Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Amanda Danuello Pivatto

Ciências Biológicas

Ecologia
  • identificação química de marcas olfativas da abelha xylocopa frontalis para otimização da polinização de cultivos de maracujá-amarelo (passiflora edulis)
  • O Brasil se destaca como um dos principais produtores mundiais de maracujá-amarelo, espécie de grande interesse econômico que, devido à autoincompatibilidade, depende de polinizadores para a formação de frutos. Os principais polinizadores do maracujá são as grandes abelhas solitárias do gênero Xylocopa, comumente conhecidas como mamangavas. Considerando o manejo dessas abelhas para incremento da polinização do maracujá-amarelo, um dos desafios é a atração e manutenção de ninhos em larga escala para o uso em cultivos agrícolas. Nesse contexto, o objetivo dessa proposta visa o uso da identificação química de marcas olfativas do principal polinizador do maracujá (Xylocopa frontalis) como ferramenta para aprimoramento de técnicas de manejo, o que pode representar impactos positivos na conservação e no uso comercial desses importantes polinizadores. As amostras serão coletadas de indivíduos de X. frontalis e de seus ninhos, tanto em áreas de criação quanto de indivíduos que nidificam em ninhos naturais. Os componentes voláteis liberados pelas abelhas serão coletados utilizando duas metodologias: i) aeração e ii) extração por solvente e ambas serão desenvolvidas evitando o sacrifício das abelhas. As amostras obtidas através das diferentes metodologias de coleta serão analisadas por Cromatografia a Gás acoplada à Espectrometria de Massas (CG-EM). A elucidação estrutural dos componentes presentes nos extratos será realizada por meio de análises cromatográficas, espectrometria de massas e ressonância magnética nuclear. Após identificação dos compostos responsáveis pela comunicação entre os indivíduos de X. frontalis, pretende-se desenvolver uma solução atrativa (“spray”) para a espécie e avaliar sua eficácia na atratividade de fêmeas de X. frontalis em dois abrigos de abelhas com ninhos-armadilha novos.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Thu Jan 11 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Amanda Duarte Gondim

Engenharias

Engenharia de Energia
  • estudo de condições reacionais para produção de bioquerosene de aviação por hidroprocessamento (reator contínuo) e eletroquímica.
  • A demanda por combustíveis de alto potencial energético é crescente, além das pressões por uma matriz diversificada e limpa, que conciliam a sua expansão em uma base sustentável, renovável e com baixas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Dentro dos transportes, o aéreo merece uma atenção especial, pois para cumprir as metas de redução da emissão de CO2 estabelecidas pelo Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) à partir de 2027, uma das opções mais efetivas e viáveis é a troca do combustível fóssil por combustíveis sustentáveis, pois a possibilidade de eletrificação a curto e médio prazo é inexistente. Diante disso, o desenvolvimento de tecnologia ​​e inovação fornecerá segurança para que o setor produtivo invista na estruturação da cadeia de produção e uso para o bioquerosene de aviação no Brasil. Portanto, esse projeto tem como objetivo estudar as condições reacionais para produção de bioquerosene de aviação em um reator catalítico contínuo e por método eletroquímico a partir de óleos vegetais que têm produtividade no Brasil, como sebo bovino e óleo de dendê. Processos eletroquímicos representam rotas alternativas promissoras para promover transformações redox de forma mais limpa, sustentável e segura. O upgrading descarboxilativo de óleos vegetais via eletrólise de (não-)Kolbe tem demonstrado elevado potencial para obter compostos de maior valor agregado, sobretudo para a indústria de energia. Também serão realizados estudos de estabilidade térmica e oxidativa, bem como ao desenvolvimento de metodologias para determinar a qualidade do produto. Como resultados esperados, a obtenção dos dados da produção de bioquerosene de aviação, estudo da estabilidade térmica e oxidativa e avaliação da qualidade. Os dados produzidos no projeto são de suma importância para incentivar a produção de bioquerosene no Brasil e auxiliar na tomada de decisão de políticas públicas, principalmente no âmbito do Programa Combustível do F
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Amanda Gonçalves Bendia

