Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Weslei Monteiro Ambrós

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • análise técnico-econômica da produção de concentrados metálicos a partir de resíduos de placas de circuitos impressos
  • O aumento da demanda por metais e a progressiva diminuição na qualidade das jazidas minerais tem feito com que a reciclagem de resíduos seja encarada cada vez mais como uma necessidade e não como mera oportunidade. Destes resíduos, as sucatas de equipamentos eletrônicos, tais como placas de circuitos impressos (PCIs), apresentam as mais altas taxas de crescimento em geração, chegando até 5% ao ano. Todavia, apenas uma fração mínima é atualmente reciclada no país, enquanto pesquisas relacionadas ao tema, embora de alta qualidade, estão geralmente em descompasso com a realidade nacional. Nesta, as PCIs, cujo preço é cotado em função do teor de metais como cobre e ouro, são fragmentadas e enviadas in natura para empresas no exterior, de modo que o valor agregado a estes resíduos permanece subaproveitado. Ainda, a real proporção de metais valiosos presentes em PCIs é geralmente desconhecida por recicladores, assim como o potencial econômico associado à produção de concentrados desses metais. Deste modo, a presente proposta objetiva avaliar a viabilidade técnica e econômica de agregação de valor na cadeia de reciclagem de PCIs por meio do uso de rotas de processos contendo operações mecânicas simples de beneficiamento. Define-se por "simples" operações de separação que não envolvam geração de calor, reagentes químicos e uso de água, de modo a facilitar sua incorporação em usinas recicladoras. Trabalhos recentes desenvolvidos pelos proponentes indicam que o emprego de processos de separação granulométrica, magnética e densimétrica permitem a produção de concentrados contendo alto teor de metais não ferrosos, tais como Cu, Sn, Pb e Ag. A metodologia de trabalho envolverá a coleta de dados e amostras de PCIs para caracterização, testes em escala de bancada e piloto de rotas de processamento considerando diferentes cenários de produção de concentrados metálicos, e análise do fluxo de caixa (CAPEX e OPEX) em cada cenário, a fim de determinar condições ótimas de processamento.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Wesley Klewerton Guêz Assunção

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • extração de linhas de produtos de software a partir de produtos variantes em empresas de software de pequeno e médio porte
  • O reúso de software é uma técnica fundamental para construções de novos produtos. Nesta estratégia, artefatos já desenvolvidos são a base para o desenvolvimento de novos artefatos. Geralmente o reúso é aplicado por meio de uma abordagem oportunista, aonde os artefatos são simplesmente copiados/clonados e então modificados/adaptados para construir o produto desejado. Contudo, a abordagem oportunista gera problemas técnicos relacionados a manutenção e evolução de um portfólio com muitos produtos. Para contornar este problema, existem as estratégias de reúso sistemático, como por exemplo, as Linhas de Produtos de Software (LPSs). Em uma LPS, uma infra-estrutura comum é utilizada em vários produtos e somente as diferenças são implementas. Esta centralização de artefatos sistematiza o reúso e evita problemas técnicos de manutenção e evolução. Apesar dos benefícios, as LPSs são pouco utilizadas em empresas de pequeno e médio porte. Além disso, as técnicas existentes para extração de LPSs a partir de produtos variantes desenvolvidos de forma oportunista não consideram as limitação de recursos humanos, financeiros, e necessidade específicas de empresas de pequeno e médio porte. Com foco neste cenário, este projeto de pesquisa visa a definição de um processo e a construção de uma ferramenta para auxiliar pequenas e médias empresas alcançar o reúso sistemático utilizando seus produtos já existente.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023