Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Marcia de Sá Guimarães

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • avaliação da implementação do sequenciamento de genoma completo para o diagnóstico, detecção de resistência e escolha de esquema terapêutico da tuberculose em condições de prática clínica.
  • A tuberculose resistente a medicamentos (TB-R) é um sério problema de saúde pública, agravado nas populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua e/ou vivendo com HIV. Combater a resistência é uma prioridade do Programa Nacional de Controle da TB. O diagnóstico detalhado e rápido da TB-R é crucial, pois permite o tratamento personalizado, que aumenta o sucesso, reduz efeitos adversos e promove a adesão. No entanto, os testes de sensibilidade utilizados para detectar resistência em isolados do complexo Mycobacterium tuberculosis são laboriosos e não abrangem todos os fármacos e mutações associadas a resistência. Assim, desde 2018 a Organização Mundial da Saúde recomenda o sequenciamento de genoma completo (SGT) de isolados para detecção da TB-R, implementação que permanece pendente no Brasil. No último ano, nosso grupo de pesquisa desenvolveu processos laboratoriais para detecção de resistência utilizando SGT no laboratório de referência do estado de São Paulo (SP). Sequenciamos isolados multi-droga resistentes, estabelecemos critérios de qualidade de sequenciamento e desenvolvemos uma pipeline de bioinformática para detecção de mutações, permitindo a detecção de resistência aos fármacos anti-TB utilizados no país. Neste projeto, pretendemos refinar os processos do diagnóstico laboratorial e desenvolver um laudo diagnóstico. Também avaliaremos os custos do SGT, a transmissão de estirpes resistentes e conduziremos um estudo clínico multicêntrico para avaliar o desfecho do tratamento de pacientes com TB-R que se beneficiaram do diagnóstico de resistência por SGT. Produziremos dois produtos, a pipeline e o laudo diagnóstico, com potencial aplicação nacional. Compreender a doença, as especificidades relacionadas a TB-R e enfrentar o estigma serão as temáticas norteadoras dos materiais e ações do comitê comunitário. Os resultados poderão transformar a visão clínica e epidemiológica da TB-R em SP, com benefícios diretos para atenção primária e especializada do SUS.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Maria Benko Iseppon

Ciências Agrárias

Agronomia
  • peptídeos modificados in silico: bioinformática e biotecnologia na defesa vegetal
  • Estatísticas recentes indicam perdas entre 20 e 40% de toda a produção agrícola do planeta devido a patógenos e pragas, com prejuízos anuais da ordem de 220 bilhões de dólares. Da mesma forma, as perdas pós-colheita trazem enormes prejuízos. O presente projeto pretende avaliar peptídeos antimicrobianos de plantas (P-AMPs, Plant Antimicrobial Peptides) os quais serão racionalmente modificados de modo a incrementar sua ação contra fitopatógenos. Trabalhamos com P-AMPs e bioinformática há 15 anos, tendo desenvolvido um pipeline in silico capaz de identificar e modificar P-AMPs racionalmente, gerando RAMPs (Rationally modified AntiMicrobial Peptides). Após design racional, RAMPs podem ser avaliados via bioinformática contra alvos moleculares de fitopatógenos (via molecular docking), bem como quanto à sua toxicidade, e alergenicidade. Os RAMPs candidatos mais promissores serão testados em laboratório quanto à atividade antimicrobiana contra fitopatógenos. Também serão avaliados in vitro quanto à sua cito-genotoxicidade, mutagenicidade e antimutagenicidade e in vivo em modelo murino. O projeto pretende identificar no mínimo 200 P-AMPs, modificar racionalmente e sintetizar no mínimo trinta RAMPs, selecionando dois para testes em Arabidopsis thaliana e transformação de soja e Feijão-Caupi. Também pretendemos no selecionar no dos RAMPs para expressão heteróloga testando diferentes veículos - bactéria (Escherichia coli), levedura (Pichya pastoris), alga unicelular (Chlamydomonas reinhardtii) e in planta (molecular farming) visando sua produção para uso como veículo para a defesa vegetal e a proteção de alimentos (especialmente frutos) na fase pós-colheita. Pretendemos ao final do projeto ter produzido no mínimo seis eventos de transformação bem sucedidos (2 plantas e quatro para produção heteróloga), oito patentes, registro de dois softwares, bem como 20 artigos científicos, considerando as abordagens do presente projeto.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Feb 06 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Benko Iseppon

