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Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
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ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
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Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
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Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
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Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
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Hospital São Rafael
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Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
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Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
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Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
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Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Piauí
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Instituto Federal Fluminense
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Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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S B I
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COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
qualificação da atenção pré-natal na região central do rio grande do sul
Resumo:
O desenvolvimento infantil saudável inicia no período pré-natal da gestante, estende-se ao puerpério e aos primeiros anos de vida da criança. A assistência integral e qualificada à saúde no ciclo gravídico é essencial para a obtenção de desfechos favoráveis à mãe e o recém-nascido. Estes desfechos estão associados às menores taxadas de morbimortalidade materno-infantil e a não ocorrência de intervenções médicas desnecessárias, além de repercussões no desenvolvimento infantil saudável. O Brasil registra importantes avanços na atenção pré-natal, assistência ao parto e saúde materna e infantil em resposta aos programas governamentais à melhoria da saúde das mulheres e das crianças, bem como as iniciativas intersetoriais de redução da pobreza. Persistem, no entanto, dois importantes desafios, com características de epidemia, quais sejam: elevado número de cesarianas e a prematuridade, além dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Não há justificativa para taxas de cesarianas que atingem mais de 50% dos partos, colocando o Brasil em posição de liderança mundial. A epidemia de nascimentos pré-termo, atribuível parcialmente às cesarianas desnecessárias e à baixa qualidade da atenção pré-natal, tem consequências em curto prazo, na morbimortalidade neonatal e, em longo prazo, nos déficits de desenvolvimento intelectual de crianças prematuras. Logo, como qualificar a atenção pré-natal com vistas à redução dos nascimentos pré-termo e a redução do número de cesarianas? Estudos evidenciam estreita relação entre a qualidade do pré-natal e a redução dos nascimentos pré-termo (TOMASI et al., 2017; 2021). Assim, com base em evidências prévias e iniciativas do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil (sob a coordenação da proponente), objetiva-se por meio de pesquisa-ação construtivista, desenvolver processo investigativo e de intervenção com vistas à qualificação da Atenção Pré-Natal e, consequentemente, reduzir os nascimentos pré-termo e o número de cesarianas.
Instituição/UF/País:
Universidade Franciscana - RS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Divane de Vargas
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso de substancias psicoativas e saúde e enfermagem em adições: levantamento nacional sobre o ensino nos cursos de enfermagem, e proposta de um curso de capacitação online para enfermeiros e estudantes de enfermagem
Resumo:
No Brasil, as DCNT correspondem a 72% das causas de morbimortalidade da população, a maioria delas associa-se ao uso de álcool. Além disso afeta todas as dimensões do desenvolvimento sustentável; levando-o a ser considerado pela ONU como um obstáculo para o desenvolvimento das nações, exigindo dos países membros, incluindo o Brasil, a adoção de medidas de enfrentamento. Como a facilitação do acesso das populações à prevenção, e ao tratamento do uso prejudicial de álcool o que demandará profissionais capacitados. Entretanto, há evidencias de dificuldades dos profissionais de saúde inclusive dos enfermeiros em reconhecer, tratar e encaminhar pacientes com problemas relacionados as Substancias Psicoativas (SPA), devido a carência de conteúdos recebida durante a formação, que acarreta no déficit de conhecimento e impede uma ação mais efetiva nos serviços de saúde. Objetivo: Realizar um levantamento nacional sobre o ensino relacionado ao uso de SPA e saúde nos cursos de enfermagem do Brasil e propor e implementar um curso online de capacitação em enfermagem no uso de SPA e adições. Metodologia: Estudo multicêntrico prospectivo do tipo censo envolvendo os cursos de enfermagem do Brasil, que será desenvolvido em três fases: F1) Levantamento nacional sobre o ensino na área nos cursos de enfermagem do Brasil e a formação dos formadores; F2) Proposição e implantação de um curso online de capacitação F3) Estudo sobre o impacto da formação recebida nos conhecimentos, práticas e atitudes dos participantes da F2 e planejamento de estratégias de educação continuada. Resultados esperados: mapear e analisar o ensino da temática nos cursos de enfermagem do país, disponibilizar curso online com capacidade de abrangência nacional; capacitação técnica e científica da força de trabalho em enfermagem que contribuirá para efetiva atuação da enfermagem no enfrentamento do uso de SPA e saúde com potencial de repercussões nos indicadores de saúde dos indivíduos e comunidades brasileiras.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
08/02/2022-28/02/2025
Divanizia do Nascimento Souza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Nuclear
