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Escola de Guerra Naval
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Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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Faculdade Santa Casa BH
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
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Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
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Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
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Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
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Governo do Estado de Alagoas
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Governo do Estado do Maranhão
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Celso Teixeira Mendes Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
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Currículo
Título do Projeto:
genômica funcional em tecido epitelial de brasileiros miscigenados utilizando sequenciamento long-read oxford nanopore: análise integrada da diversidade genética e expressão gênica para a predição da pigmentação da pele e de idade epigenética
Resumo:
A miscigenação brasileira se reflete em uma ampla diversidade fenotípica que é facilmente observável na distribuição da cor da pele, olhos e cabelos. Apesar da alta herdabilidade, a pigmentação da pele apresenta forte interação ambiental. A depender da quantidade de melanina, a exposição à luz UV pode resultar em danos no DNA, alteração de padrões de metilação e expressão gênica e bronzeamento. Por esta razão, ferramentas de Fenotipagem Forense por DNA para predição da cor da pele (ex.: HIrisPlex-S e Snipper) baseada em SNPs apresentam baixa acurácia, principalmente para cores intermediárias. Porém, pouco se sabe sobre o impacto direto/indireto de cada SNP sobre a expressão gênica, o qual pode ser determinante para os frequentes erros de predição. Portanto, uma estratégia de genômica funcional se faz necessária. Temos por hipótese que a constituição genética e a expressão gênica sejam determinantes para estabelecer a cor da pele, e que os padrões de metilação apresentem variação no tecido epitelial de acordo com a pigmentação da pele (maior ou menor exposição do DNA à luz UV) e ajam como modificadores de todo o processo. Além disso, sabe-se que os marcadores de metilação estão associados à idade cronológica/biológica, podendo ser empregados no desenvolvimento de modelos preditivos, os quais existem basicamente para sangue e saliva. Com os avanços na análise de touch DNA em cena de crime, é essencial que o tecido epitelial passe a ser estudado. Dessa maneira, pretendemos analisar a variabilidade genômica, epigenômica e transcriptômica de tecido epitelial de 48 indivíduos miscigenados por meio de sequenciamento de terceira geração (Oxford Nanopore), e realizar análise de associação em escala genômica entre estas variáveis e características de pigmentação, utilizando ancestralidade global e local como covariáveis. Esta estratégia permitirá uma visão integrada abrangente sobre a pigmentação e identificar variáveis que exerçam impacto na fenotipagem forense por DNA.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Celson Pantoja Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
model-bio - modelos de transferência de tecnologia para as rotas de desenvolvimento ligadas à cadeias produtivas da bioeconomia.
Resumo:
O projeto Modelos de Transferência de Tecnologia para as Rotas de Desenvolvimento Ligadas à Cadeias Produtivas da Bioeconomia visa criar uma rede de cooperação internacional entre instituições de pesquisa do Norte e Nordeste brasileiro e instituições portuguesas no entorno do tema Bioeconomia, um tema estratégico para o país e para o mundo, que vive hoje uma grande busca por soluções compatíveis com a manutenção da floresta em pé para atender as mais diferentes necessidades da sociedade. Objetivos propostos pelas diferentes instituições parceiras, muito difíceis de alcançar de maneira isolada, compõem este projeto que gerará conhecimento e produtos para fortalecer cadeias da Bioeconomia do Norte e Nordeste Brasileiro através do benchmarking de melhores práticas de cadeias de valor europeias; da prospecção tecnológica de produtos; de estudos de futuro; avaliação do uso de indicações geográficas; da elaboração de modelos de negócio para a transferência tecnológica para as cadeias de valor; e da criação de conexão com a Rede Europeia de Polos de Inovação Digital, conhecimentos estes selecionados para proporcionar às cadeias a capacidade de vislumbrar oportunidades, agregar valor aos seus produtos, ganhar produtividade e acesso ao mercado nacional e internacional. Para tanto, o projeto inclui atividades de ensino, pesquisa e extensão, mobilidade acadêmica, e o compartilhamento de metodologias e dados coletados entre as instituições parceiras para que se alcance os objetivos propostos. Contempla ainda um plano de divulgação científica pensado para aumentar a difusão e o impacto do conhecimento gerado pelo projeto. O projeto prevê a qualificação de professores das instituições parceiras, a formação de alunos de pós-graduação, e a consolidação de vínculos que podem no futuro ser a base para novos projetos e atividades de formação de recursos humanos qualificados neste e em outros temas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Thu Jan 11 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Cenira Maria Lupinacci
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso adequado das terras: em busca de uma metodologia para evitar a erosão rural
