Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mário Henrique Bengtson

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • estudo sobre a regulação da atividade do fator de transcrição tcf4
  • O fator de transcrição TCF4 desempenha um papel crucial no controle da proliferação e diferenciação de células progenitoras neurais, bem como na função neuronal. Polimorfismos em TCF4 são associados a diversos transtornos neuropsiquiátricos, incluindo autismo, esquizofrenia, transtorno bipolar e estresse pós-traumático. Além disso, a haploinsuficiência do TCF4 causa a Síndrome de Pitt-Hopkins (PTHS), uma doença neurológica caracterizada por deficiência intelectual, ausência de linguagem e atraso no desenvolvimento. Apesar da importância de TCF4, ainda pouco é conhecido sobre sua função e regulação. O presente projeto visa investigar dois processos fundamentais de regulação dessa proteína. O primeiro é a degradação mediada pela via ubiquitina-proteassomo. Resultados preliminares do nosso laboratório indicam que a estabilidade desta proteína é controlada por sua ubiquitinação. Nesse contexto, busca-se identificar a ubiquitina ligase responsável por essa modificação e compreender como ela é regulada. O segundo processo a ser investigado é a fosforilação da proteína TCF4 e influência na sua localização intracelular, atividade e estabilidade. Através da análise de bancos públicos de dados de fosfoproteômica, resíduos fosforilados consistentemente em diferentes tipos celulares e trabalhos foram identificados. A função dessas fosforilações será investigada através da geração de mutantes TCF4 fosfomiméticos e não fosforiláveis, sendo então testada sua atividade em um sistema reporter responsivo ao TCF4, desenvolvido no laboratório. Para identificar as E3 ligases e quinases responsáveis por modular a atividade da proteína, será realizado um rastreamento com uma biblioteca CRISPR lentiviral contendo RNA guias para todas as E3 ligases e quinases do genoma humano. A compreensão das vias celulares envolvidas na regulação dessa proteína pode fornecer insights importantes para o desenvolvimento de terapias para transtornos neuropsiquiátricos, em particular a PTHS.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 30/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Mário Lúcio da Silva Martins

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • contribuições para o sistema de gerenciamento de energia de veículos elétricos com funcionalidade v2g.
  • Essa proposta tem dois eixos para o desenvolvimento tecnológico e contribuições. O primeiro eixo é voltado para o uso do veículo para dar suporte a rede (V2G) por meio do desenvolvimento de controladores robustos a incertezas e variações paramétricas no filtro e na rede, por meio do uso de LMIs e também por meio da combinação da técnica de controle adaptativo robusto por modelo de referencia com outras técnicas de controle. Deste modo, agregando a robustez e o desempenho dinâmico permitindo assim que os desafios no cenário de incerteza e variações paramétricas sejam superados e proporcionando um bom desempenho dinâmico e conteúdo harmônico em conformidade com a norma IEEE 1547. O segundo eixo é voltado para o desenvolvimento de conversores CC-CC de alto desempenho para interface entre o propulsor e o banco de baterias do veículo e também entre o banco de baterias e a bateria auxiliar, por meio do desenvolvimento de novas topologias de conversores que empreguem, sempre que possível, o conceito do Processamento de Potência Parcial (PPP), permitindo uma redução nas perdas e também uma redução no dimensionamento destes conversores.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 15/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mario Luis Assine

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • eventos de incisão e agradação nas planícies quaternárias dos rios paraguay, paraná, parnaíba e são francisco
  • As planícies dos grandes rios brasileiros apresentam terraços sedimentares que registram eventos de incisão e agradação desde o Pleistoceno médio. A hipótese a ser investigada é a de que variações dos níveis de base, causadoras dos eventos de incisão/agradação, tem condicionantes climáticas. Para testar a hipótese, quatro grandes rios brasileiros serão investigados. Os rios Paraná e São Francisco são rios de planalto nos seus médios e altos cursos, com níveis de base locais, oferecendo assim a oportunidade de avaliar eventos de incisão/agradação não condicionadas por variações eustáticas. O Paraguai apresenta geologia mais complexa por atravessar a bacia sedimentar do Pantanal, mas terraços existentes a norte e a sul da bacia registram os eventos investigados. Os rios Parnaíba e São Francisco desaguam no mar, onde formam deltas associados a campos de dunas eólicas, portanto os eventos de incisão/agradação na planície são também influenciados por variações eustáticas. Como os rios são longos, segmentos específicos das quatro planícies serão escolhidos e investigados, buscando-se definir altitudes relativas dos terraços, morfologias preservadas, fácies sedimentares, paleossolos, conteúdos macro e micropaleontológico, dados hidrossedimentológicos, eventos de avulsão e/ou captura fluvial, e registros sedimentológicos de lagos associados. As planícies serão avaliadas em conjunto, buscando-se verificar sincronicidade/diacronismo dos eventos, comparando especialmente o registro das bacias situadas a sul (clima úmido) com as do nordeste brasileiro (clima semiárido). Os resultados alcançados serão integrados e correlacionados com outros dados existentes na literatura, como de espeleotemas e de sedimentos lacustres existentes nas proximidades das áreas investigadas. Por fim, os resultados obtidos serão analisados em conjunto com informações disponíveis na literatura sobre rios amazônicos e sobre eventos registrados em curvas globais de mudanças climáticas.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2026