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dosimetria ocupacional e médica em tempo real em odontologia e radiologia intervencionista
Resumo:
Procedimentos de Radiologia Intervencionista (RI) são muito importantes para o tratamento de pacientes, pois são menos invasivos que cirurgias, e possuem um tempo de internação e recuperação menores, o que diminui as chances de infecções hospitalares, além dos custos de internação. Já os procedimentos de Cone Beam CT (CBCT) são únicos para a obtenção de imagens de estruturas da face, mas que entregam doses de radiação maiores que os exames convencionais. Ambos podem expor, além dos pacientes, profissionais, que devem ou podem estar na sala de exames com o paciente. Desta forma, estas técnicas, além de contribuir com doses elevadas de radiação para o paciente, também são responsáveis por doses ocupacionais, e no caso da RI, as mais altas dentre todos os procedimentos existentes, que empregam radiações ionizantes. Devido à presença dos profissionais na sala, durante os procedimentos, é essencial a avaliação das doses de radiação em tempo real. Para isso será empregada simulação Monte Carlo para a dosimetria numérica e Machine Learning para o cálculo destas doses em tempo real. Estas técnicas se complementam, pois, a simulação de Monte Carlo permite que as doses de radiação sejam determinadas, levando em consideração todos os detalhes das salas, profissionais e pacientes, mas em condições estáticas, ou seja, sem dependência temporal. A técnica Machine Learning permitirá que este problema seja contornado, levando ao conhecimento das doses médicas e ocupacionais em tempo real, mesmo para condições em que os profissionais se movimentam na sala, ou com a movimentação do tubo de raios X. Como resultado deste projeto, pretende-se desenvolver um software que permite a avaliação das doses ocupacionais em tempo real, melhorando assim, a qualidade de vida dos profissionais, envolvidos em exames de RI e CBCT, visto que eles poderão ter acesso à dose em tempo real, escolhendo posições mais adequadas dentro da sala para redução das doses de radiação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Djoille Denner Damm
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento, aplicação e degradação de revestimentos de dlc em componentes críticos de turbinas eólicas
Resumo:
O desenvolvimento de energia sustentável é vital para o crescimento de um país pois afeta a produção nacional e o PIB. O Brasil possui uma infraestrutura elétrica concentrada na geração de hidrelétricas que são suscetíveis a períodos de crises como o cenário atual devido a dependência do período, frequência e quantidade de chuva. Uma matriz energética diversificada focada na energia solar e na eólica pode minimizar esse risco e o Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento para ambas. Na região nordeste, onde as secas são mais severas, o desenvolvimento é proeminente no Rio Grande do Norte e na Bahia. A Bahia possui mais de 60 usinas eólicas concentradas na região sudoeste devido ao clima favorável. No setor eólicos brasileiro as falhas e interrupções da produção são ocasionados em 25% das vezes pelo desgaste/corrosão das pás do rotor ou outros componentes das turbinas geradoras. Logo, o projeto de pesquisa em questão tem por objetivo a aplicação inovadora de revestimentos de Diamante Tipo Carbono (DLC) na superfície das pás, como nos componentes metálicos rotativos da caixa de transmissão visando o aumento da produtividade da turbina e a mitigação das perdas de produção por desgaste ou corrosão. O DLC possui dureza acima de 3500 HV, é quimicamente inerte, é capaz de reduzir em até 5 vezes o coeficiente de atrito da superfície dos aços, ou seja, aplicado a superfície das pás eólicas pode reduzir o desgaste erosivo e nos componentes da caixa de transmissão, além de anti-corrosivo, pode reduzir o atrito que é força contrária ao movimento das pás, aumentando a sua produtividade. O fomento ao projeto permitirá a implantação do Laboratório de Tribologia e Corrosão no CETENS-UFRB, a inserção de alunos de graduação (UFRB) e pós-graduação (PROCIMM e INPE) e a disseminação de conhecimento tecnológico entre o CETENS-UFRB e as instituições PROCIMM-UESC, DIMARE-INPE, CLOROVALE DIAMANTES S/A e potenciais parceiros do setor privado na geração de energia eólica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Doglas Cesar Lucas
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
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Currículo
Título do Projeto:
direitos humanos e a proteção jurídica das diferenças identitárias nas decisoes do stf
Resumo:
Na sociedade contemporânea aumentaram as reivindicações de cunho identitário que reclamam pelo reconhecimento jurídico de suas diferenças. Notadamente no Brasil crescem as legislações, decisões judiciais, produção teórica e políticas públicas que incorporam na agenda democrática a defesa jurídica da diferença como um valor fundamental para a proteção e inclusão das minorias. As decisões do STF têm ocupado um lugar central nesse processo de reconhecimento e proteção identitária. Nesse cenário de ambivalências e de reclamos por reconhecimento das diferenças, o projeto de pesquisa pretende responder aos seguintes problemas: A. quais os elementos fundamentadores do direito à diferença identitária que estão presentes nas decisões paradigmas do STF nas últimas duas décadas? B. A corte tem promovido excessos ativistas nesse tipo de decisão? Se pode extrair das decisões do STF elementos substanciais que indiquem o surgimento de um constitucionalismo de tipo identitário e uma teoria constitucional do direito à diversidade? É possível destacar (e isso queremos deixar bem claro com a pesquisa) que o STF vem consolidando um constitucionalismo identitário de tipo afirmativo, que dialoga e substancializa os limites materiais do princípio da igualdade e reconhece demandas de reconhecimento identitário de viés liberal, sem adentrar em aspectos redistributivos que conformam estas mesmas identidades. A pesquisa será realizada mediante revisão bibliográfica crítica das categorias estudadas, visando traçar um itinerário teórico do direito à diferença, diversidade e reconhecimento na teoria do direito e no direito constitucional brasileiro. Ao mesmo tempo serão selecionadas e analisadas as decisões paradigmáticas do STF desde 2000 que versarem sobre pautas identitárias e o direito das minorias, que permitirá analisar os movimentos da corte em direção a afirmação de um constitucionalismo de viés liberal no campo identitário.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
