Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Márcio Rodrigo de Araújo Souza

Engenharias

Engenharia de Energia
  • simulação numérica da influência da dinâmica dos ventos sobre a aceleração do processo de carbonatação em torres tubulares de concreto de aerogeradores
  • A energia eólica tem crescido de maneira promissora nos últimos anos. O controle de agentes que produzem danos aos aerogeradores contribui para seu bom desempenho. Nesse contexto, patologias, como a carbonatação, que agem em estruturas de concreto armado merecem destaque e devem ser melhor compreendidos. Esse fenômeno é uma consequência da reação de agentes químicos com a pasta de concreto durante o tempo de vida da estrutura. O avanço dessa patologia leva à aceleração na corrosão das armaduras de aço que reforçam as torres dos aerogeradores, por exemplo. A investigação da carbonatação por meio de experimentação em laboratório requer, muitas vezes, alto custo e dificuldades inerentes a essa abordagem. Assim, a simulação numérica, fundamentada na solução de modelos matemáticos representativos do fenômenos investigado tem sido uma alternativa atraente. Um agravante a esse cenário é a ação constante de ventos sobre lados específicos da torre, que pode favorecer à aceleração do processo de carbonatação devido a uma elevação da pressão sobre a superfície da torre. Tal influência tem sido recentemente investigada no contexto de edificações convencionais. No presente projeto de pesquisa, modelos matemáticos são empregados para simular a carbonatação nas torres de concreto de aerogeradores, o escoamento dos ventos sobre essas estruturas e a influência dessa dinâmica na aceleração da referida patologia. As equações serão resolvidas numericamente utilizando formulações fundamentadas no Método de Volumes Finitos (MVF) com implementação de códigos computacionais. Além de abordagens convencionais do MVF, estratégias recentemente desenvolvidas na literatura, para melhoramento de acurácia das soluções e aceleração de procedimentos de convergência, também serão empregadas nos algoritmos. É esperado que isso promova melhoramentos na representação do problema físico em questão, que é tão pouco aprofundado na literatura, do ponto de vista da técnica numérica.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Thu Dec 21 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcio Rodrigo Vale Caetano

Ciências Humanas

Educação
  • redes educativas e qualidade de vida de jovens lgbti+
  • Referenciado nos Estudos Culturais, este projeto origina-se em um cenário político em que ainda estão presentes os discursos marcados pelo “pânico moral” em que as questões de gênero e sexualidade, em particular quando referidas ao território escolar, local onde situamos nossas maiores atenções de investigação, passaram por intensa vigilância. Dessa forma, tanto pelo acúmulo de estudos que temos feito sobre os temas gênero, sexualidades, movimentos sociais e currículos quanto pelas demandas do contexto político-educacional brasileiro, que elaboramos os eixos desta pesquisa. Eles estão centrados em investigar os conhecimentos, as negociações e as produções sobre gênero e sexualidades juvenis, com atenção aos processos de reiteração e transgressão às heteronormatividades presentes nos currículos. Para tanto, esta investigação se desenvolverá com adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTI+) que estudam em escolas públicas na Mesorregião do Sudeste Sul-Rio-grandense. A produção de dados ocorrerá a partir das seguintes abordagens metodológicas: Contato com jovens LGBTI+; execução de rodas de conversas e entrevistas em profundidade. Com os dados, referenciados nas Análises de Discursos de base foucaultiana, buscaremos compreender como os marcadores de gênero, sexualidades, raça, classe, territorialidade e juventude produziram e seguem produzindo tensões e acordos nos currículos e nos modos como os/as adolescentes e jovens se percebem diante das verdades que circulam em suas redes educativas. Assim, ao longo desta pesquisa, o investimento de compreensão acerca das rodas de conversas, tanto do ponto de vista metodológico quanto epistemológico, no trabalho com jovens (LGBTI+), será uma das tônicas do trabalho. Em paralelo ao desenvolvimento da pesquisa, a noção de reiterações e transgressões à norma e que foca situações de negociação de jovens LGBTI+, sobretudo em contextos de periferia, receberá especial atenção dos estudos.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcio Santos da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • tecnologias facilitadoras e novos catalisadores na síntese de heterociclos funcionalizados com organocalcogênio
  • Com o aumento da demanda por produtos industrializados, as últimas décadas foram testemunhas da busca por processos sustentáveis. Assim, a arte e a sofisticação para preparar moléculas alvo evoluiu drasticamente, surgindo novos dispositivos, denominados “Enabling Technologies”, ou seja, tecnologias facilitadoras que tornam mais eficientes os protocolos sintéticos e a utilização de catalisadores. Esta busca está baseada nos princípios da química verde, bem como nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas. A combinação das tecnologias facilitadoras com catalisadores emergentes tem sido utilizada na síntese de compostos heterocíclicos, devido a ampla utilização destes alvos nas indústrias farmacêutica, agroquímica e corantes. O projeto visa avaliar e delinear catalisadores emergentes na síntese de compostos heterocíclicos funcionalizados com calcogênio por meio de metodologias sintéticas clássicas e, principalmente, via tecnologias facilitadoras, como a mecanoquímica e o sistema em fluxo, devido à incipiência destas rotas sintéticas na funcionalização de heterociclos com calcogênio. Serão avaliados catalisadores emergentes heterogêneos (e.g. ácido sulfâmico, pectina funcionalizada, UHP-NiFe2O4, AuNPs) e fotoredox (e.g. Ln-Fe) no intuito de produzir protocolos mais seguros e viáveis. Para avaliar a eficiência das tecnologias facilitadoras, e proporcionar novas metodologias de otimização e “screening”, estudos computacionais via “machine learning” e modelos estatísticos serão utilizados. Ademais, para os estudos de mecanismo de reação serão empregadas ferramentas analíticas como a EMAR e a RMN para a identificação de intermediários e, assim, prover conhecimento sobre a reatividade das reações desenvolvidas. Os produtos sintetizados serão aplicados em parcerias nas áreas de química medicinal e materiais no intuito de fomentar o desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcio Sarroglia Pinho

