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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal Fluminense
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Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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Diego Augusto Santos Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
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Currículo
Título do Projeto:
motiva-sus: estudo epidemiológico transversal sobre os determinantes motivacionais para a prática de atividade física em usuários do programa academia da saúde
Resumo:
A falta de motivação para a prática de atividades físicas pode ser amplamente explicada por duas ordens de fatores. Primeiro, as pessoas podem não estar suficientemente interessadas em praticar atividades físicas ou valorizar os próprios resultados o suficiente para torná-los uma prioridade na vida. O segundo fator é que algumas pessoas podem não se sentir suficientemente competentes em atividades físicas, sentindo-se ou não fisicamente aptas ou com habilidades suficientes para se exercitar, ou ainda as pessoas podem ter limitações de saúde que representam uma barreira à atividade física. A teoria da autodeterminação distingue entre tipos intrínsecos e extrínsecos de motivação que regulam o comportamento humano. Adicionalmente, a teoria da autodeterminação apresenta o conceito de necessidades psicológicas básicas como centrais para a compreensão das satisfações e dos apoios necessários para formas autônomas de motivação de alta qualidade. Nesse sentido, investigar os motivos de prática de atividade física a luz dessa teoria de comportamento pode ser útil ao Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro para aprimorar a aderência dos usuários do SUS a programas de atividade física, como o Programa Academia da Saúde. Dessa forma, o objetivo geral desse projeto é analisar os determinantes motivacionais para a prática de atividade física em usuários do Programa Academia da Saúde do Brasil. Os objetivos específicos são: a) desenvolver estudo epidemiológico nas cinco regiões geográficas brasileiras sobre os determinantes motivacionais para a prática de atividade física em usuários do Programa Academia da Saúde; b) descrever por meio da teoria da autodeterminação os fatores motivacionais para a prática de atividade física em usuários do Programa Academia da Saúde; c) verificar a associação entre os fatores motivacionais para a prática de atividade física e a aderência dos usuários ao Programa Academia da Saúde; d) predizer por meio de técnica de Machine Learning a aderência dos usuários do Programa Academia da Saúde à prática de atividade física; e) desenvolver um aplicativo eletrônico a partir do algoritmo de Machine Learning para ser disponibilizado para os profissionais da Atenção Primária à Saúde no Brasil que consiga predizer qual usuário do Programa Academia da Saúde está mais (ou menos) motivado para manter a aderência à prática de atividade física. Para atender a esses objetivos está sendo proposto fazer um levantamento epidemiológico de delineamento transversal nas cinco regiões geográficas do país em municípios que possuem pólos do Programa Academia da Saúde. A amostra estimada para essa pesquisa é de 3.000 usuários (sendo 600 usuários por região geográfica), de ambos os sexos, com idade de 18 anos ou mais. A pesquisa será desenvolvida por entrevista telefônica, de modo que a situação atual da pandemia de COVID-19 não atrapalhe a coleta de dados. Todas as variáveis da pesquisa serão colocadas no instrumento de medida de forma estruturada, com as opções de resposta para facilitar a entrevista. As variáveis que comporão o instrumento de medida são: aspectos sociodemográficos, utilização de serviços de saúde, utilização e percepção sobre o Programa Academia da Saúde, nível de atividade física, estágios de mudança de comportamento para atividade física, aspectos motivacionais para a prática de atividade física com base na teoria da autodeterminação, utilizando-se do questionário Behavioral Regulation in Exercise, versão 3, autorrelato de doenças crônicas, aspectos do estilo de vida. Dessa forma, esse projeto que terá como base a teoria da autodeterminação, tem como relevância científica contribuir para a literatura com um estudo de abrangência nacional a ser desenvolvido em usuários do SUS com diferentes características socioeconômicas e culturais. Essa informação ainda não foi levantada na literatura e, pode auxiliar a compreender os fatores motivacionais que fazem com que usuários do Programa Academia da Saúde permaneçam por mais tempo nas atividades, auxiliando a reformular as ações dos profissionais da Atenção Primária à Saúde no Brasil para o tema atividade física. Como relevância tecnológica/inovação, essa