09/02/2022-28/02/2025
Domingos Fabiano de Santana Souza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
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Currículo
Título do Projeto:
síntese e aplicações de nanopartículas de lignina por deslocamento de solvente em aparatos de atomização e microfluido
Resumo:
Avanços foram alcançados quanto ao uso de resíduos vegetais para obtenção de materiais funcionais em detrimento ao uso de materiais à base de petróleo e, neste cenário, a lignina desponta como uma potencial matéria-prima. Embora a lignina tenha sido tratada há tempos como um subproduto para indústrias de papel e celulose, pesquisadores têm descoberto que este biopolímero pode ser aplicado como antioxidante, agente de proteção solar, emulsificante e carreador de bioativos. Particularmente, a literatura recente menciona que tais aplicações foram intensificadas quando a lignina foi disposta na forma de nanopartículas devido à maior densidade de grupos funcionais característicos. Os métodos de síntese de nanopartículas de ligninas (NPLs) podem explorar a capacidade de autoagregação das ligninas, a sua pulverização ou as suas propriedades térmicas para fundir/moldar, porém a maioria dos métodos apresenta dificuldades para escalonamento ou demandam elevado gasto energético. Neste sentido, o presente projeto investigará a síntese e aplicação de NPLs geradas em aparatos de atomização e microfluido. A atomização é um método já consolidado na área de polímeros por sua simplicidade na alteração de tamanho de partículas, de modo que seu uso para obtenção de NPLs é bem-vindo e deve ser investigado extensivamente. A magnetoforesis é um fenômeno muito explorado em terapias de transporte de bioativos e ela é caracterizada por separar partículas por exposição à campo magnético. Quando a magnetoforesis é mesclada com microfluidos, existe a possibilidade de geração contínua de nanopartículas com dimensões e susceptibilidade magnética controladas, sendo um caminho interessante para obtenção de NPLs como veículos de transporte de bioativos. Usando diferentes ligninas como matérias-primas, os métodos propostos fornecerão NPLs para aplicações como estabilizador de emulsão Pickering, aditivo para proteção solar em cosméticos e matriz para liberação controlada de bioativos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Dominik Hartmann
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
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Currículo
Título do Projeto:
crescimento inteligente, inclusivo e sustentável novas perspectivas da complexidade econômica, mobilidade e eficiência social
Resumo:
O crescimento inteligente, inclusivo e sustentável (CIIS) consiste na transformação estrutural da economia, que engaja indivíduos e empresas em atividades inovadoras, promove igualdade, mobilidade e eficiência social, e sustentabilidade ambiental. A Complexidade Econômica permite uma perspectiva refinada sobre como a sofisticação econômica está associada às variáveis socioeconômicas, incluindo crescimento econômico (Hidalgo 2007), desigualdade (Hartmann et al. 2017) e sustentabilidade (Ferraz et al. 2021). O grupo emergente Núcleo de Estudos em Complexidade, Desenvolvimento e Desigualdade (NECODE) tem foco em pesquisa de excelência internacional e alta relevância prática. O grupo usa novos métodos empíricos interdisciplinares para identificar os gargalos e oportunidades de especialização e diversificação inteligente. Contudo, há poucos estudos e dados regionais sobre o impacto da complexidade na mobilidade e eficiência social no Brasil, bem como utilização de novos métodos para estratégias de CIIS. A proposta deste projeto é desenvolver ao menos 8 artigos para revistas A1 e A2, organizar a Necode Summerschool e um workshop na UFSC, e criar um laboratório virtual de dados sobre complexidade, mobilidade e eficiência social, e qualidade de vida nos municípios brasileiros. O laboratório contribui por implementar ferramentas de data visualization, extração de dados e mapas regionais; proporcionar informação atualizada para publicações de alto impacto; e disponibilizar informações confiáveis e ágeis para policymakers. No geral, NECODE desenvolve novos métodos da análise de redes, pesquisa operacional, revisão sistemática de literatura e econometria, por meio de um time interdisciplinar de pesquisadores de várias universidades do Brasil e outros países. A pesquisa do grupo é particularmente importante em países com altos níveis de desigualdade e ineficiências, mas também oportunidades de empreendedorismo inovador e melhoras na mobilidade social e qualidade de vida.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Dora Maria Villela José
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
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Currículo
Título do Projeto:
carbono e nitrogênio como base para o entendimento das alterações na biomassa, necromassa e solo frente à fragmentação florestal e eventos de seca na mata atlântica
Resumo:
Mudanças climáticas extremas podem alterar as florestas tropicais. Segundo modelos climáticos, haverá mudanças na temperatura e na distribuição das chuvas no sudeste brasileiro. Dado o estado avançado de fragmentação da Mata Atlântica, o cenário de mudanças climáticas deve ser potencializado. Entretanto, a exatidão de modelos e predições sobre como estas alterações poderão afetar as florestas tropicais são limitados pela carência de dados empíricos. Fundamentado em uma base de dados pré-existente e atuais, objetiva-se utilizar variáveis de estrutura, florística e fitossociologia do componente arbóreo, e de processos relacionados à produtividade e ciclos biogeoquímicos de fragmentos de dois tipos florestais contrastantes de Mata Atlântica, floresta ombrófila densa (FOD) e floresta estacional semidecidual (FES), no Estado do Rio de Janeiro, visando produzir resultados sobre como os estoques de C e N, respondem à fragmentação e a eventos de seca em fitofisionomias contrastantes do bioma. Neste cenário, a hipótese a ser testada é a de que existe uma variação espacial e temporal na biomassa arbórea acima do solo (BAS), estoque de C e N, em fragmentos de Mata Atlântica dependente de fatores relacionados à fragmentação, tipo florestal e eventos de seca. Para testar a hipótese e atingir os objetivos propostos, o estudo utiliza de uma análise em múltiplas escalas espaciais: (1) escala local, utilizando-se dois fragmentos dentre os maiores e mais bem preservados de FOD (Rebio União) e de FES (EEEGuaxindiba) da região, com medições de 20 anos; (2) escala regional, utilizando-se 28 fragmentos da Mata Atlântica da região centro-norte do estado do Rio de Janeiro; (3) escala do bioma, através de sensoriamento remoto fazer estimativa para a Mata Atlântica. Os resultados gerados fornecerão informações para a elaboração de futuros relatórios do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e auxiliarão no manejo dos fragmentos de Mata Atlântica.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Doris Bittencourt Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
pelo direito à memória: arquivos pessoais como resistência ao esquecimento (século xx)
Resumo:
O Projeto de Pesquisa busca desenvolver estudos que tematizem arquivos pessoais de professores. Tendo como sede de execução o Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/ UFRGS, o Projeto prevê conexões interinstitucionais com o Instituto de Desenvolvimento de Ciências Humanas (IDCH/UDESC) e com o Memorial Jesuíta (Unisinos). São três lugares que comportam atravessamentos complexos, em que se preservam fragmentos da memória das Universidades, e contemplam, entre outros papeis, arquivos pessoais de professores.Assim, tem-se como objetivo a análise de documentos pessoais de professores dessas instituições (UFRGS, UDESC e Unisinos), considerando as singularidades que permeiam esses gestos de arquivamento, representativos de experiências docentes, em diferentes temporalidades. A partir do inventário desses conjuntos documentais, busca-se examiná-los, nos planos individual e coletivo, e reconhecer a potência desses testemunhos que, somados a outros documentos, podem contribuir para um incremento da produção historiográfica acerca das memórias da Educação, considerando os percursos desses docentes, em seus diferentes espaços de atuação. O Projeto alinha-se aos estudos em torno de arquivos institucionais e arquivos pessoais, atrelado às perspectivas temáticas da História da Educação, interessada em estudar os professores e suas práticas de ensino, escrita, trabalho, engajamentos, redes de sociabilidade, entre outros aspectos. Com o emprego de metodologia oriunda da Análise Documental Histórica, pretende-se reunir elementos que auxiliem na compreensão de diferentes questões que envolvem as memórias das Universidades e das experiências vividas por seus professores.Do ponto de vista da inserção social, considera-se importante que o trabalho com esses documentos pessoais, concomitantemente às práticas de preservação, possa provocar a atenção para futuras doações de arquivos de professores às instituições elencadas, bem como incentivar políticas de salvaguarda institucional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Doris Clara Kosminsky
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
amplia saúde - observatório do período pré- e perinatal
Resumo:
Este projeto propõe a extração, enriquecimento, análise, visualização e publicação de dados de saúde materno-infantil dos períodos pré- e perinatal, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda da Organização das Nações Unidas para o mundo até 2030. A implementação de políticas públicas específicas para a saúde materno-infantil tem favorecido a redução da morbimortalidade materna e neonatal. No entanto, há outros fatores que poderiam impactar a taxa de mortalidade desta população influenciando a taxa pactuada pelo Brasil de 8 ou menos por 1000 nascidos vivos (NV). Por exemplo, fatores ambientais e climáticos, geralmente são pouco abordados no contexto da saúde materno-infantil. Propomos, portanto, a ampliação do modelo de análise de mortalidade que considera apenas os determinantes proximais (dados da gestação, nascimento, gravidez de risco, etc.) e intermediários (acesso e cobertura a serviços de saúde, vulnerabilidade social, etc.). Dessa forma, incluiremos aspectos relacionados a doenças emergentes como Zika e COVID-19, a condições climáticas extremas (secas e enchentes) e problemas ambientais (desastres, queimadas, poluição) como fatores de risco de desfechos obstétricos e neonatais desfavoráveis. Por exemplo, os recentes desastres em barragens de mineração evidenciaram sobrecarga do sistema de saúde dos municípios afetados e efeitos diretos sobre a saúde da população, com o agravamento de doenças preexistentes e o surgimento de novas. O extenso volume de dados disponíveis que podem ser associados aos períodos pré e perinatal são heterogêneos, apresentam grau variável de agregação, formato e acesso que dificultam a sua utilização, requerendo conhecimento e métodos sofisticados de coleta e organização. Embora existam várias iniciativas como o PCDaS (Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde) da FioCruz para disponibilização de dados de saúde, o gestor ainda encontra muitas dificuldades para exploração e mineração desses dados. Em