Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriana Gomes Magalhães

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • despertar: uma proposta de intervenção educativa para o cuidado no ciclo gravídico puerperal
  • A morte materna é uma grave violação dos direitos humanos que envolve óbitos prematuros evitáveis. No Brasil, a taxa de mortalidade materna permanece como foco de preocupação, com destaque para a Região Nordeste e o Rio Grande do Norte(DATASUS, 2023). Os profissionais atuantes na APS devem estar capacitados para identificar fatores que podem comprometer a vida da mulher durante a gestação, parto e pós-parto, e implementar ações para reduzir a mortalidade materna. Este estudo objetiva desenvolver e analisar intervenções educativas sobre a promoção do cuidado em saúde durante o ciclo gravídico puerperal para equipes de saúde da APS, com vistas à redução da mortalidade materna do RN. Justifica-se pelo potencial de promover benefícios sociais, econômicos e científicos. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo quase experimental, com realização de etapa exploratória antes e após intervenções educativas. O fluxo de execução do estudo dialogará com todos os atores envolvidos durante o processo, desde a elaboração da proposta, através da metodologia da ação-reflexão. Pesquisas realizadas com PPI (Patient and Public Involvement) promovem melhoria na qualidade, com impacto direto sobre as políticas públicas. O público-alvo será formado por profissionais de saúde da APS das oito Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP) do Rio Grande do Norte. Será realizado cálculo amostral considerando como população o número total de profissionais atuantes na APS do RN que estejam registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Espera-se favorecer a garantia das mulheres em seus direitos à vida e à segurança, fortalecer a educação permanente em saúde, sensibilizar acerca da necessidade de redução da mortalidade materna e melhor qualificação ao cuidado à mulher no ciclo gravídico puerperal e promover mudanças do cenário atual. E contribuir para o fortalecimento dos programas de pós-graduação envolvidos na proposta e potencializar a articulação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 30/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Leiras

Engenharias

Engenharia de Produção
  • mapeando as interligações entre mudanças climáticas, operações humanitárias e objetivos de desenvolvimento sustentável para fortalecimento da agenda 2030
  • As consequências das mudanças climáticas (MC) incluem desastres que afetam significativamente o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que estão intrinsecamente interligados. Por exemplo, o aumento da população em extrema pobreza (ODS1) aumenta a insegurança alimentar (ODS2) que, por sua vez, impacta no trabalho digno e no crescimento econômico (ODS8). Por isso, intervenções específicas podem gerar sinergias e tradeoffs. Por um lado, os impactos das mudanças climáticas vêm acarretando o aumento da frequência e magnitude de diversos desastres, como enchentes e secas, que acabam por aumentar a demanda por mais políticas de assistência e, consequentemente, por mais Operações Humanitárias (OH), buscando equilibrar as respostas de curto prazo com as intervenções de desenvolvimento econômico e social de longo prazo. Por outro lado, as OH podem resultar em aumento de resíduos, dependência da comunidade assistida, baixo envolvimento da comunidade nas operações de desenvolvimento, e alocação ineficiente de recursos, levando a sinergias e tradeoffs com ODS específicos. Nesse contexto, este projeto visa investigar as interligações entre os ODS, a fim de alavancar políticas de combate às MC, e seus impactos decorrentes, com ênfase em políticas de OH. Os resultados esperados são a geração de conhecimento, inovação científica e a formação de recursos humanos qualificados. Têm-se como metas para os 48 meses de projeto, a formação de 4 bolsistas de iniciação tecnológica e industrial (ITI), 4 de desenvolvimento tecnológico industrial (DTI), 2 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado, bem como a publicação de, pelo menos, 8 artigos em periódicos científicos e 24 apresentações orais em conferências científicas. O projeto ainda contribui com o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para embasar as ações de combate às mudanças climáticas considerando políticas mais adequadas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026