Resumo:
Segundo documento da FAO (2015), no Ano Internacional dos Solos, a erosão constitui-se em um dos principais fatores de degradação deste importante elemento físico. O documento considera que há necessidade de coletar e avaliar dados para gerar tecnologias de previsão e controle da erosão do solo, adaptadas as condições locais, principalmente na América Latina. Considerando que grande parte da problemática da erosão vincula-se a padrões de uso inadequado do solo, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo colaborar com a produção de dados científicos, na forma cartográfica, que possam subsidiar a gestão dos espaços rurais visando conter ou impedir o desenvolvimento da erosão, que se constitui em grande desafio para a sustentabilidade da produção agrícola e, portanto, para as comunidades rurais brasileiras. Para isso, buscar-se-á desenvolver uma metodologia cartográfica para ambientes rurais degradados, a qual permita avaliar o histórico de cultivos das comunidades e a dinâmica natural da área a fim de sugerir um sistema de uso e manejo adequado às características locais e limitações do meio físico. Busca-se garantir um ambiente ecologicamente equilibrado, a partir de evidências científicas que possam subsidiar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico rural sustentável. Foram selecionadas como áreas de estudo bacias hidrográficas no setor de cuestas do estado de São Paulo, considerado como ambiente altamente suscetível a atividade erosiva, de antiga ocupação, principalmente pela monocultura canavieira. Pretende-se adaptar, aprimorar e expandir a proposta metodológica de Zanatta (2018), criada para o oeste paulista, em contexto histórico de uso da terra e físico diferenciado do proposto nesta pesquisa. Além disso, a participação de pesquisadores de outros estados, que trabalham em condições ambientais distintas das estudadas, visa criar uma rede de pesquisa em busca de metodologia própria, nacional, para estabelecer o uso adequado das terras.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Cesar Albenes Zeferino
COORDENADOR(A)
Outra
Microeletrônica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
arquiteturas de sistemas em chip para visão computacional baseada em aprendizado de máquina
Resumo:
O avanço dos processos de fabricação de circuitos integrados impulsionou o uso massivo das tecnologias de informação e de comunicação. Em especial, esse avanço viabilizou o desenvolvimento de novas aplicações como, por exemplo, os sistemas de direção assistida em automóveis. As soluções atuais de visão computacional empregam técnicas e tecnologias de processamento de imagem e de aprendizado de máquina para extrair e interpretar informações de imagens capturadas por câmeras, mimetizando o sistema de visão humana. Contudo, o grande volume de dados gerados e os requisitos de desempenho para analisar essas imagens em tempo real demandam o uso de plataformas orientadas ao domínio de aplicação. Atualmente, existe uma grande diversidade de técnicas de aprendizado de máquina e de tecnologias e arquiteturas de hardware e software que devem ser investigadas para se avaliar sua aplicabilidade em sistemas de visão computacional. Considerando esse problema, este projeto busca identificar quais são as técnicas, tecnologias e arquiteturas mais eficientes para atender os requisitos específicos dessas aplicações. A literatura recente aponta que as técnicas de aprendizado profundo oferecem bons níveis de acurácia na interpretação de informações extraídas de imagens, contudo demandam alto poder de processamento para execução em tempo real, o que remete à necessidade de emprego de sistemas com hardware dedicado. Este projeto de pesquisa pretende abordar essa questão por meio do desenvolvimento de uma plataforma SoC multiprocessada baseada em aprendizado de máquina e aceleradores em hardware para a implementação de soluções de visão computacional. O projeto envolverá uma equipe multi-institucional com larga experiência em P&D de arquiteturas avançadas, em especial para aplicações da área de processamento de imagem. Como resultado, espera-se disponibilizar uma plataforma de referência para desenvolvimento rápido de aplicações baseadas em visão computacional.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
César Alberto da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra científica, cultural e tecnológica do ifsp - presidente epitácio - edição 2024
Resumo:
Este projeto tem como objetivo precípuo contribuir para o desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e de inovação no município de Presidente Epitácio-SP. Em outras palavras, este projeto visa atingir as camadas mais vulneráveis da sociedade por meio da popularização da ciência, identificar jovens talentos e incentivá-los a seguir carreira técnico-científica e docente. Estimular-se-á à participação de alunos da educação básica, enfatizando a importância deles para o avanço da área científica. Desse modo, destaca-se que a indissociabilidade entre ciência/sociedade torna-se fundamental para a transmissão do conhecimento, ou seja, além de produzir conhecimento científico, este projeto busca divulgar a ciência para a sociedade de um modo amplo, estreitando-se os laços, aproximando as escolas, instituições de ensino superior e pesquisa e a comunidade. Em linhas gerais, as atividades serão: mostra de projetos, mostra cultural, apresentação oral, competições científicas e esportivas e feira de ciências. Nesse sentido, a 12ª Edição da Mostra Científica, Cultural do IFSP, câmpus Presidente Epitácio representa um evento de importância primordial para a formação plena dos discentes de todos os níveis de ensino, pois cria-se a possibilidade de interação entre alunos, professores, profissionais da área e da sociedade, propiciando o acesso à ciência e à cultura. Este projeto parte da perspectiva da não neutralidade da ciência e da tecnologia, pois, como construções humanas, são atravessadas pelas demandas dos contextos histórico, econômico, social e ambiental. Pensando nas diversas demandas da escola, as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, confirmaram a urgência da inserção de discussões sobre a equidade étnico-racial nos currículos, assim, as ações deste projeto visam, também, a promoção da sensibilização, conscientização acerca da temática étnico-racial por meio da divulgação científica.