Ciências Biológicas

Genética
  • bio3apcne – biodiversidade, bioinformática e biotecnologia aplicadas a compostos de plantas do nordeste
  • Plantas são repositórios naturais de moléculas bioativas, compreendendo a base de muitas moléculas de importância para a saúde humana, incluindo moléculas de defesa contra agentes patogênicos. O presente projeto pretende – a partir de dados de ômicas de plantas extremófilas – prospectar peptídeos antimicrobianos (P-AMPs, Plant Antimicrobial Peptides) os quais serão racionalmente modificados de modo a incrementar sua ação contra patógenos importantes na saúde humana. Nosso grupo trabalha com P-AMPs e bioinformática há 15 anos, tendo desenvolvido um pipeline in silico capaz de identificar e modificar P-AMPs racionalmente, gerando peptídeos curtos, aqui designados como MAMPs (Modified AntiMicrobial Peptides). Após seu design racional, MAMPs podem ser avaliados com ferramentas de bioinformática contra alvos moleculares de patógenos selecionados (via molecular docking), bem como quanto à sua toxicidade e alergenicidade. MAMPs gerados por nosso grupo usando estratégias semelhantes foram bem-sucedidos em testes in vitro contra patógenos, incluindo bactérias multirresistentes, vírus e leveduras. Os MAMPs candidatos mais promissores serão testados em laboratório quanto à atividade antimicrobiana contra patógenos humanos e vegetais (fitopatógenos). Também serão avaliados in vitro quanto à sua cito-genotoxicidade, mutagenicidade e antimutagenicidade e in vivo em modelo murino. O projeto pretende identificar no mínimo 200 P-AMPs, modificar racionalmente e sintetizar no mínimo trinta MAMPs, selecionando no mínimo dois para expressão heteróloga testando diferentes veículos – bactéria (Escherichia coli), levedura (Pichya pastoris), alga unicelular (Chlamydomonas reinhardtii) e in planta (molecular farming). Pretendemos ao final do projeto ter produzido no mínimo dois eventos de transformação bem sucedidos, quatro patentes, registro de um software, bem como 10 artigos científicos, considerando as abordagens do presente projeto.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Bueno Nunes

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • projeções do hidroclima em biomas vulneráveis ao risco de fogo
  • A preparação para os impactos das mudanças climáticas na sociedade envolve uma estimativa do aumento do risco de eventos extremos. Com base em projeções numéricas do clima global, recentes estudos apontam para uma possível mudança no ciclo hidrológico na região central da América do Sul até o final do século XXI devido a uma extensão do período seco da monção sul-americana. Como consequência, regiões ricas em biodiversidade e socioeconomicamente importantes poderiam ser afetadas com maior frequência pelos eventos extremos que atuam conjuntamente, como secas, ondas de calor e incêndios florestais. Programas internacionais têm empregado uma redução de escala em projeções globais, através de modelos dinâmicos regionais ou simplesmente downscaling, em estudos regionais dos impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos e o potencial eólico, e uma extensão desta pesquisa é examiná-los sobre o risco de fogo em áreas vulneráveis. A primeira fase da pesquisa avaliará a configuração do sistema regional, “Weather Research and Forecasting Model”, com condições iniciais e de contorno de uma reanálise global de última geração, necessária para a reprodutibilidade do clima atual na América do Sul. Propõe-se, na avaliação do risco de fogo, incluir um domínio com convecção-permitida aninhado sobre os biomas: Pantanal e parte do Cerrado. Na segunda fase, o downscaling dos climas presente e futuro terá a mesma configuração de antes, exceto pelo uso de condições iniciais e de contorno de um modelo climático global de núcleo dinâmico inovador na projeção do risco de fogo. Apenas o downscaling da projeção do modelo global selecionado e conduzido pelo cenário mais extremo do sexto relatório sobre mudanças climáticas será feito, mas almejamos que os resultados sejam de interesse da comunidade científica e dos tomadores de decisão, a fim de utilizar outros cenários e modelos globais em futuras avaliações de risco de fogo.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria D´Ávila Lopes

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • parâmetros ético-jurídicos para a regulação dos avanços da neurotecnologia perante sua interface com a inteligência artificial
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
  • Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Müller de Magalhães

