Projetos de Pesquisa

 

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Maria Mendes Cantoni

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • corpora de fala para documentação e revitalização linguística de línguas indígenas brasileiras
  • Estima-se que existam menos de 200 línguas indígenas no Brasil, remanescentes das cerca de 1200 que eram faladas à época da invasão portuguesa e todas hoje consideradas em risco de extinção (RODRIGUES, 2005). Nem todas essas línguas contam com ampla documentação, descrições e recursos linguísticos pedagógicos e a maioria não dispõe de registros orais disponíveis amplamente. Nas últimas décadas, esforços da comunidade científica vêm levado à construção de recursos online para disponibilização pública de materiais sobre línguas indígenas, que são importantes medidas de registro e compensação às violações sofridas por esses povos aos seus direitos humanos nos últimos séculos. A maior parte dos recursos, contudo, consiste em vocabulários, textos escritos e descrições linguísticas, não tendo sido identificado nenhum corpus de fala, i.e. áudios acompanhados de anotações linguísticas. O presente projeto pretende contribuir com a ampliação dos dados e recursos sobre línguas indígenas, e avançar com a disponibilização de materiais de registros orais. Propõe a construção de corpora de fala que contemplem entre seis e dez línguas subdocumentadas. Os corpora serão construídos pela (1) compilação e tratamento acústico de materiais de áudio disponíveis publicamente (três a cinco línguas), requalificando e reutilizando dados valiosos que foram coletados em condições desfavoráveis, e (2) coleta de novos materiais (três a cinco línguas). Pretende também conjugar a coleta de novos dados com a elaboração de materiais didáticos e oferta de capacitação de professores que atuam nas comunidades. A coleta seguirá os protocolos éticos e legais vigentes, com avaliação ética pela Conep e registro na Funai, além da interlocução com os líderes locais e membros da comunidade. As línguas serão selecionadas de acordo com a disponibilidade de materiais e interesse das comunidades, sendo ouvidos ainda organismos e autoridades envolvidos na questão indígena.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Micheliana da Costa Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • leis de inclusão da pessoa com deficiência intelectual e sua influência sobre a desigualdade salarial entre jovens brasileiros
  • Entre os anos de 2009 e 2015, o Brasil lançou diversas legislações que ratificaram o acordo assinado na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que visa garantir a plena cidadania destes indivíduos e eliminar a discriminação em todas as suas formas. Nesse sentido, a proposta desta pesquisa tem como foco avaliar o impacto das mudanças na legislação sobre os salários de admissão desses jovens com deficiência intelectual, ao longo dos anos de 2001 a 2022, comparando com jovens sem deficiência, com mesmo nível de experiência. A questão específica a ser investigada é: qual é o impacto das mudanças na legislação sobre os salários de admissão de jovens com deficiência intelectual, e como essas mudanças afetam as disparidades salariais entre jovens com e sem essa deficiência? A importância dessa pesquisa reside na necessidade de entender como as políticas públicas podem influenciar a inserção desses jovens no mercado de trabalho e se os esforços regulatórios estão realmente contribuindo para uma equidade de remuneração. A plausibilidade desta pesquisa deve-se à abordagem de estudo de evento, de Callaway e Sant’Anna (2021), que emprega um estimador de diferenças em diferenças, com adoção escalonada, como forma de avaliação de impacto. Isso permite a análise de efeitos dinâmicos ao longo do tempo, considerando grupos tratados e de controle, em relação aos salários de entrada e a dispersão salarial. Além disso, pretende-se decompor a desigualdade salarial entre jovens com e sem deficiência intelectual, a fim de se verificar os componentes de dotação e estrutural, por meio da abordagem de Oaxaca-Blinder, em períodos pré e pós mudanças. As estratégias metodológicas adotadas permitirão uma avaliação aprofundada dos efeitos das mudanças na legislação sobre os salários de admissão de jovens com deficiência intelectual.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Odete Holanda Mariano