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • programa de capacitação de recursos humanos para aplicação de inteligência artificial em empresas
  • Muitas empresas adotam a tecnologias de Inteligência artificial (IA) para tentar aumentar a eficiência e receita, melhorar a experiência do cliente, gerenciar melhor o fluxo de trabalho, realizar previsões e identificar tendências. Atualmente, técnicas de IA têm se tornado um dos maiores atrativos para investidores de diferentes áreas de negócio. Existem aplicações de IA para áreas importantes da indústria brasileira, incluindo aplicações para gestão, área médica, agronegócio e direito. Visto que o mercado para cientistas de dados está aquecido e a disponibilidade de profissionais altamente qualificados está baixa, este projeto pretende, através de um programa de formação, ajudar a mitigar o problema de escassez de profissionais. Pretende-se ainda, capacitar gestores para o entendimento de aplicações de técnicas de inteligência artificial a fim de elevar o patamar da cultura de dados dentro das organizações. Pretende-se também fomentar a criação de empreendimentos de Inteligência Artificial. O projeto terá como principais parceiros o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Hub de Inteligência Artificial NAVI e o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS. O projeto será executado em dois ciclos. No primeiro serão incluídas 5 empresas no processo, provendo capacitação técnica para pelo menos 15 profissionais e capacitação gerencial para pelo menos 5 profissionais. Para o segundo ciclo esperamos a inclusão de pelo menos 6 empresas no ciclo, provendo capacitação técnicos de 25 profissionais e pelo menos 7 profissionais da área gerencial. Serão realizados também seminários e eventos abertos a fim de disseminar a Inteligência Artificial, incrementando o conhecimento da sociedade sobre suas potencialidades e incentivando a atração de pessoas para a área.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Jan 03 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcio Sarroglia Pinho

Ciências da Saúde

Farmácia
  • inteligência artificial na pesquisa clínica: rapidez e eficiência no recrutamento de pacientes
  • O processo para encontrar pacientes para testes clínicos é trabalhoso, e envolve o esforço manual de um profissional da área da saúde em encontrar e contatar cada paciente. Uma parte desta dificuldade vem do fato de que muitos dos dados relevantes de um paciente são registrados de maneira não estruturada, em laudos escritos em linguagem natural. Neste sentido, este projeto visa desenvolver um modelo de aprendizado de máquina de processamento de linguagem natural, para processar laudos em português e extrair os dados relevantes de um paciente. A hipótese é de que um modelo de Inteligência Artificial de processamento de língua natural, dos textos de prontuários, permitirá alocar pacientes de forma rápida e adequada aos estudos clínicos. Este modelo será integrado a uma plataforma de coleta de dados de pacientes que está em desenvolvimento pela startup HOW.AI, parceira do projeto. Utilizando esta plataforma, as instituições que pretendam realizar um estudo clínico irão cadastrar as características do paciente-alvo, criando uma base de informações para serem identificadas nos indivíduos. A partir destes registros, o modelo de predição, baseado tanto em dados estruturados, quanto em textos escritos em língua natural, fará a seleção dos pacientes. Isto irá oportunizar acesso de pacientes a tratamentos inovadores, desenvolvidos em pesquisas clínicas, mesmo que estes estejam sendo atendidos em hospitais que não estejam desenvolvendo pesquisas clínicas. Para validar o sistema, o projeto tem como instituição parceira a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, de Porto Alegre, o que levará os resultados do projeto ao ambiente do Sistema Único de Saúde. O modelo de predição será inicialmente testado com estudos para pacientes oncológicos, dada a relevância e a prevalência da doença. O desenvolvimento do modelo será realizado sob orientação do Centro de Ciência de Dados da PUCRS, com recursos da startup HOW.ai, obtidos em um projeto FAPERGS já em andamento.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu May 04 00:00:00 BRT 2023-Fri Oct 31 00:00:00 BRT 2025