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • ambiente de trabalho e segurança dos pacientes no cenário hospitalar
  • Embora, internacionalmente, existam fortes evidências de que o ambiente e a carga de trabalho da equipe de enfermagem sejam fundamentais para alcançar a qualidade do cuidado e segurança dos pacientes hospitalizados, estes fenômenos ainda carecem de ser explorados no cenário brasileiro. As lideranças em saúde e enfermagem, constantemente necessitam lidar com situações de eventos adversos e incidentes de segurança com repercussões tanto para os pacientes quanto para os profissionais. O objetivo deste estudo é analisar como as características do ambiente e da carga de trabalho das equipes de enfermagem, assim como o envolvimento dos pacientes com o seu cuidado repercutem nos resultados de segurança para o paciente e para os profissionais em hospitais. Trata-se de um estudo com desenho misto, sequencial explanatório, transversal e descritivo. Serão conduzidos cinco subprojetos em hospitais do Rio Grande do Sul e do município de Porto Alegre. Os participantes serão profissionais de enfermagem e lideranças em saúde envolvidas com eventos adversos, nos diferentes cenários de cuidado. Serão aplicadas escalas para avaliar o ambiente da prática e a percepção de carga de trabalho, assim como instrumento para avaliar a produtividade e o dimensionamento de pessoal em Centros de Material e Esterilização. Para desenvolver modelos teóricos e práticos em relação aos dois temas inovadores na enfermagem em cenário nacional serão adotadas entrevistas, grupos focais e grupos de convergência com as lideranças e profissionais de saúde, sobre o envolvimento do paciente com o seu cuidado, assim como sobre dispositivos e estratégias de suporte às lideranças para o manejo de incidentes de segurança e suporte às segundas vítimas. As análises serão por estatística descritiva e analítica nas etapas quantitativas, assim como análise temática de conteúdo e análise na perspectiva convergente assistencial (PCA), nas etapas qualitativas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Pereira Neto

Engenharias

Engenharia de Energia
  • resíduos agroindustriais como fonte de energia e recuperação de recursos
  • O Estado de São Paulo é o maior produtor mundial de laranja, sendo responsável por 25% da produção global (e 75% da produção brasileira) e o seu processamento gera expressivas quantidades de resíduos como o bagaço, o qual representa aproximadamente 50% da massa total da fruta e alternativas à sua destinação devem ser encorajadas. Os resíduos agroindustriais são abundantes e constituem uma fonte promissora para o seu emprego em rotas de conversão energética, além de reduzir custos e minimizar impactos socioambientais atrelados ao seu descarte inadequado. A obtenção de indicadores sobre a viabilidade técnica, econômica, ambiental, social e legal, é de suma importância e estes podem ser utilizados para o fornecimento de parâmetros que possibilitem uma avaliação do aproveitamento bioenergético do bagaço da laranja. Logo, o emprego de biomassas residuais como fonte de energia é uma oportunidade de diversificação de combustíveis empregados no setor industrial. Este trabalho propõe a valoração dos resíduos do setor citrícola a partir da caracterização e da realização de análises energética, exergética, técnico-econômica, ambiental e de ciclo de vida do emprego de blendas de bagaço de laranja com bagaço de cana-de-açúcar em sistemas térmicos. A partir da análise dos dados será possível desenvolver planos de gerenciamento de resíduos ao setor citrícola, além de proporcionar o atendimento às crescentes exigências socioambientais e legais do mercado brasileiro e internacional. Com vistas ao aprimoramento da sustentabilidade da cadeia produtiva da laranja, também pretende-se prospectar configurações de biorrefinaria a partir dos produtos resultantes desta proposta. Assim, almeja-se estimular a recuperação energética de produtos estratégicos para que o setor citrícola possa caminhar na direção de novos patamares de competitividade, além de atender aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, promover ações ESG e estimular a transição energética de baixo carbono.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Ribeiro