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • aeromicroantar - bioaerossóis marinhos na atmosfera antártica: padrões de dispersão microbiana e impactos climáticos e antropogênicos
  • No Antropoceno, as mudanças climáticas estão afetando a maior parte da vida na Terra. As evidências do aquecimento global são incontestáveis, com regiões como a Península Antártica já experimentando mudanças significativas em seus ecossistemas devido a intensificação de eventos extremos. Esses eventos podem influenciar a dispersão de células microbianas, transportando bioaerossóis de regiões costeiras ao interior do continente Antártico. Os microrganismos lançados da superfície oceânica em bioaerossóis podem formar núcleos de condensação de nuvens, contribuindo para a forçante climática regional. Há evidências de um aumento na presença de aerossóis marinhos que alcançam o Continente Antártico, sugerindo uma interação complexa entre aerossóis, clima e microrganismos. Esta proposta é motivada por nossos resultados pretéritos que identificaram a presença de microrganismos de origem marinha depositados na neve do módulo Criosfera1, levantando a hipótese de que tais microrganismos poderiam ser transportados através de bioaerossóis da Península Antártica para o interior do continente. Pretendemos responder a esta hipótese analisando o microbioma de amostras de ar na atmosfera antártica, procurando entender a distribuição, viabilidade e mecanismos de sobrevivência dos microrganismos transportados via troposfera em bioaerossóis marinhos, a fim de determinar se os mecanismos de seleção pré e pós-deposicionais são estocásticos ou determinísticos. Este estudo contará com uma abordagem aerobiológica multidisciplinar ao comparar a diversidade microbiana com as mudanças de trajetória de ar devido a eventos extremos como os ciclones bomba. O projeto vai investigar a função dos microrganismos como nucleadores gelo e seu impacto nas mudanças climáticas. Além disso, ele examinará a disseminação de microrganismos patogênicos e genes resistentes a antibióticos perto de estações de pesquisa e áreas turísticas. Os resultados ajudarão a criar programas futuros de monitoramento.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Fri Dec 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Amanda Marília da Silva Sant'Ana

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • lactofermentação de leite asinino adicionado de extrato do resíduo da pitaia (hylocereus polyrhizus) microencapsulado
  • O aumento do número de pessoas com alergia à proteína do leite de vaca tem levado à busca por alimentos similares nutritivos, saborosos e com propriedades funcionais, o que coloca em evidência o leite asinino. No Brasil, o consumo de leite asinino e seus derivados ainda é incomum e restrito, por isso é de suma importância estimular essa prática. A elaboração de produtos derivados de leite asinino adicionados de resíduos de frutas é uma proposta que contribui para o consumo e produção responsáveis (ODS 12 da ONU) e para a disponibilização de um produto que auxilia na manutenção da saúde e prevenção de doenças. O aproveitamento do resíduo do processamento agroindustrial da pitaia (majoritariamente casca) visa promover este resíduo a subproduto, considerando que é fonte de compostos bioativos com propriedades biológicas (antioxidante, antimicrobiana, anticancerígena e anti-inflamatória) importantes. A microencapsulação torna os compostos bioativos mais estáveis no produto elaborado, facilitando sua aplicação, e a lactofermentação proporciona biotransformações que aumentam a biodisponibilidade destes compostos. Por isso, a microencapsulação de compostos bioativos do extrato do resíduo da pitaia adicionados ao leite asinino e sua lactofermentação são estratégias que podem garantir o melhor aproveitamento do resíduo da fruta. Diante do exposto, esta proposta tem a hipótese de que compostos bioativos do extrato microencapsulado do resíduo da pitaia estarão mais biodisponíveis em leite asinino após a lactofermentação. Para confirmar esta hipótese, esta pesquisa será executada em quatro etapas, com metodologias para obtenção e caracterização dos extratos do resíduo da pitaia, microencapsulação dos extratos e caracterização das microcápsulas, lactofermentação de leite asinino adicionado do extrato do resíduo da pitaia microencapsulado e digestão gastrointestinal simulada in vitro de leite asinino fermentado adicionado do extrato do resíduo da pitaia microencapsulado.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Amélia Carlos Tuler

Ciências Biológicas

Botânica
  • revitalização, manutenção e informatização do herbário ufrr como instrumento de pesquisa, divulgação científica e conservação da diversidade vegetal do estado de roraima.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
  • Mon Jan 16 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026