proposta propõe utilizar a técnica de Machine Learning para predizer a permanência dos usuários do Programa Academia da Saúde. Ou seja, a partir dos motivos levantados à luz da teoria da autodeterminação, será proposto um modelo preditivo de aderência ao Programa com base nos motivos para a prática. Isso é inovador porque a Ciência de dados está em uma evolução suficiente que permite aplicabilidade na área da saúde, o que pode reduzir custos do sistema de saúde no direcionamento de ações para a sociedade. A partir do momento que o profissional de saúde consegue ter uma ferramenta de trabalho que irá predizer se o usuário do Academia da Saúde terá mais (ou menos) aderência ao Programa, ações direcionadas de mudança de comportamento podem ser aplicadas. Para tal, essa proposta resultará em um aplicativo eletrônico que será chamado MOTIVA-SUS a ser usado pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde que informará o grau de aderência daquele usuário ao Programa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Wed Dec 02 00:00:00 BRT 2020-Thu Nov 30 00:00:00 BRT 2023
Diego Augusto Santos Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
guia de avaliação da aptidão física relacionada à saúde de crianças e adolescentes que vivem com o hiv: estudo saúde posithiva etapa ii
Resumo:
Com a introdução da terapia antirretroviral combinada (TARV), na década de noventa, modificou-se a caracterização de fatalidade do HIV/AIDS para de doença crônica controlável, aumentando substancialmente a expectativa e qualidade de vida de crianças e adolescentes infectados pelo HIV. Apesar de ser a principal ferramenta no tratamento do HIV/AIDS, e assim, prolongamento e melhora da condição de vida de crianças e adolescentes que vivem com o HIV, o uso contínuo de TARV pode conduzir à efeitos adversos como complicações dos sistemas cardiovascular e nervoso, dislipidemia, resistência à insulina e alterações na composição corporal (distribuição anormal da gordura corporal e redução do componente mineral ósseo), além da toxicidade mitocondrial e renal. A prática de atividade física é recomendada pelo Ministério da Saúde como terapia auxiliar ao tratamento medicamentoso no contexto do HIV/AIDS, por ter se demonstrado como ferramenta de proteção à saúde de crianças e adolescentes que vivem com o HIV, gerando benefícios no estado clínico geral, na aptidão física relacionada à saúde e aspectos psicológicos, com baixo custo de investimentos e fácil acesso. Os componentes da aptidão física relacionada à saúde incluem a aptidão cardiorrespiratória, composição corporal, flexibilidade, força e resistência muscular. Níveis adequados dos componentes da aptidão física relacionada à saúde estão associados à fatores de proteção de doenças crônicas não transmissíveis, bem como doenças cardiometabólicas, como a redução da gordura corporal, menor incidência de dislipidemia e mediadores de inflamação (proteína C reativa [PCR], isoleucina [IL] -6, fator de necrose tumoral [TNF-alfa]). Embora existam recomendações que norteiem os tipos e níveis de atividades à serem realizadas por crianças e adolescentes com diagnóstico de HIV, e existam ferramentas de avaliação da aptidão física de crianças e adolescentes não diagnosticadas com o HIV estabelecidas na literatura, não se conhece ainda as melhores formas de se avaliar os níveis de aptidão física em crianças e adolescentes que vivem com o HIV. Face ao exposto, propõem-se o presente estudo com o objetivo de desenvolver protocolo de avaliação da aptidão física relacionada à saúde em crianças e adolescentes que vivem com o HIV, a ser utilizado por meio de ferramenta tecnológica de baixo custo e fácil acesso para uso nos serviços de saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Mon Jun 01 00:00:00 BRT 2020-Thu Nov 30 00:00:00 BRT 2023
Diego Carvalho Viana
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fatos históricos científicos da região tocantina do maranhão
Resumo:
A Região Tocantina aponta como uma das mais promissoras do Estado do Maranhão. Sua vocação para o agronegócio já está consolidada. E nas últimas décadas a Região aponta para ser um grande centro de Educação. A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) recentemente tem se esforçando para difundir Ciência nas diferenças áreas. Nesse contexto a realização da SNCT com apoio do CNPq já foi aprovada nos dois últimos anos, e neste enviamos mais uma vez como forma de tornar essa semana simbólica e viável em nossa região em viabilizar uma proposta lúdica de transversalidade de difusão e popularização da ciência, tecnologia e inovação, bem como sucinta aspectos do BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Diante das diferenças sociais e regionais a realização de um evento como esse corrobora o compromisso do CNPq e UEMASUL em proporcionar um diálogo com diferentes públicos e locais extra muros. As duas maiores cidades do sudoeste do Maranhão Imperatriz e Açailândia, terão o enorme prazer em serem sedes desse belo evento.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA - MA - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Diego Carvalho Viana