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Sun Dec 17 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Cesar Augusto Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
a circulação e adoção do método português castilho em portugal e no brasil no oitocentos
Resumo:
O presente projeto de pesquisa objetiva reconstituir de forma sistemática e crítica a circulação e a adoção do Método de Leitura de António Feliciano de Castilho em Portugal e no Brasil. Portanto, buscaremos identificar a trajetória do autor, a origem e finalidade do Método Portugûes de modo a compreendermos como ocorreram os processos de circulação e adoção isto é, classificar os diferentes territórios pedagógicos e educativos em ambos os países, as relações de sociabilidades, as críticas e as defesas do autor frente a sua proposta educativa e identificar a cultura material escolar para a aplicação do Método Portugûes. Esta investigação apresenta como problema central compreender de que maneira o Método de Leitura de António Feliciano de Castilho circulou e foi adotado em Portugal e no Brasil? E como hipótese é a de que este método de ensino oportunizou reformas educativas relevantes em ambos territórios no oitocentos. Neste estudo optamos pela pesquisa de cunho bibliográfico e documental. Para tanto, faremos uso dos fundamentos teóricos e metodológicos da História Cultural. Esta proposta é relevante pela pouca incidência de estudos em Portugal e no Brasil sobre os aspectos educativos do autor; b) o papel que o Método assumiu em diferentes espaços educativo desses dois países; c) possibilitar estreitamento das relações entre os pesquisadores da História da Educação maranhense com investigadores nacionais e internacionais.Sendo assim, esta pesquisa é uma possibilidade de (re)visitarmos e ampliamos os debates sobre a História da Educação e a História da Alfabetização e como estes campos são férteis e rico em abordagens e, ao mesmo tempo, entendermos a maneira pela qual os modelos, as formas de ensino não obedecem as fronteiras e os limites do tempo e lugares, mas são globais, e adaptáveis as características nacionais e regionais como ocorreu com a adoção do Método Castilho em Portugal e no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
César Augusto Tureta de Morais
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
criatividade e inovação depois dos 40 anos de idade
Resumo:
A capacidade criativa das pessoas tende a diminuir a partir dos 40 anos de idade. Algumas evidências mostram que a maturidade traz benefícios que permitem os profissionais lidarem com as limitações oriundas da idade mais avançada. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, a força de trabalho tem envelhecido nas últimas décadas. As organizações têm sofrido pressões para serem mais criativas e inovadores. Um relatório da Mckinsey sobre o futuro do trabalho mostra que até 2030 a criatividade será uma das habilidades mais demandas dos funcionários nas organizações. O problema geral a ser abordado é como profissionais com mais de 40 anos de idade lidam com as limitações impostas pelo envelhecimento para se manterem criativos em seus trabalhos. Esse estudo é importante porque ajudará a entender as estratégias que os profissionais utilizam para contornar os efeitos negativos do avanço da idade na criatividade. O conhecimento e a expertise adquiridos ao longo da carreira geram benefícios que os profissionais mais velhos podem usar para superar as limitações que o envelhecimento produz na criatividade e na capacidade de inovar. A expertise e o conhecimento sobre fatos, princípios, critérios estéticos e scripts para solução de problemas, em um determinado campo profissional, estabelecem um amplo leque de respostas possíveis para a geração e elaboração de ideias criativas. Uma vez adquiridos, esses elementos tendem a se manter durante toda a vida profissional, oferecendo benefícios cumulativos que disparam um círculo virtuoso, estimulando a busca por mais conhecimento e potencializando a criatividade. O projeto será desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa. Serão entrevistados profissionais (com mais de 40 anos de idade) de áreas nas quais a criatividade e a capacidade de inovar são elementos centrais do trabalho (e.x. profissionais da indústria criativa, empreendedores, executivos de empresas e cientistas/pesquisadores).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cesar Barreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
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Currículo
Título do Projeto:
instituto nacional de ciência e tecnologia violência, poder e segurança pública (invips)
Resumo:
