Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aristófanes Corrêa Silva

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • análise e processamento de imagens médicas usando aprendizagem profunda
  • Algumas patologias provocam danos irreversíveis, não só financeiros, mas também há o custo humano, que inclui a incerteza e o sofrimento que um diagnóstico possui. A medicina de forma geral tem realizado grandes avanços na prevenção, detecção e tratamento. Parte desses avanços foi possível graças a técnicas de exames por imagem, que consistem em métodos não invasivos de obtenção de informação complementar de forma a auxiliar o médico. Tais imagens possuem um grande volume de informação, mas para que este uso seja totalmente aproveitado se faz necessário a implantação de recursos computacionais de análise e reconhecimento de informações inicialmente não perceptíveis. Este projeto trata de técnicas de aprendizado de máquina para a proposição de métodos eficientes de segmentação, detecção e diagnóstico de patologias através de imagem. O objetivo consiste em analisar e desenvolver técnicas de aprendizado profundo para a construção de ferramentas eficazes no auxílio e diagnóstico de doenças. A aprendizagem profunda tem sido aplicado com sucesso em contextos de imagens naturais e também na área médica, principalmente quando se dispõe de grande quantidade de exames de imagem. Desafios na área estão em lidar com bases de imagens severamente desbalanceadas, bases pequenas, bases não rotuladas, busca automática de hiperparâmetros e com a definição automática da topologia dessas arquiteturas. A metodologia proposta se baseia em pesquisar e desenvolver métodos que buscam a aprendizagem profunda juntamente com conceitos de aprendizagem por contraste, auto-aprendizagem e meta-aprendizagem aplicado aos problemas propostos. Durante a pesquisa, esperamos comprovar que a associação dessas técnicas pode fornecer subsídios para a construção de aplicações inteligentes e inovadoras na área de conhecimento. Ao fim, o projeto pretende contribuir com a construção de ferramentas de alto desempenho para ser distribuída para a rede pública de saúde brasileira.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Armando Boito Junior

Ciências Humanas

Ciência Política
  • a crise política, a nova direita, o estado e os conflitos de classes no brasil
  • O objeto deste projeto de pesquisa é a ascensão da direita política – uma nova direita – ao poder governamental no Brasil a partir de 2016. Mais especificamente, pretendemos, por um lado, averiguar o tipo de crise política que resulta na ascensão da direita à Presidência da República e, por outro lado, tentar a caracterização do Governo Bolsonaro, desdobrando a pesquisa em diversos níveis de análise: o tipo de crise política que deu origem ao Governo Bolsonaro; a força hegemônica na definição das políticas econômica, externa e social; a base social principal do movimento bolsonarista e sua expansão para outros segmentos sociais; as coalisões ministerial, parlamentar e judiciária da nova configuração do poder político. Uma primeira hipótese de pesquisa indica que as forças sociais que tomaram como alvo a destituição do governo Dilma Rousseff foram favoráveis à implementação de uma versão extremada de neoliberalismo, versão essa – e aqui reside a singularidade de nossa hipótese – que corresponde aos interesses da fração de classe dominante associada, de maneira subordinada e passiva, ao capital internacional. Uma segunda hipótese refere-se à caracterização do movimento social bolsonarista - que tem base principalmente em setores das classes médias – e do governo atual como neofascista, em razão, especialmente mas não apenas, de suas proposições de crítica autoritária à democracia, que se apresenta dissimuladamente como uma crítica à “velha política”, e da busca por eliminar da competição política as forças de esquerda. Nossa hipótese fala em base principal desse movimento, porque não desconsidera o apoio ativo que ele recebe dos proprietários de terra e nem o apoio, este último passivo, que tal movimento obteve junto a segmentos populares. Por fim, a estes elementos – a ofensiva restauradora do campo neoliberal extremado, a constituição de um movimento reacionário de classe média – somaram-se outros que criaram uma crise política de tipo particular.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Armando da Silva Cunha Júnior

Ciências da Saúde

Farmácia
  • novo tratamento para toxoplasmose ocular: avaliação da eficácia e segurança após administração intravítrea
  • A toxoplasmose ocular (TO) é a causa mais comum de uveíte infecciosa em humanos, levando a cegueira em pelo menos um olho em aproximadamente 25% dos pacientes. A doença é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, tem elevada prevalência no país e frequentemente afeta crianças e jovens, com significativa morbidade. O protocolo usual de tratamento requer a administração combinada de três fármacos, necessitando da ingestão diária de vários comprimidos por no mínimo de 6 semanas, podendo causar graves efeitos adversos e descontinuidade do tratamento. A clindamicina administrada por injeções intravítreas vem sendo uma alternativa para o tratamento da TO em vários casos. Mas, para manutenção da concentração ideal do fármaco são necessárias injeções repetidas, levando a desconforto e possíveis danos às estruturas oculares. Neste contexto, nosso grupo desenvolveu um implante polimérico, biodegradável, de aplicação intravítrea, contendo clindamicina para tratar TO. Um estudo de fase I, aprovado pela CEP/CONEP (Parecer 4.191.400 de 2020), em andamento, sugere a segurança de uso do implante sem redução da acuidade visual, ausência de piora de parâmetros anatômicos e estabilidade do eletrorretinograma dos pacientes. A proposta apresentada à Chamada Nº 18/2021 objetiva associar fármacos de diferentes classes terapêuticas ao implante inicialmente avaliado visando aumentar a efetividade do tratamento e reduzir as chances de recorrência da doença. A proposta se insere nos temas abordados na “Carta de Búzios: proposta para o controle da toxoplasmose no Brasil”, na meta: “encontrar soluções mais abrangentes, que possam beneficiar o maior número possível de brasileiros” e foi elaborada por pesquisadores do grupo de pesquisa INOVASENSE, cujo objetivo é o desenvolvimento de medicamentos oftálmicos visando a prevenção e o tratamento das doenças que causam cegueira e baixa visão que, de acordo com a OMS, em torno de 75% poderiam ser evitadas com prevenção e tratamento adequados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Armando Meyer