particular, os recursos para análise visual (visual analytics) são ainda bastante primários, limitando-se a gráficos tradicionais alimentados por consultas pouco flexíveis. Ademais, há pouca integração com dados de diferentes proveniências, o que impossibilita, por exemplo, o cruzamento com dados climáticos e ambientais. O objetivo principal deste projeto é oferecer uma alternativa inovadora para a observação e análise de dados sobre saúde materno-infantil dos períodos pré- e perinatal, de forma a embasar tomadas de decisão considerando um conjunto mais amplo de fatores com impacto sobre a saúde. Destacamos a produção de um banco de dados consolidados que possibilite o estudo da morbimortalidade materna e neonatal precoce. Mais ainda, a exploração desse banco se fará de forma amigável e flexível por intermédio de visualizações de dados no estado-da-arte, com facilidades de interação para filtragem, generalização, e seleção das diversas variáveis envolvidas (clínicas, ambientais, doenças emergentes, geoespaciais, temporais). As visualizações serão produzidas com foco na experiência do usuário, com produção gráfica atraente, de acordo com as boas práticas do design de informação. O website do projeto incluirá uma visualização exploratória geral, que servirá como ponto de partida para análises visuais, assim como vínculos (links) para visualizações sobre temas específicos. Serão realizados testes de usabilidade com o objetivo de validar as buscas aos dados. O projeto terá foco na sua própria sustentabilidade com o compartilhamento das ferramentas e códigos que forem criados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
03/12/2020-31/01/2023
Dorthe Uphoff
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
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Currículo
Título do Projeto:
materiais didáticos para o ensino de alemão em contexto universitário: o projeto zeitgeist
Resumo:
O ensino de alemão no Brasil é marcado por materiais e métodos importados da Alemanha, uma vez que desde os anos de 1970 praticamente não se produzem mais livros didáticos de alemão no país. A situação dificulta o ensino da língua e a formação de professores, pois os materiais importados, de caráter universal, não enfocam suficientemente as necessidades do alunado local. Diante desse cenário, em 2019, formou-se o grupo de pesquisa Zeitgeist, com o objetivo de produzir materiais didáticos especificamente voltados para o contexto acadêmico brasileiro, com foco para os níveis de proficiência iniciais (A1, A2 e B1). O projeto parte de uma perspectiva crítico-reflexiva e decolonial, com vistas a desconstruir a imagem de um aprendiz-turista e a visão de uma cultura-alvo idealizada, frequentemente difundidas nos materiais internacionais. Há, atualmente, 17 IES que oferecem o curso de Letras/Alemão, além de mais de 40 centros universitários de línguas que promovem o ensino de alemão no Brasil. Levando em consideração as demandas acadêmicas desse público, no que diz respeito à construção de uma competência linguística e transcultural mais abrangente, o material deverá proporcionar insumos autênticos e estratégias didáticas que ultrapassam a esfera do cotidiano, comumente visada pelos materiais importados e criticada por uma série de estudos publicados nos últimos anos (cf., a título de exemplo, ARANTES, 2018, e GONDAR/FERREIRA, 2019). No intuito de possibilitar essa mudança de paradigma necessária nos materiais acadêmicos para o ensino de alemão, o presente projeto lançará mão das seguintes estratégias metodológicas: foco no desenvolvimento da compreensão leitora, análise crítica das diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, prática translíngue na configuração das atividades, produção de recursos audiovisuais que vão ao encontro da realidade do estudante brasileiro, além de um projeto gráfico mais adequado, que não infantilize o público universitário.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Douglas Cesar de Almeida
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
exposição do norte de goiás do bicentenário da independência do brasil: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
A Exposição do Norte de Goiás do Bicentenário da Independência do Brasil: 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil se propõe, a partir de agora, a ser um evento anual que una pesquisa de ponta, ensino público de qualidade e visão estratégica de desenvolvimento econômico nacional, regional e local. A partir da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, propomos unir a comemoração do passado, a ações do presente e foco em sonhar-criar um futuro brilhante para a nação e os(as) nossos(as) futuros comandantes, que são as(os) nossas(os) estudantes. É através da contribuição local para a ciência nacional que conectamos passado-presente-futuro ao propormos ações que visam valorizar a escola pública e empoderar estudantes de escolas públicas, que geralmente são excluídos do meio. Como proposta, pretendemos resgatar a História dos achados dos Meteoritos Campinorte e Uruaçu, respectivamente o terceiro e o quinto maiores meteoritos achados no país, a partir de uma exposição de meteoritos, rochas e minerais. E como consequência, propomos criar uma rede de monitoramento permanente da região citada do céu noturno e seus fenômenos a partir da instalação de três centros de monitoramento de meteoritos como parte do projeto BRAMON em Campinorte, Uruaçu e Niquelândia. Aliado a isso, também propomos, a luz do Bicentenário da Independência e da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criarmos o nosso 1º Campeonato de Lançamento de Foguetes de Uruaçu e Região, com objetivo de catalisar novos talentos para o desenvolvimento tecnológico, técnico e aeroespacial da nação. A partir dos princípios de renovação, da acessibilidade, da reutilização, da colaboração, do compartilhamento e da gift culture propomos que as ações desenvolvidas nesse projeto sejam levadas a todo o país, em especial as escolas públicas.