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INViPS) é uma iniciativa que reúne 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros. Seu objetivo é ser uma rede com impacto nacional no conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura. A ideia consiste em criar um intercâmbio de ações de pesquisa, ensino e extensão, com a construção de uma rede de pesquisadores e a criação de vasta base de dados de relevante impacto para pesquisa científica e promoção de boas práticas no campo da segurança pública e da justiça. Esta rede possui qualificadas pesquisadoras e pesquisadores com vasta experiência nesse campo de estudo, configurando uma robusta proposta de cooperação e desenvolvimento científico de acúmulos teórico-metodológicos para compreensão, análise e crítica dos problemas de segurança pública e justiça na sociedade brasileira. O INViPS conta ainda com uma rede de consultoras e consultores internacionais que, em seu desenvolvimento, irão ajudar a ampliar o escopo dos estudos e resultados apresentados. A perspectiva metodológica que anima a proposta se fundamenta em uma abordagem multissituada e comparativa para análise dos problemas locais possíveis de serem observados em diferentes contextos. Procura entender como fenômenos da violência e do crime observados em diferentes Estados se comunicam a partir dos seus contextos, possibilitando encontrar especificidades e similitudes entre diferentes práticas. Ao congregar as informações, o INViPS visa se tornar uma referência importante na produção de conhecimento, consolidação de tipologias e mapeamentos sobre o crime e a violência, assim como disseminador de boas informações para a sociedade civil e governos brasileiros.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Wed Jan 04 00:00:00 BRT 2023-Mon Jan 31 00:00:00 BRT 2028
César de Castro Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
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Currículo
Título do Projeto:
as múltiplas faces do carbono e dos metais no ecossistema antártico: ferramentas elementares, isotópicas e moleculares aplicadas a geoquímica e poluição marinha da antártica (carbmet ii)
Resumo:
O resumo da proposta é apresentado no formulário completo (páginas 5 e 6).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Fri Dec 31 00:00:00 BRT 2027
César Fernando Meurer
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nem interno, nem externo: rumo a um fundamento ecológico para a sintaxe da linguagem natural
Resumo:
A linguagem natural é tal que possibilita agrupar itens lexicais de modo a formar expressões, frases e sentenças. Em virtude do que certos agrupamentos são sintaticamente corretos e outros não? A pergunta pelos fundamentos da sintaxe já foi respondida de diversas maneiras. As abordagens mais influentes do último século - a cognitivista e a estruturalista - propõem um fundamento interno e externo, respectivamente. Para um cognitivista como Chomsky, a mente conta com uma faculdade para a linguagem; um sistema biológico inato e universal que opera por parâmetros computacionais. Estudar a linguagem significa estudar esse sistema, que determina o que é sintaticamente correto na linguagem natural. Para um estruturalista como Bloomfield, por outro lado, o correto no âmbito da linguagem é apenas um subproduto das condições sociais. Estudar a linguagem significa examinar uma série de fenômenos observáveis, um deles justamente o que em certas condições sociais é tido como sintaticamente correto. De um ponto de vista pós-cognitivista, ambas as abordagens falham pois se baseiam em concepções de cognição, percepção e ação que são perpassadas por dualismos. No entanto, o movimento pós-cognitivista ainda não elaborou uma resposta à questão dos fundamentos da sintaxe. Propomos desenvolvê-la nesta direção: o fundamento da sintaxe da linguagem natural não é interno e tampouco externo, mas relacional. Amparados na psicologia ecológica, propomos que o campo de affordances de um organismo possui uma sintaxe e que a sintaxe da linguagem natural está fundada na (e se funde com a) sintaxe do campo de affordances. Essa proposta, de abordar a sintaxe sem reeditar dualismos tradicionais, é original e inédita. Seu desenvolvimento constitui avanço teórico na psicologia ecológica e na abordagem pós-cognitivista da mente. Isso, por sua vez, pode ensejar avanços empíricos, pois estudos empíricos de orientação pós-cognitivista seguem endossando premissas cognitivistas acerca da sintaxe.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cesar Geraldo Guimarães
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
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Currículo
Título do Projeto:
políticas da terra encontros da universidade com os saberes e fazeres afro-indígenas
Resumo:
Este projeto dá continuidade ao trabalho realizado junto à Formação Transversal em Saberes Tradicionais na UFMG e articula uma rede de alianças e experiências compartilhadas que já se vislumbrava em diversas frentes, entre as universidades federais de Minas Gerais, do Ceará e do Sul da Bahia, e a Teia dos Povos. Especialmente, nos interessa retomar duas experiências desta Formação, as disciplinas Políticas da Terra e Escolas da Terra. Nelas, soubemos das várias lutas pela terra em assentamentos de trabalhadores rurais, comunidades indígenas, em quilombos e terreiros de religiões afro-brasileiras; as injustiças e as várias formas de invenção política que estas comunidades abrigam. No projeto, estas iniciativas se retomam e se desdobram em três conjuntos de atividades: a primeira visa instaurar um processo de pesquisa compartilhada com mestras e mestres de tradições indígenas e afro-brasileiras, ampliando sua presença em uma perspectiva decolonial e, mais ainda, contracolonial na universidade. A segunda