Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ruth Rufino do Nascimento

Ciências Agrárias

Agronomia
  • preparação de iscas atraentes para a mosca da fruta, ceratitis capitata (diptera: tephritidae)
  • A mosca das frutas Ceratitis capitata é considerada uma praga de importância econômica nos países produtores de frutas frescas, visto que as fêmeas acasaladas desta espécie depositam seus ovos nos frutos hospedeiros para o desenvolvimento das larvas, ocasionando perdas na produção de frutas. Para conter o desenvolvimento desses insetos são empregados inseticidas associados ou não com um atrativo alimentar, ocasionando problemas relacionados a contaminação dos alimentos. Assim, novas metodologias baseadas nas relações ecológicas existentes entre o inseto-praga e seus frutos hospedeiros, vêm sendo estudadas visando conter o desenvolvimento desta espécie de moscas das frutas em pomares comerciais. Nesse contexto, o presente estudo objetiva verificar qual sistema liberador (substrato adsorvente + ingrediente ativo) formulado a partir de compostos voláteis comuns ao feromônio sexual de C. capitata e seus frutos hospedeiros, carambola, manga e goiaba, pode ser usado como isca atrativa para fêmeas virgens e acasaladas desta espécie, e qual formulação induz um aumento do número de cópulas realizadas por machos coespecíficos. Deste modo, formulações de misturas dos compostos sintéticos comuns a mistura feromonal liberada por machos e aos frutos hospedeiros goiaba, carambola e manga serão preparadas em três diferentes concentrações e, juntamente com os extratos de aeração de machos de C. capitata e dos frutos hospedeiros goiaba, manga e carambola (tratamentos-controle), serão adsorvidos em diferentes liberadores de base polimérica para uso nos bioensaios comportamentais conduzidos em laboratório e em gaiolas de campo. Além disso, estudos relacionados com a cinética de liberação destes sistemas também serão conduzidos. Espera-se que as iscas propostas sirvam tanto como atraentes para fêmeas virgens e acasaladas de C. capitata, quanto como afrodisíacos para machos coespecíficos, podendo, desta forma, servir como ferramentas associadas ao manejo integrado da praga em questão.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ruth Verde Zein

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • patrimônio moderno iberoamericano: legado histórico e salvaguarda contempor nea
  • Esta proposta consolida ações conjuntas em desenvolvimento pela equipe proponente em outras redes científicas de estudo e pesquisa dedicadas ao reconhecimento e defesa do patrimônio moderno no âmbito ibero-americano: a Red de Investigación del Habitat Moderno (UNAM, México) e o Observatorio Iberoamericano Patrimonio Moderno (UPM, Espanha). Reconhece que a construção de habitats humanos adequados a uma vida saudável é uma das bases fundamentais da experiência moderna mas, ainda hoje, a maioria da população não usufrui desses benefícios mínimos comuns. Entende que esses ideais, com devidas correções de rota, são ainda válidos, e que urge reconsiderar o patrimônio conformado por esse legado moderno a partir das questões contemporâneas de sustentabilidade e urbanidade. Entende que o patrimônio moderno não se limita a edifícios, conjuntos e espaços abertos extraordinários, mas inclui um amplo legado corrente e comum, responsável pela definição da maioria das nossas cidades, do século XXI, e cujos melhores valores de uso devem ser renovados e recuperados. A proposta reconhece os inúmeros e variados esforços, que vêm sendo levados a cabo por diversas instituições ibero-americanas, gerando conhecimento sobre a preservação dessas arquiteturas e cidades modernas. Propõe relacionar, em rede aberta e disponível, variadas pesquisas realizadas e/ou em andamento, no quadro do desenvolvimento sustentável das cidades geradas e transformadas por este patrimônio. A rede irá incentivar essas práticas de pesquisa e ação concreta dando-lhes divulgação transnacional, a partir de um diagnóstico geral e reconhecimento das teorias e práticas de preservação do patrimônio moderno geradas por diversas instituições e indivíduos; irá elaborar prognósticos e propor metas comuns em prol de ações e políticas de proteção, de maneira atualizada e dinâmica, com foco não exclusivo nas instituições dos países dos membros constitutivos da rede aqui proposta.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sabrina Grassiolli

