Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Nádia Souza Lima da Silva

Ciências da Saúde

Educação Física
  • impacto de projetos de extensão universitária com atividade física no labsau-uerj sobre marcadores de saúde e qualidade de vida de praticantes com diferentes faixas etárias e condições clínicas
  • Essa proposta inclui quatro projetos de pesquisa, que serão desenvolvidos com populações com necessidades especiais, a saber: pessoas idosas, vivendo com o HIV e hemiparéticas pós-Acidente Vascular Encefálico, todas envolvidas em projetos de extensão com exercícios físicos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Considerando os grupos envolvidos, a investigação de estratégias para melhorar os seus problemas de saúde é fundamental, tanto do ponto de vista individual, melhorando a qualidade de vida dos praticantes, quanto na perspectiva de políticas públicas, uma vez que através da atividade física pode-se reduzir gastos em saúde. Além disso, cada estudo busca trazer avanços científicos para a área da educação física, dado o ineditismo das propostas. De um modo geral, os projetos investigam o impacto do treinamento físico sobre variáveis relacionadas à saúde e qualidade de vida em indivíduos de diferentes faixas etárias e condições clínicas, quais sejam: hipertensão (hemiparéticos); obesidade sarcopênica, funções executivas, autonomia funcional, qualidade de vida (pessoas idosas) e doenças cardiovasculares (portadores do HIV). Além disso, os dados obtidos podem contribuir com a compreensão de mecanismos relacionados aos efeitos investigados, uma vez que se aplicarão modelos experimentais com instrumentos considerados padrão ouro para a avaliação da maioria das variáveis.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Nadja Kolb Bernardes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • computação quântica dissipativa
  • A computação quântica emergiu como um campo transformador que promete resolver uma classe de problemas complexos exponencialmente mais rápido do que os computadores clássicos. A computação quântica tradicional depende fortemente da preservação das propriedades quânticas, como a coerência e o emaranhamento, ao longo do processo de computação. No entanto, a natureza delicada dos estados quânticos os torna suscetíveis ao ruído do ambiente, levando a um fenômeno conhecido como decoerência quântica. Superar os efeitos prejudiciais da decoerência é um obstáculo crítico para alcançar uma computação quântica escalonável e tolerante a falhas. Nos últimos anos, um novo paradigma denominado computação quântica dissipativa surgiu como uma solução potencial para combater a decoerência em sistemas quânticos. Ao contrário das abordagens tradicionais, que visam minimizar ou eliminar totalmente os efeitos da decoerência, a computação dissipativa quântica aproveita o poder da dissipação e do ruído como recurso para realizar cálculos quânticos. A ideia deste projeto de pesquisa é explorar o formalismo de sistemas quânticos abertos no contexto de computação quântica. Com isso, gostaríamos de investigar novas arquiteturas e algoritmos que levem a processos mais eficientes. Também pretendemos buscar aplicações dos modelos de computação quântica dissipativa em curto e médio prazo, dentro do paradigma atual de vantagem computacional quântica em problemas de amostragem, que se espera ser acessível muito antes de computadores quânticos universais. Por fim, exploraremos também técnicas de aprendizagem de máquina, área chave onde a tecnologia quântica tem demonstrado benefício. Este projeto será realizado no âmbito de colaboração internacional entre os grupos do Departamento de Física da UFPE, do Centro de Informática da UFPE, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, da Universidade de Stellenbosh (África do Sul) e do Instituto de Ciências Fotônicas (Espanha).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Jul 08 00:00:00 BRT 2024-Fri Jul 31 00:00:00 BRT 2026