Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Stefany Grutzmann Arcari

Outra

Divulgação Científica
  • xi semana nacional de ciência e tecnologia: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • O IFSC é uma instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e oferece educação básica, profissional, superior e em nível de pós-graduação em estrutura multicampi. Atualmente, o IFSC possui 22 câmpus localizados em diferentes regiões do estado de Santa Catarina, com sede e foro em Florianópolis. O Câmpus São Miguel do Oeste foi implantado em 2009 e possui profissionais capacitados e infraestrutura adequada para a organização e realização do evento. O IFSC-SMO oferta ensino médio, técnico e graduação com o objetivo de realizar a escolarização, capacitação, qualificação e disseminação de conhecimento entre os estudantes e a comunidade, acreditando que o conhecimento adquirido pelos estudantes durante sua formação possa contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas de produção. Dessa forma, vimos por meio deste documento, anunciar o projeto de realização da XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT) com o tema central “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil", que acontecerá de 17 a 23 de outubro de 2022 no IFSC-SMO, além de ações extramuros vinculadas à XI SNCT, em cooperação com AMEOSC, CONDER, ACISMO, Colegiado de Secretarias Municipais de Educação da AMEOSC e escolas municipais e estaduais de educação básica e técnica. As atividades ofertadas durante a XI SNCT serão: IV Seminário de Iniciação Científica (IV SIC) com apresentação de trabalhos científicos nas modalidades oral, banner e escrita), oficinas, mostras, gincana, feira de ciências das escolas de educação básica de abrangência estadual, dias portas abertas, apresentações culturais e artísticas e palestras. Todas essas atividades serão desenvolvidas para os discentes do ensino médio e/ou técnico de escolas de educação básica e alunos da educação superior de Santa Catarina. A SNCT 2022 proporcionará a divulgação e a difusão do conhecimento, bem como estimulará a geração de novos conhecimentos para o fortalecimento da inovação tecnológica.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Stela Luiza de Mattos Ansanelli

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • o peso macroeconômico da indústria de bens e serviços ambientais no brasil
  • O desenvolvimento da indústria de bens e serviços ambientais tem sido visto por diversas nações como forma de sair de crises econômicas, sobretudo da crise financeira de 2008. O setor é visto com potencial capaz de gerar um maior volume de empregos por unidade de investimento. Há uma lista de bens e serviços de gestão da poluição, tecnologias limpas e gestão de recursos, proposta pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é internacionalmente aceita para compor o setor. Os empregos verdes são postos de trabalho que contribuem para redução de impactos ambientais. A abordagem setorial de empregos verdes os relacionam ao setor ambiental onde o emprego é gerado. No Brasil poucos estudos foram realizados e o país carece de dados empíricos sobre empregos verdes e setor verde, dificultando a identificação de seus impactos na economia e outras comparações empíricas. O objetivo geral do projeto é estimar o peso macroeconômico da indústria de bens e serviços ambientais no Brasil. Para tanto, o projeto apresenta dois objetivos específicos: 1- Delimitar a indústria de bens e serviços ambientais no Brasil; 2- Avaliar seu impacto no mercado de trabalho através de uma nova abordagem setorial de empregos verdes. A metodologia será realizada em duas etapas, para atender os dois objetivos específicos: 1- Mapear as empresas do setor, por meio de pesquisa de palavras-chaves na internet dos produtos da lista de bens e serviços ambientais da OCDE, de consulta ao site Revista Meio Ambiente Industrial, de contato com especialistas e de participação em feiras industriais do setor; 2- Levantar o número de empregos formais nas empresas do setor no período atual, por meio de contato eletrônico e telefônico, e compara-los com outros resultados e verificar sua participação no emprego total formal do país. Estudos internacionais utilizaram metodologia similar e regiões vem investindo no setor, como The European Green Deal.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025