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • o papel do nervo vago e do baço sobre a homeostase do ferro e sua repercussão no controle secretor de insulina e adiposidade.
  • A manutenção da homeostase do ferro é dependente da ação da hepcidina, a qual exerce controle sobre os sistemas reticulo-endotelial esplênico e hepático, regulando reciclagem e biodisponibilidade endógena do ferro, além de afetar a absorção intestinal. A obesidade, pelo seu grau crônico-inflamatório tem sido frequentemente relacionada a alterações da hepcidina e na homeostase do ferro, fatores ligados a resistência à insulina (RI). A hiperfunção vagal é capaz de causar hiperinsulinemia, RI e modular a resposta inflamatória via efeitos esplênicos. Assim, no presente projeto vamos avaliar os efeitos vagais e esplênicos sobre a homeostase do ferro e sua repercussão para a massa adiposa e secreção de insulina. Para tal, a obesidade será induzida por lesão hipotalâmica com glutamato monossódico (MSG; 4g/Kg). Ratos Controles (CTL) receberão salina. Aos 60 dias de vida os animais serão subdivididos em 8 grupos (20 ratos/grupos) de acordo com as cirurgias: Vagotomia subdiafragmática (VS); Esplenectomia (SPL), VS+SPL e Sham. Após 30 dias, metade dos animais de cada grupo será induzida a anemia hemolítica pela administração intraperitoneal de fenilhidrazina (FHZ; 40mg/Kg), formando 16 subgrupos (n=10 ratos/grupo). Aos 120 os animais serão eutanasiados, o sangue total coletado para análises de glicose, triglicerídeos, colesterol total, insulina, ferro, ferritina e IL6. O baço, fígado, pâncreas e tecido adiposo branco, serão removidos e submetidos a analises histológicas e imuno-histoquímica para marcação de hepcidina e ferroportina. Ilhotas pancreáticas serão isoladas e a secreção de insulina estudada. Serão registrados o peso corporal, consumo hídrico e alimentar dos animais. Todos os procedimentos serão previamente submetidos a aprovação pelo comitê de ética local. O presente estudo contribui para o entendimento da relação obesidade e metabolismo do ferro, sobretudo focando nos prováveis mecanismos autonômicos e esplênicos envolvidos nestes processos.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sady Mazzioni

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • controles gerenciais, gestão de riscos e inovação nas práticas ambientais, sociais e de governança na cadeia de suínos e aves
  • O agronegócio é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e representou em 2020 cerca de 26,6% do produto interno bruto (CNA, 2020). A cadeia produtiva agroindustrial da região sul é destaque em âmbito nacional e internacional (BRASIL, 2021), especialmente na produção de carnes derivadas de aves e suínos (EMBRAPA, 2021), impulsionando o Brasil a ser o terceiro maior produtor e um dos principais exportadores (EMBRAPA, 2020). Fatores institucionais, tecnológicos e organizacionais têm alterado o ambiente concorrencial do sistema produtivo (ZANELLA; LEITE, 2016), caracterizado pelo uso de sistemas modernos de planejamento, organização, coordenação, técnicas gerenciais e incorporação de novas tecnologias que resultam em constante crescimento da produção e da produtividade (RECK; SCHULTZ, 2016). O agronegócio é um grande receptor de investimentos do governo e de iniciativas de expansão do mercado (GOMES, 2019), acompanhado de crescentes preocupações com seus impactos ambientais, sociais e de governança (ESG). Os avanços do setor têm produzido riscos e impactos nos recursos naturais, com repercussões na biodiversidade, disponibilidade hídrica, qualidade do ar e do solo, na saúde humana e no seu crescimento. A implantação de controles gerenciais permite planejar, controlar e tomar decisões adequadas para que o produtor e a indústria de processamento acompanhem a evolução do setor (NUNES; AURELIO, 2016). Neste contexto, a proposta visa responder a seguinte problemática: como os controles gerenciais, a gestão de riscos e a inovação afetam as práticas de ESG na cadeia de suínos e aves? A pesquisa utilizará o método misto e a coleta de dados será por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, observação de campo e pesquisa documental. Na análise dos dados quantitativos será utilizada a modelagem de equações estruturais e nas informações qualitativas a técnica de análise de conteúdo. O estudo pretende contribuir para melhorar as práticas de ESG no agronegócio.
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025