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a transversalidade da tríplice hélice (indústria, universidade e governo) no design thinking
Resumo:
ARegião Tocantina aponta como uma das mais promissoras do Estado do Maranhão. Sua vocação para o agronegócio já está consolidada. E nas últimas décadas a Região aponta para ser um grande centro de Educação. A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) recentemente tem se esforçando para difundir Ciência nas diferenças áreas. Nesse contexto a realização da SNCT com apoio do CNPq poderá viabilizar uma proposta lúdica de transversalidade de difusão e população da Ciência nos municípios de Imperatriz e Açailândia assim como os demais. Diante das diferenças sociais e regionais a realização de um evento como esse corrobora o compromisso do CNPq eUEMASUL em proporcionar um diálogo com diferentes públicos e locais extra muros. As duas maiores cidades do sudoeste do Maranhão terão o enorme prazer em serem sedes desse belo evento.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA - MA - Brasil
Vigência:
Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Diego Carvalho Viana
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ecotoxicologia e biomonitoramento do meio aquático
Resumo:
Os organismos presentes no ambiente aquático estão, regularmente, expostos a misturas complexas de agentes químicos, de natureza biogénica (metabolitos de plantas e animais; toxinas produzidas por fungos, plantas e animais) e antrópica (pesticidas, fármacos, químicos industriais). A exposição contínua de organismos vivos a uma mistura complexa de tóxicos, provoca danos em suas estruturas e processos biológicos, que podem ser avaliados a partir de ensaios histopatológicos e enzimáticos. O fígado é um excelente biomarcador histopatológico, uma vez que ele é responsável pelo metabolismo de substâncias tóxicas, podendo sofrer alterações quando exposto a poluentes. Além disto, quando o metabolismo hepático dos peixes é exposto a poluentes pode alterar a composição bioquímica do animal, com liberação de enzimas hepáticas na circulação e alterações histológicas. As substâncias xenobióticas em sistemas aquáticos possuem alvos específicos (tecidos, órgãos), causando determinados efeitos que podem ser monitorados, como a inibição da atividade de algumas enzimas (AChE, CAT e GST). Este curso, apesar de curta duração, visa impulsionará o avanço científico no Maranhão pelo envolvimento de estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e demais interessados. Além de terem a oportunidade de conhecer as técnicas de investigação mais importantes empregadas na área de ecotoxicologia, serão capacitados à atuação profissional. Lembrando, que o monitoramento de potenciais efeitos nocivos da ação antrópica em sistemas aquáticos são essenciais, sobretudo, quando estamos falando de ambientes aquáticos ricos em ictiofauna e com populações locais dependentes de seus produtos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA - MA - Brasil
Vigência:
Tue Dec 07 00:00:00 BRT 2021-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Diego José Santana Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
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Currículo
Título do Projeto:
conservação da diversidade taxonômica, funcional e genética dos anfíbios e répteis da bacia do alto paraguai
Resumo:
As alterações humanas nos ambientes naturais têm causado impactos drásticos sobre a biodiversidade. Neste século das extinções, taxonomistas estão em uma corrida contra o tempo para conhecer e descrever a biodiversidade, e muitas das novas espécies são descritas já sob algum grau de ameaça. O desafio da taxonomia é ainda maior por sabermos que os meios tradicionais de abordagem da disciplina subestimam a riqueza de linhagens evolutivas. Entretanto, o reconhecimento da diversidade críptica tornou-se mais fácil com o uso de métodos que utilizam dados moleculares, análises filogenéticas e filogeográficas. Assim, práticas integrativas são essenciais para o avanço na taxonomia. Entre as diversas ameaças sobre a herpetofauna nos dias atuais, o fogo é um distúrbio que impacta de formas diferentes a herpetofauna dependendo da escala, afetando direta (matando os indivíduos) ou indiretamente (alterando e/ou extinguindo os habitats). Numa escala mais ampla, o fogo pode gerar a extinção local de populações que se reproduzem em corpos dágua isolados. Por exemplo, no