Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Pedro Rodrigues Curi Hallal

Ciências da Saúde

Educação Física
  • causas e consequências da prática de atividade física ao longo do ciclo vital
  • A inatividade física causa 5,3 milhões de mortes por ano no mundo. Aproximadamente 1/4 da população adulta no mundo é fisicamente inativa e 4/5 dos adolescentes no planeta não atingem a recomendação de praticarem uma hora por dia de atividade física. O objetivo do projeto é investigar as causas e consequências da inatividade física em crianças (7 anos), adolescentes (18 anos) e adultos (30 e 40 anos), por meio de uma abordagem de ciclo vital. Nas quatro coortes de Pelotas, que incluem cerca de 20000 participantes no total, a atividade física foi mensurada a partir de questionários e, também, de acelerômetros. O projeto utilizará análises prospectivas. Na análise das consequências da inatividade física para a saúde, será avaliado o efeito da atividade física sobre saúde óssea, saúde cardiometabólica, função cognitiva, saúde mental e Covid-19.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Pedro Santos Almeida

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de sistemas inteligentes de iluminação artificial a leds para o cultivo ótimo de plantas de interesse econômico
  • No projeto ora proposto, pretende-se aplicar a iluminação baseada em diodos emissores de luz (LEDs) para criar sistemas de suplementação artificial de luz em aplicações de cultivo de plantas – com um foco especial às potenciais aplicações em ambientes externos (outdoor – canteiros, lavouras, pivôs centrais, etc.) ou internos (indoor – estufas, salas de crescimento, etc.) com a suplementação das necessidades fotossintéticas de culturas de interesse econômico (como soja, tomate, café, feijão, milho, hortaliças, criação de mudas, frutíferas silvestres, flores ornamentais, alimentos orgânicos, etc.). Desta forma, deseja-se estudar e construir, especificamente, protótipos de drivers inteligentes de LEDs que integrem conjuntos de sensores e controladores de potência dos dispositivos, que sejam dimerizáveis (com controle de intensidade luminosa), e contem com uma estimação e controle indireto de fluxo radiante e com um controle fino do espectro da radiação, que poderá ser otimizada para cada situação de cultivo. Tais circuitos eletrônicos (drivers) poderão, então, ser aplicados para acionar módulos de LEDs ou luminárias – também a serem projetados e construídos no âmbito do projeto – visando a otimização do processo de fotossíntese destas plantas superiores (vasculares), o controle/ampliação/modulação de seu fotoperíodo e a redução no consumo de energia associado à iluminação artificial nesta aplicação específica. Usando de tal sistema moderno e inteligente de iluminação, seria possível otimizar e ter um controle maior na exploração comercial e industrial de tais vegetais de interesse econômico (usados na produção de alimentos, bebidas, medicamentos, insumos produtivos, biocombustíveis, etc.). O projeto é centrado na pesquisa, construção e validação experimental tanto dos drivers eletrônicos inteligentes quanto dos módulos e luminárias de LED, a serem projetados especificamente para esta aplicação.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Pedro Teixeira Lacava

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • da matéria condensada à física estatística: propostas em energia, sensores e nuclear.
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Mon Feb 17 00:00:00 BRT 2020-Sun Feb 16 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Peter Maurice Erna Claessens