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • museus de ciências naturais do rio grande do sul: dinamização e difusão do patrimônio geo-paleontológico gaúcho
  • Vide projeto anexo
  • SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA - RS - Brasil
  • Mon Dec 26 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • avaliação da efetividade de soluções desenvolvidas em pesquisas intervencionistas com utilização de
  • No mundo organizacional tem-se observado que vários programas são implantados para minimizar problemas, seja na relação empresa-consumidor, em processos internos, em busca de inovação, dentre outras iniciativas. Todas têm em comum a busca de uma relação entre as possíveis causas do problema, os efeitos e como essas causas podem ser minimizadas, potencializadas ou mesmo eliminadas, dependendo do contexto no qual são analisadas. Todavia, na mídia acadêmica ou profissional frequentemente são relatados os resultados dessas iniciativas, muitas vezes desastrosos. Organizações empregam recursos valorosos implementando soluções cujos resultados podem variar entre insignificantes a muito bons. Vários aspectos são relacionados ao insucesso de iniciativas propostas para minimizar as causas dos problemas identificados em organizações, muitas delas denotando falta de suporte metodológico e/ou teórico para as soluções implantadas. A pesquisa acadêmica, na ótica de muitos gestores, pouco contribui para as organizações vez que se considera que ela se afasta dos problemas do dia a dia. Dentro da linha de estudos que buscam essa aproximação tem-se os estudos intervencionistas, um tipo de pesquisa-ação no qual os pesquisadores atuam nas organizações para resolver os problemas diagnosticados. Um dos desafios que esse tipo de pesquisa enfrenta é o teste de efetividade dos resultados alcançados. O que se propõe neste estudo é que sejam utilizados experimentos de campo como parte dos protocolos das pesquisas intervencionistas. Esses experimentos podem se apresentar no formato de quase-experimentos, nos quais não há seleção randômica dos participantes, mas se mantêm todos os demais controles experimentais. Desta forma, este projeto tem como objetivo geral: Avaliar a efetividade de soluções desenvolvidas em pesquisas intervencionistas nas áreas de contabilidade e finanças, com utilização de experimentos de campo, tendo como produto um protocolo para estudos dessa natureza.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Maria Soares Pereira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • bioproduto farmacêutico de uncaria tomentosa para o sistema único de saúde -sus.
  • O tema global do projeto é a conservação da espécie amazônica Uncaria tomentosa em banco de germoplasma, a multiplicação de indivíduos elites para produção sustentável de matéria prima visando a obtenção de fitoterápico a ser distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de farmácia viva. A espécie encontra-se vulnerável a extinção não havendo disponibilidade de matéria prima para atender a uma demanda nacional de fitoterápico. Além disso, as informações de cultivo são escassas o que inviabiliza a produção em larga escala. Outro agravante é que indivíduos coletados em ambientes naturais apresentam diversidade química quanto aos alcaloides, o que pode comprometer a eficácia dos fitoterápicos. O aspecto econômico é outro desafio a ser superado com a espécie U. tomentosa, considerando que existe uma demanda mundial crescente por matéria prima dessa planta, impactando ainda mais na sobrevivência da mesma. A hipótese é que clones de plantas micropropagadas, a partir de banco de germoplasma de U. tomentosa, devidamente avaliada do ponto de vista químico, genético e quanto a atividade farmacológica são fonte sustentável para a produção de fitoterápico da espécie. Para o desenvolvimento do projeto serão utilizadas as técnicas de micropropagação, de cultivo em área agrícola, biologia molecular, analise química da planta e extratos, produção de fitoterápico em farmácia viva de acordo com a RDC N 18 de 2013 da ANVISA, ensaios pré-clínicos toxicológico com peixe-zebra e ensaios anti-inflamatório in vitro, além de analise metabolômica do fitoterápico usando UHPLC-MS/MS.
  • Universidade de Ribeirão Preto - SP - Brasil
  • Fri Dec 02 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Melva Champi Farfán

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • biossensores eletroquímicos portáteis de nanomateriais funcionalizados com derivados de grafeno para aplicações biomédicas.
  • A proposta a seguir, surge de um estudo preliminar feito no inicio da pandemia e que tem gerado um depósito de patente e um protótipo de eletrodo baseado em óxido de Grafeno reduzido (OGR) para detecção viral. Na sequencia um biossensor foi fabricado a partir de uma minicélula eletroquímica com o eletrodo de trabalho de OGR, o qual foi funcionalizado com c-DNA viral para a detecção e seletividade do vírus, pelo qual partimos de um TRL4 para a proposta deste projeto. A partir desta plataforma é proposto como objetivo principal á ampla exploração da incorporação de diversos Nanomateriais como: Nanoparticulas metálicas, Nanotubos de dióxido de Titânio e carbon dots os quais funcionalizam facilmente com sistemas biológicos, na fabricação de diversos biossensores. No entanto, a proposta é funcionalizar estes Nanomateriais com os OGR para aumentar a sensibilidade e seletividade viral, de tal forma que permita inclusive detectar variantes dos vírus da RABV e Sars Cov-2, podendo ser expandido para diversas doenças virais e bacterianas. Desta forma, este projeto conta com uma equipe de pesquisadores multidisciplinares de renomeadas Instituições de Pesquisa acadêmica e na área da Saúde os quais são altamente capacitados no estudo de cada um dos sistemas de Nanomateriais e sistemas biológicos á serem explorados nesta proposta. Finalmente a parceria com a Empressa VRS propõe um estudo de mercado e possibilidade da industrialização de biossensores em caso este projeto consiga os resultados propostos, o qual poderá ser de grande aporte para o sistema de saúde público no biomonitoramento de futuras pandemias.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Sat Nov 26 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Olivia Barufi Franco de Magalhães

