e o método de impregnação.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • Thu Dec 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Cristina Pereira de Jesus Costa

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • efeitos de intervenções nutricionais com biscoitos contendo farinhas de castanha de caju (anacardium occidentale l.) e babaçu (attalea speciosa) no excesso de peso de crianças e adolescentes escolares
  • Estima-se que 49,4 milhões da população infanto-juvenil apresentem excesso de peso nos próximos 10 anos. Crianças com obesidade têm 75% mais chances de se tornarem adolescentes obesos e 89% dos adolescentes obesos podem se tornar adultos com a doença, contribuindo para complicações cardiovasculares, doenças hepáticas e renais. O controle do peso através do cumprimento de plano alimentar adequado é fundamental para prevenção de complicações. O uso de suplementos ou alimentos funcionais pode colaborar neste quesito, assim, tem-se como hipótese que intervenções nutricionais utilizando farinhas de castanha de caju e babaçu apresentarão efeitos positivos neste público, uma vez que 82% de suas gorduras são compostas por ácidos graxos insaturados. Este projeto possui dois objetivos de pesquisa, a saber: 1. Avaliar os efeitos de duas intervenções nutricionais com biscoitos contendo farinhas de castanha de caju e babaçu no excesso de peso de crianças e adolescentes e 2. Compreender a influência do confinamento durante a pandemia por COVID-19 no comportamento alimentar de crianças e adolescentes com excesso de peso. Desenvolveremos um ensaio clínico randomizado open label, em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso. Estas passarão por duas avaliações (pré e pós-intervenção), na qual serão tomados parâmetros antropométricos e bioquímicos. Serão orientados a utilizar na intervenção uma vez ao dia biscoitos contendo farinha de castanha de caju (12g) e biscoitos contendo farinha de babaçu (12g). Conduziremos um estudo misto explanatório em escolas da cidade de Imperatriz, Maranhão. A coleta de dados será sequencial; a fase 1 (quantitativa) e fase 2 (qualitativa), por aplicação de formulário com questões sobre idade, tempo de excesso de peso, antecedentes de saúde prévio e presença de comorbidades, e questionário de frequência de consumo alimentar. Os dados serão analisados por análise descritiva. O projeto será encaminhado ao comitê de ética da UFMA e à REBEC.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026