Ciências Humanas

Psicologia
  • aprendizagem e surpresa em inferência perceptual
  • Percepção pode ser definida como o processo de redução da incerteza sobre o ambiente a partir de informação sensorial e conhecimento prévio. O teorema do Bayes fornece a base da teoria normativa sobre como informação sensorial e expectativas sobre o mundo devem ser combinadas. Experimentos psicofísicos recentes têm levantado indícios convincentes que observadores de fato realizam uma integração Bayesiana de informação e conhecimento, ou de várias fontes de informação. Este projeto propõe experimentos que abordam o processo de aprendizagem responsável pela construção de expectativas perceptuais, além de fatores que determinam a magnitude da surpresa quando estas expectativas são quebradas, e a facilitação subsequente da aprendizagem perceptual. Nos experimentos propostos, será avaliado se observadores humanos conseguem aprender implicitamente a correlação entre um atributo central à tarefa de classificação visual e uma pista informativa, com e sem pista ancilar (indicando validade ou não da pista informativa). Também será investigado o papel da quebra de expectativas ('surpresa'), conforme registrado por técnicas psicofisiológicas, nestes tipos de aprendizagem perceptual. Os resultados serão avaliados e comparados com o modelo normativo de redes Bayesianas para inferência complexa e servirão de base para o desenvolvimento de modelos neurocomputacionais dos processos neurobiológicos que a produzem.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Fri Jun 10 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Peterson Adriano Belan

Engenharias

Engenharia de Produção
  • metrologia voltada à indústria 4.0: calibração sem toque
  • Instrumentos de medição são essenciais para garantir a qualidade nos processos de fabricação nas indústrias. No entanto, a baixa eficiência de produtividade nos processos de calibração é um problema recorrente nos laboratórios, especialmente quando os instrumentos a serem calibrados são analógicos e não possuem uma interface de comunicação integrada. Neste contexto, os sistemas automatizados e por uso de visão computacional podem proporcionar maior precisão, repetibilidade, redução de custos e padronização de resultados. Assim este projeto propõe a exploração de técnicas de visão computacional para automatização do processo de calibração de instrumentos de medição. Para execução destas tarefas o uso de câmeras digitais são essenciais para captura das informações, sejam estas de displays analógicos, digitais ou outra forma de leitura das informações do equipamento a ser calibrado. O uso de processos automáticos para calibração de instrumentos de medição, vão de encontro com a Metrologia 4.0, ou metrologia para Indústria 4.0, no que tange a automação de processos e o oferecimento serviços mais confiáveis, eficientes e customizados. A ideia é que as técnicas propostas sejam aplicáveis aos laboratórios metrológicos para auxiliar os técnicos nos processos de medição dos equipamentos, ampliando a precisão e a eficiência na emissão do certificado de calibração.
  • Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Peterson Cleyton Avi

Ciências Humanas

Educação
  • iii feira estadual de matemática do rs - online
  • No ano de 2022 será realizada a III FEIRA ESTADUAL DE MATEMÁTICA DO RS - ONLINE, onde está prevista a exposição de no mínimo 80 projetos de pesquisa que envolve matemática do estado do RS. A Feira será realizada nos dias 27 e 28 de outubro de forma totalmente Online. Como fases anteriores de seleção de trabalhos, no ano de 2022, será realizada a IV FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DA REGIÃO DE IJUÍ, no município de Ijuí, e a II FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DA REGIÃO DE SANTA ROSA, no município de Santa Rosa. A realização das Feiras objetiva promover a construção e divulgação dos conhecimentos Matemáticos, socializando suas pesquisas e resultados. As Feiras envolvem professores e estudantes da Educação Básica, Educação Especial e Educação Superior e representa um momento de integração. Sobre a história das Feiras no RS, a I Feira Regional de Matemática da Região de Ijuí aconteceu no dia 25/08/17 tendo 81 trabalhos apresentados, enquanto a II Feira Regional de Matemática da Região de Ijuí aconteceu no dia 24/08/18 com 97 trabalhos apresentados. A III Feira Regional de Matemática da Região de Ijuí, aconteceu no dia 25/10/19 com 86 trabalhos apresentados. Também, a I Feira Regional de Matemática da Região de Santa Rosa aconteceu no dia 30/08 com 47 trabalhos socializados. Em 2020, com a situação imposta pela pandemia, o evento foi readequado e trazendo uma inovação, foi realizada a I Feira Estadual de Matemática do RS com 29 trabalhos apresentados nos dias 21 e 22 de outubro, realizado de forma totalmente Online. Em 2021, considerando o cenário ainda imposto pela pandemia, não serão realizadas novamente as Feiras Regionais, mas nos dias 04 e 05 de novembro vai acontecer a II FEIRA ESTADUAL DE MATEMÁTICA DO RS, de forma totalmente Online, contando novamente com transmissão no canal do Youtube da UNIJUI. Entendemos que a realização da Feira de Matemática no estado do RS é importantíssima visto os resultados significativos das feiras já realizadas no estado até agora.
  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Dec 15 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Philippe Olivier Alexandre Navaux

