Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patricia Moreira Azoubel

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • inovações tecnológicas para o desenvolvimento de banana seca
  • A secagem é um método de preservação dos alimentos utilizado para aumentar a vida útil de vegetais por meio da redução do teor umidade. Ainda, resulta em muitas vantagens, como: maior estabilidade à temperatura ambiente; inibição da ação de microrganismos; facilidade de transporte e armazenamento. O método mais comum de secagem consiste em um processo em que o alimento é exposto a um fluxo de ar quente constante (secagem convectiva). No entanto, o alto consumo de energia, aliado a baixa eficácia da utilização de energia durante o procedimento e as perdas nutricionais fazem com que novos métodos de secagem e técnicas de pré-tratamento sejam associados com o intuito de otimizar o processo. O uso do ultrassom e de aceleradores de processo, inofensivos para os seres humanos e biologicamente degradáveis, tais como o etanol e o ácido acético, pode ser uma alternativa no pré-tratamento da secagem de vegetais. O uso de outros métodos de secagem, como a secagem por infravermelho, também está ganhando destaque por ter reduzido impacto ambiental, aquecimento uniforme e curto tempo. Ainda, visando à melhoria do processo de secagem, a aplicação de luz ultravioleta do tipo C surge como uma inovação para melhorar a transferência de massa, além da sua ação como germicida. Entretanto, ainda há a necessidade de entender, descrever e aprimorar os mecanismos sobre o uso desses pré-tratamentos e técnicas de secagem, que também dependem das condições de processamento utilizadas. Estudos com diferentes matrizes alimentares, condições de operação são necessárias para uma melhor compreensão do processo e sua influência nos parâmetros de qualidade. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito do uso etanol, ácido acético e/ou ultrassom como pré-tratamentos da secagem por infravermelho e com luz UV-C na cinética e em parâmetros de qualidade de banana, utilizando equipamentos simples e de baixo custo a serem construídos no laboratório.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Patricia Moriel

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avaliação farmacoeconomica, efetividade e segurança relacionada à farmacogenômica integrada ao gerenciamento da terapia medicamentosa no sus
  • O uso correto de medicamentos inclui aspectos recomendados pela Política Nacional de Medicamentos, como a escolha adequada da terapêutica, a indicação e o medicamento apropriado à situação clínica do paciente, garantindo sua eficácia e segurança. Neste contexto, a variabilidade interindividual na resposta a fármacos é um problema importante na prática clínica, que pode levar a falha terapêutica ou reações adversas a medicamentos, este último responsável por diversos casos de hospitalização prolongada e óbito com consequente aumento dos custos ao SUS. Nesta proposta, visando trazer inovação ao SUS por meio da medicina personalizada, focamos em medicamentos mais utilizados no País e/ou em doenças prevalentes. Temos como hipótese que a implementação de um serviço de farmacogenômica integrada ao gerenciamento da terapia medicamentosa no SUS deverá aumentar a segurança e efetividade do uso destas medicações e que irá ser custo-efetiva. O objetivo geral é realizar avaliação farmacoeconômica da efetividade e segurança relacionada a farmacogenômica integrada ao gerenciamento da terapia medicamentosa no SUS e também traçar um perfil de prevalência de polimorfismos relacionados à farmacogenômica em população atendida pelo SUS. Para atingirmos este objetivo este estudo será multicêntrico, com participação de duas Instituições estrangeiras e Instituições nacionais de 3 regiões do País. Serão selecionados pacientes para atingir 95% de poder estatístico, espera-se incluir 5000 pacientes. Os dados demográficos, comorbidades/doenças pré-existentes, medicamentos em uso serão registrados. Os desfechos clínicos por medicamento proposto serão investigados. Será realizada genotipagem por OpenArray com pesquisa de 120 genes alvos e análise de custo-efetividade para cada medicamento. Trata-se de um projeto inovador e relevante, que deverá contribuir tanto para a implementação de um novo serviço no SUS, como para segurança, efetividade, redução de custos e qualidade da farmacoterapia.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026