Engenharias

Engenharia Civil
  • avaliação de desempenho de camadas de coberuras oxidativas em ateros de resíudos sólidos para redução das emissções de gases de efeito estufa (gee)
  • Este projeto tem como objetivo estratégico contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa devido as emissões fugitivas de biogás pela camada de cobertura de aterros de resíduos sólidos. É sabido que as camadas de cobertura de aterros de resíduos sólidos têm como finalidade evitar a entrada de água de chuva na massa do aterro, bem como evitar as emissões de biogás para a atmosfera, o que acarreta emissões de gases de efeito estufa. Apesar de bem construídas, as camadas de cobertura convencionais (construídas com solos compactados) perdem eficiência ao longo do tempo, devido aos períodos secos e chuvosos, o que acarreta um aumento da permeabilidade tanto a água quanto ao gás em torno de 1000 vezes. Vários autores indicam que as emissões de biogás pela camada de cobertura podem chegar a 40% das emissões de um aterro sanitário. Assim, é necessário se avaliar o desempenho de outros materiais (denominados camadas de coberturas alternativas) para substituir o solo compactado. No Brasil, já existem diversos estudos (em laboratório) que avaliam a eficiência de misturas de solos + composto orgânico. Este projeto visa avaliar o desempenho, em laboratório, de uma camada formada apenas por composto orgânico. Para tanto, inicialmente serão simuladas em laboratório 1 camada de 60 cm de solo argiloso com características utilizadas nas camadas convencionais e 1 camada de 60 cm de material compostado onde serão avaliadas as características de granulometria e compactação, permeabilidade a água e ao ar e curva de retenção dos materiais. Após esta etapa serão montados 2 ensaios de coluna para simular o fluxo de biogás pelas camadas de cobertura. Nesta etapa serão avaliados o fluxo de biogás ao longo do tempo e o desempenho da camada considerando os ciclos de umedecimento e secagem (períodos chuvosos e secos).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
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Maria Paula Panúncio Pinto

Ciências Humanas

Educação
  • violência interpessoal em contexto universitário: ampliando a compreensão do fenômeno na perspectiva de estudantes de graduação de diferentes áreas do conhecimento em instituições de ensino superior públicas e privadas
  • A violência universitária é o foco desta proposta de investigação, que se estabelece a partir do reconhecimento da necessidade de aprimorar a compreensão sobre a Violência Interpessoal (VIP) e a violação de direitos humanos na Universidade, situações que afetam a saúde, qualidade de vida, permanência e adaptação dos estudantes. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido desafiadas a enfrentar a VIP e garantir a inclusão e a permanência de todos os estudantes. Nesse contexto, diagnósticos são importantes para apoiar a gestão educacional na construção de políticas para lidar com o problema de forma efetiva. Este estudo se propõe a abordar estudantes de graduação de quatro IES de diferentes naturezas (publica, privada) do interior do estado de São Paulo, com cursos nas três grandes áreas de conhecimento, para verificar a prevalência de violência interpessoal observada e vivenciada por eles, além de descrever as violências presentes no cotidiano acadêmico, e verificar fatores a ela associados: marcadores sociais, tipos de instituição (pública X privada), período do curso, grande área do conhecimento (exatas, humanas e biológicas), curso/carreira. Para tanto, através de desenho quanti-quali, e cálculo amostral considerando estratificação e representatividade, utilizará instrumentos estruturados (Escala VIP Universitária, Questionário Sociodemográfico) e entrevista em profundidade com participantes que obtiverem os maiores scores na Escala, que foi construída e validada em face, conteúdo e psicometria, para suprir uma ausência de instrumentos para abordagem ampla das manifestações da VIP na universidade (estudos abordam tipos específicos, em cenários específicos). Resultados podem subsidiar políticas universitárias de prevenção, sensibilização e enfrentamento, diante da percebida dificuldade das IES em lidar com a violência e a violação de direitos, bem como de transformar as relações em seu interior.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Raquel Caetano

Ciências Humanas

Educação
  • relações entre o novo ensino médio e o currículo integrado: uma análise dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica
  • O ensino médio reflete historicamente o dualismo na educação brasileira e vem se configurando em um campo de disputas no que diz respeito à sua concepção e finalidades. Nas últimas três décadas, as alterações nas suas diretrizes curriculares, tanto dos cursos de formação geral quanto em articulação com a educação profissional, vinculam-se a concepções de formação e finalidades distintas, exigindo das instituições de ensino uma série de regulamentações para atender ao disposto na legislação nacional, mas também dar materialidade às suas próprias concepções e finalidades educativas, conforme expressam seus projetos de desenvolvimento institucionais ou propostas pedagógicas. Tendo presente este contexto, a problemática deste projeto de pesquisa se constitui em buscar resposta ao seguinte questionamento: Em que medida o Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017, vem produzindo alterações sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo no país? Nossa hipótese é de que a implementação da Lei 13.41/2017 e o itinerário da formação técnica e profissional poderá apresentar repercussões inicialmente no currículo e na formação dos estudantes dos Institutos Federais, mas que também alcançar estudantes das redes estaduais. A partir desta problemática, o objetivo geral desta pesquisa é “Identificar, descrever e analisar em que medida o Novo Ensino Médio produziu ou vem repercutindo sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo”. Para alcançar este objetivo, realizaremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-nos de revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários e realização de entrevistas com servidores das pró-reitorias de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
  • Mon Jan 23 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026