Pantanal, inserido dentro da Bacia do Alto Paraguai (BAP), foi contabilizado recentemente carcaças de animais encontradas e, baseado em um modelo matemático, as serpentes aquáticas representaram 60% do total dos 17 milhões de vertebrados queimados. Assim, cada vez mais, a utilização de ferramentas integradas é empregada para descoberta dos padrões de distribuição das espécies e delimitação de áreas de grande diversidade. Baseado na necessidade de melhor identificar e revelar a diversidade da herpetofauna na BAP, e para cobrir lacunas zoológicas e evolutivas antes que incêndios florestais e outros efeitos das atividades antrópicas continuem a promover extinções, este projeto visa avaliar a taxonomia, diversidade funcional e genética dos anfíbios e répteis da BAP, além de identificar áreas de maior importância biológica para esses animais e regiões com maiores ameaças, principalmente aquelas atingidas pelo fogo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Diego Mauricio Yepes Maya
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
valorização energética de biomassa residual para precursores de alto valor energético
Resumo:
Visando melhorar os processos de geração de energia não convencional a partir de biomassa, o presente projeto tem como objetivo contribuir à segurança energética do brasil, propondo o estudo do processo de pirólise através de estudos cinéticos e modelos computacionais. O projeto visa, entre outros produtos, modelar sob diferentes condições operacionais a pirólise de resíduos agroindustriais. A biomassa selecionada (fécula de mandioca) representa um problema de poluição para o setor agroindustrial devido a práticas indevidas de disposição final, onde os resíduos concentrados em grandes quantidades poluem o meio ambiente, específicamente o solo, oferecendo uma oportunidade para seu aproveitamento pela rota termoquímica. Por outro lado, a tecnologia a estudar (pirólise) tem grande potencial por seu baixo consumo energético para converter a biomassa em diversos bioenergéticos (biochar, bio-oil e gases não condensáveis). De maneira complementar, propõe-se utilizar técnicas avançadas como a termogravimétrica acoplada a espectrômetro massas e a espectrofotometria infravermelha com transformada de Fourier (TG/MS/FTIR) para obter informação que permita validar modelagem e simulação do processo de pirólise e estabelecer faixas de operação de sistemas a grande escala. A pesquisa científica trabalha intensivamente para encontrar soluções que ajudem a diminuir as emissões dos gases de efeito estufa e nesse sentido, os recursos de biomassa sustentáveis têm crescido em importância como alternativas parciais aos recursos fósseis. Os produtos da pirólise da biomassa, por exemplo obio-oil poderiam substituir os combustíveis líquidos sem aumentar a quantidade de CO2 depositado na atmosfera, devido que a mesma quantidade de CO2 é capturada no processo de crescimento da biomassa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Dijnane Fernanda Vedovatto Machado
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a relação entre a universidade e a escola no estágio supervisionado em educação física: estudo de casos múltiplos
Resumo:
No estágio os estudantes acedem ao contexto real de ensino, experienciando a panóplia de funções cometidas pelo professor, compreendendo e assimilando a cultura profissional da escola. Este projeto, tem como objetivo identificar e analisar a inserção profissional do estudante estagiário na escola, tendo como referência a docência como profissão. Por forma a responder ao propósito serão considerados os níveis nacional, local e pessoal (dos intervenientes no processo). A pesquisa qualitativa se caracteriza como estudo de casos múltiplos, pois trata de analisar e compreender os contextos de universidade e professores da escola. O estudo está organizado em dois momentos: análise documental (análise de documentos institucionais e marcos regulatórios que abordam a formação de professores e os estágios supervisionados); contato com o público alvo (egressos; professores orientadores e equipe diretiva)de quatro instituições de formação de professores de Educação Física, três nacionais e uma internacional. A seleção de participantes será com base nos profissionais que já receberam (ou recebem) estagiários, pois essa condição permitirá que a discussão abarque elementos advindos das experiências relacionadas aos processos de inserção profissional. A coleta de dados se dará por meio de fonte documental, grupo focal que pode ser entendido como uma entrevista em grupo com egressos dos cursos de formação de professores em Educação Física e entrevistas individuais com professores e equipe gestora da escola que recebe estagiários. Os dados serão triangulados e analisados usando procedimentos dedutivo-indutivos de análise ao longo do processo de condensação e exibição de dados, bem como no desenho e verificação das conclusões. Com esse trabalho há como perspectiva fornecer subsídios para uma política de estágio supervisionado que melhore a relação entre a universidade e a escola enquanto espaço formativo que reúna o campo profissional e o acadêmico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mobilização via redes sociais digitais para o compartilhamento de práticas inovadoras no ensino superior
