Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Urban Borbely

Ciências Biológicas

Morfologia
  • efeitos celulares e moleculares de microplásticos na placenta
  • Cerca de 368 milhões de toneladas anuais de plásticos são gerados anualmente e a subsequente degradação desses polímeros em microplásticos (MP) intensifica as preocupações ambientais. Os MP se acumulam no solo, ar e sistemas aquáticos, afetando ecossistemas e sendo detectados em plantas, em animais marinhos e terrestres, além de animais silvestres e os domesticados para consumo humano. Diversos estudos a partir de 2021 vem relatando bioacúmulo de MP em fluidos e tecidos humanos, inclusive nas placentas. Em modelos animais e linhagens celulares, os MP induziram aumento da geração de espécies reativas de oxigênio, inflamação, genotoxicidade e apoptose, mas ainda não foram estudados em células e tecidos placentários humanos. Desse modo, os eventuais riscos desses MP nas placentas e no desenvolvimento fetal humano são amplamente desconhecidos. Este projeto visa investigar os efeitos moleculares e celulares dos MP na fisiologia placentária, assim como propor possíveis repercussões no desenvolvimento fetal. Utilizaremos explantes de vilosidades coriônicas placentárias e células isoladas de placentas humanas para avaliar a morte e proliferação celular, motilidade, produção de citocinas, balanço redox e metabolômica por GC-MS e por 1H RMN. O docking e dinâmica moleculares serão usados para investigar interações entre os MP e receptores de membrana. As microscopias de força atômica e de varredura confocal a laser serão usadas para explorar a passagem dos MP pela membrana das células e a espectroscopia Raman para a identificação de mudanças na assinatura bioquímica das células. Os nossos resultados preliminares já mostram que MP de poliestireno de 5 um atravessam a barreira hematoplacentária dos explantes placentários, não elevando as taxas de morte, mas aumentando o estresse oxidativo, corroborando com nossa hipótese inicial de que os MP acumulados nas placentas trazem riscos potenciais à gestação e saúde materno-fetal.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexsandra Rodrigues de Mendonca Favacho

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • vigilância laboratorial de patógenos emergentes, reemergentes e negligenciados e seus determinantes sociais em populações em condições de saúde vulnerabilizadas
  • Os estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) possuem populações vulneráveis, incluindo quilombolas e indígenas, com demandas de saúde relacionadas, entre outras, às doenças infecciosas incluindo arboviroses como dengue e doenças parasitárias como leishmaniose e geohelmintíases. Características multifatoriais e componentes socioambientais importantes devem ser considerados no planejamento de ações de prevenção e controle dessas doenças. Nesse contexto, propõe-se a elaboração de um algoritmo de diagnóstico laboratorial direcionado às importantes doenças infecciosas e parasitárias, e eventualmente entidades virais ainda desconhecidas, em comunidades quilombolas e populações indígenas de MT e MSl. O presente projeto buscará contribuir para o SUS na tomada de decisões em programas destinados às melhorias das condições de saúde e qualidade de vida destes grupos, bem como vigilância, prevenção e controle dessas doenças. Além da contribuição para tecnologia, incorporação e inovação em saúde, essa proposta busca também uma abordagem única de saúde através da inclusão de investigação em animais sinantrópicos e artrópodes vetores simpátricos, bem como análise das condições ambientais e fatores de risco com a finalidade de garantir uma avaliação ecossistêmica. Entre as entregas do projeto, está a base de evidências científicas que capacita o SUS e instituições integradas de saúde a realizar o planejamento e construção de políticas públicas para tais enfermidades, nessas populações, com a possibilidade de ampliação desse modelo, adaptado às demais localidades.
  • Fundação Oswaldo Cruz - MS - Brasil
  • Fri Feb 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Alexsandro Guerra Cerqueira

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • desenvolvimento de software livre de inteligência artificial e implementação de biblioteca para apoio à interpretação sísmica
  • A ampla disseminação de técnicas de aprendizado profundo em geofísica está relacionada à alta flexibilidade e confiabilidade dos modelos de inteligência artificial (IA) para captura de padrões em dados complexos. Os recentes avanços em técnicas de IA permitem agrupamento, segmentação e previsão de atributos com alta precisão. A utilização desses algoritmos em geofísica possui três características principais: (i) pré-processamento de dados geofísicos para treinamento e validação, (ii) treinamento de modelos confiáveis e robustos validados com métricas apropriadas e (iii) ajuste dos parâmetros do modelo durante a otimização. Aplicações mais diretas em geofísica estão associadas a desafios como pré-condicionamento dos dados, classificação e previsão de atributos geofísicos, análises de agrupamentos usando técnicas de aprendizado semi-supervisionado ou não supervisionada – tarefas que tem como objetivos principais a automatização de tarefas ou trazer novos insights na interpretação de dados sísmicos e de poços na atividade de exploração. Este projeto tem como objetivo a criação de um software livre e de uma biblioteca de com funções programadas em Python, e eventualmente Fortran e C++, para disponibilizar metodologias de aprendizado de máquina na área de interpretação de dados sísmicos que abrange o pré-processamento de dados, criação de atributos sísmicos, análises automatizadas em dados sísmicos 2D e 3D e de poços, além da capacitação profissional no âmbito de graduação e pós-graduação para atuarem na área de geofísica aplicada ao setor de óleo e gás com ênfase em algoritmos inteligentes em parceria com uma Startup.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Dec 13 00:00:00 BRT 2022-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026