Engenharias

Engenharia de Minas
  • zoneamento agrogeológico na região centro-leste paulista: o potencial de agrominerais silicáticos como fonte de remineralizadores
  • Este projeto propõe o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas para aproveitamento de finos de pedreira de diabásio como uso em remineralizadores de solo. Sabe-se da importância que os agrominerais apresentam para balança comercial brasileira, em virtude do Brasil ter forte atuação na agroindústria, somado à necessidade de importação desses produtos. Em paralelo, a busca por práticas de mineração sustentável e economia circular têm exigido cada vez mais que as empresas se adequem ao cenário atual. Neste sentido, o projeto aqui apresentado busca avaliar a eficiência do pó de diabásio de pedreiras do centro-leste do estado de São Paulo na prática da rochagem, e para isso, serão aplicadas técnicas de caracterização física e químico-mineralógica nos rejeitos das pedreiras, segundo a IN nº05/2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e mapeamento litoestratigráfico e litoquímico das frentes de avanço das pedreiras de forma a construir um mapa de zoneamento agromineral desta importante região em questão.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Paula Almeida Bastos

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • desenvolvimento de testes diagnósticos para a vacina virossomal contra o vírus h5n1 que permite uma estratégia de diferenciação de animais infectados de animais vacinados (diva)
  • A influenza aviária é uma doença que pode ser classificada em alta ou baixa patogenicidade. O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade, causado pelos subtipos (H5 e H7) do tipo A, podem se espalhar rapidamente, resultando em altas taxas de mortalidade. Não existe vacina aviária DIVA (Diferenciando Animais Infectados de Vacinados) contra H5N1 comercialmente. A estratégia "DIVA" baseia-se no uso de uma vacina virossomal contendo o mesmo subtipo de hemaglutinina e neuraminidase do vírus de desafio, mas também uma hemaglutinina diferente. Os virossomas são partículas lipossomais ocas, montadas por uma ou mais proteínas estruturais viral. Os virossomas são altamente seguros porque não possuem ácido nucleico viral e, portanto, não têm a capacidade de se replicar de forma independente, nem têm potencial para recombinação genética ou rearranjo e recuperação de virulência. A possibilidade de utilização do subtipo heterólogo hemaglutinina (H9), para diferenciar entre aves vacinadas e naturalmente infectadas, será investigada através do ensaio de inibição de hemaglutinina e também do desenvolvimento sorológico "ad hoc" baseado na detecção de anticorpos específicos anti-M2e. O virossoma contém apenas proteínas imunogênicas e não induzem anticorpos contra proteínas internas virais, o que permite que o DIVA seja testado sorologicamente contra as proteínas virais que não estão incorporadas nos virossomas, como a proteína M2e. Os animais vacinados com o virossoma não apresentam anticorpos à proteína Me2, mas as aves infectadas apresentam uma resposta de anticorpos M2e porque ela é produzida em níveis elevados nas células infectadas. Esses dois ativos tecnológicos permitirão a distinção de aves vacinadas e infectadas, e poderá ser uma ferramenta importante para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento utilizar, caso seja necessário.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - SC - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Paula Badan Ribeiro

