Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Odete Holanda Mariano

Engenharias

Engenharia Civil
  • avaliação de desempenho de camadas de coberuras oxidativas em ateros de resíudos sólidos para redução das emissções de gases de efeito estufa (gee)
  • Este projeto tem como objetivo estratégico contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa devido as emissões fugitivas de biogás pela camada de cobertura de aterros de resíduos sólidos. É sabido que as camadas de cobertura de aterros de resíduos sólidos têm como finalidade evitar a entrada de água de chuva na massa do aterro, bem como evitar as emissões de biogás para a atmosfera, o que acarreta emissões de gases de efeito estufa. Apesar de bem construídas, as camadas de cobertura convencionais (construídas com solos compactados) perdem eficiência ao longo do tempo, devido aos períodos secos e chuvosos, o que acarreta um aumento da permeabilidade tanto a água quanto ao gás em torno de 1000 vezes. Vários autores indicam que as emissões de biogás pela camada de cobertura podem chegar a 40% das emissões de um aterro sanitário. Assim, é necessário se avaliar o desempenho de outros materiais (denominados camadas de coberturas alternativas) para substituir o solo compactado. No Brasil, já existem diversos estudos (em laboratório) que avaliam a eficiência de misturas de solos + composto orgânico. Este projeto visa avaliar o desempenho, em laboratório, de uma camada formada apenas por composto orgânico. Para tanto, inicialmente serão simuladas em laboratório 1 camada de 60 cm de solo argiloso com características utilizadas nas camadas convencionais e 1 camada de 60 cm de material compostado onde serão avaliadas as características de granulometria e compactação, permeabilidade a água e ao ar e curva de retenção dos materiais. Após esta etapa serão montados 2 ensaios de coluna para simular o fluxo de biogás pelas camadas de cobertura. Nesta etapa serão avaliados o fluxo de biogás ao longo do tempo e o desempenho da camada considerando os ciclos de umedecimento e secagem (períodos chuvosos e secos).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maria Paula Panúncio Pinto

Ciências Humanas

Educação
  • violência interpessoal em contexto universitário: ampliando a compreensão do fenômeno na perspectiva de estudantes de graduação de diferentes áreas do conhecimento em instituições de ensino superior públicas e privadas
  • A violência universitária é o foco desta proposta de investigação, que se estabelece a partir do reconhecimento da necessidade de aprimorar a compreensão sobre a Violência Interpessoal (VIP) e a violação de direitos humanos na Universidade, situações que afetam a saúde, qualidade de vida, permanência e adaptação dos estudantes. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido desafiadas a enfrentar a VIP e garantir a inclusão e a permanência de todos os estudantes. Nesse contexto, diagnósticos são importantes para apoiar a gestão educacional na construção de políticas para lidar com o problema de forma efetiva. Este estudo se propõe a abordar estudantes de graduação de quatro IES de diferentes naturezas (publica, privada) do interior do estado de São Paulo, com cursos nas três grandes áreas de conhecimento, para verificar a prevalência de violência interpessoal observada e vivenciada por eles, além de descrever as violências presentes no cotidiano acadêmico, e verificar fatores a ela associados: marcadores sociais, tipos de instituição (pública X privada), período do curso, grande área do conhecimento (exatas, humanas e biológicas), curso/carreira. Para tanto, através de desenho quanti-quali, e cálculo amostral considerando estratificação e representatividade, utilizará instrumentos estruturados (Escala VIP Universitária, Questionário Sociodemográfico) e entrevista em profundidade com participantes que obtiverem os maiores scores na Escala, que foi construída e validada em face, conteúdo e psicometria, para suprir uma ausência de instrumentos para abordagem ampla das manifestações da VIP na universidade (estudos abordam tipos específicos, em cenários específicos). Resultados podem subsidiar políticas universitárias de prevenção, sensibilização e enfrentamento, diante da percebida dificuldade das IES em lidar com a violência e a violação de direitos, bem como de transformar as relações em seu interior.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026