Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tiago Vieira da Cunha

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • prospecção de uma nova tecnologia de soldagem com foco no aumento da competitividade da construção naval brasileira
  • O Brasil abriga um setor de construção naval de reconhecida capacidade e resiliência. Este se constitui num ambiente industrial e econômico extremamente dinâmico, abrigando inúmeros estaleiros de pequeno porte voltados para a construção/manutenção de embarcações de pesca e lazer, e de grandes estaleiros focados na construção de embarcações para a indústria do petróleo. Contudo, este ainda é um setor muito carente de mão de obra especializada, e que demanda o emprego constante de novas tecnologias a fim de manter a sua competitividade. Neste cenário, a tecnologia da soldagem possui posição de destaque por se tratar de uma das principais atividades exercidas em estaleiros, correspondendo a aprox. um terço dos trabalhos de construção de um navio de grande porte. Deste modo, torna-se essencial a fim de manter a competitividade das empresas, o emprego de processos de soldagem mais eficientes. Assim, inúmeras técnicas de soldagem têm sido desenvolvidas ao longo dos anos com o intuito de aumentar a taxa de deposição de material, o que pode ser traduzido em maior produtividade. Diante disso, o presente projeto de pesquisa propõe o estudo e desenvolvimento de tecnologia para a aplicação da indução eletromagnética no pré-aquecimento do arame nos processos de soldagem GMAW e SAW. Trabalhos recentes desenvolvidos no grupo de pesquisa sob liderança do presente proponente mostram que o emprego da indução eletromagnética é extremamente eficiente no pré-aquecimento do arame no processo GTAW. Contudo, quando se trata da sua aplicação nos processos de soldagem com eletrodos consumíveis, esta ainda é uma abordagem não explorada na literatura. Assim, como resultado, espera-se conceber uma técnica de soldagem inovadora, com custo de implantação acessível e capaz de incrementar os índices de produtividade e as possibilidades de obtenção de melhores resultados nas condições operacionais industriais, contribuindo assim, para com a competitividade do setor de construção naval brasileiro.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tiago Zanotelli

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • identificação de distúrbios da qualidade de energia elétrica em redes com geradores eólicos utilizando machine learning e estratégia de fusão
  • A participação dos geradores eólicos no sistema elétrico é cada vez mais significativa, sendo essencial o atendimento aos requisitos de qualidade de energia elétrica para garantir a confiabilidade do sistema elétrico na presença dessas fontes. As causas dos distúrbios da qualidade de energia elétrica (DQEE) são principalmente fenômenos transitórios na rede elétrica. Nesse contexto, a detecção, identificação e classificação dos DQEE é uma tarefa que demanda precisão e velocidade para que se possam efetuar ações que os corrijam. Esse projeto tem como objetivo a aplicação de técnicas de machine learning combinadas por meio de uma estratégia de fusão, desenvolvendo um sistema de classificação para a identificação de DQEE em redes elétricas com geradores eólicos. A aplicação de algoritmos de machine learning para essa finalidade tem sido demonstrada na literatura, porém ainda há limitações relacionadas à acurácia e ao tempo de resposta. Estudos de diferentes áreas têm sugerido que a combinação destes diferentes machine learning por meio de uma estratégia de fusão podem aumentar a acurácia do classificador, quando comparado a utilização de um único classificador. A modelagem de um sistema elétrico com geração eólica em simulação computacional será submetida a eventos transitórios para a produção de um banco de dados. Técnicas de pré-processamento e extração de características serão aplicadas a este banco de dados. Em seguida, o conjunto de características serão utilizados no treinamento e testes de diferentes classificadores de machine learning, como máquina de vetores de suporte, redes bayesianas, redes neurais baseada em aprendizado profundo. A partir desses resultados será desenvolvido um sistema de classificação utilizando uma estratégia de fusão, a qual combina as melhores características de cada classificador individual, com o objetivo de melhorar a acurácia do sistema de classificação em relação a um classificador individual.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 25/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tito Belchior Silva Moreira

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • ensaios sobre a relação entre corrupção e homicídios: uma avaliação com dados em painel numa perspectiva de análises regionais.
  • Homicídios e corrupção são dois problemas graves enfrentados pela sociedade e que precisam de políticas públicas eficazes e eficientes que solucionem tais questões. Nesse contexto, essa pesquisa discute a relação entre corrupção e homicídios e avalia duas abordagens sobre os fatores determinantes das taxas de homicídios por meio de dados em painel por unidades da federação do Brasil, e para a América Latina, com base numa amostra de países. A primeira abordagem avalia os impactos do índice de corrupção governamental, proposto por Boll (2010), sobre a taxa de homicídios no Brasil durante o período de 1998 a 2008, no qual resultará no primeiro artigo. A segunda abordagem mostra o impacto do índice de percepção da corrupção, proposto pelo site da “Transparência Internacional”, sobre as taxas de homicídios de países da América Latina no período 2010-2018, o que resultará no segundo artigo. As variáveis de interesse nas duas abordagens são proxies para a corrupção e, nesse contexto, a contribuição desta pesquisa é avaliar o impacto da corrupção sobre taxas de homicídios, por tratar-se de uma abordagem pouco explorada na literatura. Dessa forma, testamos a hipótese na qual corrupção afeta homicídios. Trata-se de uma hipótese plausível, pois com base na literatura mostramos que a corrupção afeta educação, crescimento econômico, produtividade, desigualdade, instituições, dentre ouros fatores, e que pode revelar um efeito indireto da corrupção em direção às taxas de homicídios por meio de tais variáveis mencionadas. Quanto à estratégia empírica utilizaremos modelos de dados em painel com efeitos fixos e aleatórios, e testes de robustez com base em modelos dinâmicos com variáveis instrumentais, por exemplo, Arellano-Bond (1991), Baltagi, Badi H. (2008), Hsiao, Cheng (2014), dentre outros que acharmos necessários nessa linha de modelos dinâmicos.
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tito Monteiro da Cruz Lotufo

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • uso de “autonomous reef monitoring structures” no estudo da criptofauna da ilha da trindade
  • A diversidade dos organismos com hábitos crípticos em ambientes coralíneos representa um dos grandes desafios para o conhecimento da biodiversidade marinha. Com o intuito de estudar a biota críptica de áreas recifais, foi desenvolvida uma estrutura artificial cúbica e desmontável denominada de Autonomous Reef Monitoring Structure (ARMS). Estas estruturas são mantidas submersas por cerca de um ano, permitindo o recrutamento da biota críptica, que pode então ser coletada de forma eficiente e sem dano ao ambiente. As ARMS já estão sendo usadas na última década em dezenas de localidades do mundo, abrangendo uma grande variedade de sistemas coralíneos. Neste projeto se pretende utilizar ARMS para o inventário da biota críptica da Ilha da Trindade, com a instalação num total de 4 pontos. As ARMS serão instaladas em triplicatas em cada ponto, em profundidades ao redor de 10m, permanecendo submersas por um período aproximado de 12 meses. Após o período de submersão, as ARMS serão substituídas e processadas, com os organismos coletados, fotografados e preservados para identificação morfológica e geração de sequências de DNA barcoding. Uma segunda etapa do projeto envolverá o uso de meta-barcoding, utilizando plataformas de sequenciamento massivo para obtenção de sequências curtas para comparação com bases de dados. Se espera, dessa forma, descrever a diversidade da biota críptica do infralitoral rochoso da Ilha da Trindade, permitindo a avaliação e comparação com outras localidades do mundo, e estabelecendo a linha de base para monitoramento de longo prazo da ilha.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/01/2020-31/10/2022