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • ia+cloud: treinamento de algoritmos de inteligência artificial na nuvem
  • Aprendizado de Máquina, Machine Learning-ML, é um dos assuntos da área de Inteligência Artificial que mais cresce na Ciência da Computação, ajudando todos os campos do conhecimento e da sociedade ao trazer novas abordagens para a compreensão de grandes conjuntos de dados. A abundância de dados e técnicas de treinamento, especialmente de Aprendizado Profundo, Deep Learning, permite que empresas desenvolvam produtos revolucionários, como carros autônomos, assistentes pessoais e ferramentas de recomendação de produtos. De outro lado, existe um crescimento no processamento dos programas de computador na nuvem, cloud. É uma maneira de diminuir o custo de investimento na compra de computadores para execução dos programas localmente. O presente projeto propõe a execução do treinamento de Algoritmos de Aprendizado de Máquina na nuvem. O desafio do projeto é a execução dos dados no treinamento de algoritmos de Inteligência Artificial na nuvem, especialmente usando aceleradores, uma das tarefas que mais consome recursos da computação e que pode levar dias. A ideia de executá-los na nuvem é aliviar o processamento em computadores locais. Aplicações de Algoritmos de Inteligência Artificial, na área da Saúde e do Petróleo, serão analisadas o desempenho e a acurácia na execução na nuvem. Atualmente, já temos aluno que executou algoritmos de ML na nuvem da Google, empregando o processador TPU, Tensor Processing Unit, para acelerar o treinamento do aprendizado na área da Saúde. Para desenvolver o projeto serão estudadas as facilidades que os provedores na nuvem, Google, Amazon, oferecem para execução do treinamento de algoritmos de ML. Posteriormente, serão preparados problemas da área da saúde e do petróleo para execução na nuvem, analisando formas de acelerar e otimizar sua execução. Por fim, serão avaliados os ganhos de desempenho, sem perda de acurácia no treinamento dos algoritmos. Estas atividades devem gerar diversos resultados e publicações em veículos de qualidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Pietro Chimenti

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • medidas de precisão de oscilação de neutrinos em juno e hyper-kamiokande
  • A descoberta do fenômeno da oscilção de neutrinos através da observação de neutrinos atmosféricos pelo Super-Kamiokande em 1998, demonstrou a existência da massa e da mistura entre estas partículas. Junto com as observações de oscilação de neutrinos oriundos do Sol e dos reatores nucleares abriram a possibilidade de estudar novos fenômenos, como a violação de CP no setor de leptons, contudo, é necessario obter medidas de precisão da oscilação de neutrinos, e em partícular em relação ao chamado ordenamento dos autoestados de massas dos neutrinos. Experimentos como JUNO e Hyper-Kamiokande (HK) nos oferecerão medidas com uma precisão sem precedentes não somente para responder a algumas perguntas a respeito das propriedades dos neutrinos no arcabouço do modelo padrão (MP) de partículas elementares, como também para oferecer a oportunidade de explorar nova física além do MP. O intuito deste projeto é pesquisar a capacidade individual e a sinergia que JUNO e HK têm para estudar as propriedades fundamentais dos neutrinos. A colaboração JUNO deverá começar a coletar dados no fi m de 2022, por outro lado, o detetor HK ainda está na fase inicial de construção e com a previsão de começar a coletar dados em 2027, portanto, estudos fenomenológicos sobre a capacidade deste experimento para prenunciar as possíveis descobertas são de máxima relevância. O Brasil participa na colaboração JUNO desde 2016, contribuindo principalmente com o sistema de fotomultiplicadoras pequenas. Mais recentemente o Brasil também entrou na colaboração HK (que foi formada o ficialmente em 2020) contribuindo principalmente com os estudos fenomenologicos explorando tanto quanto possível o potencial do detetor HK para determinar e descobrir as propriedades ainda desconhecidas dos neutrinos.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Piter Gargarella

