Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rosiel Camilo Sena

Outra

Divulgação Científica
  • xiii snct: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação na amazônia
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal do Amazonas - IFAM/Campus Lábrea é uma ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio da realização de eventos sobre essa temática em especial com abrangência nos povos da floresta. Tal evento possui foco principal estudantes das diversas modalidades de ensino também a comunidade em geral. O tema da SNCT 2022 é: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, iremos enfatizar a nossa evolução da ciência no Brasil que foi construída desde o início, em 1500, mas é importante ressaltar os últimos 200 anos, como a nossa ciência contribuiu para a nossa vida. A ciência salva as pessoas. Quando a gente tem uma pandemia, a gente vê a importância dela. A ciência sempre esteve do nosso lado e sempre vai estar. A SNCT proporcionará a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, uma oportunidade de realização de inúmeras atividades que abordem os 200 anos de ciência, tecnologia e inovação como ferramentas para o desenvolvimento dos povos da Amazônia, sendo uma oportunidade de promover a difusão do conhecimento científico e de tecnologias inovadoras focadas tanto na conservação da maior floresta tropical do mundo, quanto no desenvolvimento das comunidades ribeirinhas, à na inovação de produtos, processos e serviços, e na geração de oportunidade econômica para redução das desigualdades, transformação econômica e inclusão das camadas sociais mais vulneráveis da Amazônia. Diante disso, serão realizadas atividades que apontem possibilidades de inovação nos ambientes escolares do IFAM e das instituições colaboradoras, e do ensino público das redes Municipal e Estadual, além de atividades que dialoguem com as comunidades ribeirinhas, com os indígenas, com as lideranças femininas, microempreendedores e com outras comunidades mais distante.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rosiel Camilo Sena

Outra

Divulgação Científica
  • xii semana nacional de ciência e tecnologia do ifam/campus lábrea
  • A XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea) acontecerá entre os dias 6 a 8 de outubro, será realizada em parceria com o IFAM/Campus Lábrea, IFAM/Campus Humaitá e outras instituições de ensino (estadual/municipal), a mesma oportunizará o desenvolvimento de atividades acerca do tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Além da promoção da divulgação científica, serão estimuladas discussões a respeito de estratégias de como devemos nos comportar diante do novo quadro, essa transversalidade entre da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa científica, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade), a (CT&I) são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. A importância dessas atividades para o desenvolvimento é normalmente tratada como uma obviedade. Afinal, somente a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo são capazes de gerar produtos com maior conteúdo tecnológico e, portanto, maior valor agregado. Entretanto, essa não tem sido, historicamente, uma opção firme e consistente do Brasil.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rosilene de Sá Ribeiro

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • física ao alcance de todos: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • Um dos objetivos deste projeto é construir e expor experimentos automatizados na SNCT e depois numa sala permanente no Ifes/Serra, onde ocorrerão visitas ao longo do ano do público interno e externo.Possui, portanto, caráter multidisciplinar envolvendo a Física e áreas afins incluindo Computação, Programação, Elétrica e Eletrônica na construção dos experimentos, contribuindo na formação multidisciplinar, atualmente desejada no mundo do trabalho. Conta também com a divulgação científica e o desenvolvimento de pessoal na área. No ES Santo há somente 2 cidades com mais de 500 mil habitantes, sendo a Serra uma delas, onde implantaremos o projeto. Tendo em vista que a Serra não possui nenhum espaço permanente de Ciências Naturais e da Terra como o proposto,a exposição dos experimentos durante a SNCT em local público, e após a SNCT, em uma sala permanente contribuirá para divulgar e popularizar a ciência, estimulando a curiosidade científica em camadas diferentes da sociedade brasileira, pois, será um espaço aberto a todos para visitações. Seguindo a temática da SNCT2022, teremos palestras sobre: A trajetória científica do Brasil ao longo de sua formação e consolidação enquanto nação, sobretudo nos últimos dois séculos; O papel da mulher na ciência e o interesse de meninas em todas as áreas de CT&I. Debates/mesas redondas sobre o desenvolvimento do Brasil ao longo desses 200 anos contextualizando o papel da mulher e o que pode ser feito para sua maior participação e inserção nas atividades de divulgação científica. Ministraremos também minicursos sobre Raspbarry Pi e Arduíno,que envolvem programação na linguagem C++.O Arduino e o Raspberry Pi tem sido as principais ferramentas para o controle de sistemas automatizados, robótica, smart-house, tornando uma ferramenta pedagógica importante. Durante a Mostra tecnológica, explicaremos conceitos científicos envolvidos que irão contribuir para o entendimento da teoria e suas aplicações.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Fri Sep 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Ciências Humanas

Educação
  • políticas decoloniais de inclusão
  • Em 2020 uma considerável audiência de streaming mostrou-se sensibilizada por um filme turco de 2019, denominado Milagre da Cela 7. Semelhante sensibilização conduz o prestígio da série televisiva The Good Doctor (ABC, 2017-presente). Ambas as produções são adaptações de roteiros sul-coreanos e grifam narrativas acerca de sujeitos com deficiência, evidenciando generalizações. Tal constatação permite inferir que vigem percepções acerca da inclusão, produzidas em outros espaços culturais. Sopesando que no Brasil o tema é marcado por um cenário de avanços e retrocessos, a premissa central do projeto indica que as políticas de inclusão ampliam sua representatividade, quando debatidas a partir da realidade latino-americana, propondo uma leitura decolonial para a inclusão. O projeto parte da tese que, ao identificar e avaliar políticas coetâneas de inclusão a partir de argumentos decoloniais, é possível construir perspectivas diferenciadas para a inclusão. Esse estudo analítico e propositivo intenciona somar-se ao debate sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como objetivo identificar, catalogar e classificar parte das políticas de educação inclusiva, no Brasil e na América Latina, no século XXI. Tal objetivo é sustentado no seguinte problema de pesquisa: ao inventariar parte dos documentos atuais de políticas para a inclusão, é possível desenhar um instrumento sugestivo de acompanhamento e avaliação de ações locais em uma perspectiva decolonial? O projeto é um estudo crítico das políticas educacionais, em perspectiva epistemológica pluralista, colocando o tema das Políticas de Inclusão em diálogo com teorias e autores contemporâneos. Operacionalmente, a pesquisa será realizada em base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva de abordagem qualitativa, adotando o procedimento da análise de conteúdo, aplicada sobre um corpus de documentos acerca da inclusão, no Brasil e na América latina, de 2001 a 2020.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025