Instituição/UF/País:
Secretaria da Educação de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
21/09/2022-31/03/2023
Douglas Domingues Bueno
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
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Currículo
Título do Projeto:
controle de veículos aéreos não-tripulados (vant) para transporte de cargas em voo de formação
Resumo:
Atualmente existe enorme disponibilidade de veículos aéreos não-tripulados (VANTs). Assim como em outros países, no Brasil diversos serviços técnicos de engenharia têm sido oferecidos. Podem ser citadas as empresas Flight Technologies, XMobots, Santos Lab, Horus Aeronaves, G Drones, AGX (comprada pela Transpreserv), entre outras. Em geral, tais serviços são ligados ao entretenimento (filmagem), à agricultura e agropecuária de precisão, como determinação de áreas, contagem de gados, inspeção de pastagens, etc. Também, tem-se observadas aplicações de transporte de cargas, como apresentaram as empresas Dómino, Amazon, XMobots, MissionGO, entre outras. O transporte de cargas pode ser feito por uma formação de VANTs. As formações de VANTs correspondem a um grupo de VANTs que cooperam para atingir um objetivo comum. O uso de formações é motivado para superar limitações inerentes ao indivíduo, como limite de carga. O sistema de VANTs em formação também apresenta vantagens como maior agilidade em missões de identificação aérea, redundância da operação, flexibilidade e menores custos para a manutenção e reposição de componentes. Pode-se citar o uso de formações em espetáculos de luzes na abertura das olimpíadas de Tokyo 2020, aplicações militares e em atividades como mapeamento de locais, busca e resgate e monitoramento de instalações. Apesar dos trabalhos citados para o voo em formação, a aplicação de transporte de carga com VANTs em formação é pouco explorada. Assim, o presente projeto compreende desenvolver estratégias usando três diferentes abordagens de aprendizado de máquinas (Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Evolutivos - Particle Swarm Optimization, Algoritmos Genéticos) para controle de voo da formação de VANTs transportando uma carga em voo. O escopo compreende simulações computacionais e ensaios em voo usando quadricópteros. Além disso, o trabalho compreende formação de alunos de graduação, mestrado e doutorado nos temas da proposta.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Douglas Jardim Messeder de Alvarenga
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
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Currículo
Título do Projeto:
caracterização funcional do complexo enzimático succinato desidrogenase na homeostase redox e em respostas ao estresse mediadas por ácido salicílico
Resumo:
As espécies reativas de oxigênio (ROS) são importantes moléculas sinalizadoras, ou mensageiros secundários, em uma complexa rede de sinalização, que é fundamental para o desenvolvimento e resposta de plantas a diferentes estímulos ambientais. Por outro lado, estas moléculas representam uma ameaça oxidativa, e em altas concentrações podem danificar diferentes componentes celulares. Dessa forma, as vias de produção e eliminação de ROS devem ser finamente moduladas, e apesar destas vias terem sido amplamente estudadas, incontáveis aspectos ainda permanecem desconhecidos. Recentemente nós demonstramos que o complexo II da cadeia transportadora de elétrons mitocondrial, correspondente ao complexo succinato desidrogenase (SDH) é um importante sítio de geração de ROS em plantas e é um sítio direto de ação do hormônio vegetal ácido salicílico, regulando mecanismos de controle da expressão gênica, o desenvolvimento e a resposta de plantas ao estresse. Diferentes trabalhos demonstram que mutações ou o silenciamento dos genes das subunidades da SDH levam a alterações no estado redox das plantas, decorrentes da diminuição do conteúdo líquido de ROS e deficiência nos mecanismos de resposta ao ácido salicílico. No entanto, muitos aspectos relacionados com o papel da SDH nas vias de transdução de sinal mediadas pelo ácido salicílico, e de que forma este hormônio regula o metabolismo mitocondrial, ainda permanece desconhecido. Neste trabalho pretendemos caracterizar molecular e bioquimicamente as diferentes subunidades de SDH e o papel dos mecanismos de geração de ROS, nas vias de sinalização mediadas por ácido salicílico. Com o conjunto de resultados obtidos esperamos identificar novas vias de sinalização, ampliando a visão do papel das ROS no desenvolvimento vegetal e nos mecanismos de respostas de plantas a estímulos ambientais geradores de estresse oxidativo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Douglas Lau
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e validação de ferramentas para monitoramento e tomada decisão de manejo de epidemias causadas por vírus transmitidos por insetos
Resumo:
Epidemias de Doenças cujos patógenos são Transmitidos por Insetos (EDTIs) são frequentes e impactantes nas áreas da saúde humana, animal e vegetal. Devido à sua complexidade, a compreensão da dinâmica das EDTIs requer o acúmulo de dados epidemiológicos oriundos de redes de monitoramento e o uso de modelos que estabeleçam a cadeia de relações entre os seus componentes e calculem, sob oscilações ambientais, a razão e o progresso dos processos biológicos envolvidos. Este grupo de pesquisa vem trabalhando em um conjunto de ferramentas computacionais que deverão compor uma plataforma, disponível via web, que integra sistemas de gerenciamento de dados, softwares de análise de imagem e modelos de simulação do hospedeiro e de insetos vetores. Em conjunto estas ferramentas auxiliarão no monitoramento e na tomada de decisão de manejo de EDTIs. A validação das ferramentas será realizada para o patossistema trigo-afídeos-barley yellow dwarf virus, composto de múltiplas redes tróficas e que causam impactos médios a produtividade de cereais de inverno ao redor de 20%. Os usuários (avaliadores) das ferramentas serão pesquisadores e técnicos de fundações de pesquisa ligadas a cooperativas.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Dulce Elena Casarini
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
polimorfismo genético das enzimas conversoras de angiotensina (eca e eca2) e sua correlação com biomarcadores moleculares nas diferentes manifestações clínicas da covid 19: doença ambulatorial leve, hospitalizado-doença moderada, hospitalizado-doen
Resumo:
Na COVID-19 doença causada pelo SARS-CoV-2, os pacientes apresentam-se assintomáticos ou com sintomas leves, porém, alguns desenvolvem uma pneumonia com síndrome respiratória aguda grave com desfecho fatal. O tropismo do SARS-CoV-2 pela enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2), é fator preponderante para a piora do quadro clínico dos pacientes, pois a diminuição dos níveis da ECA2 com aumento da atividade da enzima conversora de angiotensian 1 (ECA1) gerando níveis elevados da angiotensina II (Ang II) agrava a lesão pulmonar e sistêmica devido ativação dos receptores AT1. Fatores genéticos contribuem para que os níveis da expressão da ECA1 e ECA2 sejam diferentes entre os indivíduos, e os polimorfismos dos genes da ECA1 de Inserção/Deleção (I/D) e o da ECA2, G8790A, contribuem para que diferentes fenótipos possam coexistir e determinar diferentes expressões quantitativas das enzimas, que aliada a comorbidades e a diferentes manifestações de biomarcadores inflamatórios, contribuem no desfecho da COVID-19, uma doença multifatorial de manifestação sistêmica. O conhecimento dessas associações nos pacientes auxiliará o diagnóstico, contribuindo para tomadas de decisões qualificadas para o tratamento mais adequado. Este estudo visa compreender a patogenicidade da COVID-19, e suas conseqüências em pacientes com Doença ambulatorial leve, Hospitalizado com Doença Moderada e Doença Grave. Faremos análise genética correlacionando os polimorfismos I/D da ECA e G8790A da ECA2 à maior suscetibilidade ao desenvolvimento das manifestações desde leves a graves nesses pacientes. Analisaremos os parâmetros clínicos e bioquímicos, avaliando ainda a dinâmica das atividades dessas enzimas na doença, associados aos possíveis marcadores inflamatórios estabelecendo os polimorfismos/atividades das enzimas como biomarcadores eficazes, capazes de classificar os pacientes com base em seu risco, imprescindível para garantir o tratamento imediato.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Dulcineia Furtado Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
prospecção de agentes ativos e/ou adjuvantes de origem vegetal na terapia do câncer
Resumo:
O câncer é uma das mais principais doenças existentes e seu crescimento se dá na medida do aumento da expectativa de vida e da agressão química que sofremos. Por isso, grande parte das pesquisas por ativos é direcionado à busca de novos agentes antitumorais. Um grande número das moléculas ativas no mercado é de origem natural e, por isso, a pesquisa por fontes vegetais é relevante. Uma planta pode servir como fonte de moléculas diferentes que, por sua vez, podem atuar em sistemas celulares e enzimáticos diferentes. Os flavonoides são uma das principais classes de metabólitos especiais presentes na família Asteraceae. Para estes metabólitos, a literatura científica sobre suas atividades biológicas é abundante contra o câncer, inclusive. Além deles, os fenilpropanoides e os terpenoides também representam a família. Na busca por verificar a viabilidade da família como fornecedora de insumos ativos contra linhagens de câncer de mama, melanoma e leucemia, diferentes espécies (Tithonia diversifolia, Sphagneticola trilobata, Chromolaena odorata, Solidago chilensis) serão coletadas de fontes parceiras. Serão estabelecidos protocolos de extração baseados nas partes da planta, tipo de extração e seus parâmetros. Em sequência, os extratos que mostrarem atividade frente às linhagens de câncer testadas serão submetidos a fracionamentos por meio de técnicas cromatográficas adequadas no sentido de caracterizar quimicamente as frações e permitir que se obtenham substâncias isoladas. O monitoramento será realizado também através de técnicas cromatográficas, previamente a técnicas espectroscópicas e espectrométricas, como na região do ultravioleta/visível, massas e ressonância magnética nuclear. As etapas do processamento serão também monitoradas biologicamente. Pretende-se que o projeto permita identificar as espécies e os grupamentos moleculares responsáveis pelos efeitos antitumorais, visando estabelecê-los como matrizes viáveis para a obtenção de ativos antitumorais
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
24/06/2022-30/06/2024
Dulcinéia Ghizoni Schneider
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
competências ético-morais na formação em enfermagem: perspectivas teóricas e metodológicas