frente se refere à edição, publicação impressa e audiovisual e circulação de resultados da pesquisa compartilhada com mestras e mestres. Por fim, em uma terceira frente, daremos continuidade às experiências de formação protagonizadas por mestras e mestres, em cursos oferecidos nas universidades e no Assentamento Terra Vista. Por meio destas ações de pesquisa, publicação e formação, o projeto se esforça por não separar a criação compartilhada de conceitos e as práticas concretas nos territórios. Ele busca conhecer, em suas especificidades, experiências ligadas às lutas pela terra (os assentamentos rurais, as retomadas indígenas e quilombolas, os enfrentamentos das comunidades pesqueiras; os modos de cultivo, de base agroecológica, nos vários biomas), em metodologias que procuram desfazer a divisão persistente entre sujeitos e objetos do conhecimento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
César Henrique Lenzi
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
modelos holográficos para a descrição da matéria de estrelas compactas
Resumo:
Dada as frequentes atualizações nos dados observacionais de estrelas compactas, oriundas, por exemplo, da missão ``Neutron star Interior Composition Explorer'' (NICER), e de colaborações como LIGO-Virgo, de detecção de ondas gravitacionais, o estudo de diferentes equações de estado (EDE) para descrição das propriedades da matéria sob condições extremas, é muito relevante e atual. Essas análises podem trazer uma maior compreensão sobre a matéria constituinte no interior destas estrelas, trazendo à luz, por exemplo, a existência de matéria desconfinada no interior destes objetos. Por outro lado, a dualidade calibre/gravidade trouxe uma inovadora maneira de acessar o regime não-perturbativo de teorias de calibre, apresentando grande sucesso para fenomenologia hadrônica, transições de fase da Cromodinâmica Quântica (QCD) e na descrição das propriedades do plasma de quarks e glúons. Nesse projeto, serão utilizados modelos holográficos da QCD para descrição da matéria nuclear, objetivando desenvolver equações de estado (EdE) para descrição de estrelas compactas. Serão explorados tanto modelos D3/D7, onde a energia livre é obtida da ação clássica na geometria de brana negra, bem como modelos fenomenológicos Anti-de Sitter/QCD (AdS/QCD). Neste sentido, analisaremos os modelos na perspectiva da missão NICER , que recentemente forneceu dados observacionais sobre a massa e o raio de estrelas de nêutrons, e também da colaboração LIGO-Virgo, que vem contribuindo com ajustes cada vez mais refinados aos parâmetros de EdE, por via da análise do parâmetro de deformabilidade de maré. Tais testes serão realizados no contexto da relatividade geral, bem como de distintas teorias modificadas de gravitação tais como, teorias do tipo $F(R)$ e outras extensões, para as quais expressões para a determinação de alguns parâmetros astrofísicos, como o parâmetro de deformabilidade de maré, e equações relativas às oscilações radiais, ainda não são conhecidos.
Instituição/UF/País:
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cesar Rossas Mota Filho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
rede de pesquisa para o monitoramento de bactérias resistentes a antibióticos e de genes de resistência aos antimicrobianos no esgoto de cidades brasileiras
Resumo:
O aumento de infecções causadas por bactérias resistentes a antimicrobianos (BRAs) é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade atualmente. Dados de vigilância confiáveis que caracterizam a ocorrência e distribuição da RAM são fundamentais para o monitoramento e avaliação das mudanças de resistência ao longo do tempo para desenvolvimento de ações para o controle da RAM. Os esgotos sanitários são ricos em marcadores biológicos, genéticos e químicos excretados pela população. O monitoramento desses marcadores constitui a epidemiologia baseada no esgoto (EBE), que tem sido usada mundialmente na vigilância da RAM e de diversos patógenos. A EBE é considerada uma ferramenta importante em saúde pública, pois é possível obter informações no nível populacional, independentemente do número de casos clínicos. Diante do atual cenário de escassez de informações sobre a circulação e prevalência de BRA no país, a EBE pode contribuir para o monitoramento da RAM a nível nacional, fornecendo dados essenciais para o conhecimento da evolução espacial e temporal da resistência bacteriana a antimicrobianos considerados críticos para a saúde humana. O objetivo deste projeto é criar uma Rede de Pesquisa para Vigilância da Resistência Antimicrobiana Baseada no Esgoto (REVIRAE), englobando importantes capitais brasileiras, em todas as regiões do país. O monitoramento terá como foco a identificação de Enteropatógenos resistentes a antimicrobianos, elencados pela OMS e pelo MAPA como prioritários. Ademais, serão identificados, por meio de metagenômica, os genes de resistência a antimicrobianos no esgoto, bem como o resistoma dos principais patógenos isolados por meio do sequenciamento genômico completo. A Rede conta com robusto arranjo institucional, incluindo o MinSaúde, LACENs, ANA, Fiocruz, CETESB e importantes instituições federais de ensino e pesquisa
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Thu Dec 29 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
César Serra Bonifácio Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
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Currículo
Título do Projeto:
biofortificação fenólica e propriedades bioativas do aspargo marinho salicornia neei e do salsão apium graveolens cultivado em diferentes salinidades.