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da contaminação ambiental por agrotóxicos e dos impactos na saúde de uma população rural na região serrana do estado do rio de janeiro.
  • O uso de agrotóxicos é uma importante fonte de contaminação ambiental e de diversos efeitos nocivos à saúde humana, em especial das populações que vivem nas áreas agrícolas. As águas dos rios que cortam regiões agrícolas podem ser impactadas por esses contaminantes antes de chegarem às estações de tratamento das grandes cidades. Os estudos de contaminação ambiental por agrotóxicos e aqueles sobre seus efeitos à saúde humana têm sido conduzidos de forma separada - o que limita a descrição do impacto dessas substâncias. A contaminação da água por agrotóxicos é, por exemplo, uma importante via de exposição capaz de promover a alteração do microbioma gastrointestinal humano, que ativa o sistema imunológico e a produção de citocinas inflamatórias, levando a um processo inflamatório sistêmico. A inflamação crônica e, mais recentemente, alterações do microbioma estão associadas à ocorrência de diversas doenças crônicas. Dos efeitos adversos relatados na literatura, as alterações do sistema imunológico relacionadas à exposição crônica a agrotóxicos precisam ser melhor investigadas, principalmente num contexto de pandemia, onde o adequado funcionamento do sistema imunológico pode contribuir para o desfecho positivo de doenças virais, como a Covid-19. Esta proposta tem o objetivo de investigar a influência da contaminação ambiental por agrotóxicos no microbioma intestinal e marcadores inflamatórios na população rural do município de Teresópolis. Serão investigados os 5 agrotóxicos mais utilizados na região de estudo. Amostras ambientais (água) e biológicas (sangue, fezes e urina) serão coletadas em períodos pré-determinados, de forma a garantir o monitoramento da água, dos marcadores de inflamação, alterações do microbioma intestinal, e de biomarcadores de exposição. Modelos lineares e logísticos ajustados serão usados para estimar a associação entre a contaminação ambiental e os marcadores supracitados.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Armele de Fátima Dornelas de Andrade

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • estudo de coorte prospectivo : saúde dos idosos pós covid e eficácia do treinamento muscular inspiratório: avaliação cardiorespiratória, deposição pulmonar de radioaerossóis, funcionalidade, qualidade de vida e de sono
  • Os idosos brasileiros apresentam em sua grande maioria um perfil de multimorbidade e vulnerabilidade social que pode levar a maior fragilidade diante da COVID-19. Na COVID longa ou Síndrome pós COVID o paciente após o período crítico da doença, ainda permanece com sintomas sistêmicos. Ainda são escassos estudos que avaliem o impacto deste quadro pós-covid-19 vida dos idosos afetados como também nos idosos de comportamento sedentário decorrente do isolamento social. Na prática clínica vem sendo utilizado o treinamento muscular inspiratório (TMI) para tratar estes pacientes, mas a eficácia desta intervenção em reduzir estes sintomas ainda é considerada uma lacuna na literatura. Nossa hipótese é que o TMI seja eficaz em reduzir os sintomas da Síndrome pós COVID-19 como também melhorar a funcionalidade, qualidade de vida e de sono e a deposição pulmonar de aerossóis nos idosos sobreviventes à COVID 19 e nos idosos de comportamento sedentário. Os benefícios da TMI são relatados em outras doenças pulmonares e cardíacas o que suporta a nossa hipótese de uso do TMI nestes pacientes. Este projeto envolve dois estudos sendo um estudo de coorte prospectivo onde os idosos (pós_COVID, idosos de comportamento sedentário e um grupo controle) serão avaliados trimestralmente durante um ano e um grupo imediatamente após a alta hospitalar será incluído no ensaio clínico randomizado com uso do TMI. Considerando que ainda são escassos os estudos sobre esta temática, os resultados desta pesquisa além da produção de artigos científicos, podem servir de base para implementação de estratégias de intervenção apropriadas voltadas para promoção, prevenção e reabilitação favorecendo um retorno ao envelhecimento saudável e ativo minimizando os impactos tardios da doença e do comportamento sedentário e fomentar recomendações do manejo desta condição em futuras diretrizes nacionais e internacionais. Este projeto também contribuirá na formação de recursos humanos
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Sun Mar 27 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025