Resumo:
A discussão sobre a necessidade de incrementar estratégias para o ensino da ética na graduação em Enfermagem e Saúde, visando desenvolver nos acadêmicos competências não somente técnicas, mas também éticas, é premente e tem sido há muito sinalizada. Entende-se por competência a aptidão de desenvolver conhecimento e habilidade que aprimora a prática profissional de várias maneiras. A educação ético-moral é complexa e exige qualificação dos processos formativos e apoio em referenciais e metodologias pertinentes e fundamentadas. Na perspectiva de diversificar estratégias para o ensino da ética e bioética, Schneider e Ramos (2019) desenvolveram pesquisa sobre o Ensino simulado e deliberação moral: contribuições para a formação profissional em saúde; e Saioron, Ramos e Schneider (2021) a Ferramenta EducETIC: proposições para a educação ético-moral na formação profissional em enfermagem. Visando à continuidade dos estudos e ampliação do desenvolvimento de referenciais no ensino da ética, emerge a questão de pesquisa: como desenvolver estratégias para o desenvolvimento de competências ético-morais na formação acadêmica e na educação permanente em enfermagem? Para tal, são objetivos deste estudo: 1) analisar a sensibilidade moral dos enfermeiros diante dos conflitos éticos da prática assistencial; 2) analisar a influência da sensibilidade moral e dos valores éticos fundamentais da profissão no desenvolvimento de competências ético-morais em enfermeiros; 3) validar a aplicabilidade do Guia para abordagem de problemas éticos em experiências formativas na graduação em enfermagem; e 4) propor e validar estratégias para o desenvolvimento de competências ético-morais na graduação e na educação permanente em enfermagem. Propõe-se triangulação metodológica entre métodos e dentro de métodos. Assim, os objetivos 1 e 2 serão desenvolvidos por meio de métodos mistos com estratégia explanatória sequencial (QUAN-qual) e os objetivos 3 e 4 por estudo metodológico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
29/03/2022-31/03/2025
Durcilene Alves da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
2ª semana nacional de ciência e tecnologia do delta do parnaíba
Resumo:
A busca pela redução das desigualdades sociais exige um movimento humano que se dá pelo fortalecimento e engajamento de ações coletivas. Ao adotar medidas integradas e convergentes, é possível gerar oportunidades para a construção de uma sociedade com equilíbrio social. Dentro desse contexto, o uso de medidas educacionais, para o fomento de ações voltadas para Ciência, Tecnologia e Inovação são pontos chaves para resolução de problemas sociais. Nesse cenário, a presente proposta será executada no Piauí, estado brasileiro que possui segunda maior taxa de analfabetismo. Assim, objetivando a promoção de atividades para divulgação e popularização da ciência integrando diferentes saberes, bem como o desenvolvimento de ações motivacionais com a finalidade de superar desafios regionais no âmbito educacional e assim gerar resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Instituição/UF/País:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - PI - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Durcilene Alves da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i feira de ciências e inovação do delta do parnaíba
Resumo:
Parnaíba, situada ao norte do Estado do Piauí possui amplo potencial econômico, no entanto, as ainda ineficientes ações de políticas públicas contribuem para permanência de seus problemas socioeconômicos, como falta de infraestrutura básica, baixa renda familiar e ainda baixo qualidade de escolaridade perpetuado por várias gerações. Diante deste contexto, a necessidade de ações para contribuir com a melhoria da qualidade de ensino, sendo um dos caminhos por meio da difusão e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação. A realização da I Feira de Ciência e Inovação do Delta do Parnaíba (FeCINov) viabilizara a aproximação do academia e comunidade em um ambiente de discussão e construção inovador. Para a execução desta proposta contaremos com a participação de docentes e alunos da UFDPar, UFPI e IFPI e dos Programas de Pós-graduação PPGBiotec e PPGCM, com ações coordenadas e estruturadas em 3 momentos. No primeiro teremos a etapa preparatória e mobilização com professores das escolas da rede básica de ensino, com a apresentação de regras para a participação na I FeCINov, seguida da etapa de Inscrição de equipes e seleção de trabalhos por uma comissão para a realização da feira, e por último a etapa de acompanhamento de projeto dos alunos contemplados com bolsas de iniciação científica júnior por um ano. Todas as atividades propostas se prestam a acompanhar e dar suporte aos alunos considerando as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, a fim de desenvolver a capacidade inventiva dos estudantes, por meio de estudo de problemas e questões da sociedade. Essa proposta visa dar continuidade a projetos e ações já desenvolvidas por a proponente e a equipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ademais, esta proposta está alinhada e contribuirá não apenas para a percepção social do papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento humano e sustentável, mas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
17/12/2021-31/12/2023
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