Resumo:
O aspargo marinho Salicornia neei Lag. e o salsão/aipo Apium graveolens L. têm ampla distribuição nas costas da América do Sul e podem ser cultivados em aquaponia integrada a carcinocultura marinha intensiva e em solos sobre irrigação salina. São usados na alimentação humana, dieta animal e produção de fármacos. Estudos mostraram que elas acumulam em seus tecidos de compostos fenólicos antioxidantes e com outras propriedades bioativas com a elevação da salinidade de seu cultivo, indicando uma capacidade de biofortificação. Nossa hipótese de trabalho é que a biofortificação por estresse salino pode ser induzida nas duas halófitas antes da colheita apenas com o uso de tempos de exposição e teores salinos específicos. A biofortificação por estresse salino de compostos fenólicos com propriedades bioativas será investigada nestas duas espécies através de uma pesquisa colaborativa entre a Universidade Federal do Rio Grande-FURG e o Centro de Ciências do Mar - CCMAR da Universidade do Algarve (Portugal). Análises bioquímicas e moleculares (expressão gênica através RT-qPCR) serão efetuadas em extratos das halófitas cultivadas hidroponicamente em diferentes salinidades (0, 5, 15 e 30g de NaCl L-1) e tempos de exposição aos estresses salinos (1, 2, 3, 4, 17, 34 e 50 dias). A expressão gênica em vias metabólicas dos compostos fenólicos e o acumulo destes nos tecidos permitirão compor um quadro de intensidade e tempo de exposição para o enriquecimento das biomassas. As atividades antioxidantes, antidiabética e neuroprotetora dos extratos das duas halófitas também serão quantificadas nas diferentes salinidades. Um segundo experimento aplicará o manejo da salinidade, indicado pelo primeiro estudo, em halófitas cultivadas aquaponicamente com águas de cultivos do camarão marinho Litopenaeus vannamei, sendo a produção de compostos fenólicos e propriedades bioativas comparadas com plantas de sistemas de cultivo que não sofrerão intervenção na salinidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Cézar Augusto Casagrande
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
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Currículo
Título do Projeto:
concreto de ultra-alto desempenho com agregados reciclados: sustentabilidade para compósitos cimentícios
Resumo:
O Concreto de Ultra-Alto Desempenho (CUAD) é conhecido por suas excepcionais propriedades mecânicas (fck >120MPa) e, por consequência, alta durabilidade. A produção do CUAD é similar ao concreto convencional e, por isso, envolve impactos ambientais significativos pelo uso extensivo de agregados naturais, indo em caminho ao esgotamento de recursos. Outro problema associado aos materiais de construção civil é o descarte irregular e entulhos, que se apresentam como problema ambiental principalmente em grandes centros urbanos. Assim, existe uma linha de pesquisa que se concentra na incorporação de agregados reciclados como uma alternativa sustentável nas formulações de compósitos cimentícios. Estudos indicam que a incorporação de agregados reciclados em CUAD, em níveis de substituição de até 40% podem ser adequados sem afetar as propriedades físicas do compósito, indicando potencial de estudo. Além disso, a incorporação de agregados reciclados contribuiu para a redução de resíduos e conservação de recursos, abordando os crescentes desafios da gestão de resíduos na indústria da construção. Com relação a durabilidade, o CUAD com agregados reciclados demonstrou resistência favorável à penetração de íons em comparação com o CUAD convencional, também apresentou aumento do refinamento dos poros e a melhora da zona de transição interfacial. Neste estudo tem-se como objetivo investigar a influência de agregados reciclados no desempenho de CUAD e avaliar seu potencial como solução sustentável para esse tipo de compósito. Assim, neste projeto será avaliado o potencial de incorporação de agregados reciclados em compósitos cimentícios de ultra-alto desempenho, nas propriedades do estado fresco e o impacto destas nas propriedades reológicas e adequação a consistência adequada de uso, nas propriedades mecânicas para fins estruturais e relacionadas a durabilidade, como lixiviação e retração, e por fim, analisado o potencial sustentável da adição de agregados reciclados à mistura.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Mar 28 00:00:00 BRT 2024-Wed Mar 31 00:00:00 BRT 2027
Charbel Nino El Hani
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e aplicação de uma moldura teórica e de um modelo de pesquisa sobre educação intercultural
Resumo:
No mundo globalizado, é essencial compreender as relações entre grupos humanos distintos e seus sistemas de conhecimento, colocados em contato crescente, para lidar com dimensão intercultural da educação e criar condições de que alun@s valorizem e entendam os conhecimentos de suas culturas e de outros grupos, fazendo-se capazes de cruzar fronteiras entre culturas. Nosso objetivo geral é construir uma moldura teórica que gere tal compreensão e seja aplicada numa educação intercultural que dê conta desses desafios, com base no diálogo entre sistemas de conhecimento. São objetivos específicos 1) elaborar pilares da moldura teórica - compreensão da tradução intercultural como ato produtor de significados no diálogo entre conhecimentos; interpretação pluralista pragmática das relações entre conhecimentos; metodologia para estudo de convergências parciais em ontologias, epistemologias e valores de sistemas de conhecimento. 2) Gerar avanços em métodos de coprodução de conhecimento em comunidades de prática reunindo professor@s e pesquisador@s, integrando contribuições teóricas e conhecimentos docentes e locais no design de inovações educacionais. 3) Construir e investigar práticas inovadoras de educação intercultural. 4) Estabelecer modelo de pesquisa reunindo estudos filosóficos e de conhecimentos biológicos/ecológicos de comunidades indígenas/locais, e pesquisa e inovação educacional, informando a proposição de práticas inter-/transdisciplinares. O projeto expande estudos do proponente e de pesquisadores brasileiros (UFBA,UFSC,USP,UFMG) e estrangeiros (WUR,MUNI,UPN) nos últimos 8 anos, no INCT IN-TREE. Inclui estudos teórico-filosóficos e empíricos qualitativos em comunidades pesqueiras e comunidade indígena. Estudos empíricos envolverão triangulação de métodos de observação participante, análise de gravações em áudio/filmagens, e entrevistas semi-estruturadas, sendo os dados tratados por codificação e análise categórica, com procedimentos de validação de resultados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Charles Aparecido de Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
geometria dos espaços de moduli de fibrados vetoriais
Resumo:
Nosso principal objetivo nesse projeto será avançar, em várias direções possíveis, no estudo da geometria dos espaços de moduli de fibrados vetoriais em esquemas projetivos, como descreveremos em detalhes a seguir. 1) Estudo da dimensão e de novas componentes irredutíveis: Pretendemos fornecer métodos efetivos para o cálculo da dimensão do espaço tangente dos espaços de moduli de um fibrado vetorial. Isto permitirá o estudo não apenas do número exato de componentes para o espaço de moduli de fibrados vetoriais com carácter de Chern fixado, mas também esperamos conseguir uma fórmula para o limitante superior da dimensão espaços de moduli de fibrados, como a de Deligne-Mumford para espaço de moduli de curvas. 2) Estudo da teoria de interseção das componentes irredutíveis: Muito trabalhos foram feitos nos últimos 30 anos, estudando-se a geometria das componentes irredutíveis de espaços de moduli de fibrados vetoriais, mas pouco se sabe a respeito de sua teoria de interseção, como por exemplo, não há um estudo detalhado de seus anéis de Chow, deste modo, pretendemos preencher essa lacuna neste projeto. 3) Estudo das componentes dos fibrados instanton em particular de posto mais alto em esquemas projetivos mais gerais: Neste trabalho nosso objetivo será estender a definição de fibrados instantons a outras variedades, como as obtidas pela explosão de espaços projetivos ao longo de subesquemas, e também para o caso de instantons de posto alto, para então estudar seus espaços de moduli 4)Estudo da estrutura algébrica dos primeiros módulos de cohomologia dos fibrados vetoriais, e sua relação com a geometria dos espaços de móduli: Os Teoremas da dualidade e de anulamento de Serre, garantem que esses módulos de fato são álgebras artinianas graduadas, o que possibilita o estudo da presença das propriedades de Lefschetz nelas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Charles dos Santos Guidotti
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
comunidades aprendentes: rede escola-universidade de pesquisa-formação com professores de ciências
Resumo:
Neste projeto de pesquisa, buscamos compreender os impactos nas ações didático-pedagógicas de professores de Ciências participantes de processos formativos em comunidades aprendentes, constituídas em rede escola-universidade de pesquisa-formação. Pretende-se defender o argumento de que em uma comunidade aprendente de professores, tanto em estágios iniciais quanto em formação continuada, os participantes aprendem e aperfeiçoam ações didático-pedagógicas ao desenvolverem investigações de suas práticas. Para isso, o corpus da pesquisa será constituído a partir de três cenários formativos, oriundos de projetos de ensino e extensão com professores da Educação Básica do Rio Grande do Sul, propostos pelos grupos de pesquisa CEAMECIM e CIEFI. O processo de construção de argumentos acontecerá em uma abordagem sociocultural com base na linguagem destes professores, em que a fenomenologia hermenêutica é assumida como meio de construção epistemológica. As informações produzidas a partir dos cenários de investigação serão analisadas, em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). As principais contribuições científicas incluem a compreensão do impacto das comunidades aprendentes na formação acadêmica-profissional de professores e ao mesmo tempo do fortalecimento da rede escola-universidade na perspectiva de construir conhecimento interligado as mudanças das ações didático-pedagógicas no contexto escolar, potencializando a abordagem formativa colaborativa nas comunidades com professores de ciências.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Charley Christian Staats