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • manufatura aditiva de compósitos metálicos em camadas com propriedades magnéticas moles
  • O crescente uso de veículos elétricos tem estimulado o desenvolvimento de motores elétricos mais eficientes, com menor gasto energético e custo. O núcleo desses motores é geralmente formado por chapas finas de aço Fe-Si, sendo frequentemente adicionada camada de material isolante entre elas para reduzir as perdas por correntes parasitas. A espessura mínima dessas chapas é determinada pela quantidade de Si incorporada na liga, sendo proibitivo teores acima de 3,2 %p. devido a dificuldades na fabricação das chapas, embora seja conhecido que um teor maior melhora as propriedades magnéticas. Uma rota alternativa para fabricar núcleos de aços Fe-Si com teores acima de 3,2 %p. é a manufatura aditiva por Fusão Seletiva por Laser (FSL). Nesse processo, camadas de pó são fundidas seletivamente por um laser, seguindo um desenho tridimensional da peça. A construção da peça camada por camada possibilita uma grande liberdade de design e uso mínimo de material, e suas altas taxas de resfriamento permitem a formação de uma microestrutura fora do equilíbrio. A flexibilidade de design e formas oferecida pela FSL cria novas perspectivas na fabricação de componentes eletromagnéticos compactos de alta performance. Uma outra possibilidade da FSL é a fabricação de componentes com camadas de diferentes composições. É possível, por exemplo, obter uma estrutura que imita a do núcleo, com camadas micrométricas intercaladas de intermetálico de alta resistividade e de material magnético mole de alto desempenho, permitindo uma redução significativa das perdas por correntes parasitas. Poucos trabalhos foram realizados sobre a produção desses compósitos, sendo que muitos aspectos ainda precisam ser estudados. Frente a isso, o presente projeto tem como objetivo a fabricação e o estudo das características metalúrgicas, mecânicas e magnéticas de compósitos metálicos com camadas intercaladas de aço Fe-Si e intermetálico de alta resistividade produzidos por FSL.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Plábio Marcos Martins Desidério

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • jovens de escolas públicas e consumo cultural em cidades do norte do tocantins
  • Os processos sociais que se configuram no Norte do Tocantins possuem clivagens importantes para esta pesquisa e suas estratégias de ação. Um desses processos é o consumo cultural realizado por jovens estudantes no final do ciclo do Ensino Médio do norte do Tocantins, mais especificamente em Araguaína (na Escola Estadual Modelo, Escola Paroquial Luís Augusto e no Colégio Estadual Jorge Amado), em Ananás (Colégio Estadual Getúlio Vargas) e em Campos Lindos (Escola Estadual Manoel Alves Grande). Estes municípios ocupam diferentes faixas do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M): Araguaína (IDH-M alto), Ananás (IDH-M médio), e Campos Lindos (IDH-M baixo). É necessário compreender através de estudos de recepção – preferencialmente etnografia do consumo – como esses jovens, consomem através das várias instâncias de mediação e compartilham produtos e processos culturais. Para isso a pesquisa analisará as estratégias de consumo dos jovens em algumas cidades do Norte do Tocantins como um microcosmo da Amazônia Oriental, visando construir projetos de ação entre os jovens para que os mesmos possam produzir conteúdos na dimensão da globalização, como a construção de um banco de dados útil e consistente para tomada de decisões que permita a convergência de dados informativos e analíticos do que tem sido realizado no âmbito cultural.
  • Universidade Federal do Norte do Tocantins - TO - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025