Resumo:
As redes sociais digitais (RSD) como o Linkedin, Instagram, WhatsApp e Facebook totalizam cerca de 140 milhões de usuários ativos. Diante disso, este estudo dá sequência a pesquisa iniciada em 2014 Portal Observa - Observatório de Inovações de Práticas de Ensino e Aprendizagem(www.observatoriodepraticas.com.br). Seu objetivo é analisar a contribuição das RSD para a mobilização do compartilhamento de experiências de ensino e aprendizagem, empreendidas nas salas de aula de cursos de graduação, em um portal na Internet. Hipótese: as RSD contribuem, como um instrumento mobilizador e a partir da interação entre usuários, para promover mais acessos ao Portal Observa, propiciando que um número maior de professores se desenvolvam profissionalmente, a partir do conteúdo disponibilizado e da colaboração entre usuários. Este estudo fenomenológico ocorrerá em 7 fases: 1ª aplicação de um questionário para selecionar docentes; 2ª a partir das respostas obtidas com o questionário, serão criados perfis do Portal Observa nas RSD; 3ª. serão realizadas transmissões ao vivo como esses professores para o compartilhamento de práticas 4ª. realização de entrevistas para entender como a participação nas transmissões os impactou; 5ª o conteúdo obtido com as transmissões será adaptado e complementado de forma colaborativa com uma equipe de apoio para posterior postagem no portal. Ao longo da elaboração dos conteúdos, os materiais serão apresentados e discutidos com os professores e após as validações, será disponibilizado no portal; 6ª. os docentes serão novamente entrevistados para relatarem as aprendizagens e experiências vividas durante a produção; 7ª. passados seis meses do material disponibilizado, será realizada uma nova entrevista com os professores participantes para compreender de que forma utilizaram o portal, se foram procurados para auxiliar outras pessoas devido à participação no portal, se passaram a colaborar mais ou menos com os colegas, entre outras questões.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Dimas Brasileiro Veras
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
19ª semana nacional de ciência e tecnologia (snct) do ifpe campus recife: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
O presente projeto visa empreender a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SSNCT) do IFPE Campus Recife: Bicentenário Da Independência: 200 Anos De Ciência, Tecnologia E Inovação No Brasil, como evento intermunicipal que conta com a participação de outros campi do IFPE e escolas públicas e privadas dos municípios de Camaragibe, Jaboatão e Recife na construção, socialização e divulgação de conhecimentos e de produtos científicos, tecnológicos, pedagógicos e culturais que contribuam com a divulgação e popularização científica. Em sua 15ª edição, a SNCT do IFPE campus Recife já se tornou uma tradição para o ambiente educacional da zona oeste do Recife, tanto pela sua excelência enquanto evento de divulgação e formação científica e tecnológica, quanto pela tradição da centenária da Escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco de cuja história faz parte. A participação se dará através da programação geral do evento e das atividades autogestionadas propostas pela comunidade acadêmica e parceiros da sociedade com como palestras, mesas redondas, minicursos, atividades culturais, oficinas, workshops, debates, jogos interativos, entre outras ações com a participação de outros campi do IFPE e de escolas públicas e privadas dos municípios de Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, municípios pertencentes à Região Metropolitana do Recife, além daquelas instituições localizadas na própria capital pernambucana. A SNCT, também, tem em sua programação, outros eventos institucionais do IFPE campus Recife. Lista-se os eventos: Big Band e a Virada Cultura, eventos culturais do campus; a Feira de Cursos técnicos, profissionais, tecnológicos e licenciaturas; o Festival de Núcleos de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Deficientes, Gênero e Diversidade; e Semana Acadêmica do IFPE, com a Jornada de Iniciação Científica e o Encontro de Pesquisadores do IFPE.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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