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
metabólitos secundários de fungos patogênicos: aplicação de biologia sintética com abordagem multi hospedeiros para a identificação rotas e de moléculas bioativas de interesse biotecnológico
Resumo:
Metabólitos secundários (MSs) são produtos de síntese e transformação com ampla atividade biológica. Na infecção por fungos, os MSs exercem podem modular a resposta imune do hospedeiro e alterar a microbiota vicinal. Análises genômicas têm revelado grande quantidade de agrupamentos gênicos (BGCs) associados à produção de MSs, demonstrando sua quimiodiversidade, superficialmente explorada. Algumas destas moléculas se mostraram muito importantes no tratamento de doenças humanas, como infecções e câncer. Como fungos são capazes de infectar virtualmente todos os organismos, especula-se que existem MSs produzidos por fungos com potencial para o desenvolvimento de moléculas de interesse biotecnológico. Objetivamos analisar e identificar BGCs de fungos patogênicos e avaliar a sua participação na virulência em distintos modelos de hospedeiros. Iniciaremos com a identificação e conservação de BGCs em genomas de fungos comumente encontrados em solos, e que podem ser associados à virulência em diferentes espécies, como insetos, humanos, animais, plantas, bem como endofíticos. Realizaremos também análises para avaliar a expressão destes BGCs em modelos de interação com amebas e larvas de insetos, predadores naturais destes organismos no solo. Paralelamente, iremos avaliar se há aumento da expressão destes BGCs durante a interação destes fungos com seus hospedeiros. Os BGCs identificados serão analisados utilizando duas abordagens: i-desenvolvimento de metodologias de geração de mutantes nulos para os BGCs com CRISPr/Cas e ii-expressão dos BGCs em Aspergillus nidulans para produção heteróloga dos MSs associados aos BGCs. A virulência dos mutantes será analisada nos mesmos modelos, bem como a toxicidade das moléculas produzidas de modo heterólogo. Esta proposta permitirá avançar na caracterização de rotas de síntese de moléculas bioativas com possível aplicação além de implantar metodologia atuais para estudo de função gênica em fungos filamentosos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Chou Sin Chan
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos de atribuição das mudanças climáticas e geração de cenários e de indicadores de impacto em suporte à planejamentos de medidas de adaptação regional e local
Resumo:
Este projeto tem por objetivo geral investigar causas e consequências das mudanças climáticas globais e de mudanças de uso da terra no Brasil, produzindo cenários e aprimorando indicadores de impactos locais, de forma a subsidiar políticas de mitigação e adaptação no país. Será buscado o aumento da compreensão dos processos geradores das mudanças climáticas, o desenvolvimento de ferramentas de modelagem numérica adequada e a realização de estudos detalhados dos impactos setoriais em consequência dos cenários de aquecimento global e alterações do uso da terra sobre o Brasil. Essas são etapas necessárias para identificar as vulnerabilidades e apoiar estudos de adaptação às mudanças climáticas. Uma inovação na proposta é a investigação da atribuição das mudanças climáticas utilizando, não somente modelos globais e concentrações globais dos gases de efeito estufa, mas também modelos de alta resolução com a inclusão de alterações do uso da terra em escala local e dessa forma realizar estudos de atribuição das mudanças climáticas. Da mesma forma, serão adicionados cenários futuros de alteração, de escala local, como desmatamento e restauração de florestas, e projeções de crescimento de manchas urbanas das principais regiões metropolitanas para os cenários futuros. A hipótese é que as análises anteriores dos impactos foram conservadoras ao não considerar alterações locais do uso da terra. Com a inclusão de cenários futuros de alterações locais, serão analisados os impactos na biodiversidade, saúde humana, desastres naturais, desastres costeiros, energias renováveis, recursos hídricos e eventos extremos. Além disso, será criada uma base de dados, de conteúdo aprimorado, de acesso aberto, que permitirá seu uso de forma a apoiar e facilitar estudos de adaptação em diversos setores. Planeja-se atividades de divulgação e treinamento de uso dos dados para aplicar em estudos de impactos e adaptação. A equipe é formada por vários especialistas no tema das mudanças climáticas.
Instituição/UF/País:
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
Vigência:
Tue Jan 24 00:00:00 BRT 2023-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
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