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • nanotecnologia, sustentabilidade e saúde: desenvolvimento de nanoestruturas a partir das frações lipídicas da macaúba para incorporação de ácidos graxos ômega 3
  • Em virtude da demanda para minimizar problemáticas globais de alimentação e saúde que afetam a população, a nanotecnologia tem apresentado um desenvolvimento expressivo nas duas últimas décadas, despertando o interesse crescente da sua utilização potencial na indústria de alimentos, tanto de produtores quanto de consumidores, em busca de alternativas tecnológicas, sustentáveis e nutricionais para promoção da saúde. Nanoparticulas lipídicas sólidas (NLS) e Carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) apresentam-se como propostas para encapsulação de componentes bioativos, com importantes vantagens em relação aos sistemas que utilizam materiais inorgânicos, em especial, quando são consideradas fontes pouco exploradas, de alta produtividade, alto teor lipídico e composição funcional como a macaúba. Tanto o óleo da polpa quanto o óleo da amêndoa da macaúba apresentam potenciais usos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios e frações lipídicas de composições diferenciadas, e que podem ser ampliadas por tecnologia de modificação lipídica. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e caracterização de NLS e CLN compostas integralmente por materiais lipídicos: diferentes frações de óleos da polpa e amêndoa da macaúba (naturais e obtidas por processos de hidrogenação total), estabilizadas com lecitina rica em fosfatidilcolina e incorporadas de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa da família ômega 3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), que apresentam efeitos biológicos benéficos a saúde. Adicionalmente, será avaliado a digestibilidade in vitro das NL a fim de prever o destino ao longo do trato gastrointestinal (TGI) humano. Espera-se obter dispersões de nanopartículas de elevada estabilidade e cristalinidade diferenciada, a fim de proteger a fração EPA/DHA, utilizando de materiais seguros para consumo e com potenciais aplicações em indústria alimentícia.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Paula Cabral Seixas Costa

Engenharias

Engenharia de Produção
  • avanços em decisão multicritério nos contextos de transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0 e sustentabilidade
  • O processo de transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0 nas organizações, sugere um ambiente em que homem e sistemas cooperarão intensamente e muitas decisões críticas e complexas precisarão ser frequentemente tomadas e o apoio decisão é vital. Neste ambiente as decisões envolverão vários objetivos quase sempre conflitantes. A introdução de novos conhecimentos e tecnologias contribui para melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral, mas muitas vezes impactando negativamente o meio ambiente. Para apoiar as decisões organizacionais envolvendo múltiplos objetivos, a abordagem de apoio a decisão multicritério tem sido considerada adequada e a utilização de tecnologias de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) é indispensável. Os métodos e modelos de apoio a decisão multicritério ainda enfrentam desafios na sua adoção pelas organizações. Este projeto avança neste domínio ao: a) explorar a necessidade de reestruturar o processo de tomada decisão dos gestores frente aos desafios da transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0; b) desenvolver ou aperfeiçoar tecnologias (SADs) que implementem novo método multicritério ou aprimorem método existente; c) aplicar modelos de decisão multicritério para resolver problemas de decisão enfrentados pelas organizações no contexto de sustentabilidade e indústrias 4.0 e 5.0. Apoiando decisões estratégicas e complexas nas organizacionais públicas e privadas, contribuindo para melhorar os bens e serviços entregues a sociedade, colaborando para a qualidade de vida da população, consolidação dos setores de indústria e serviço, e o desenvolvimento do país. Serão objeto de investigação neste projeto métodos mulcritério, sendo propostas melhorias e novos desenvolvimentos, para atender os paradigmas dos novos contextos de decisão na transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0. foram escolhidas áreas prioritárias, no âmbito do MCTIC: a) área de Tecnologias de Produção e b) área de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Paula Camargo Larocca

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • estimativa do índice e análise da prontidão da infraestrutura brasileira para veículos autônomos conectados. pesquisa apoiada em questionários e em simulação de direção
  • Atualmente, todos os principais fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia líderes estão buscando o desenvolvimento de Veículos Conectados e Autônomos (CAVs). No entanto, como as cidades serão mais afetadas pelos CAVs, há uma necessidade urgente de avaliar se as cidades e as rodovias que as interligam estão preparadas e respondem bem ao avanço da tecnologia CAV. Este projeto propõe estimar o índice de prontidão da infraestrutura rodoviária brasileira para os veículos autônomos conectados, por meio de pesquisa apoiada em questionário e na segunda etapa, na percepção de condutores em ambiente simulado de direção. Para isso, um simulador de direção será utilizado para recriar cenários reais de rodovias brasileiras e trecho urbano para simulação associada à navegação autônoma em ambiente controlado de direção. Estes trechos serão os trechos de controle da pesquisa. A análise dos acidentes e o resultado do experimento em simulador de direção permitirão avaliar se o cenário que utiliza tecnologia de veículos conectados indicará que o uso dessa tecnologia pode melhorar substancialmente a segurança viária, por meio da redução de acidentes. Alguns dos parâmetros que serão analisados: desatenção, velocidade, trajetória do veículo, controle do veículo, movimento do olhar, tempo de fixação do olhar em elementos da infraestrutura rodoviária e nos sistemas de alerta da navegação autônoma. Espera-se, com estudos a serem desenvolvidos, contribuir para o avanço do uso de veículos autônomos e conectados no Brasil.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Paula Capuano da Cruz

