Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Bruno Gabriel Lucca

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de novos dispositivos analíticos e testes rápidos para aplicação em análises forenses
  • A miniaturização é, atualmente, uma tendência na Química Analítica moderna. Sistemas analíticos de tamanho reduzido permitem portabilidade e rapidez nas análises, têm custo reduzido, baixo consumo de amostras e reagentes e, consequentemente, reduzem a geração de resíduos. Embora vários pesquisadores se dediquem atualmente ao desenvolvimento e aplicação de sistemas e métodos analíticos, apenas uma fração mínima dessas pesquisas está voltada para a área forense. Como consequência disso, atualmente inexistem métodos analíticos para identificação/quantificação de um grande número de substâncias comumente apreendidas pelos órgãos policiais. Neste contexto, esta proposta tem como objetivo preencher esta lacuna, por meio do desenvolvimento de novos dispositivos e métodos, colorimétricos e eletroanalíticos, que sejam portáteis, simples e de baixo custo, para aplicação em análises de interesse da área forense. Os dispositivos analíticos utilizados aqui serão fabricados a partir de substratos de papel e também utilizando tecnologias de manufatura aditiva, ou impressão 3D. As plataformas analíticas desenvolvidas serão utilizadas para a determinação de substâncias psicoativas, canabinóides sintéticos, THC, cocaína e seus adulterantes, pesticidas, resíduos de armas de fogo, biomarcadores em amostras biológicas e resíduos de explosivos, entre outros, conforme demandas levantadas pela própria Unidade Oficial de Perícia Criminal parceira deste projeto. Os métodos e dispositivos desenvolvidos serão validados e aplicados em amostras reais, fornecidas pelo órgão de perícia parceiro. Posteriormente, estes métodos e dispositivos serão implementados no trabalho de rotina dos peritos/analistas. Além disso, será fornecido todo o tratamento/capacitação para que os peritos/analistas se tornem aptos a utilizar as tecnologias desenvolvidas neste projeto.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Bruno Gomes da Costa

Outra

Multidisciplinar
  • projeto ciência no parque: ii feira de ciências do ifsertãope campus petrolina
  • As Feiras de Ciência e Mostras Científicas do Ensino Fundamental e Médio têm se tornado espaços para a pesquisa, avaliação, experimentação e inovação na área educacional brasileira. Estas atividades científicas no Brasil são marcadas por contrastes e contradições com momentos de grande ascensão e declínio. Alguns estados da federação mantêm e incentivam programas de financiamento para realização de feiras de ciência e mostras, o que justifica investimento público. A ciência e tecnologia estão presentes no dia a dia das pessoas, sendo um elemento determinante na tomada de decisões. Diante disso, pesquisar formas de comunicação entre os diversos públicos, testar possibilidades, apresentar metodologias, questionar o papel social da ciência e tecnologia são desafios que jovens e professores precisam vivenciar nestas atividades da educação não formal. As ações desse projeto visam oportunizar ao público o acesso à produção científica e tecnológica, possibilitando uma troca de vivências e experiências na construção de novos conhecimentos, proporcionando um aprendizado de melhor qualidade aos jovens estudantes. O projeto visa promover a II Feira de Ciências do IFSertãoPE campus Petrolina que reunirá equipes de escolas públicas municipais e estaduais a fim de incentivar a troca de experiências no evento, e que se dará por meio da exposições de materiais didáticos, ampliando dessa forma o crescimento e a qualidade do ensino.
  • Instituto Federal do Sertão Pernambucano - PE - Brasil
  • Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Bruno Lobão Soares

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • caracterização de marcadores eletrofisiológicos e gênicos da fadiga induzida pelo exercício no sistema nervoso central em ratos
  • Estudos recentes do nosso grupo mostram que a duração e a velocidade de corrida modulam as oscilações neurais no hipocampo de ratos (Furtunato et al. 2020). No entanto, os mecanismos gerais pelos quais o exercício modifica o ritmo de atividade cerebral durante e após a atividade permanecem desconhecidos. No presente projeto propomos caracterizar marcadores eletrofisiológicos e gênicos de fadiga induzida pelo exercício no sistema nervoso central em ratos, e testar a hipótese de que a modulação das oscilações cerebrais durante o exercício está associada ao ritmo respiratório e aos níveis séricos de lactato. Para isso, iremos: i) submeter ratos a protocolos de exercício de corrida de velocidade progressiva até a exaustão em esteira; ii) registrar suas oscilações neurais através de eletrodos cronicamente implantados no hipocampo e córtex pré-frontal; iii) monitorar concomitantemente a frequência respiratória via sensor térmico (thermocouple) nasal; iv) medir seus níveis séricos de lactato (marcador periférico de fadiga, correlato ao acido latico liberado) via espectrofotometria; e v) avaliar a expressão neuronal do gene imediato zif-268 através de imuno-histoquímica. De acordo com evidências prévias, podemos predizer que i) as oscilações cerebrais no hipocampo e no córtex pré-frontal durante o exercício estarão sincronizadas com o ritmo respiratório, e que ii) o aumento dos níveis séricos de lactato estarão correlacionados com aumentos de amplitude das oscilações cerebrais induzidas pelo exercício, em especial a potencia do ritmo delta ao final do exercício. Além disso, iii) quanto maior a velocidade atingida pelos animais na corrida, maior será a expressão do gene imediato zif-268 após o exercício. Dessa forma, nossos resultados devem consolidar o hipocampo como um integrador de funções cognitivas e motoras no sistema nervoso central, com importância crítica para a sinalização central da fadiga.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Apr 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Bruno Melo Brentan

Engenharias

Engenharia Civil
  • sistema inteligente para operação de sistemas de distribuição de água
  • Ainda que a abordagem para otimização dos sistemas de abastecimento de água via otimizador-simulador já seja consagrada na literatura, o desafio de atuação em tempo real é campo ainda obscuro e requer desenvolvimento. Isso porque a atuação de controle em tempo real está apoiada em um tripé: as demandas do sistema bem determinadas, o estado hidráulico passado conhecido e casos anômalos identificados. Em caso de falha em algum apoio desse tripé, ainda que as operações tenham sido determinadas, do ponto de vista físico deixarão de cumprir seu papel. Tendo a demanda bem determinada e o modelo híbrido de simulação e otimização de operações bem calibrado, a operação dos sistemas via controle automatizado e a coleta de dados para retroalimentação pode ser uma ferramenta adequada para situações cotidianas. Além destas questões hidráulicas, a capacidade computacional para processamento dessas informações é importante para que a atuação seja efetivamente feita em tempo real. Sistemas muito complexos e condições operacionais emergenciais, como por exemplo, a ruptura de uma grande adutora, irão tornar o processo de otimização das manobras lento e incapaz de responder às necessidades do sistema. Nesse sentido, esse projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um ambiente computacional capaz de realizar previsão de demandas, acoplado a um sistema de operação otimizado para manobras em tempo real, sejam de abertura ou fechamento de válvulas, sejam de operações de bomba (parada e partida ou mudança de rotação), visando a minimização dos custos operacionais (consumo de energia e perdas físicas). A elaboração e estudo de um sistema integrado às novas tecnologias de informação e processamento de dados, acoplado a modelos de decisão ótima, surge como a saída atual para uma resposta em conjunto aos antigos problemas de operação e manutenção dos sistemas e às novas necessidades de agilidade e transparência na gestão do abastecimento de água.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Bruno Melo de Araújo

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • museália em análise: a representação da ciência nos museus de ciência e tecnologia em pernambuco
  • Este projeto pesquisa foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Museologia, Ciência e Informação, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco e reflete o desdobramento de atividades associadas ao Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia e os Museus universitários. A partir de dados levantados e consolidados, objetivamos analisar as diferentes representações construídas da ciência no âmbito dos museus ciência e tecnologia em Pernambuco, a fim de identificar quais processos de valoração possibilitaram a formação da museália em diferentes instituições, tais como: universidades, centros de pesquisa, escolas e zoológicos. Essa perspectiva leva em consideração que diferentes regimes de valoração, organização e extroversão dos bens culturais foram produzidos e, construíram uma percepção sobre o que é a ciência e seu papel para a sociedade. Metodologicamente, utilizaremos, além das fichas de coleção e museus já preenchidas associadas à documentação produzida no âmbito das instituições de C&T e de patrimônio cultural, além da documentação existente nos próprios museus pesquisados. Com base na investigação das diferentes práticas de seleção, preservação e comunicação dos acervos de ciência e tecnologia poderemos acessar os discursos sobre a ciência, tecnologia, os desafios da institucionalização e os diferentes processos de construção de conhecimento.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025