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • mecanismos de controle moderam a relação entre positividade tóxica, criatividade e desempenho de tarefas?
  • Ainda que as concessões de benefícios por incapacidade temporária decorrentes de transtornos mentais e comportamentais tenham se mantido constantes nos últimos 5 anos (em média, 5,5% em relação ao total de benefícios concedidos pelo INSS), uma estimativa recente realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção. Conforme o Jornal O Globo, 9,3% dos brasileiros são ansiosos e o país é o segundo das Américas com maior prevalência de depressão. Os dados indicam que 5% dos brasileiros fazem terapia, mas 1 a cada 6 fazem uso de medicamentos e mais de 10% da população recorre a tratamentos alternativas. O dilema de saúde mental é fato no Brasil e preocupações dessa natureza precisam integrar a agenda organizacional. A dinâmica das organizações configura um ambiente de constante pressão, que atiça o espírito competitivo e tende a ser propício para nutrir inveja e comportamentos antiéticos (Porath et al., 2015). Evidências recentes indicam que o uso de controles de comportamento modera os efeitos da incivilidade instigada na criatividade dos gestores (Ehlert et al., in press). Este projeto segue essa linha investigativa, explorando o papel moderador de mecanismos de controle na relação entre a positividade tóxica, a criatividade e o desempenho de tarefas. A positividade tóxica, ou positivismo extremo, é a crença de que, na empresa, as pessoas devem se concentrar nas emoções positivas e negligenciar sentimentos negativos; inclusive esse comportamento é estimulado, conscientemente ou não, por empregadores (Forbes, 2023). O diferencial desta proposta é considerar o papel dessa cultura de silenciar situações emocionalmente difíceis, pois negligenciar problemas reais pode gerar frustações e comprometer o cumprimento dos objetivos pretendidos pelas organizações. A pesquisa será operacionalizada quantitativamente, via survey, com gestores intermediários de empresas listadas na [B]3. Os dados serão analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Paula Carmignotto

Ciências Biológicas

Zoologia
  • evolução dos marsupiais neotropicais do gênero gracilinanus
  • Os marsupiais, restritos às Américas e Australásia, constituem uma das três linhagens de mamíferos viventes, representando 6% (387 espécies) das 6.544 espécies atuais. A família Didelphidae abrange grande parte dos marsupiais Neotropicais, e é a mais rica, composta por 126 espécies. A sistemática molecular tem revelado uma maior diversidade de táxons, e melhorado a compreensão sobre a história evolutiva desta família. Entretanto, propostas filogenéticas robustas, incluindo filogenias datadas e reconstruções biogeográficas, são inexistentes para a maioria dos gêneros. Neste projeto pretendemos investigar as relações filogenéticas e levantar hipóteses sobre a origem e diversificação de Gracilinanus, um gênero composto por sete espécies distribuídas na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Chaco e Mata Atlântica. Para delimitar os táxons e suas populações nestes biomas, propondo hipóteses filogenéticas e biogeográficas inéditas, utilizaremos, além da abordagem morfológica tradicional, a abordagem genômica baseada nos elementos ultra-conservados, nunca antes aplicada para o grupo. Além de gerar grande número de caracteres, este método amplia a representatividade das amostras, na medida em que se aplica a amostras frescas e antigas, estas últimas baseadas em espécimes depositados em coleções científicas, incluindo material tipo. Nossa equipe tem acesso a amostras inéditas de diferentes biomas brasileiros, ampliando a representatividade e abrangência geográfica das espécies G. agilis, G. emiliae, G. microtarsus e G. peruanus que ocorrem no Brasil. Para G. aceramarcae, G. dryas e G. marica, distribuídas na Colômbia, Venezuela, Peru e Bolívia, raramente incluídas em estudos do gênero, serão obtidos dados de espécimes de museus (museômica). Baseado numa abordagem integrativa, e na mais abrangente amostra do gênero, esperamos revelar dados inéditos sobre a diversificação desses marsupiais, e auxiliar na compreensão da história evolutiva do grupo na América do Sul.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Paula D Alincourt Carvalho Assef

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • estruturação da rede nacional de vigilância genômica de bactérias multirresistentes no brasil
  • A resistência aos antimicrobianos (AMR) é um problema de saúde mundial. O sequenciamento total do genoma (STG) é uma abordagem poderosa e altamente atrativa para investigação da AMR, pois permite acessar várias informações de forma rápida e eficiente. Considerando o financiamento realizado pelo Ministério da Saúde que proporcionou a recente aquisição de equipamentos para STG para os LACENs e a expertise do LAPIH na análise de genomas bacterianos utilizando fluxo de trabalho automatizado, além do projeto financiado pelo CDC para o fortalecimento do sistema de vigilância em AMR no Brasil e a participação de outras unidades da Fiocruz, esse projeto visa estruturar a rede nacional de genômica de bactérias multirresistentes. A execução do projeto se inicia com a seleção de LACENS e o treinamento de profissionais que executarão o STG. Após obtidos os dados de STG, eles serão analisados por um fluxo de trabalho padrão automatizado, que está integrado por meio de pipeline e disponível no CABGen, website desenvolvido por esse grupo de pesquisa. Através de uma única metodologia, STG, informações sobre os genes de resistência e virulência, elementos genéticos móveis e os clones circulantes entre as amostras bacterianas multirresistentes em diferentes estados/hospitais brasileiros serão inferidas. Essas informações serão divulgadas através do CABGen, pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e por relatórios semestrais na página da CGLAB. Os dados gerados através do STG serão armazenados e ampliarão a base de dados genômicos brasileiro no que se refere à bactérias multirresistentes. Essas informações serão acessíveis por diferentes plataformas, atingindo o interesse de públicos diversos. Dessa forma, este projeto torna-se um importante passo para o desenvolvimento de estratégias destinadas à prevenção da propagação destes patógenos em nosso meio. Cabe ainda mencionar, que o projeto possui atividades relevantes para fortalecer as ações previstas no PAN-BR
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Dec 12 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Paula da Luz

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • manufatura aditiva de peças cerâmicas densas: desafios e otimização do processamento destes materiais
  • O uso das tecnologias de manufatura aditiva (MA) para a fabricação de estruturas cerâmicas é menos comum que sua aplicação para polímeros e metais. Este fato está associado às propriedades inerentes dos materiais cerâmicos e suas condições de processamento (alto ponto de fusão e a necessidade de tratamento térmico para consolidação após a conformação), resultando na dificuldade de obtenção de peças de qualidade e com adequada precisão de impressão. Além disso, o pós-processamento das peças confeccionadas por MA pode resultar em porosidade residual não controlada, o que contribui para o surgimento de fissuras e redução da resistência mecânica destes materiais. Neste sentido, existem muitos desafios e oportunidades para o aprimoramento da MA de cerâmicas. Este projeto almeja investigar a viabilidade de se produzir cerâmicas densas e com otimizada resistência mecânica a partir da variação de parâmetros de impressão e do emprego de aditivos mineralizadores nas composições elaboradas. Será utilizada a técnica de impressão 3D baseada na extrusão de pasta, a qual se destaca por ser adaptável, simples e pouco explorada na produção de estruturas densas. Pastas de alumina e mulita serão preparadas com a adição de aditivos orgânicos (para controlar a reologia) e agentes mineralizadores (SiO2, ZnO, CaCO3 ou Nb2O5), para acelerar o processo de sinterização e promover uma maior adesão entre as camadas impressas. Será avaliado o efeito de alguns parâmetros (espessura de camada, porcentagem e estratégia do preenchimento, etc.) na precisão dimensional e propriedades das peças produzidas. Além disso, vários tratamentos térmicos e ensaios de caracterização microestrutural serão conduzidos para identificar a ação dos aditivos mineralizadores na densificação das amostras. A partir dos dados coletados, espera-se propor uma rota otimizada para o processamento e a fabricação de cerâmicas avançadas densas e de alta qualidade por MA.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026